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Console do Planejador de Rotas

Conhecer o Programa

O planejador de rotas tem como objetivo principal resolver os problemas logísticos das empresas, permitindo realizar todo o planejamento e sequenciamento de entregas dos documentos. Para isso, são utilizados procedimentos que otimizam a distância, tempo e recursos das operações.

Como Funciona

As interfaces do planejador de rotas foram construídas para facilitar a navegação entre as páginas e a usabilidade da ferramenta.

  • A interface inicial do programa permite visualizar as roteirizações criadas, nela é possível criar novas roteirizações que poderão ter um ou mais versões de roteiros de entregas. A roteirização poderá conter documentos de Pedido de venda ou Notas fiscais de saída ou Carga.

  • A interface de versões da roteirização exibe as versões cadastradas e permite acesso à outras páginas, como documentos ou mapa. Nesta interface é possível criar novas versões para a mesma roteirização adicionando diferentes itens dos documentos selecionados.

  • Após adicionar itens dos documentos para as versões da roteirização, é possível prosseguir para a interface de mapa onde a versão poderá ser roteirizada. Nesta página são executadas todas as etapas do processo de roteirização dos documentos, como o planejamento das entregas e o cálculo dos roteiros.

Processos

Cadastro de Roteirizações

As roteirizações determinam qual documento será roteirizado e qual será a empresa da roteirização. Uma roteirização pode ter múltiplas versões.

Lista de roteirizações

Campos do Grid

Título Descrição
Empresa Exibe o código da empresa vinculada à roteirização.
Roteirização Código da roteirização.
Descrição Texto que define a roteirização (opcional). Ao clicar, o sistema irá navegar para a interface de versões da roteirização.
Data de criação Data e hora em que a roteirização foi criada.
Última alteração Data e hora em que houve a última alteração na roteirização.
Versões Quantidade de versões cadastradas na roteirização
Documento Identifica o tipo de documento que será roteirizado
Status Exibe o status da roteirização.
Botão Versões Navega para a interface de versões da roteirização.
Botão Editar Abre a interface para edição dos dados da roteirização
Botão Cancelar Permite cancelar a roteirização, caso esteja pendente.
Botão Remover Permite excluir a roteirização do sistema.
Cadastro de Versões

As versões permitem que sejam realizadas múltiplas simulações diferentes dentro do mesmo problema logístico. Um exemplo prático para um problema logístico:

“Preciso realizar a entrega de 50 documentos, sendo que posso utilizar um veículo grande ou dois veículos menores.”

Para o exemplo acima, o usuário poderia:

1. Criar uma roteirização na empresa.

2. Cadastrar a versão 1.
    a. Adicionar os 50 documentos na versão 1.
    b. Cadastrar o veículo grande.
    c. Calcular o sequenciamento de entregas e alocação dos documentos no veículo.

3. Copiar a versão 1 e gerar a versão 2.
    a. Cadastrar os dois veículos menores.
    b. Calcular o sequenciamento de entregas e alocação dos documentos nos veículos.

4. Comparar e escolher qual versão melhor atende o problema logístico, com base no tempo de entrega, custo e demais variáveis.

Lista de versões

Campos do Grid

Título Descrição
Código Exibe o código da versão.
Descrição Exibe a descrição da versão.
Status Exibe o status da versão.
Documentos Contador de documentos vinculados à versão.
Data de criação Data e hora em que a versão foi criada.
Última alteração Data e hora em que houve a última alteração na versão.
Botão Roteirizar Navega para a interface do mapa.
Botão Documentos Navega para a interface que permite adicionar novos documentos à versão.
Botão Mais opções Abre menu de opções.
Copiar Versão

Ao copiar uma versão, é possível definir quais informações serão copiadas para a nova versão criada, sendo possível copiar: documentos, veículos e configurações.

Cópia de versão

Documentos

Nesta interface é possível pesquisar documentos e adicionar os mesmos na versão. Os filtros e os campos exibidos nesta tela são dinâmicos, ou seja, com base no tipo de documento da roteirização. Os filtros são exibidos na parte superior e servem para restringir a busca dos documentos no grid. Na tela principal são exibidos os filtros principais e através do botão “Filtros” é possível informar filtros adicionais para a pesquisa.

Filtros disponíveis

Título Descrição
Data Emissão inicial Filtro por data inicial de emissão do documento.
Data Emissão final Filtro por data inicial de emissão do documento.
Data Entrega inicial Filtro por data inicial de entrega do documento (quando for pedido de venda).
Data Entrega final Filtro por data final de entrega do documento (quando for pedido de venda).
Botão Filtros Abre a tela para seleção de filtros adicionais.
Botão Limpar filtros Limpa todos os filtros informados.
Botão Adicionar Permite adicionar os documentos à versão da roteirização. O botão fica desabilitado quando não existem documentos selecionados no grid.
Filtros Adicionais

Os filtros adicionais possíveis são:

Filtros disponíveis

Título Descrição
Cliente Filtro por cliente do documento. Ao selecionar um valor o programa exibe o filtro por estabelecimento.
Estabelecimento Filtro por estabelecimento do cliente. Permite selecionar um estabelecimento do cliente selecionado.
Tanque Filtro por tanque (processo da promessa de entrega). Campo disponível apenas para o tipo de documento “Pedido de venda”.
Representante Filtro por representante do documento.
Tipo de frete Filtro por tipo de frete do documento.
Divisão de venda Filtro por divisão de venda do documento.
Transportadora Filtro por transportadora do documento.
Transportadora redespacho Filtro por transportadora de redespacho do documento.
Unidade federativa Filtro por UF do documento. Ao selecionar uma UF, o sistema irá exibir na lista de cidades somente as cidades vinculadas à UF selecionada.
Cidade Filtro por cidade do documento, respeitando a UF selecionada. Caso nenhuma UF seja informada, a lista de cidades irá exibir cidades de todas as UF’s.
Rota Filtro por rota. Este filtro utiliza o cadastro de rotas (FPLC0101) como base para identificar a rota de cada documento
Item Filtro por item do documento.
Máscara Filtro por configuração (máscara) do item.

Ao clicar em “Adicionar” o sistema habilita a seleção de documentos e itens que serão adicionados à versão da roteirização:

Informações disponíveis do documento

Título Descrição
Seleção Permite selecionar o documento. Ao marcar, todos os itens do grid serão selecionados. Ao desmarcar, da mesma forma.
Documento Identifica o número do documento.
Cliente Cliente do documento.
Emissão Data de entrega do documento
Entrega Data e hora em que a versão foi criada.
Botão “Expandir” Expande/Recolhe os detalhes do documento. Ao expandir, serão exibidos os itens do documento.

Informações disponíveis dos itens do documento

Título Descrição
Seleção Permite selecionar o item do documento. Ao selecionar todos os itens, o documento será automaticamente selecionado.
Número Número do item no documento.
Código Código do item.
Descrição Descrição do item. Quando configurado, será apresentada a configuração abaixo da descrição (ID do configurado + descrição da máscara)
Quantidade Quantidade que será adicionada à roteirização. Por padrão, é o saldo do item no documento.
Disponível Quantidade disponível para ser utilizada na roteirização.
Peso Bruto Peso bruto do item multiplicado pela quantidade.
Cubagem Cubagem do item multiplicada pela quantidade.
Valor Total Valor total do item (unitário * quantidade), considerando descontos e acréscimos aplicados.

No rodapé da tela são exibidos totalizadores de peso bruto, cubagem e valor. Esses totalizadores refletem os itens selecionados nos documentos. O botão “Cancelar” fecha a tela e retorna para a tela anterior. Já o botão “Adicionar" realiza a inclusão dos itens na versão da roteirização, com base nos itens selecionados. Caso seja necessário remover documentos e itens é possível acessar a mesma tela através do grid de documentos vinculados à versão.

Roteirizador(mapa)

A interface do roteirizador permite realizar toda a configuração para cálculo das rotas, sequenciamento de entregas e roteiros de viagem. Para isso, existem quatro etapas: 1. Endereços de entrega 2. Veículos 3. Planejamento de entregas 4. Roteiro de viagem (opcional)

A primeira etapa do roteirizador consiste em exibir todos os endereços de entrega dos documentos vinculados à roteirização. Nesta etapa é possível:

  • Pesquisar por endereços

  • Visualizar os endereços no mapa

  • Visualizar os detalhes dos endereços

  • Visualizar os totalizadores de peso, cubagem e valor

  • Filtrar endereços e navegar no mapa

  • Acessar o cadastro do cliente

  • Acessar o cadastro da transportadora de redespacho, quando existir

  • Abrir o documento

    • Pedido de venda: abre o pedido na Central de Vendas
    • Nota fiscal de saída: abre a consulta de notasfiscais de saída (CFAT0401)
  • Avançar para a próxima etapa (veículos)

Veículos

Nesta etapa será realizada a definição dos veículos que serão utilizados para as entregas. É possível cadastrar múltiplos veículos, conforme a necessidade (peso e cubagem dos documentos que serão entregues).

Cada veículo possui um local de origem (início da rota) e um local de parada (final da rota), podendo ser qualquer endereço, tanto para a origem quanto para o destino.

Nesta etapa é possível:

  • Pesquisar por veículos

  • Adicionar, editar e remover veículos

  • Definir o local de origem e o local de destino de cada um dos veículos

  • Visualizar os veículos no mapa (origem e destino)

  • Visualizar os detalhes dos veículos

  • Acessar o cadastro do veículo

  • Visualizar os totalizadores de peso bruto e cubagem

    • Capacidade dos veículos x total em documentos
  • Avançar para a próxima etapa (planejamento de entregas)

Planejamento de entregas

Nesta etapa será realizado o sequenciamento dos documentos nos veículos, levando em consideração a capacidade de carga do veículo e os pesos e cubagem dos documentos. A sequência de entrega é calculada a partir de variáveis como tempo, distância e intervalo de recebimento de mercadorias. Ao planejar as entregas o sistema irá atualizar o status da versão para “Planejada”. Esse status é utilizado para controlar as permissões para execução de processos no roteirizador, como a inclusão de novos documentos e/ou alteração dos veículos. O planejamento de entregas pode ser refeito utilizando a opção “Replanejar Entregas” O mapa irá exibir o sequenciamento das entregas de forma visual, através de linhas coloridas entre os pontos de entrega, iniciando pelo local de origem do veículo. É possível que alguns documentos sejam rejeitados no cálculo. Nesse contexto o roteirizador irá exibir alertas de “operações rejeitadas”. Um caso de rejeição do documento pode ser o excesso de carga no veículo. Os indicadores do planejamento de entregasrepresentam variáveis de tempo, distância, ocupação média, entre outros. Nem todos os veículos cadastrados na roteirização serão utilizados para as entregas. Essa análise é feita pela ferramenta, levando em consideração a capacidade de cada veículo. Ao clicar sobre o veículo, serão exibidos os endereços de entrega sequenciados.

Operações rejeitadas

Ao se planejar as entregas com os documentos contidos na versão, podem ocorrer rejeições no processamento do planejamento, como falta de rota viável para determinados documentos, limite de peso ou cubagem do veículo excedido, e etc. Visto isso, os documentos identificados que não foram planejados na versão ficam disponíveis para ser excluidos da versão e serem replanejados em outras versões.

Operações rejeitadas no planejamento

Roteiro de entregas

Nesta etapa será realizado processamento do trajeto planejado anteriormente na etapa do planejamento de entregas, para o veículo. O trajeto contempla os pontos de origem, destino e endereços de entrega dos documentos. Esta é uma etapa opcional do processo de roteirização. É possível definir se o cálculo do trajeto deve ser feito pela menor distância (quilometragem) ou pelo menor tempo (vias mais rápidas). Para alterar esta opção acesse a tela de configurações da roteirização.

Acesso às configurações

Modo de cálculo do roteiro de entregas

Finalização da roteirização
  • Pedido de venda: Quando o tipo de documento é pedido de venda o roteirizador habilita a geração de cargas para os pedidos roteirizados.

  • Nota fiscal de saída: Quando o tipo de documento é nota fiscal o processo de roteirização termina no planejamento de entregas ou no cálculo do roteiro de entregas, se executado.

  • Carga: Para o tipo de documento carga o processo de roteirização termina com uma das opções abaixo:

Finalização da roteirização para cargas

Atalhos úteis

Em todas as páginas do planejador de rotas é possível acessar o menu de acesso rápido.

Este menu facilita a navegação, sem a necessidade de voltar várias telas manualmente.

Atalhos úteis

  • Lista de Roteirizações: navega para a interface inicial do planejador de rotas, onde são exibidas as roteirizações cadastradas no sistema.

  • Versões da Roteirização: navega para a interface onde são exibidas todas as versões cadastradas para a roteirização.

  • Adicionar Documentos: navega para a interface que permite pesquisar e adicionar novos documentos à versão da roteirização.

  • Roteirizar Documentos: navega para a interface do mapa, que permite navegar entre todas as etapas do roteirizador.

  • Nova Roteirização: permite iniciar uma nova roteirização em qualquer momento do processo.

  • Editar Roteirização: permite editar os dados da roteirização atual.

  • Cancelar Roteirização: permite cancelar a roteirização atual.

  • Excluir Roteirização: permite excluir a roteirização atual.