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Relatório de Auditoria do Custo Médio e Valorização de Ordens (FEST0334)

Conhecer o Programa

Através deste programa é possível visualizar o relatório de possíveis divergências geradas através da auditoria realizada no programa Custo Médio Mensal e Valorização de Ordens de Fabricação (FEST0263).

Campo a Campo

Campo a Campo

Itens

Selecionar o intervalo de itens que serão considerados na execução da auditoria. Caso for selecionado apenas um item e este for configurado, aparecem o campo e o botão Configurado. Busca as informações do programa Cadastro de Itens (FITE0200).

Configurado

Selecionar a configuração do item. Aparece apenas quando for selecionado um só item e o mesmo for um item configurado.

Botão Configurado

Abre a tela Configuração do Item.

Classificação

Indicar o tipo de classificação a ser exibida no campo Class. Item. As opções são: Comercial, Contábil, Custos, Engenharia, Estoque, Planejamento, Suprimentos.

Class. Item

Selecionar a classificação dos itens listados. Aparecem apenas os itens do tipo de classificação escolhido no campo Classificação.

Grupo Invent.

Selecionar o(s) grupo(s) de inventário que será(ão) considerados na execução da auditoria. Caso seja selecionado listará todos os itens que estão vinculados ao grupo de inventário informado no Cadastro do Item, pasta Contábil.

Período

Selecionar o período que será auditado. As opções disponíveis são de todos os períodos que ainda estão abertos.

Tipo Rel.

Selecionar o tipo de relatório a ser gerado e visualizado. As opções são: Analítico (detalhado) e Sintético (Resumido).

O que Auditar

Selecionar as opções desejadas para auditar. É necessário escolher no mínimo uma opção, podendo também escolher todas ao mesmo tempo.

Opções

1. Tipos de Movimentos que Alt. Custo Médio

Lista os movimentos cujo movimento anterior do estoque tem custo médio diferente. O objetivo desta informação na sua forma sintética é visualizar os possíveis tipos de movimento que não são compatíveis com esta opção.

Exemplo

NFE 5322 > as movimentações de nota de entrada realmente alteram o custo médio;

NFS 8 > as movimentações de nota de saída na sua essência não devem alterar o custo médio. Estes registros devem ser verificados.

Para verificar quais são esses movimentos utilize a opção analítica

2. Tipos de Movimentos que não Alt. Custo Médio (Advertência)

Lista os movimentos cujo movimento anterior do estoque tem custo médio igual. O objetivo desta informação na sua forma sintética é visualizar os possíveis tipos de movimento que não são compatíveis com esta opção.

Exemplo

NFE 9 > caso o preço de compra da mercadoria sofreu variação, tais movimentos deveriam ter alterado o custo médio. Estes registros devem ser verificados.

NFS 5432 > as movimentações de nota de saída na sua essência não devem alterar o custo médio.

Para verificar quais são esses movimentos utilize a opção analítica.

3. Movimentos com Saldo Negativo (Erro)

Lista os movimentos que deixaram a quantidade em estoque negativa em cada um dos almoxarifados. Esta situação torna-se bastante grave devido ao fato das informações dos estoques serem enviadas aos órgãos governamentais através do SPED fiscal (Atualmente o SPED fiscal solicita somente o saldo final do mês e não todas as movimentações). Estes registros devem ser verificados.

4. Movimentos sem Valor (Advertência)

Lista os movimentos com valor igual zero. Tipos de movimento como nota de entrada, nota de saída, etc, devem conter valor, portanto, se estes forem listados seus movimentos devem ser analisados.

5. Movimentos sem Quantidade (Advertência)

Lista os movimentos com quantidade igual zero. Geralmente estes movimentos são utilizados para acertos de valor e agregar valor de frete para as notas fiscais de entrada. Outros tipos de movimentos devem ser analisados.

6. Movimentos de Desmontagens (Advertência)

Lista os movimentos de desmontagem. Sugere-se que a empresa não utilize este tipo de movimento (DES) em suas operações. Atualmente são definidos percentuais para cada um dos componentes sobre o valor do item a ser desmontado. Desta forma, o retorno dos componentes ao estoque pode distorcer o custo médio do item.

7. Movimentos de NF de Devolução de Entrada (Informativo)

Lista como forma de análise a quantidade de devoluções ocorridas no período.

8. Saldo Valor Final do Mês (Erro)

Lista os valores totais de cada item (quantidade inicial x custo médio + quantidade x valor das entradas - quantidade x valor das saídas, deve ser igual ao saldo do final do mês). Caso ocorra tal situação entre em contato com o suporte da Focco.

9. Saldo Quantidade Final do Mês (Erro)

Lista as quantidades de cada um dos itens (quantidade inicial + quantidade das movimentações de entrada - quantidade das movimentações de saída, deve ser igual ao saldo do final do mês). Caso ocorra tal situação entre em contato com o suporte da Focco.

10. Valor dos Mat. Demandados nas Ordens (Erro)

Lista a soma de todos os materiais demandados para uma ordem de fabricação e compara com o valor calculado na valorização. Caso ocorra tal situação entre em contato com o suporte da Focco.

11. Ordens sem Qtde. e Custo MD ou Vlr. Demanda (Advertência)

Lista as ordens encerradas com quantidade zero e que tenham custo de mão de obra ou valores de demandas. Os valores destas ordens, por estarem zerados, não estão computados no estoque, portanto, deve ser feito um acerto de estoque ou um acerto contábil.

12. Valor de Mão de Obra das Ordens (Erro)

Lista a soma de todos os movimentos de mão de obra por operação de uma ordem de fabricação e compara com o valor calculado na valorização. Caso ocorra tal situação entre em contato com o suporte da Focco.

13. Apontamentos com Problemas nos Tempos (Erro)

Mostra os apontamentos com problemas no tempo informado, sendo considerados os seguintes tipos de apontamentos:

IH - Intervalo Hora com o Tempo Zerado = Tipo de Apontamento IH com tempo igual a zero.

IH - Sem Intervalo Hora = Tipo de Apontamento IH com tempo maior que zero e sem intervalo de hora (hora início e hora fim).

TP - Tempo Padrão Zerado = Tipo de Apontamento TP com tempo igual a zero.

TT - Tempo Total Zerado = Tipo de Apontamento TT com tempo igual a zero.

O relatório analítico exibe cada apontamento com problemas no tempo informado, agrupando estes apontamentos por tipo.

O relatório sintético informa a quantidade de problemas encontrados para cada tipo de apontamento com problemas no tempo informado.