Ir para o conteúdo

Cadastro de Custo Operacional (FCST0113)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita cadastrar os custos operacionais para os centros de custos. Cadastro dos custos e tempos informados e calculados por data e centro de custo. Estes valores serão utilizados na elaboração do custo operacional do item fabricado.

Como Funciona

Na abertura do programa, todos os Centros de Custos analíticos pertencentes à empresa selecionada no menu (ou empresas abaixo, no caso de empresa consolidada) estarão disponíveis para visualização e manutenção dos custos operacionais.

A alteração dos valores informados ocorre através do botão “Editar” localizado na última coluna do grid. Ao clicar no botão será aberta a tela para manutenção das taxas (MOD, MOI, GGF, GGV e Tempo).

É possível limpar os valores informados manualmente através do botão “Limpar” localizado na última coluna do grid.

Para trocar a unidade de medida do centro de custo é necessário selecionar o registro correspondente e acessar a tela de alteração através do botão “Unidade de Medida”.

Observação

Não é possível alterar os valores caso o estoque esteja fechado para a empresa e mês/ano em questão.

Não é possível alterar a unidade de medida do centro de custo se existirem valores calculados em meses anteriores e o estoque estiver fechado.

Valores calculados automaticamente não podem ser alterados.

Campo a Campo

Campo a Campo

Período Inicial

Data inicial para consulta dos dados. Default: dia atual.

Período Final

Data final para consulta dos dados. Default: dia atual.

Caixa de seleção “Auxiliar/Apoio”

Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Auxiliar/Apoio”. Default: desmarcado.

Caixa de seleção “Produtivo”

Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Produtivo”. Default: marcado.

Caixa de seleção “Administrativo”

Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Administrativo”. Default: desmarcado.

Caixa de seleção “Comercial/Vendas”

Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Comercial/Vendas”. Default: desmarcado.

Caixa de seleção “Sem Tipo”

Se marcado irá listar os centros de custos que não possuem tipo informado. Default: desmarcado.

Na Grade

Empresa

Código da Empresa.

Centro de Custo

Código do Centro de Custo.

Descrição

Descrição do Centro de Custo.

Tipo

Sigla do Tipo do Centro de Custo. “AUX” para Auxiliar/Apoio, “PRO” para Produtivo, “ADM” para Administrativo, “COM” para Comercial/Vendas.

U.M.

Código da Unidade de Medida do Centro de Custo.

Mês

Mês e Ano dos Custos Operacionais.

Tx MOD

Taxa de Mão de Obra Direta. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Tx MOI

Taxa de Mão de Obra Indireta. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Tx GGF

Taxa de Gastos Gerais Fixos. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Tx GGV

Taxa de Gastos Gerais Variáveis. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Tx Total

Soma das taxas (MOD, MOI, GGF e GGV). Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Tempo

Tempo operacional conforme unidade de medida. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Total

Total (taxas * tempo). Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.

Botão “Editar”

Abre a tela para edição dos custos operacionais para o centro de custo e mês/ano em questão.

Botão “Limpar”

Limpa os valores informados para o centro de custo e mês/ano em questão.

Processos deste Programa

Processos

Este programa faz parte dos seguintes processos:

MLC