Ir para o conteúdo

Relatório da Estrutura de Produto c/ Custos (FENG0357)

Conhecer o Programa

Importante

Utilizar o programa Relatório de Custos Industriais dos Itens (FCST0350), que é uma versão que contém mais informações do que o programa de Estrutura de Produto com Custos (FENG0357). O programa FENG0357 será mantido, mas não existirão melhorias neste programa.

O objetivo deste programa é emitir relatório de estrutura de produto com custo para visualizar as informações da estrutura dos produtos fabricados apresentando seus respectivos custos.

O relatório de estrutura com custo considera, também, quantidades fracionadas, quando estas estiverem definidas na estrutura do produto.

Exemplo

O item "lata de tinta" não permite estoque fracionado, porém na estrutura de um item ocupa-se somente de 400ml da lata de tinta. No relatório de estrutura com custos apresenta o custo correspondente a 400ml da lata de tinta.

Observação

É possível alterar a quantidade de casas decimais após a virgula deste relatório através do Parâmetro de Precisão de Casas Decimais para Valores Monetários cuja identificação é ’r;CST’. Para realizar este ajuste nas casas decimais abrir os parâmetros em árvore em: Parametrização do Sistema (uso restrito) >> Parametrização (uso restrito) >> Cadastro de Parametrização c/ Árvore, selecionar na categoria modo de exibição e no Parâmetro modo de exibição a opção Descrição e no campo pesquisa digitar %PREC%DEC% e a opção descrição do parâmetro clicar no botão OK, localizar na árvore a esquerda da tela o parâmetro precisão das casas decimais para valores monetários >> Precisão das casas decimais para valores monetários com os campos mnemônico e agrupador preenchidos como CST. Este parâmetro só pode ser acessado através dos parâmetros em árvore.

Campo a Campo

Campo a Campo

Item

Selecionar o item para listar a estrutura com custo referentes a este item.

Tipo

Selecionar se o tipo de escolha será:

Código: Para aparecer na tela de seleção o código do item.

Descrição: Para aparecer na tela de seleção o nome do item.

Class.

Indica o tipo de classificação a ser exibida no campo Class. Item.

Class. Item

Aparecem apenas os itens do tipo de classificação escolhido no campo Class.. A classificação escolhida neste campo será utilizada para aplicar a regra em questão para todos os itens pertencentes a ela, evitando de cadastrar item a item a mesma regra que é genérica.

Data Custo

Informar a data de custo para relatório do item selecionado.

Nível

Informar até que nível da estrutura se deseja listar na impressão.

Roteiro

Selecionar um dos roteiros disponíveis. O roteiro ”Padrão” é completo e está cadastrado no programa Cadastro do Roteiro Padrão (FENG0115). Este campo estará desabilitado se o checkbox Listar Roteiro estiver marcado.

Listar Roteiro

Checkbox. Marcar para que o roteiro seja listado no relatório.

Ori Cst Méd.

Selecionar uma das opções de orientação para o custo médio.

Total Oper.

Selecionar qual operação se deseja totalizar no relatório.

Nível Total.

Ao informar um valor neste campo, até o nível informado no campo Nível, será apresentada uma linha totalizadora dos componentes de cada item. Se for informado o nível 0, somente será apresentado o totalizador dos componentes no item pai. Caso este campo esteja em branco, o relatório não apresentará a linha totalizadora dos componentes.

Tipo do Custo

Informar o tipo de custo que será utilizado para cálculo das matérias primas que compõem o item. As opções são:

Custo Material: Utiliza o valor de reposição + frete - impostos (esta é a opção padrão).

Custo Médio: Utiliza o valor conforme a movimentação do item.

Formação do Custo

Selecionar a opção com os valores que serão utilizados para compor o custo do item. As opções são:

Custeio Direto + MOI + GGF + GGV: Se selecionada esta opção o sistema irá somar ao Custeio Direto a mão de obra Indireta (MOI) e os Gastos Gerais Fixos (GGF). O custeio direto é composto pelo valor dos materiais mais a mão de obra direta (MOD) e a mão de obra de terceiros (MOT). É calculado utilizando esta fórmula:

=(Valor Custo Mod. x Tempo) + (Valor Custo Moi x Tempo) + (Valor Custo GGF x Tempo) + (Valor Custo GGV x Tempo)

Custeio Integral: Se selecionada esta opção o sistema irá somar o custo dos materiais, mão de obra direta (MOD), mão de obra de terceiros (MOT), mão de obra Indireta (MOI), Gastos Gerais Fixos (GGF) e as incidências administrativas. É calculado utilizando esta fórmula:

= (Valor Custo Mod. + [ (Valor Custo Mod. + Valor Custo Moi + Valor Custo GGF + Valor Custo GGV) x Perc. Incidências Adm] } x Tempo

Críticas do Cálculo de Custos

Críticas do Cálculo de Custos

Este processo permite parametrizar as críticas consideradas no cálculo de custos e através destas facilitar a identificação dos fatos geradores das inconsistências no valor calculado para um item.

Acesse este link para saber mais informações sobre as Críticas do Cálculo de Custo.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte do seguinte processo:

Roteiro de Fabricação

Serviço de Terceiros