Ir para o conteúdo

Cadastro de Faturas (FEXP0200)

Conhecer o Programa

Este programa permite cadastrar novas faturas, alterar e visualizar faturas já existentes.

Campo a Campo

Campo a Campo

Para cadastrar novas faturas é necessário que já tenham sido feitos os seguintes cadastros:

Parâmetros, Condição de Embarque, Agentes, Idiomas, Motivos de Cancelamento, Clientes, Contratos, Check-List, Tradução.

Ao utilizar a função de duplo clique, no campo Situação da fatura, para faturas atendidas será exibido o pedido gerado a partir da fatura.

Fatura

Se nenhum número for inserido, gera número automaticamente na sequência.

Emissão

Campo preenchido automaticamente com a data atual.

Dt. Validade

Campo preenchido automaticamente com a data de entrega da fatura, 10 dias depois da Data de Validade.

Data Digitação

Campo preenchido automaticamente com a data atual.

Seq. Fatura

Para este campo existe a possibilidade de trocar o seu nome e a mensagem que apresenta ao deixar o cursor sobre o mesmo. Para realizar esta alteração é necessário acessar o módulo Parâmetros do Sistema> Parâmetros do Comercial> Parâmetros de Exportação> 13 - Prompt Para O Campo Sequência Da Fatura.

Cliente

Selecionar um dos clientes disponíveis na Lista.

Ao informar o cliente quase todos campos da tela assumirão o conteúdo dos campos incluídos na pasta Dados Fatur. no programa Cadastro de Clientes (FCLI0200).

Tipo NF Padrão

Informar o tipo de nota padrão para a fatura. Este campo pode ser preenchido automaticamente seguindo a hierarquia:

  1. Divisão de venda do cliente for do tipo "Assistência Técnica";

  2. Informação do tipo de nota nos dados de faturamento do cliente;

  3. Informado manualmente para ser utilizado como padrão para os itens da fatura.

Ao lado do tipo de nota será incluído um aviso de alertar que o tipo de nota selecionado é preferencial, conforme o parâmetro "busca tipo NF" checkbox no cadastro de tipos de notas fiscais de saída (FPDV0103), e sendo assim não será respeitada a hierarquia de busca do tipo de nota nos itens da fatura e será utilizado o tipo de nota padrão informado.

Ao alterar este campo o sistema irá solicitar se desejado:

  1. Alterar todos os tipos de notas dos itens.

  2. Alterar apenas os tipos de notas dos itens que possuam o tipo de nota alterado.

  3. Não realizar alterações.

Botão Resumo Tipo NF

Possibilita consultar, de forma resumida, os tipos de notas fiscais utilizados nos itens do pedido de venda, mostrando código, descrição, informação de receita, quantos itens (linhas do pedido e não quantidade) estão utilizando o tipo de nota fiscal e valor total por tipo de nota (sem IPI).

Moeda

Se for selecionada uma opção da Lista não permitirá mais alteração. Caso contrário, permitirá informar. Quando trocar a moeda e a fatura tiver contratos vinculados, aparecerá a mensagem: "Os contratos ligados a fatura serão apagados, pois, a moeda foi alterada" e apagará todos os contratos ligados a fatura. Programa ligado ao Cadastri de Moedas e Inclusão de Cotação (FFIN0010), neste programa serão incluídas as cotações das moedas. Após uma cotação ser utilizada, não será mais permitida a alteração dos campos "Periodicidade" e "Decimais".

Pastas do Programa

Pastas do Programa

As pastas deste Programa são:

Gerar Pedido

Esta pasta leva ao programa Geração de Pedidos (FPDV0233).

Transporte

Todos os campos devem ser preenchidos. Os campos a seguir recebem as informações da pasta Exportação no programa Cadastro de Clientes (FCLI0200).

Observação

Se a fatura for gerada através do programa Geração de Faturas (FEXP0201), o campo Espécie receberá a resposta informada no parâmetro 4 - Espécie de volume a ser impresso na nota fiscal da categoria "NOTAS_FISCAIS_SAIDA".

Tipo Frete

Selecionar o tipo de frete. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.

Clique aqui para conhecer os Tipos de Frete.

Se o indicador Verificar Frete estiver marcado, o sistema carrega como valor de frete, o valor mínimo do frete informado no parâmetro "1 - Valor mínimo do frete quando CIF" dos parâmetros em comum entre notas e pedidos.

Ao sair da tela dos itens, o sistema sempre recalcula o pedido, levando em consideração o tipo de frete, se for 'Cif Contrat.' ou 'Cif Próprio' ou 'Daf' ou 'Convenio', o sistema irá somar o valor do frete e o valor do seguro aos seguintes valores:

  • Valor Líquido do Pedido;

  • Valor Líquido com IPI do Pedido;

  • Valor Líquido sem ICMS do Pedido;

  • Valor Líquido com IPI sem ICMS do Pedido.

Desc./Acrésc.

Quando o processo utilizado for NFS_FAT é aconselhável que não seja utilizada "Política Comercial" (desconto/ acréscimo/ frete e comissão) para pedidos de Exportação, pois, a fatura gerada a partir da nota fiscal recebe o valor líquido do item da Nota Fiscal. Desta forma, caso exista Política cadastrada para os pedidos de venda de exportação, esta será aplicada também às Faturas, porém, como a fatura já possui o valor líquido nos itens, estariam sendo aplicados os Descontos/Acréscimos indevidamente.

Observações

Inserir/ Consultar observações para a fatura em questão.

Sit. Cliente

Esta pasta leva ao programa Consulta Situação do Cliente (CFIN0401).

Exportação

As informações desta pasta são trazidas do programa Cadastro de Clientes (FCLI0200) dos cadastros realizados nas pastas Dados Fatu. e Exportação.

Observação

Se a fatura for gerada através do programa Geração de Faturas (FEXP0201), o campo de data "Saída Fábrica" será a data de emissão das notas, caso estas forem iguais. Se as datas de emissão forem diferentes, o campo ficará em branco.

O botão Carrega Dados traz os NCMs (Nomenclatura Comum de Mercado ou Nomenclatura Comum Mercosul) dos itens de fatura.

Importante

Será criado somente um registro para cada um dos NCMs da fatura e o valor e peso líquido dos itens que possuem o mesmo NCM serão sempre agrupados.

Cobrança

As informações desta pasta são trazidas do programa Cadastro de Clientes (FCLI0200) dos cadastros realizados na pasta Exportação.

No bloco Contratos, selecionar contratos que possuírem a mesma moeda da fatura. A soma dos valores dos contratos não deve ser maior que o valor total da fatura. Não deve ser utilizado um valor maior que o saldo do contrato.

Caso seja alterada a moeda de uma fatura que possua um ou mais contratos informados, os contratos serão excluídos desta.

Os contratos são cadastrados no programa Cadastro de Contratos (FFIN0201).

O valor total do contrato será consistido apenas na sua vinculação à fatura.

Na divisão Documentos podem ser informados os números originais e cópias dos documentos que acompanharão a fatura.

Documentos

Esta pasta é específica para inclusão/ consulta de anexos.

Check List

Nesta pasta está disponível para seleção o Checklist informado no parâmetro "11 - Check-list que será utilizado para a exportação".

O Cadastro de Checklist deve ser incluído utilizando os seguintes programas:

  • Cadastro de Agrupadores de Perguntas (FERM0102). Os agrupadores cadastrados neste programa serão utilizados no Cadastro de perguntas para Check-List (FERM0104).

  • Cadastro de tipo de Check-List (FERM0103)

Os tipos de checklists cadastrados neste programa serão utilizados no nos programas:

  • Cadastro de Check-List (FERM0105)

  • Cadastro de perguntas para Check-List (FERM0104).

As perguntas cadastradas serão informadas posteriormente nos programas:

Itens

Na pasta "Adicionais", em cada item da fatura constam volumes e os pesos líquidos e brutos, unitários e totais. Estes itens poderão ser alterados, porém, nos Unitários não permite informar um valor menor que o peso líquido/bruto unitário. Nos Totais não permite informar um valor menor que o peso líquido/bruto total.

Tipo de Nota

Informar o tipo de nota para o item o sistema irá mostrar o tipo de nota padrão informado na capa caso o mesmo tenha sido informado, se não segue a hierarquia de busca dos tipos de nota fiscal, conforme parâmetro "13", dos parâmetros comuns entre nota e pedido. Caso o tipo de nota fiscal seja faturamento antecipado só será permitido informar um tipo de nota fiscal.

Importa Itens

Esta pasta é utilizada para importar os itens de arquivos txt.

O cadastro do layout para importação deve ser cadastrado no programa Cadastro de Layouts para Importação (FUTL0181) e poderá ser utilizado nos programas Cadastro de Faturas (FEXP0200), Importação de Faturas (FPDV0237 EXP) e Importação de Pedidos (FPDV0237 PDV).

Na importação se deve informar o diretório onde constam os arquivos a serem importados, a tabela de venda, e o layout.

Ao clicar no botão Executar, apresentada a janela com todos os arquivos disponíveis para importação.

Processos de Exportação

Processos de Exportação
NFS_FAT

A escolha do processo é feita através do parâmetro "10 - Processo de exportação que será utilizado". No caso deste processo a resposta para o parâmetro deve ser NFS_FAT.

Neste processo é gerada a Fatura a partir da Nota Fiscal de Saída. Sendo assim, não será permitido o acesso ao programa Geração de Pedidos (FPDV0233) e também não estará disponível a pasta "Gerar Pedido" no programa Cadastro da Fatura (FEXP0200).

As faturas deverão ser geradas através do programa Geração de Faturas (FEXP0201).

FAT_PDV

A escolha do processo é feita através do parâmetro "10 - Processo de exportação que será utilizado". No caso deste processo a resposta para o parâmetro deve ser FAT_PDV.

Neste processo é gerado o Pedido de Venda a partir da Fatura. Sendo assim, não será permitido o acesso ao programa Geração de Faturas (FEXP0201).

Os pedidos poderão ser gerados através da opção "Gerar Pedido" no programa Cadastro da Faturas (FEXP0200) ou através do programa Geração de Pedidos (FPDV0233).

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte do processo:

Exportação

Ajuste Sinief