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Gestão de Vendas

Conhecer o Processo

O que é?

O processo de gestão de vendas na integração Supplier, corresponde no registro de vendas utilizando o crédito fornecido pela Supplier. Basicamente são dois os processos para uma venda com crédito Supplier, sendo eles a Pré-Autorização que é um procedimento não obrigatório, realizado sobre o pedido de venda para "reserva do crédito" e o Faturamento que é o procedimento de registro da nota fiscal na Supplier para efetivar a "transação" da venda utilizando o crédito Supplier. Abaixo detalhes de cada uma das etapas de Venda:

Informações

Identificação de Vendas Supplier

A identificação de vendas (pedidos de venda ou notas fiscais) com Cobrança Supplier é feita através do Portador, sendo que a uma cobrança Supplier é definida pelo Tipo de Cobrança. Logo, se no Cadastro de Portadores (FFIN0050) o portador estiver cadastrado com um “Tipo de Cobrança” do tipo “Supplier”, quando utilizado em pedidos de venda ou notas fiscais, será considerado que a venda possui Cobrança Supplier, participando do fluxo de venda com Cobrança Supplier conforme descrito e detalhado abaixo.

Bloqueio de Pedidos com Cobrança Supplier

Todos os pedidos de venda criados com "Cobrança Supplier" serão automaticamente bloqueados no Financeiro por se tratar de uma Cobrança Supplier tendo como objetivo a liberação do pedido após ser realizada a aprovação da pré-autorização, fazendo com que os pedidos de venda sejam liberados apenas após a reserva de crédito na Supplier. Além disso, caso o cliente possua Bloqueio de Faturamento a Prazo na Supplier, o pedido será bloqueado com um motivo específico indicando que o pedido foi bloqueado pois o Cliente possui Bloqueio de Faturamento a Prazo na Supplier.Este bloqueio ocorre tanto a nível de pedido quanto a nível de faturamento. Ambos os bloqueios são executados pela análise financeira de pedidos de venda, visto isso, a empresa deverá utilizar a análise financeira de pedidos para que os bloqueios ocorram e os pedidos de venda poderão ser liberados manualmente, conforme as regras do ERP.

Pré Autorização

O processo de pré-autorização serve para reservar crédito na plataforma Supplier, feito através do envio de pedidos de venda. Ao realizar o envio de um pedido de venda para a Supplier é realizada a reserva de saldo para aquele pedido, gerando uma “pré-autorização” com base no valor do Pedido de Venda realizado no FoccoERP. Sempre que for realizado uma pré-autorização, a plataforma Supplier retorna para o ERP um Código de Pré-Autorização, que pode ser utilizado para consultas e posteriormente para identificação da reserva de crédito no faturamento. Para realizar o Envio de uma pré-autorização, é necessário que o Pedido de Venda que contenha Cobrança Supplier utilizando um portador identificado com Tipo de Cobrança Supplier. O Envio da Pré-Autorização pode ocorrer diretamente pela interface dos programas Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV PDV), pela Central de Vendas (FCVN0200) ou diretamente pela Console de Gestão de Vendas. Após realizar o envio da pré-autorização para a Supplier, o Pedido de Venda se encontrará com o Status de pré-autorização conforme o resultado do registro da pré autorização na Supplier. O valor utilizado para pré-autorização, é o valor total pendente de faturamento do pedido, considerando um percentual de tolerância adicional, conforme configurado no parâmetro 3.1 – Percentual de Tolerância Adicional para Pré-Autorização de Pedidos., dos Parâmetros de Integração Supplier, para que seja realizada a reserva de crédito considerando possíveis variações de valores que possam ocorrer no faturamento.

1 - Renovação de Pré-Autorização

Todas as pré-autorizações enviadas para a Supplier tem uma data de validade definida pela Supplier e caso elas passem dessa data, a pré-autorização se torna VENCIDA. Quando chega a data de vencimento (no próximo dia), a pré-autorização não é mais válida e irá necessitar renovar essa pré-autorização. O usuário pode configurar de forma automática para executar a Renovação de uma Pré-Autorização, para isso é necessário configurar os parâmetros em Parâmetros de Integração Supplier, parâmetro 3.2 - Executa Renovação de Pré-Autorização de forma Automática. Fazendo isso, o sistema irá realizar a renovação de forma automática no horário definido no parâmetro 3.3 - Horário Para Execução Automática Da Renovação De Pré-Autorização, na Data do Vencimento. Ou ainda é possível realizar a renovação de forma manual através da Console de Gestão de Vendas – Supplier.

2 - Alteração de Pré-Autorização

Quando um pedido de venda possui pré-autorização vigente na Supplier, sempre que o valor do Pedido sofrer alguma alteração, automaticamente será realizado o envio de uma alteração da pré-autorização para a plataforma Supplier, considerando o valor do pedido atualizado. Nos Parâmetros da Integração Supplier, parâmetro 2.3 - Intervalo de Tempo para Envio de Alteração de Pré-Autorização de pedidos (Em minutos) é possível definir o tempo em minutos que esse envio automático será realizado para a Supplier.

3 - Cancelamento de Pré-Autorização

É possível realizar o Cancelamento de uma pré-autorização. Caso um Pedido de Venda com pré-autorização VIGENTE for cancelado ou excluído OU o portador que possuir Cobrança Supplier sofrer alguma alteração, será realizado o envio automático do Cancelamento da pré-autorização para a Supplier. Após cancelado, na Console de Gestão de Vendas – Supplier, o usuário poderá visualizar o Pedido de Venda com status de cancelado. Também será possível reenviar o pedido de venda para a Supplier e receber um novo Código de Pré-Autorização.

Faturamento

O processo de Faturamento consiste na emissão de Notas Fiscais com cobrança Supplier, seja através do faturamento de Pedidos de Venda com cobrança Supplier (com ou sem pré-autorização) ou nota avulsa com cobrança Supplier. Uma Nota Fiscal com cobrança Supplier é identificada pelo Tipo de Cobrança do Portador e quando a nota é identificada como uma cobrança Supplier, ela passa a ser considerada no fluxo de faturamento Supplier para realizar o registro da “Transação” junto à Supplier.

1 - Emissão de Notas Fiscais com Cobrança Supplier

O processo se inicia com o faturamento de uma nota com cobrança Supplier, seja ela originada de um Pedido de Venda com ou sem pré-autorização ou a emissão de uma nota avulsa com portador Supplier.

Para que seja realizado o envio da nota fiscal para registro da Transação na Supplier, a nota precisa conter o modelo 55, ter cobrança Supplier e estar AUTORIZADA no Sefaz, caso contrário a nota não será enviada para a Supplier. Notas emitidas com cobrança Supplier serão listadas na Console de Gestão de Vendas – Aba Notas Fiscais, onde o usuário poderá consultar as notas, seus status na Sefaz, status na Supplier e situação do processamento.

O processo de Envio de Notas Fiscais acontece de forma automática após a nota ser Autorizada no SEFAZ, porém, caso haja alguma divergência no processo, o usuário poderá de forma manual realizar o envio dessa nota através da Console de Gestão de Vendas – Aba Notas Fiscais. Desse modo, é possível reenviar notas que tenham alguma divergência no processo automatizado.

Por definições, não é possível realizar o agrupamento de pedidos com Cobrança Supplier no faturamento, ou seja, cada pedido deverá ser faturado de forma individual em uma nota fiscal. Após selecionar o pedido de venda pelo programa Emissão de Notas Fiscais de Saída (FFAT0221) o sistema só irá permitir a seleção de um pedido com cobrança Supplier. Ao seguir com o processo padrão de faturamento, o usuário não poderá adicionar ou remover novos itens na nota fiscal. Para isso será necessário alterar diretamente o Pedido de Venda.

2 - Impressão da DANFE

Após realizar o faturamento da nota fiscal eletrônica e realizar o envio para a Supplier, o usuário poderá realizar a impressão da DANFE dessa nota. O usuário somente poderá realizar a impressão da nota após a mesma ter o registro da Transação aprovada pela Supplier. Caso contrário, o usuário não conseguirá emitir a DANFE, evitando assim que notas com Cobrança Supplier sigam o fluxo de expedição e entrega sem registro/aprovação pela Supplier.

Ao emitir uma nota fiscal eletrônica com Cobrança Supplier e receber a aprovação do registro da Transação, o usuário poderá realizar a impressão da DANFE. A DANFE impressa contém observações específicas que são informadas nos Parâmetros de Integração Supplier, além disso, na nota impressa nenhuma informação de valor ou vencimento de parcelas será impressa, pois os reais valores e vencimentos da cobrança são de responsabilidade da Supplier.

A observação incluída na DANFE será com base em uma observação padrão, conforme configurado no parâmetro 4.2 - Observação Padrão À Ser Adicionada Na Danfe Com Cobrança Supplier, dos Parâmetros de Integração Supplier. Sendo que na inclusão da observação é feita a substituição de algumas TAGs para completar a observação conforme a necessidade da empresa.

TAGs Disponíveis

<NOME_CARTAO_PARCEIRO> - Nome do Cartão/Serviço de Crédito configurado no parâmetro 4.1 - Nome Do Cartão Parceiro Do Serviço/Linha De Crédito Supplier. dos Parâmetros de Integração Supplier.

<QTDE_PARCELAS> - Número de parcelas da condição de pagamento da Nota Fiscal.

<NUM_NF> - Número da Nota Fiscal.

<DT_EMIS> - Data de Emissão da Nota Fiscal.

3 - Calendário Financeiro

Após receber com sucesso o registro de uma nota fiscal / transação na Supplier, será retornado para o FoccoERP, o calendário de pagamentos/repasses dos créditos da nota fiscal. Esse calendário de pagamentos ficará disponível para consulta na Console de Gestão de Vendas – Supplier aba Notas Fiscais. A partir do calendário de pagamentos é realizado o “processamento da aprovação” que consiste em realizar a geração de títulos no contas a receber, correspondentes ao calendário de pagamentos/crédito fornecido pela Supplier. O processamento da aprovação é realizado de forma automática no recebimento da aprovação de uma transação, mas também permite a execução manual pela Console de Gestão de Venda – Supplier, em caso de alguma divergência na execução

Fluxos

Fluxo Pré-Autorização

Pré-Autorização

Fluxo Faturamento

Faturamento