Ir para o conteúdo

Manutenção de Cargas (FPLC0201)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita a visualização e manutenção das cargas montadas no programa Montagem de Cargas (FPLC0200).

Campo a Campo

Campo a Campo

Ord. Pedidos

Selecionar a ordenação dos pedidos para listar as cargas por este. Ao selecionar o opção "Carga/Sequência de Carregamento/Pedido" as cargas serão listadas na grade conforme:

  1. Data e número da carga;

  2. Campo Seq.;

  3. Número do pedido.

Tp. Frete

Selecionar o tipo de frete. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.

Clique aqui para conhecer os Tipos de Frete.

Se o parâmetro "60 - Gerar pedido de compra de frete ao faturar", dos parâmetros gerais para geração e emissão de NFS, estiver respondido como "1", o sistema irá habilitar um botão com a imagem de um caminhão na tela principal, que será habilitado ao Executar, após informar os filtros.

Ao clicar no botão Frete: Se a carga não estiver pendente o sistema irá apresentar o valor de frete da carga. Caso contrário, o sistema irá gerar um pedido de frete considerando o seguinte:

  • Verifica se existe mais do que um cliente na carga, contando quantos itens de pedidos selecionados possuem tipo de frete 'Cif Contrat.', 'Cif Próprio', 'Fob Contrat.' ou 'Fob Próprio'. Se a quantidade for maior do que "1", o sistema irá marcar o indicador de carga fracionada. Esta informação será necessária para localizar as políticas de frete.

  • Ao final da geração, o sistema soma os valores de frete calculados para os pedidos que são de transferência e possuem o tipo de frete 'Cif Contrat.', 'Cif Próprio', 'Fob Contrat.' ou 'Fob Próprio'.

Botão Itens

Possibilita visualizar, alterar e incluir itens na carga. A tela de itens da manutenção da carga possui os seguintes campos:

Checkbox. Possibilita marcar os itens desejados para executar a ação. Ao marcar os itens para Req. Ordens os itens com o tipo de planejamento KANBAN, conforme Cadastro de Itens (FITE0200), pasta planejamento, se o parâmetro "25 - Permite A Liberação De Ordens De Itens Do Tipo Kanban?", dos Parâmetros do Planejamento (FUTL0125 PLA PLA), estiver marcado para "Não" permitir a liberação de ordens de itens do tipo KANBAN, ao selecionar itens para liberação será exibida uma mensagem e não será permitido a liberação do mesmo, pois se for permitido serão gerados em duplicidade no acionamento do kanban.

Quando este parâmetro estiver respondido como "Sim", é importante possuir um planejador específico para as ordens de itens Kanban, pois, desta forma será mais fácil para uma pessoa da empresa controlar as ordens liberadas, para não gerar duplicidade ao fazer o Acionamento do item Kanban.

O sistema não irá permitir a inclusão de um novo item de pedido na carga caso:

  • O item possua almoxarifado do tipo WMS e esteja inserido em outra carga pendente de faturamento, ou seja, a quantidade atendida diferente da quantidade da carga.

  • O item possua leituras de cargas para o pedido de venda informado pelo FoccoWMS.

Sit. WMS: Mostra a sigla da situação global de separação do item do pedido de venda. Caso não exista solicitação de separação para o pedido este campo ficará sem informações. As possíveis siglas são:

PP: Parcial Pendente – Indica que o item foi enviado para separação no FoccoWMS, mas não na quantidade suficiente informada na carga.

TP: Total Pendente – Indica que o item foi enviado para a separação no FoccoWMS na sua totalidade.

PS: Parcial Separado – Indica que o item foi enviado para separação no FoccoWMS e já se encontra disponível no almoxarifado intermediário, mas não na quantidade suficiente informada na carga.

TS: Total Separado – Indica que o item foi enviado para separação no FoccoWMS e já se encontra disponível no almoxarifado intermediário.

Alterar Box

Atualiza os boxes marcados como exclusivos.

Alterar Rota

É possível alterar a rota do(s) Cliente(s) ou Pedido(s) selecionados(s). Caso não tenha rota no campo Rota Antiga será apresentada a descrição Rota a Definir. Na alteração de rota não há consistência com cidade, transportadora.

Box Exclusivo

Quando marcado Box exclusivo para um ou mais Clientes, significa que todos os pedidos deste serão inseridos no mesmo Box e nenhum pedido de outro cliente poderão estar neste mesmo Box. Os boxes serão gerados no fechamento da carga se o parâmetro GERA_BOXES possuir resposta 'S'.

Cancelar

Cancela qualquer alteração e volta para a tela anterior.

Cancelar Itens

É possível configurar para este botão ficar visível ou não pelo parâmetro DISP_BTN_CANCELAR. Quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com a resposta "S", este botão não poderá estar visível. Quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com a resposta 'P' e o item possuir reserva, não será permitido o cancelamento deste sem que seja excluída a reserva. Quando cancelados, os itens saem da carga e são cancelados no pedido.

Canc. Reserva

Desfaz reservas realizadas através do botão Reservar. Disponível quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com a resposta 'P'. Não estará disponível quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com a resposta 'S'.

Cargas

Volta para a tela inicial onde constam as cargas.

Cidades

Apresenta todas as cidades dos pedidos da carga.

Clientes

Apresenta todos os Clientes dos pedidos da carga.

Coleta

É possível informar a data e observação de coleta para as transportadoras selecionadas.

Confirma

É utilizado para confirmar uma alteração realizada.

Data Entrega

Para alterar a data de entrega dos pedidos de venda o sistema trabalha com a combinação dos dois parâmetros citados abaixo e possui a seguinte regra:

  1. 10 - Libera Alteração Data De Entrega Pdv, dos parâmetros da promessa de entrega;

  2. 2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item, dos parâmetros do pedido de venda.

    • Quando o parâmetro 2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item, estiver com a resposta (I)tens e o parâmetro 10 - Libera Alteração Data De Entrega Pdv, respondido como (S)im. Ao utilizar um dos programas: Manutenção de Cargas (FPLC0201) ou Reprogramação das Datas de Entrega (FPME0201), para alterar a data do pedido. O sistema altera a data de entrega de todos os itens e da capa do pedido e marca o indicador de Firme.

    • Quando o parâmetro 2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item, estiver com a resposta (I)tens e o parâmetro 10 - Libera Alteração Data De Entrega Pdv, respondido como (N)ão. Ao utilizar um dos programas: Manutenção de Cargas (FPLC0201) ou Reprogramação das Datas de Entrega (FPME0201), para alterar a data do pedido. O sistema altera a data dos itens que não estão faturados, mantém a data dos itens faturados e atualiza a capa do pedido com a maior data. Mostra uma mensagem com os itens que não foram alterados e marca o indicador de Firme.

    • Quando o parâmetro 2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item, estiver com a resposta (P)edido e o parâmetro 10 - Libera Alteração Data De Entrega Pdv, respondido como (S)im. Ao utilizar um dos programas: Manutenção de Cargas (FPLC0201) ou Reprogramação das Datas de Entrega (FPME0201), para alterar a data do pedido. O sistema altera a data de entrega de todos os itens e da capa do pedido e marca o indicador de Firme.

    • Quando o parâmetro 2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item, estiver com a resposta (P)edido e o parâmetro 10 - Libera Alteração Data De Entrega Pdv, respondido como (N)ão. Ao utilizar um dos programas: Manutenção de Cargas (FPLC0201) ou Reprogramação das Datas de Entrega (FPME0201), para alterar a data do pedido. O sistema altera a data de entrega de todos os itens e da capa do pedido não faturado, ou, faturado parcialmente. Quando o pedido estiver total, ou, parcialmente faturado, o sistema não irá alterar a data de entrega do pedido e dos itens, apresentando então, os pedidos que não foram alterados.

Des. Lib.

É apresentado somente quando há parametrização do comprometimento de estoque Parcial. Desmarca pedidos para separação. Caso o pedido já esteja sendo separado não deixa desfazer. Também desfaz a liberação para conferência de pedidos no programa Conferência de Pedidos (FPDV0210_CARGA). Este botão não estará disponível quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com a resposta 'S'.

Embalagens

Os itens que estiverem cadastrados com a opção Embalagem marcada, na pasta Comercial, estarão disponíveis para serem informados.

Frete

Se o parâmetro GERA_PED_FRETE estiver com a resposta '1' estará disponível o ícone para geração de pedido de compra de frete.

Histórico

É apresentada a quantidade em estoque para o item, a quantidade deste item no pedido e a quantidade em carga.

Liberar

É apresentado somente quando há parametrização do comprometimento de estoque Parcial. Libera pedidos para separação. Marca em vermelho os pedidos liberados. Também libera para conferência de pedidos no programa Conferência de Pedidos (FPDV0210_CARGA). Botão não disponível quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com resposta 'S'.

Ao clicar neste botão o sistema irá verificar se existe algum item com o almoxarifado do tipo WMS selecionado na carga, caso exista irá exibir a seguinte mensagem: “ Existem itens que devem ser enviados para a separação no FoccoWMS, deseja abrir o programa de separação de Pedidos de Venda para o FoccoWMS?” Caso a ação seja confirmada o sistema irá finalizar o processo de liberação da carga e abrirá o programa de separação de pedidos de veda para o FoccoWMS - (FWMS0250), com os pedidos da carga e suas quantidades. Caso não confirme o sistema irá continuar o processo de liberação da carga.

Logs

Grava erros da Requisição de Ordens.

Move Estq.

Disponível quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com resposta 'T' e somente para pedidos. Para efetuar a reserva é necessário ter informado o almoxarifado virtual no parâmetro ALMOX_DEF_VIRTUAL ou ter fornecedor (transportadora) ligada ao almoxarifado.

Pedidos

São apresentados todos os pedidos que constam na carga. É possível marcar mais de um pedido para trocar transportadora, rota ou carga.

Sit. WMS: Mostra a sigla da situação global de separação do pedido de venda, caso não exista solicitação de separação para o pedido este campo ficará sem informações. As possíveis siglas são:

  • PP: Parcial Pendente - Indica que existem alguns itens do pedido de venda em separação no FoccoWMS, mas a quantidade não será suficiente para atendimento da carga.

  • TP: Total Pendente - Indica que todos os itens do pedido incluídos na carga possuem solicitações pendentes na quantidade suficiente para atender este pedido.

  • PS: Parcial Separado - Indica que existem alguns itens do pedido de venda já separados e disponíveis no almoxarifado intermediário de saída, mas a quantidade não será suficiente para atendimento da carga.

  • TS: Total Separado - Indica que todos os itens do pedido incluídos na carga estão separados e disponíveis no almoxarifado intermediário de saída, conforme a quantidade informada na carga.

Requisição de Ordens

São geradas ordens para itens industriais de nível 1 (se comercial, então gera ordem para os abaixo do nível 1, se item fantasma, gera para o abaixo industrial). Se já existem ordens, as mesmas são liberadas. No programa Geração de Ordens por Lote/Carga (FPRD0259) são geradas as ordens para os itens industriais nos outros níveis. Nos Parâmetros Gerais, no Planejamento da Expedição, caso o parâmetro "4 - Se tiver pai industrial gera ordens" estiver com a resposta 'N' e o item que se quer gerar ordem tiver algum pai (qualquer um) que não seja comercial não permite marcar o item.

Para a geração das ordens de fabricação, o sistema irá respeitar a resposta do parâmetro "24" dos Parâmetros do Planejamento (FUTL0125 PLA PLA) para geração da numeração.

Out. Cargas: Na requisição de ordens somente retorna as quantidades dos itens somente se o parâmetro "2 - Considera Para Geração De Ordens Via Carga", dos Parâmetros Gerais do Planejamento da Expedição estiver com a resposta 'S'.

Reservar

Disponível quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com resposta 'P'. A reserva será efetuada no almoxarifado padrão do item. Não estará disponível quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com a resposta 'S'.

Itens

É possível acessar os itens do pedido selecionado podendo cancelar itens, acrescentar itens (desde que o pedido possua itens sem carga), ver o histórico do item e trocar a carga do item selecionado.

Rotas

São apresentadas todas as rotas que fazem parte da carga. Caso não tenha rota, será apresentada a descrição "Rota a Definir".

Transportadoras

São apresentadas todas as transportadoras que constam na carga.

Transp.

Abre uma janela com a transportadora do pedido selecionado, podendo esta ser alterada. Se marcado mais de um pedido, só mostrará uma transportadora e se alterada a transportadora, a alteração valerá para todos os pedidos marcados.

Os seguintes parâmetros da categoria da Nota Fiscal Eletrônica tem impacto direto na informação do campo “Veículo”:

“38 - Envia Informações Do Grupo Veiculo Transporte Nas Operações Interestaduais” e “39 - Envia Informações Do Grupo Veiculo Transporte Nas Operações Internas” indicarão se, na versão da nota 4.0 ou superiores, as informações do veículo serão enviadas na DANFE e no XML da nota fiscal eletrônica em operações interestaduais e internas, respectivamente.

As respostas em comum dos parâmetros são: “D - DANFE: as informações serão enviadas apenas na DANFE” e “N - NENHUM: as informações não serão enviadas no XML e nem na DANFE”.

O parâmetro 39, relativo a operações internas, também tem a opção: “A - AMBOS: As informações serão enviadas no XML e na DANFE”.

Estes parâmetros foram criados a fim de atender uma norma legislativa do envio dessas informações.

Transp. Carga

Se informada uma transportadora para a carga, na emissão de notas fiscais por carga (FFAT0200) esta será a transportadora a ser impressa nas notas fiscais. No pedido continuará constando a transportadora do pedido.

Trocar Carga

É possível trocar a carga de uma Rota, Cliente, Pedido ou item. Quando há empresa produtora diferente (no Cadastro de Empresas), a empresa padrão na troca de carga será a produtora. Quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com a resposta 'S', o botão Troca Carga não estará disponível.

Botão Info. Pedido

Ao clicar neste botão o sistema irá direcionar para tela Informações do Pedido com as informações que possibilita alterar as informações do pedido selecionado para a carga.

Campos deste botão

Dt. Prest. Serv.

Informar a data de prestação de serviço.

Observação

Informar uma observação para o pedido.

Botão OK

Ao clicar neste botão o sistema irá salvar as informações da tela para o pedido selecionado para que sejam usadas no faturamento por carga.

Nota

São apresentados os números das notas fiscais dos pedidos faturados na carga.

Sequências

É apresentada a sequência das cidades de entrega da rota selecionada. Esta sequência é definida no Cadastro da Rota.

Substituir

É possível configurar para ficar visível ou não pelo parâmetro DISP_BTN_SUBSTITUIR. Quando o parâmetro EXPED_PREP_VOL estiver com resposta 'S' ou quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com a resposta diferente de 'N', este botão não poderá ser visível.

Na substituição de itens, este é substituído também no pedido de venda. Os valores não são atualizados. A substituição não possui opção de escolha de configuração.

Totais

Mostra Peso Liq., Peso Bruto, Cubagem, Valor Liq. e UEPs da Rota, Cidade, Cliente ou Transportadora selecionada.

Volta Estq.

Disponível quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com a resposta 'T' e somente para pedidos. Desfaz a reserva efetuada através do botão Move Estq.

+ Itens

É possível adicionar mais itens referentes a pedido selecionado, caso este tenha itens que ainda não estão em carga.

Botão Pedidos

É possível adicionar mais pedidos na carga.

Campos deste Botão

Botão + Pedidos

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Inclusão de Pedidos.

Ao realizar a confirmação da inclusão da carga, o sistema irá validar se os pedidos incluídos possuem informações referente a forma de pagamento informada, caracterizando assim uma NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Caso existam pedidos que possuem informações referentes à forma de pagamento, o sistema irá exibir uma mensagem informativa.

Campos deste Botão

Pedido

Selecionar o pedido a ser incluído na carga.

Importante

Somente será possível informar um novo pedido caso a carga possua situação "Aberta".

Cliente

Mostra o cliente do pedido selecionado.

Botão OK

Ao clicar neste botão o sistema irá validar se os pedidos incluídos possuem informações referente a forma de pagamento informada, caracterizando assim uma NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Caso existam pedidos que possuem informações referentes à forma de pagamento, o sistema irá exibir uma mensagem informativa.

Capacidade do veículo, Cubagem, Ociosidade, Ocupação

Definidos no Cadastro do Veículo e conforme veículo informado na Transportadora.

Botão Lote

Acessa a tela do Botão Lote. Este botão ficará habilitado quando o item possuir lote ou endereço vinculado.

Importante

Neste programa não é possível selecionar lotes/endereços manualmente, para filhos de itens comerciais. A movimentação dos filhos só será realizada no faturamento da carga, quando a resposta do parâmetro "109" das Notas Fiscais de Saída estiver respondido como "F".

Legenda

Azul: Pedidos faturados totalmente, com a carga faturada parcial.

Vermelho: Pedidos cancelados totalmente.

Quando há itens com quantidade maior que a quantidade lida, o campo quantidade fica em vermelho.

Quando há conversão de moeda, o valor líquido total fica em vermelho.

Quando a situação da carga é bloqueada, esta fica em vermelho.

Cinza: Quando informada uma observação no pedido em Observações do pedido, o pedido fica na cor cinza e com um duplo clique pode-se visualizar esta observação.

Regras deste Programa

Regras deste Programa
  • Cargas fechadas não permitem alteração.

  • A Carga somente poderá ser excluída quando estiver aberta.

  • As alterações de pedidos em carga obedecem ao parâmetro ALTERA_PDV_CARGA.

  • Só é possível informar o motivo do cancelamento acessando os itens e cancelando os mesmos. Se acessar o botão de cancelamento da tela inicial e selecionar o item, não é possível informar o motivo.

  • Na montagem da carga quando há comprometimento de estoque parcial a carga não pode ser incluída como 'Fechada'.

  • Na montagem de carga quando o parâmetro MODO_ESTQ_FECH estiver com a resposta 'P', a carga será obrigatoriamente incluída com situação "Aberta".

  • No programa Cancelamento/Atendimento de Pedidos de Venda (FPDV0205 PDV) não é permitido o cancelamento de itens que possuam reserva quando a resposta do parâmetro MODO_ESTQ_FECH for 'P', mesmo que o parâmetro CANC_QTDE_CARGA estiver com a resposta 'S'.

  • Quando o parâmetro “06 - Indica Se Efetua A Cópia De Linhas De Pedidos De Venda Separados Em Carga” dos parâmetros de integração com o FoccoWMS estiver respondido como “S”, o fechamento da carga irá criar novas linhas de itens em pedidos de venda que estiverem em carga e forem separados parcialmente no WMS, seguindo as seguintes regras:

    • Itens de pedidos de venda que não tiverem nenhuma separação serão apagados da carga, e ficarão disponíveis para inclusão em novas cargas;

    • Itens de pedidos de venda que tiveram separação parcial:

      • A linha original do item no pedido de venda terá sua quantidade total atualizada para a mesma quantidade separada;

      • Será criada uma nova linha no pedido de venda, idêntica à linha original, com exceção da quantidade, que será a quantidade ainda não separada, e o indicador de “Firme”, que estará marcado para garantir que esta linha seja inclusa na mesma data de promessa de entrega;

      • Itens de pedidos de venda totalmente separados permanecerão na carga, sem alterações, e disponíveis para faturamento.