Ir para o conteúdo

Console do Cadastro Positivo (FFIN0203)

Conhecer o Programa

No programa FFIN0203 é possível cadastrar as configurações para comunicação com os Gestores de Banco de Dados (GDB) do Cadastro Positivo. Atualmente é possível comunicar com o Gestor de Banco de Dados Boa Vista Serviços e Serasa Experian.

Orientações para atender ao Gestor Boa Vista Serviços

A partir do momento em que é vinculado um Gestor de Banco de Dados à uma empresa, e este registro ficar com o status de “Ativo”, o sistema passará a realizar comunicações, automáticas e manuais, com tal empresa.

Observação: Antes de enviar a Configuração, deve-se cadastrar as informações na aba “Contatos”.

Abas

Na aba “Contatos” é possível cadastrar os dados de contatos Gerais, contatos para Atendimento ao Consumidor e contatos Autorizados por Liminar (pessoa/funcionário, ou área da empresa que irá recepcionar e será responsável por tratar possíveis ações judiciais).

Observação

O envio da remessa de Configuração deve ocorrer no início da operação com o Cadastro Positivo e eventualmente quando houver alteração de contatos.

Na aba “Clientes” é possível visualizar os estabelecimentos que compraram a prazo, no período de 13 meses (corrente + 12) e que serão enviadas informações dos históricos de créditos para o Cadastro Positivo, bem como visualizar os estabelecimentos que solicitaram o cancelamento do Cadastro Positivo.

Na aba “Históricos de Crédito”, primeiramente serão enviados todos os consumidores que realizaram operações de crédito (a prazo), após será enviado o arquivo incremental apenas com as novas informações atualizadas e novos Clientes/estabelecimentos.

Observação

O envio da remessa de Histórico de Crédito ocorrerá a cada 10 dias, de forma automática.

Após o recebimento do arquivo com a relação de consumidores cancelados, o sistema irá sinalizar os mesmos como “Cancelados”, não mais enviando seus históricos de crédito.

Podem ocorrer situações em que, após o cancelamento de um consumidor, o mesmo solicitou a reativação do seu cadastro Positivo. Neste caso, o GDB retira o consumidor da lista de cancelados e com isso a empresa passa a enviar novamente as informações referente ao CNPJ/CPF cancelado anteriormente.

Na aba “Contestações” serão recebidas possíveis contestações de informações de Clientes ou operações, as quais devem ser avaliadas pela empresa Fonte. Após a avaliação a empresa envia o arquivo de retorno da Contestação para o Cadastro Positivo, informando uma justificativa. Se for necessária correção da informação enviada será necessário enviar novamente o histórico de crédito para o Cliente/Operação contestado.

Contestações de clientes que não fazem parte da carteira de clientes (com os quais jamais tive operações) são respondidas automaticamente.

Na aba “Registro de Eventos” é possível acompanhar o envio da Configuração, dos Clientes, do Histórico de Crédito e das Contestações.

Orientações para atender ao Gestor Serasa Experian

O Gestor de Banco de Dados do Cadastro Positivo Serasa Experian solicita apenas o envio do arquivo de Clientes, portanto basta incluir o Gestor e gerar o arquivo na “Aba” de Clientes.

Abas

Na aba “Clientes” é possível visualizar os estabelecimentos que compraram a prazo, no período de 13 meses (corrente + 12). Ao selecionar os clientes o programa permite realizar um download do ARQUIVO para ser enviado a Serasa através de ferramenta própria disponibilizada por eles.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte do processo:

Cadastro Positivo