Ir para o conteúdo

IntegraDRP (FDRP0200)

Conhecer o Processo

O que é?

O IntegraDRP é um produto que realiza a integração entre o FoccoERP e plataformas DRP (Planejamento de Requisitos de Distribuição). DRP’s são plataformas bastante utilizadas por distribuidoras, visto que gerenciam todo o controle de estoques, movimentações, necessidades de compra e transferência, estoque futuro etc.

Para que serve?

As principais funcionalidades do IntegraDRP são:

  • A exportação de dados para a plataforma DRP, que posteriormente serão utilizados para análise e gerenciamento de necessidades. Os dados exportados pelo IntegraDRP são: empresas, marcas, produtos(itens), situação dos produtos, grupos de classificação, ordens de compra, pedidos de venda, movimentações e estoque de produtos. Para maiores detalhes sobre regras de exportações, favor consultar a sessão Regras de Exportação.

  • A importação das sugestões de compra ou transferência geradas pela plataforma DRP.

  • O processamento das sugestões importadas da plataforma DRP, ou seja, a geração de pedidos de compra ou transferência a partir destas sugestões

Exemplo

Um simples exemplo do fluxo do processo seria: o IntegraDRP exporta uma série de históricos de movimentação de um item; a plataforma DRP recebe estas informações e aponta uma necessidade de compra ou transferência entre empresas; o IntegraDRP recebe esta sugestão após o sincronismo de dados; esta sugestão aparece na console do IntegraDRP e, a partir dela, um pedido de compra ou transferência é gerado no FoccoERP.

O que a integração NÃO faz?

O IntegraDRP não trata a exclusão de dados na plataforma DRP, ou seja, se uma informação que foi exportada para a plataforma DRP for removida do FoccoERP (por exemplo um cadastro de item que foi excluído), esta informação permanecerá na plataforma DRP.

O IntegraDRP não trata itens configurados, ou seja, qualquer operação envolvendo itens configurados no FoccoERP não irão originar dados/informações na plataforma DRP.

Mais Informações

Para entender mais sobre o processo de integração com o DRP, acesse o artigo nos Guias de integração

Processamento de Compras e Transferências

Uma vez que a integração seja criada e devidamente configurada se torna possível realizar o processamento de sugestão de compras e transferências provenientes do DRP.

Para isso, deve-se na tela inicial da Console de Integrações com DRPs, selecionar a integração desejada através de um clique no card da integração.

Na tela de Compras e Trasferências será possível realizar os seguintes processos:

1 - Sincronizar Dados

  • Através do botão Sincronizar os dados de compras ou transferências serão buscados no DRP e ficarão visíveis na grade de consulta.

2 - Processar

  • Através do botão Processar os itens selecionados de compras ou transferências serão processados e poderão originar os seguintes cadastros no FoccoERP
    • Pedido de Compra: Caso seja selecionada uma sugestão de compra e o parâmetro Tipo Documento da integração com o DRP possua o valor Pedido de Compra selecionado.
    • Solicitação de Compra: Caso seja selecionada uma sugestão de compra e o parâmetro Tipo Documento da integração com o DRP possua o valor Solicitação de Compra selecionado.
    • Pedido de Venda: Caso seja selecionada uma sugestão de transferência. O parâmetro Chave Integrador deve estar devidamente informado nos parâmetros do DRP.

3 - Cancelamento de Itens das Sugestões

  • Através do botão Cancelar Itens Sugestões os itens selecionados serão descartados do processo. Atualmente esse processo é irreversível, uma vez que o item seja cancelado o processo não pode ser desfeito.

Históricos

Nesta aba é possível visualizar o histórico de exportações e importações da integração.

Nesta aba é possível também reprocessar erros de exportação, os mesmos serão marcados como reprocessados e será gerado um novo envio de dados para aquele processo.

Considerações Finais

- A carga inicial de dados exportados para a plataforma DRP normalmente é conduzida por algum responsável da plataforma. Após esta carga inicial, com a integração ativa e parametrizada as cargas incrementais acontecerão através de tasks automáticas executadas a cada 10 minutos.

- A importação das sugestões da plataforma para o IntegraDRP também ocorre automaticamente através de uma task executada a cada 5 minutos.

- Na aba de Conexão é disponibilizado o botão Atualizar Estoque (localizado nas abas das empresas da integração). Ao clicar neste botão todos os estoques dos itens aplicáveis da empresa serão exportados para a plataforma DRP.

- A aba Históricos apresenta os históricos de exportação e importação de dados do IntegraDRP, podendo auxiliar na análise de eventuais erros ocorridos em algum processo. Os históricos com mais de 5 dias são excluídos por uma task automática executada diariamente.