Ir para o conteúdo

Central de Vendas (FCVN0200)

Conhecer o Processo

Conhecer o Processo

A central de vendas tem como propósito centralizar as funcionalidades de operações comerciais de um vendedor, facilitando o acesso às atividades comuns e recorrentes do processo de vendas.

A central foi criada para permitir realizar simulações, orçamentos e pedidos de venda de maneira ágil, prática e dinâmica.

A fim de atender diferentes perfis de usuários, a central de vendas foi preparada para que neste momento permita a utilização de usuários internos da empresa, que podem ter acesso a todas as informações do FoccoERP, e também usuários externos, que poderão ter acesso apenas a informações de sua carteira.

Como Funciona?

A central de vendas permite iniciar uma nova venda sem a obrigatoriedade de gerar um orçamento ou pedido de venda, podendo ser apenas uma simulação, para consulta de produtos, preços, estoque ou uma negociação pontual com clientes.

Nova Venda

A central de vendas avaliará:

  • Perfil de Usuário

    • Caso seja um usuário interno do FoccoERP, poderá iniciar uma nova venda para qualquer cliente válido da base.

    • Caso seja um usuário externo do FoccoERP, poderá iniciar uma nova venda apenas para clientes que fazem parte de sua carteira.

  • Representante

    • Permite que o representante da nova venda seja reconhecido automaticamente.

    • Neste caso é avaliado se o usuário possui um representante vinculado ao seu usuário e se a central está configurada para esta ação e se deverá preencher como representante principal ou secundário (conforme parâmetro nº 1 da central de vendas).

  • Consumidor Final

    • Permite que a venda seja automaticamente iniciada para um consumidor final (conforme parâmetro 2 da central de vendas), porém permitindo que o cliente seja alterado.

    • Esta funcionalidade pode ser aplicada para empresas que atendem clientes sem cadastro, como por exemplo: venda de balcão.

A central de vendas apresentará as principais informações do cliente selecionado, com seu respectivo saldo do limite de crédito, permitindo que neste momento o usuário responsável realize uma avaliação dos dados e se os mesmos estão de acordo ou necessitam de atualização.

Catálogo de Produtos

Após a seleção do cliente a central de vendas navega para uma nova página onde permite a consulta dos produtos. Os produtos podem ser visualizados em formato de lista ou por imagem. Este modo de exibição pode ser definido conforme exemplo:

A central de vendas disponibiliza o conceito de SUPER BUSCA, onde basicamente é uma opção de pesquisa que permite ao usuário informar características dos produtos para que sejam apresentados para seleção.

  • A super busca permite que seja informadas características do produto, desde seu código, descrições, marca, até o código do fornecedor (de acordo com o relacionamento de itens por fornecedor).

  • De acordo com o nível de erro ortográfico, a super busca avaliará a informação digitada e apresentará produtos que façam sentido com a informação digitada, mesmo que de maneira incorreta. Exemplo:

Exemplo

Descrição do Produto: Caçado

Informado na Super Busca: Calsado

Neste exemplo a super busca identificará o erro ortográfico e apresentará como sugestão os produtos que possuem em sua descrição a palavra Calçado.

Lista de Produtos
  • De acordo com as características informadas na super busca a central de vendas apresentará os produtos encontrados no FoccoERP.

  • Na lista de produtos serão apresentadas as principais informações do produto, como: código, descrição e marca, além de:

    • Preço: Apresentará o preço identificado para o produto, empresa e cliente, com base na tabela de preços da venda.

    • Últimos Preços Praticados: Apresenta histórico dos últimos preços praticados para o produto e cliente, podendo ser um pedido de venda ou nota fiscal. Também permite visualizar as últimas consultas para o produto e cliente da venda, que não necessariamente viraram orçamento ou pedido.

    • Estoque: Apresentará o estoque total disponível para venda na empresa logada. De acordo com resposta do parâmetro 6 da Central de Vendas, permite que seja consultado o saldo de estoque das demais empresas do grupo (de acordo com a empresa consolidada) e por almoxarifado.

    • Alternativos: Apresentará os produtos alternativos, conforme vínculo do cadastro de itens.

    • Aplicação: Caso seja uma empresa com atividade de comércio e do tipo distribuidora de autopeças (definido no cadastro de empresas, pasta dados adicionais) será permitido consultar a aplicação do produto, ou seja, identificar a quais veículos o produto se aplica.

    • Estrutura de Produtos: Permite que ao invés de adicionar o produto selecionado no carrinho, sejam adicionados itens da sua estrutura de produtos, podendo ser parcial ou completa.

      • As informações dos produtos são identificadas de acordo com o padrão do cliente, exemplo: Tabela de Venda.
  • Identificado o produto, é possível adicioná-lo ao carrinho. Neste caso a central de vendas apresentará informações mais completas do produto, permitindo que de acordo com permissões e dependências possam ser alteradas.

    • Aba Item

      • Apresentará as principais informações do produto para a ação de venda, buscando os dados padrões do cadastro do cliente e da hierarquia quando tipo de nota fiscal.

      • Quantidade automaticamente considera o mínimo, máximo e múltiplo de venda, não permitindo que seja informado algo diferente do configurado.

      • Importante ressaltar que neste momento impostos e políticas não são aplicados, apenas após o produto adicionado ao carrinho é que estas informações serão calculadas.

    • Aba Entrega

      • Permite que seja definida a data de entrega do produto e se foi firmada com o cliente.
    • Aba Descontos/Acréscimos

      • Permite que sejam aplicados descontos e/ou acréscimos para o produto.
    • Aba Adicionais

      • Apresenta informações que são importantes para a venda, mas que não são utilizadas com frequência, exemplo: Ordem de Compra, Utiliza Verba Comercial.
    • Adicionando Produto no Carrinho

      • Ao adicionar produto no carrinho a central de vendas aplica políticas comerciais e tributos, apresentando o valor final para conferência.
Carrinho
  • São apresentados os produtos da simulação, orçamento ou pedido de venda.

  • Permite a edição e exclusão de produtos de acordo com permissão.

Detalhes da Venda/Fechamento

A página de detalhes da venda tem como objetivo apresentar o fechamento da operação, onde estão presentes informações de:

  • Cliente

    • Apresenta as informações do cliente, com dados de faturamento, entrega e cobrança, além do representante.
  • Produtos

    • Lista os produtos que fazem parte da simulação, orçamento ou pedido de venda, permitindo alterar caso tenha permissão.
  • Descontos e Acréscimos (capa)

    • Apresenta os descontos e acréscimos de capa, permitindo editar, incluir ou excluir de acordo com permissões e status da venda.
  • Transporte e Redespacho

    • Apresenta as informações de entrega, permitindo informar transportadora e transportadora de redespacho, com seus respectivos valores.

    • De acordo com permissão e contratação de serviço, é possível conectar com TMS para encontrar uma transportadora e valor de frete de acordo com critérios pré-estabelecidos, que no seu retorno atualizará automaticamente os dados na venda.

  • Cobrança

    • Apresenta a condição de pagamento e portador, permitindo alteração de acordo com permissões e status.

    • Permite a flexibilidade de parcelas quando a condição de pagamento estiver cadastrada como ESPECIAL.

      • Neste caso é possível definir as parcelas de maneira manual, sem a necessidade de ter um cadastro para a condição específica.

      • É possível configurar as parcelas de duas maneiras:

        • Prazo em Dias: Pode ser definido o número de parcelas e o prazo de cada uma. Exemplo: 30/60/90/120.

        • Data Fixa: Pode ser definido o número de parcelas, data de vencimento e valor de cada uma.

Exemplo

1 – 10/02/2021 – 50%

2 – 10/03/2021 – 25%

3 – 20/03/2021 – 25%

  • Margem de Contribuição

    • Permite visualizar a margem de contribuição por produto e por pedido, de acordo com parâmetro número 90 dos pedidos de venda.
  • Totais

    • Apresenta os totais de produtos, impostos, descontos, acréscimos, frete e total da operação.
  • Ações

    • Salvar Orçamento

      • Permite salvar a simulação como um orçamento, de acordo com o parâmetro nº 4 da central de vendas.
    • Gerar Pedido de Venda

      • Permite gerar um pedido de venda a partir da simulação e/ou orçamento, de acordo com o parâmetro nº 4 da central de vendas.
  • Cabeçalho

    • Relatórios

      • Permite a criação e geração de documento de orçamentos e pedidos de venda.

      • A central de vendas disponibiliza os dados referente a operação comercial, para que usuários com permissão (Parâmetros Gerais de Permissões de Acesso) possam construir layouts de acordo com a necessidade da empresa.

      • Estes documentos podem ser exportados como PDF e/ou planilha Excel.

    • Copiar

      • Permite copiar o orçamento ou pedido de venda.

      • Importante: A cópia é exatamente a mesma, não validando configurações de produtos.

    • Excluir

      • Permite excluir o orçamento ou pedido de venda de acordo com permissão e status.
    • Compartilhar

      • Permite compartilhar o orçamento ou pedido de venda através de e-mail e/ou WhatsApp.

      • Quando e-mail permite enviar anexos dos relatórios configurados no formato PDF.

      • Quando WhatsApp enviará um link no lugar do PDF para que permita o destinatário realizar o download.

    • Consultar

      • Permite consultar orçamentos e/ou pedidos de venda, carregando em uma nova página caso seja necessário visualizar os detalhes.
    • Nova Venda

      • Permite iniciar uma nova venda a partir da página de detalhes da venda.
    • Ações

      • Botão genérico que permite executar ações na venda.

      • Neste momento disponível:

        • Enviar para Separação no WMS.

        • Administradora de Pagamentos.

        • Gerar Itens Ambientes.

        • Desoneração.

        • Retenções.

Informações Adicionais

Informações Adicionais
Regras de Negócio Pedido de Venda

As regras de negócio de orçamentos e pedidos venda do FoccoERP seguem o conceito padrão do FoccoERP, por isso, os detalhamentos permanecem no HELP do programa FPDV0200.