Ir para o conteúdo

IntegraCRM (FCRM0202)

Conhecer o Processo

O que é

O IntegraCRM é um produto que possui o intuito de facilitar a utilização de CRMs externos, integrando seus dados com o FoccoERP.

Para que Serve?

A integração possui inúmeras finalidades:

A primeira delas um espelho entre as informações localizadas no CRM e o FoccoERP, sendo assim possível de conferir informações do CRM sem necessitar abrir o mesmo, diretamente na tela do FoccoERP.

A segunda finalidade é realizar o sincronismo das informações entre o FoccoERP e o CRM, as informações que estejam no CRM importado automaticamente as informações que estejam no CRM.

Exemplo

Possibilidade de acessar clientes do CRM diretamente no Cadastro de Clientes - FCLI0200 no FoccoERP.

As informações importadas para o FoccoERP são: Oportunidades, juntamente com o cliente vinculado a ela, Segmentos de mercado, Cidades, Regiões e Microrregiões.

A terceira finalidade é permitir que sejam utilizados os dados importados do CRM para a geração de orçamentos, utilizando todas as regras e políticas presentes no FoccoERP, sendo assim este ficaria com o valor corretamente calculado para posterior exportação para o CRM.

Dentre as facilidades oferecidas pelo IntegraCRM, está a exportação de orçamentos Ao gerar um orçamento vinculado a uma oportunidade, o mesmo se torna passível de ser exportado para o CRM como uma proposta àquela oportunidade, sendo possível monitorar a aceitação ou recusa do orçamento.

Roteiro de Implantação

Roteiro de Implantação

Para ter acesso às informações e permitir enviar dados é necessário cadastrar uma nova integração e parametrizar a mesma. O cadastro e parametrização é realizado através do programa FCRM0203 que pode ser acessado através do botão “Nova Integração”, ou clicando sobre o ícone de engrenagem da integração já cadastrada, para Integrações existentes as opções são:

Conexão

Navega para a tela de manutenção das informações básicas da integração;

Parâmetros

Navega para a tela de parâmetros da integração;

De/Para

Navega para tela de De/Para das informações do CRM com as informações do FoccoERP da integração;

Funis

Navega para a tela de manutenção de Funis de Venda;

Usuários

Navega para a tela de vínculo entre os Usuários do FoccoERP e Usuários do CRM;

LOGs

Navega para a tela de Logs da integração;

Observação

Só é permitido, criar, alterar e parametrizar as integrações por usuários administradores.

Passo a Passo da Parametrização

Passo a Passo da Parametrização

O primeiro passo é criar uma nova integração. Para isso, pode-se pressionar o botão “Nova Integração” onde uma nova tela é aberta (FCRM0203), esta, responsável pela autenticação e parametrizações gerais da integração. Para maiores informações sobre o processo nesta tela, consulte o documento de ajuda do FCRM0203 através do link ao lado.

Após finalizado o processo de parametrização da integração no programa FCRM0203 é necessário parametrizar o cliente base dentro e fora do estado através do programa FoccoIntegrador (FINT0200) no FoccoERP. Os dados deste cliente base, serão utilizados para a cópia de informações aos clientes que serão importados no FoccoERP através das oportunidades trazidas do CRM.

Quando finalizada as parametrizações, é possível acessar a integração desejada através do programa FCRM0202 – Console de Integrações de CRM clicando no card da integração desejada. Após selecionar a integração desejada, é necessário realizar a sincronização, através do botão “Sincronizar”.

Ao finalizar a sincronização é possível consultar os dados das Oportunidade que possuírem como responsável o usuário do CRM equivalente ao usuário logado no FoccoERP, bem como consultar as informações do Cliente no FoccoERP.

Com as oportunidades importadas no FoccoERP, é possível gerar um novo orçamento, para isto basta acessar a oportunidade desejada clicando em seu card, e pressionar o botão “Gerar Orçamento”. Após realizar este processo, o programa definido na tela de parametrização é aberto para a criação.

Ao finalizar o (s) orçamento (s) é necessário pressionar o botão “Atualizar” para estarem visíveis dentro da oportunidade no FoccoERP. Com os orçamentos gerados já é possível enviá-los ao CRM, os quais serão as propostas dentro das oportunidades no CRM. Para enviá-los ao CRM, é necessário selecionar os desejados, e pressionar o botão “Enviar Proposta”.

Após os orçamentos serem enviados estes já poderão ser visualizados dentro das oportunidades no CRM. Quando uma proposta ser aprovada/ganha é necessário acessar a oportunidade no FoccoERP e atualizar novamente as propostas, para que assim sejam transformados em pedido de venda os quais estiverem ganhos no CRM. OBS: É possível visualizar o orçamento e pedido de venda gerado clicando no número do pedido destacado em azul.