Ir para o conteúdo

Console de Certificados de Origem (FEXP0204)

Conhecer o Programa

A Console de Certificados de Origem permite gerenciar os Certificados de Origem cadastrados no sistema. O Certificado de Origem é um documento que atesta a origem dos produtos a serem exportados e está vinculado ao Processo de Exportação (FEXP0202).

Principais Campos

Tela Inicial

Na tela inicial do programa são exibidos os Certificados de Origem cadastrados possibilitando a pesquisa, seleção, alteração, exclusão e criação de novos certificados. No filtro “Situação do Certificado de Origem” o usuário poderá selecionar as opções:

  • Pendente: Certificado cadastrado sem histórico de envio para terceiro.

  • Enviado: Certificado enviado para terceiro.

  • Emitido: Após envio do Certificado de Origem para terceiro, o usuário poderá alterar a situação manualmente do certificado como “Emitido”.

  • Cancelado: O usuário poderá alterar a situação manualmente do Certificado de Origem para “Cancelado” quando o certificado estiver com situação “Pendente” ou “Enviado”.

Incluir Certificado de Origem
Etapa 1 - Seleção do Processo de Exportação

Seleção do Processo de Exportação (Console de Processos de Exportação - FEXP0202) para vincular ao Certificado de Origem. Somente estarão disponíveis os Processos de Exportação sem vínculos em processo de Emissão da DU-E.

Etapa 2 - Seleção dos Acordos

Seleção do Acordo (Cadastro de Acordos por Países - FEXP0203) para vincular ao Certificado de Origem. Somente estarão disponíveis os Acordos ativos, cadastrados para mesmo país do Processo de Exportação e que ainda não foram vinculados a outros Processos de Exportação.

Etapa 3 - Seleção das NCMs

Seleção das NCMs disponíveis para serem vinculadas ao Certificado de Origem. Para cada NCM também serão listadas suas respectivas Declarações. Estas informações são provindas do processo "Importar NCMs" realizado no programa "Cadastro de Acordos por Países (FEXP0203).

Editar Certificado de Origem

Ao selecionar um Certificado de Origem e clicar em "Editar", o usuário poderá vincular um anexo ao certificado que será enviado ao terceiro e alterar a data de emissão. Para cada NCM listada haverá na coluna "Ações" um botão que permite o vínculo das declarações aos itens do Pedido de Venda vinculados ao Processo de Exportação. Uma nova tela será aberta e nela será possível dividir as quantidades dos itens por declaração. Caso o item permita quantidade fracionada poderá ser informado valores decimais, caso contrário, somente serão aceitos valores inteiros.

Importante

As quantidades dos itens aqui listadas serão as quantidades que haviam nos itens do Processo de Exportação no momento da criação do Certificado de Origem. Uma vez que o Certificado de Origem estiver criado, mesmo que algum item sofra alteração de quantidade no programa "Console de Processos de Exportação (FEXP0202)", está alteração não será replicada para o Certificado. Importante vincular todos os itens aqui listados a uma Declaração, caso contrário, não será possível enviar o Certificado de Origem para o terceiro.

Histórico de Envio do Certificado de Origem

Após cadastrar um Certificado de Origem esta tela disponibiliza o Histórico de Envio do Certificado de Origem e opção para envio do Certificado de Origem para terceiro.

Parâmetros de Exportação (FUTL0125 EXPPDV)

Cadastro de parâmetros “2 – PARÂMETROS DO CERTIFICADO DE ORIGEM”
1 - Emissor Do Certificado De Origem.
2 - Ambiente De Emissão Do Certificado De Origem.
3 - Usuário Para Autenticação Do Certificado De Origem.
4 - Senha Para Autenticação Do Certificado De Origem.
5 - Unidade Emissora Do Certificado De Origem.
6 - Unidade De Análise Do Certificado De Origem.
7 - Unidade De Retirada Do Certificado De Origem.

Cadastros Auxiliares

Cadastros obrigatórios para o envio do Certificado de Origem
•   Cadastro de Acordos por Países (FEXP0203)
•   Cadastro de Países e UF’S (FUTL0050)
    Informar em “Sigla Fiergs” o código do país de acordo com o cadastro da Fiergs.
•   Cadastro de Unidades de Medida (FITE0102)
    Informar em “Cód. Fiergs” o código da unidade de medida de acordo com a Fiergs.
•   Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010)
    Informar em “Sigla Fiergs” o código da moeda de acordo com o cadastro da Fiergs.
•   Cadastro de Classificações Fiscais (FITE0106)
    Selecionar o NCM que será enviado no Certificado de Origem e informar a tradução do produto clicando na opção “Idiomas”.
•   Informações do Processo em Console de Processos de Exportação (FEXP0202).
    o   Campos obrigatórios na aba “Dados Gerais”:
        - Local de origem
        - Consignatário
    o   Campos obrigatórios na aba “Dados de Transporte”:
        - Via de Transporte