Ir para o conteúdo

Cadastro do Roteiro Padrão (FENG0115)

Conhecer o Programa

O roteiro padrão é utilizado para agilizar o cadastro dos roteiros de fabricação dos itens quando existe muita similaridade no processo fabril, este pode ser com ou sem vinculo:

  • Com vínculo: Utilizado em casos em que vários produtos possuem as mesmas operações e os mesmos tempos de execução. Neste caso a manutenção é feita somente no roteiro padrão e o sistema replica para todos os itens vinculados a ele.

  • Sem vínculo: Utilizado em casos em que vários produtos possuem operações similares e tempos de execução distintos. Neste caso a manutenção é realizada diretamente no item e as alterações no roteiro padrão, não tem efeito nos mesmos.

Observação

Esta ferramenta é um facilitador, porém, sua utilização deve ser muito bem planejada, pois ao mesmo tempo em que auxilia pode ser inconveniente (caso dos roteiros com vínculo).

Campo a Campo

Campo a Campo

Roteiro

Informar o código do roteiro padrão.

Descrição

Informar a descrição do roteiro padrão.

Situação

Selecionar a situação. Que pode ser ativo, inativo ou fantasma.

Sequência

Mostra a sequência da operação no roteiro padrão. Cadastrado no botão operações.

Operação

Mostra o código da operação. Cadastrado no botão operações.

Descrição

Mostra a descrição da operação. Cadastrado no botão operações.

Centro de Trabalho

Mostra o código do centro de trabalho. Cadastrado no botão operações.

Descrição

Mostra a descrição do centro de trabalho. Cadastrado no botão operações.

Tempo Cor.

Mostra o tempo corrigido da operação. Cadastrado no botão operações.

Qtde. Homens

Quantidade de homens necessários para executar a operação. Cadastrado no botão operações.

Observação

O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.

Data Início

Mostra a data de início da validade da operação. Cadastrado no botão operações.

Data Fim

Mostra a data final de validade da operação. Cadastrado no botão operações.

Botão Operação

Neste botão concentram-se todos os dados de execução do processo de fabricação, assim como a sequência em que as operações devem ser executadas, seus controles, a base do custo operacional, sequenciamento, apontamentos e ocupação. É utilizado para cadastrar as operações do roteiro de fabricação padrão. Caso se deseja alterar as informações na tela inicial, se deve selecionar a operação desejada e clicar no botão Operações.

Campos da Tela Dados Complementares

Seq.

É gerada automaticamente pelo sistema.

Operação e Centr. Trab.

É informada qual é a operação e centro de trabalho onde a mesma será executada. Caso a operação tenha sido criada com o parâmetro que obriga o informar o centro de trabalho no cadastro de operações, o sistema preenche automaticamente este. Caso o parâmetro não obrigue, é possível selecionar no momento do cadastro (maior flexibilidade, pois é comum ter operações com o mesmo nome sendo executadas em centros de trabalhos diferentes).

Apontamento

Define se a operação pode sofrer apontamentos e se estes serão obrigatórios.

Origem

Exibe a origem da operação, conforme Cadastro de Operações (FENG0114). As opções são "Interna" e "Terceiros".

Ao selecionar uma operação com Origem do tipo "Terceiros", o campo Remessa ficará como "Itens Demanda" e não poderá ser alterado caso o parâmetro "45 - Obrigar Controle de Estoque de Terceiros e em Terceiros" dos Parâmetros de Estoque (FUTL0125 EQ EQ) estiver respondido como "S".

Quando o parâmetro "45 - Obrigar Controle de Estoque de Terceiros e em Terceiros" dos Parâmetros de Estoque (FUTL0125 EQ EQ) estiver respondido como "S", e algum roteiro padrão seja salvo, o sistema irá impedir o salvamento nos casos abaixo:

  • Se existir uma operação de Terceiros no roteiro padrão a ser salvo, não deverá existir nenhuma outra operação cadastrada cuja data coincida com a Data Início e Data Fim da operação de Terceiros.

  • Se algum dos roteiros de fabricação, que possui vínculo com o roteiro padrão que está sendo alterado, fosse ficar com uma operação de terceiros cuja Data Início e Data Fim coincida com a de outras operações, após o salvamento.

Remessa

Quando o campo Origem estiver marcado como "Terceiros", este campo estará marcado como "Itens Demanda" e não poderá ser alterado caso o parâmetro "45" estiver respondido como "S".

UM Apontamento

Define a unidade de medida em que a operação pode ser apontada.

Exemplo

Uma operação é controlada em horas, porém o operador aponta seu andamento em UN (Utilização mais comum).

Data Início

Define o início da validade das operações nos roteiros de fabricação.

Data Fim

Define o fim da validade das operações nos roteiros de fabricação.

Unidade de Medida

Selecionar a unidade que será utilizada para o cálculo de custos, sequenciamento e ocupação, comumente se utiliza em horas ou minutos.

Lote

Inserir uma quantidade. Campo vinculado ao campo Tempo, se não for preenchido vale o valor existente no campo Tempo. Sua utilização é recomendada para: Tratamento térmico ou banhos.

Exemplo

de utilização:

Unidade de medida: H (hora)

Lote: 1000

Tempo: 1,00 (hora)

Significa dizer que a cada hora são produzidos 1000 itens.

Tempo

Caso o campo Lote estiver preenchido o sistema fará o cálculo dividindo o valor contido neste campo pela quantidade do lote chegando ao tempo por produto para cálculo de custos. Caso contrário, este valor representa o tempo necessário para produção de uma unidade deste produto.

% Recup. Perda

É utilizado para informar desgastes ou perdas no tempo de execução da operação (também é conhecida como Fator de Segurança).

Tempo de Preparação

(ou Setup) É o tempo utilizado na preparação da máquina para a execução da operação, é fixo independente do tamanho do lote.

Tempo corrigido

É o tempo total de execução da operação e obtido pela fórmula: Tempo corrigido = (Tempo * % Recup. Perda).

Qtde. Homens

Campo opcional. Infomar a quantidade de homens necessários para executar a operação.

Observação

O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.

Número de dias

Campo utilizado para serviços de terceiros, indica o tempo de espera da operação que será executada pelo fornecedor (auxilia no sequenciamento).

Número de Dias de Execução

É o número de dias que o terceiro leva para executar a operação (Informação opcional para o controle de terceiros).

Observação

São as informações adicionais e/ou orientações para a execução da operação.

Folga mínima

Campo utilizado para a extração de dados para o Preactor.

Botão Recursos

Utilizado para informar as máquinas utilizadas para a produção desta operação e suas respectivas ferramentas.

Botão Dados Especiais

Abre o cadastro de dados especiais vinculado ao centro de trabalho da operação conforme cadastrado no programa Cadastro de Dados Espec. do Roteiro Fabricação (FENG0117).

Botão Rede

Utilizado pelo sequenciamento de produção, aqui são definidas as operações sucessoras e predecessoras, assim como o percentual de sobreposição de cada uma delas.

Importante

Se nenhum percentual de sobreposição ou rede for informada, significa dizer que a operação seguinte inicia quando a operação anterior for finalizada, ou seja, neste caso não há sobreposição (padrão do sistema).

Hierarquia para o cálculo do sequenciamento (organização das operações e distribuição da ordem na linha do tempo):

1º Rede de operações.

2º Sequência cadastrada no botão operações.

Observação

Como o tratamento é por hierarquia, aqui como no restante do sistema, as sequências são excludentes, ou seja, ele para onde encontrar a informação por primeiro.