Cadastro de Custo Operacional (FCST0113)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita cadastrar os custos operacionais para os centros de custos. Cadastro dos custos e tempos informados e calculados por data e centro de custo. Estes valores serão utilizados na elaboração do custo operacional do item fabricado.
Como Funciona¶
Na abertura do programa, todos os Centros de Custos analíticos pertencentes à empresa selecionada no menu (ou empresas abaixo, no caso de empresa consolidada) estarão disponíveis para visualização e manutenção dos custos operacionais.
A alteração dos valores informados ocorre através do botão “Editar” localizado na última coluna do grid. Ao clicar no botão será aberta a tela para manutenção das taxas (MOD, MOI, GGF, GGV e Tempo).
É possível limpar os valores informados manualmente através do botão “Limpar” localizado na última coluna do grid.
Para trocar a unidade de medida do centro de custo é necessário selecionar o registro correspondente e acessar a tela de alteração através do botão “Unidade de Medida”.
Observação
Não é possível alterar os valores caso o estoque esteja fechado para a empresa e mês/ano em questão.
Não é possível alterar a unidade de medida do centro de custo se existirem valores calculados em meses anteriores e o estoque estiver fechado.
Valores calculados automaticamente não podem ser alterados.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Período Inicial
Data inicial para consulta dos dados. Default: dia atual.
Período Final
Data final para consulta dos dados. Default: dia atual.
Caixa de seleção “Auxiliar/Apoio”
Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Auxiliar/Apoio”. Default: desmarcado.
Caixa de seleção “Produtivo”
Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Produtivo”. Default: marcado.
Caixa de seleção “Administrativo”
Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Administrativo”. Default: desmarcado.
Caixa de seleção “Comercial/Vendas”
Se marcado irá listar os centros de custos do tipo “Comercial/Vendas”. Default: desmarcado.
Caixa de seleção “Sem Tipo”
Se marcado irá listar os centros de custos que não possuem tipo informado. Default: desmarcado.
Na Grade
Empresa
Código da Empresa.
Centro de Custo
Código do Centro de Custo.
Descrição
Descrição do Centro de Custo.
Tipo
Sigla do Tipo do Centro de Custo. “AUX” para Auxiliar/Apoio, “PRO” para Produtivo, “ADM” para Administrativo, “COM” para Comercial/Vendas.
U.M.
Código da Unidade de Medida do Centro de Custo.
Mês
Mês e Ano dos Custos Operacionais.
Tx MOD
Taxa de Mão de Obra Direta. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Tx MOI
Taxa de Mão de Obra Indireta. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Tx GGF
Taxa de Gastos Gerais Fixos. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Tx GGV
Taxa de Gastos Gerais Variáveis. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Tx Total
Soma das taxas (MOD, MOI, GGF e GGV). Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Tempo
Tempo operacional conforme unidade de medida. Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Total
Total (taxas * tempo). Linha superior: valor informado – Linha inferior: valor calculado.
Botão “Editar”
Abre a tela para edição dos custos operacionais para o centro de custo e mês/ano em questão.
Botão “Limpar”
Limpa os valores informados para o centro de custo e mês/ano em questão.