Ir para o conteúdo

Planejamento de Produção (FSTR0250)

Conhecer o Programa

O Planejamento de Produção é a tela principal do FoccoERP Start. Essa é a console que agrupa todas as principais funcionalidades e ações do processo de produção e acompanhamento de pedidos da empresa, desde a inclusão, atualização de estágios de produção, até o faturamento.

Como Funciona

  • Utilize os filtros da tela para buscar os pedidos de venda desejados;

  • Visualize os pedidos de venda na lista apresentada na tela;

  • Altere os estágios dos pedidos pressionando sobre o ícone que representa a situação de cada estágio;

  • Visualize o histórico dos estágios pressionando sobre o ícone que representa a situação e clique no botão "Histórico";

  • Utilize os botões de edição e exclusão da coluna Ações da lista de pedidos para, respectivamente, realizar alterações nos pedidos e excluí-los;

  • Utilize as funcionalidades do rodapé para efetuar os diferentes processos de produção e atendimento de pedidos de venda.

Processos

Estágios

A visão inicial da console mostra uma lista de pedidos de venda pendentes — e atendidos, quando assim filtrado — da empresa. Nessa visão, é possível visualizar a situação dos estágios de cada pedido de venda, conforme cadastrado no Cadastro de Estágios. Além disso, colocando o cursor em cima do ícone da situação do estágio, é possível ver sua data de conclusão — quando concluído — bem como sua data de previsão. Ao clicar sobre a situação do estágio, será apresentada uma lista de ações, onde o usuário pode alterar a situação do estágio e abrir o histórico do estágio do pedido de venda.

Observação

A data de previsão não aparecerá se o leadtime não for informado para o estágio.

Não existe nenhum bloqueio em relação à alteração de situação dos estágios. Os estágios não seguem uma ordem fixa de execução, e podem ser iniciados/concluídos em qualquer ordem. Além disso, um estágio pode ter sua situação alterada mesmo após ter sido concluído ou até mesmo quando o pedido encontra-se atendido.

Programar produção

O processo de programação da produção, visa realizar a geração de lotes de produção de acordo com as configurações. É permitido que seja selecionado um ou mais pedidos para a execução. O processo de programação de produção consiste em:

  • Montagem das Cargas: O(s) pedido(s) serão agrupados em uma ou mais cargas dependendo da resposta definida no parâmetro "1 - Gera lote de produção e carga por pedido" dos parâmetros do FoccoERP Start.

  • Geração de Ordens de Fabricação: Criação de ordens para os itens das cargas geradas no item anterior. Este processo realiza a requisição de ordens dos itens pais e geração das ordens dos itens filhos. Da mesma forma que é executada a requisição de ordens dos itens para a carga no FPLC0201 - Manutenção de carga. Após isso, é executado a geração de ordens por lote ou carga dos itens filhos, da mesma forma que é executado no programa FPRD0259 - Geração de Ordens por Lote/Carga

  • Geração de Lote de produção: As ordens geradas pelo processo acima serão agrupadas em um lote de produção. Por padrão o número do lote será o número do pedido envolvido, quando a carga possuir mais de um pedido, será considerado o menor número de pedido.

  • Geração das etiquetas de produção: Com o lote de produção devidamente criado, será executada a geração de etiquetas de produção, caso o parâmetro "2 - Gerar Etiquetas De Produção Automaticamente" estiver respondida como "S(sim)" nos parâmetros do FoccoERP Start.

Atenção

A execução da programação de produção é baseada nos processos padrões do FoccoERP, que consideram as configurações dos parâmetros de expedição e produção, dos processos descritos acima.

Em casos de erros, os motivos da não programação de cada pedido serão mostrados em tela para visualização.

Desfazer Programação

O processo de desfazer programação permitirá que lotes de produção programados sejam desfeitos no sistema. Isso quer dizer que todos os passos realizados para a programação do lote serão apagados; ou seja, as etiquetas, as ordens de fabricação e a carga associada ao lote de produção. Após isso, os pedidos vinculados ao lote de produção desfeito estarão disponíveis para ser programados novamente.

Para que o botão de "Desfazer Programação" esteja habilitado, é necessário selecionar um ou mais pedidos que tenham lote de produção. Caso seja selecionado algum pedido que não esteja programado, o botão será desabilitado.

Ao clicar no botão, uma tela de confirmação será aberta. Nessa tela, é possível visualizar um resumo dos lotes - e seus respectivos pedidos - que serão considerados no processamento.

Observação

O processo de desfazer programação é realizado para o lote de produção completo. Isso quer dizer que, mesmo que apenas um pedido do lote tenha sido selecionado, todos os pedidos que pertencem ao lote de produção serão inclusos no processo.

O escopo de lotes e pedidos considerados pelo processo é demonstrado na tela de confirmação.

Após pressionar o botão "Confirmar", o processo será executado e, quando finalizado, uma nova tela com o resultado da execução será apresentada. Nessa tela, é possível ver, para cada lote de produção, se o processamento foi bem sucedido ou não.

Observação

Os resultados do processamento não são armazenados no sistema. Logo, uma vez que a tela de resultado seja fechada, não será mais possível ver essas informações.

Comprar Necessidades

O processo de compra de necessidades permite que os usuários identifiquem e adquiram todos os materiais necessários para produzir os itens de um lote de produção. Após programar um pedido e incluí-lo em um lote, o sistema calcula e exibe todos os itens que precisam ser comprados.

O processo de comprar necessidades consiste em:

  • Seleção de Pedidos: Permite selecionar um ou mais pedidos de um lote. Se um pedido de um lote com vários pedidos for selecionado, o sistema perguntará se deseja prosseguir com todos os pedidos do lote. Se todos os pedidos de um lote forem selecionados, o sistema seguirá sem questionar. Se pedidos que não possuem lote forem selecionados, o botão de compras será desabilitado.

  • Execução do MRP de Projeto: O sistema executará o cálculo do planejamento (MRP) para o(s) pedido(s) selecionado(s), mostrando uma tela de carregamento para informar ao usuário que o sistema está processando.

  • Exibição de Demandas: A tela exibirá um grid com todas as informações necessárias para análise das necessidades de compra para o lote. Essas informações podem ser filtradas conforme a necessidade do usuário e as informações de quantidade da necessidade e fornecedor podem ser editadas na tela.

  • Geração de Solicitações ou Pedidos de Compra: O usuário pode optar por gerar uma solicitação de compra ou um pedido de compra baseado nas demandas calculadas e nos parâmetros configurados no FoccoERP Start. Essa escolha é configurada através do parâmetro 4 - Utiliza Processo De Pedido E/Ou Solicitação De Compra

Atenção

A execução do processo de comprar necessidades é baseada nos cálculos do planejamento de produção (MRP de Projeto). Em caso de erros, os motivos serão mostrados em tela para visualização.

A precisão das demandas exibidas depende das configurações e parâmetros definidos para o MRP de Projeto e os processos de expedição e produção configurados no FoccoERP.