Ir para o conteúdo

Console de Processos de Exportação (FEXP0202)

Conhecer o Programa

A Console de Processos de Exportação tem como objetivo centralizar e facilitar todo o controle do processo de exportação de itens pertencentes a pedidos destinados ao exterior.

Este programa possibilita, além do gerenciamento dos processos de exportação, a elaboração flexível de modelos de documentação necessários para a expedição.

Este programa poderá ser usado em conjunto com o Processo de Transformação de Itens do Pedido de Venda.

Principais Campos

Principais Campos
Tela Inicial

Na tela inicial do programa são exibidos os Processos de Exportação cadastrados possibilitando a pesquisa, seleção, alteração, exclusão e criação de novos processos. Os Processos de Exportação podem possuir as seguintes Situações:

  • Aberto: quando o processo de exportação não tem pedidos de venda vinculados ou quando existirem itens de pedidos de venda em cargas abertas.

  • Programado: quando todos os itens dos pedidos de venda vinculados ao processo de exportação estiverem em cargas fechadas.

  • Faturado: quando todos os itens de pedidos de venda vinculados ao processo de exportação estiverem atendidos.

  • Encerrado: quando o processo de exportação for encerrado pelo usuário.

O Encerramento do processo de exportação deve ser feito na tela inicial da Console de Processos de Exportação, quando selecionar um processo ou mais será possível encerrar através do botão "Encerrar".

Na coluna "Tipo" o Processo de Exportação pode ser classificado como "Invoice" quando existir somente pedidos de venda vinculados ao processo ou como "Proforma" quando existir algum orçamento vinculado ao processo, configuração que pode ser feita pelo parâmetro "20 - Permite Vincular Orçamentos Nos Processos Da Console De Exportação" em "Parâmetros Do Módulo De Exportação (FUTL0125 EXPPD)".

Nesta tela também é possível o cadastro, manutenção e geração de layouts de relatórios através do botão "GERAR DOCUMENTO".O gerenciamento de layouts só será permitido caso os usuários tenham resposta válida para o parâmetro "1 - Permite Gerenciar Layouts De Documentos De Exportação", da categoria Parâmetros Gerais do Sistema. Caso contrário, apenas será permitida a impressão e geração em formato Excel dos relatórios.

Abas do Cadastro do Processo de Exportação
Aba Informações do Processo

Na aba Informações do Processo é possível cadastrar os dados gerais, os dados de transporte e os dados bancários do processo de exportação.

Para os Dados Gerais, somente será permitido o cadastro do processo para clientes que possuam estabelecimentos de faturamento no exterior. Os estabelecimentos para cadastro são exibidos conforme o Cadastro de Clientes (FCLI0200).

Por padrão, o Responsável pelo processo será o usuário logado no Sistema que está cadastrando o processo, podendo o mesmo ser alterado.

De acordo o com o país do estabelecimento de faturamento do cliente, os campos Idioma e Moeda serão trazidos conforme o Cadastro de Países e UF"s (FUTL0050).

Por padrão, a Condição de Pagamento será a condição de pagamento informada no estabelecimento de fatura do cliente, podendo ser alterada.

Os campos Local de origem e Local de Destino serão buscados da pasta Exportação do Cadastro de Clientes (FCLI0200), conforme estabelecimento de faturamento.

Observação

Após serem salvos os dados na aba Dados Gerais, os campos "Empresa", "Data de Emissão", "Cliente", "Estabelecimento de Faturamento", "Estabelecimento de Entrega" e "País" ficarão bloqueados para edição.

Caso já exista um pedido de venda vinculado ao processo de exportação não será permitida a alteração do cliente, bem como de seus respectivos estabelecimentos e do campo moeda.

Para os Dados de Transporte, os campos Condição de Embarque (Incoterm) e Via de Transporte são trazidos por padrão conforme o estabelecimento de Faturamento informado em Dados Gerais, podendo os mesmos serem alterados. Para o campo Transportadora, é considerada a transportadora de menor ranking informada no estabelecimento de Entrega, conforme aba Dados Gerais.

Para os Dados Bancários, o campo Banco inicialmente trará o banco informado no estabelecimento de fatura do cliente, podendo o mesmo ser alterado.

Todos os campos, de todas as abas, que tenham dados padrão vindos do cadastro de clientes e seus respectivos estabelecimentos, serão mudados caso os estabelecimentos de Faturamento e Entrega sejam alterados na aba Dados Gerais.

Dados Bancários

Existe a possibilidade de, após cadastrar um crédito bancário, vincular títulos do contas a receber aos créditos bancários. Os vínculos podem ser em moeda nacional ou em moeda estrangeira (moeda que está informada no processo exterior). Para isso deve-se responder o parâmetro: "22 - Utiliza Moeda Estrangeira do Processo Exterior nos Créditos Bancários? "na categoria "PARÂMETROS DO MÓDULO DE EXPORTAÇÃO" no programa "FUTL0125 EXPPDV" com uma das opções:

  • S - Moeda do processo exterior

  • N - Moeda nacional

Quando o vínculo for feito na moeda estrangeira a conversão será feita baseando-se na data de emissão do título do contas a receber.

Para o título do contas a receber poder ser vinculado, o mesmo precisa já estar vinculado ao processo exterior na aba "Títulos Contas a Receber".

Não é feito nenhum tipo de restrição quanto ao valor do crédito bancário e o valor total dos títulos do contas a receber vinculados, porém é feito uma validação do valor disponível a ser vinculado do título do contas a receber conforme o mesmo vai sendo vinculado aos créditos bancários.

Os título do contas a receber podem ser vinculados parcialmente a mais de um crédito bancário.

Aba Pedidos de Venda

Na aba Pedidos de Venda é possível vincular itens de pedidos de venda aos processos de exportação. Esta aba só é habilitada quando existirem informações cadastradas e salvas na aba Dados Gerais.

A inclusão de itens de pedidos no processo de exportação possui as seguintes regras:

  • Podem ser incluídos itens desde que os pedidos possuam empresa, moeda e código de cliente informados de acordo com o cadastro da aba Dados Gerais.

  • Quanto a quantidade, é permitido incluir quantidades totais ou parciais, desde que as quantidades já não tenham sido inclusas em algum outro processo de exportação.

Os pedidos de venda/Itens podem ser incluídos ou excluídos do processo de exportação mesmo que já tenham sido faturados.

A inclusão e exclusão de pedidos de venda no processo de exportação pode mudar a situação do processo. Caso um processo possua pedidos/itens que não estejam em nenhuma carga ou pertençam a uma ou mais cargas abertas, a situação do processo ficará como "Aberto".

Caso um processo possua pedidos/itens que estejam em sua totalidade em cargas fechadas, a situação do processo ficará como "Programado". Caso seja incluído em um processo com situação Programado, um novo pedido que não esteja em uma carga fechada, a situação do processo será alterada para "Aberto".

Caso um processo possua pedidos/itens que estejam em sua totalidade em pedidos atendidos, a situação do processo ficará como "Faturado". Caso seja incluído em um processo com situação "Faturado", um novo pedido que não esteja atendido, a situação do processo será alterada para "Aberto".

Observações

Existe a possibilidade de vincular orçamentos aos processos de exportação, a qual é habilitada através do parâmetro "20 - Permite Vincular Orçamentos Nos Processos Da Console De Exportação" do programa "FUTL0125 EXPPDV – Parâmetros de Exportação" quando o mesmo estiver respondido como "S". Nesse caso o tipo do processo será alterado para "Proforma", os orçamentos não poderão ser utilizados para montar caixas e não será possível gerar a DUE. A troca de um orçamento por pedido deve ser feita de forma manual, ou seja, quando for realizada a conversão do orçamento para pedido o sistema não irá trocar o orçamento pelo pedido convertido.

Aba Notas Fiscais de Saída

Na aba Notas Fiscais de Saída é possível vincular notas emitidas para o cliente informado na aba Dados Gerais e que ainda não foram vinculadas a outro processo. Esta aba só é habilitada quando existirem informações cadastradas e salvas na aba nos Dados Gerais.

Quando uma Nota Fiscal de Saída é vinculada ao processo, serão automaticamente vinculados os títulos correspondentes. Ao retirar uma nota do processo, os títulos também serão retirados.

Para os pedidos que foram totalmente faturados, o vínculo com a nota é feito automaticamente após o faturamento.

Aba Títulos Contas Receber

Na aba de Títulos Contas a Receber é possível vincular títulos ao processo desde que eles possuam a mesma empresa, código de cliente e moeda (campo moeda de variação cambial do título) que os informados no processo de exportação.

Caso o título tenha sido gerado a partir de uma nota fiscal, não será permitido o vínculo (ou a retirada) manual ao processo, sendo este adicionado (ou retirado) automaticamente ao vincular (ou retirar) a nota fiscal de saída.

Títulos avulsos, que não tenham vínculo com nenhuma nota fiscal, poderão ser incluídas no processo desde que não tenham sido vinculados a outros processos. Estes títulos poderão ser excluídos livremente.

Os títulos em adiantamento ficarão em destaque na tela, sendo o tipo de documento destacado e totalizado conforme o parâmetro "14 - TIPO DE DOCUMENTO UTILIZADO PARA ADIANTAMENTOS" dos Parâmetros Gerais do Contas a Receber.

Aba Montagem de Caixas

Nesta aba é possível cadastrar caixas e vinculá-las aos itens dos Pedidos de Venda que fazem parte do Processo de exportação.

Cadastro de Caixas

Para adicionar Caixas é necessário que exista no Cadastro de Itens (FITE0200) um item com o indicador "Emb. Exportação", da pasta Comercial, marcado e que tenha informado, na tela "Dados da Embalagem de Exportação" os campos "Cubagem Máxima" e "Peso Máximo". Além disso, na pasta "Engenharia" deve existir informação para o campo "Peso Bruto".

Listagem de pedidos do Processo

Quanto a exibição dos itens na listagem dos pedidos de venda do Processo:

  • O peso bruto e a cubagem são exibidos conforme o Cadastro de Itens (FITE0200) dos respectivos itens.

  • Para os itens do tipo comercial que forem pais de estrutura, os pesos e cubagens referem-se ao somatório dos respectivos pesos brutos e cubagens dos itens filhos.

  • Caso o item do pedido for industrial, será disponibilizado o próprio item.

  • Caso o item do pedido for comercial, serão disponibilizados todos os itens industriais da estrutura (considerando o primeiro nível).

Vínculo entre itens e caixas

Após a seleção dos itens, usando o botão "Mover Itens" é possível fazer o vínculo entre os itens de pedidos e as caixas. O Sistema permite que sejam vinculadas quantidades totais ou parciais dos itens, possibilitando distribuí-los em mais várias caixas. À medida que os itens são adicionados às caixas o Sistema alerta visualmente as capacidades de ocupação quanto ao Peso Máximo e a Cubagem.

Na listagem dos Pedidos, as quantidades dos itens já inclusas nas Caixas são sinalizadas em azul, indicando a caixa em que a quantidade está lotada.

O status "Livre" indica que a quantidade do item está disponível. Caso o item esteja em mais de uma caixa é exibido o status "Múltiplos" em azul, e caso o item esteja com quantidade alocada parcialmente em uma caixa é exibido o status "Múltiplos" em branco.

Modos de Visualização dos itens

Clicando nas caixas é possível alterar a visualização da listagem de pedidos, exibindo apenas os itens pertencentes a caixa selecionada.

A opção "Visualização de itens subdivididos em outras caixas" expande os itens e mostra a localização das quantidades dos itens que estiverem alocados em mais de uma caixa.

Aba Emissão da DU-E

Na aba de Emissão da DU-E é possível enviar para o portal da Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) a DU-E (Declaração Única de Exportação) com as Notas Fiscais de Saídas vinculadas ao processo de exportação e que tenham chave de acesso válidas. Não será possível enviar apenas alguns itens da nota fiscal, ou seja, são enviados todos os itens da nota. Também é possível retificar a DU-E enviada e validada pelo portal da Siscomex.

Após DU-E estar autorizada é possível cadastrar ou atualizar informações automaticamente sobre a exportação no programa de Cadastro de Informações sobre Exportação (FFIS0114), para isso é necessário clicar no botão "ATUALIZAR CAD. INF. EXPORTAÇÃO – FFIS0114" e realizar o salvamento no programa, caso retificar deve clicar novamente no botão.

Não é possível realizar o cancelamento de DU-E pelo console porque o Siscomex não disponibiliza tal funcionalidade. Caso for preciso, deve ser feito o cancelamento pelo site do Siscomex.

Para que a funcionalidade de emissão da DU-E funcione corretamente, é necessário que o certificado digital esteja devidamente configurado na máquina que hospeda o FoccoSMF. É importante também atentar à data de validade do certificado, uma vez que o processo não irá funcionar caso o mesmo esteja fora da data de validade.

Importante

O certificado precisa ser um E-CPF com modelo A1. Modelos A3 funcionam apenas para cartão com chip ou token. No entanto, o sistema não é homologado para funcionar com cartão.

Processos Vinculados

É possível vincular outros processos através do botão "Vincular Processos" o que formará um agrupamento de processos que permite a emissão da DUE de maneira unificada.

Observação

O botão "Vincular Processos" ficará invisível se o processo acessado já está vinculado a outro processo.

Quando um ou mais processos são agrupados aparecerá a etiqueta "DUE – Processo Principal" caso ele possua processos vinculados a ele e "DUE – Processo Vinculado" caso ele esteja vinculado a outro.

É possível vincular processos que atendam aos critérios:

  • Mesma empresa.

  • Mesmo cliente.

  • Mesma moeda.

  • Mesma unidade local e recinto aduaneiro de despacho.

  • Mesma unidade local e recinto aduaneiro de embarque/transposição de fronteira.

  • Não possua DUE autorizada.

  • Não possua RUC informada.

  • Não esteja vinculado a outro processo.

Ao vincular um processo a outro, acessando tanto o processo principal quanto os seus processos vinculados, será disponibilizado o campo "Informações dos processos vinculados" o qual irá mostrar as informações que são comuns a todos os processos do agrupamento:

  • Informação complementar.

  • Unidade local e recinto aduaneiro de despacho.

  • Unidade local e recinto aduaneiro de embarque/transposição de fronteira.

  • Tabela com informações de todos os processos do agrupamento.

Os botões "Emitir XML" e "Atualizar Cad. Inf. Exportação – FFIS0114" somente poderão ser acessados através do processo principal do agrupamento.

Ao clicar em "Emitir XML" serão validados todos os processos do agrupamento antes de processar a emissão.

Ao clicar em "Emitir XML" ou em "Atualizar Cad. Inf. Exportação – FFIS0114" serão enviados os dados de todas as notas vinculadas a todos os processos do agrupamento.

A tabela "Histórico" exibirá a mesma informação para todos os processos do agrupamento, tanto acessando os processos vinculados quanto o processo principal.

Os campos unidade local e recinto aduaneiro de despacho e unidade local e recinto aduaneiro de embarque/transposição da aba "Dados de Transporte" e o campo informações complementares da aba "Dados Gerais", só estarão acessíveis para alteração no processo principal do agrupamento. Caso a informação desses campos forem alterada no processo principal, todos os processos vinculados terão a informação desses campos alteradas para a mesma informação do processo principal ao salvar.

Aba Notas Fiscais de Entrada

Na aba de Notas Fiscais de Entrada é possível vincular notas fiscais de entrada relacionadas a mesma empresa do processo de exportação.

Será possível vincular a mesma nota fiscal de entrada em mais de um processo e informar um valor para ela dentro de cada processo de exportação. Os valores considerados nos processos não poderão ser maiores que o da Nota Fiscal de Entrada.

O sistema vinculará automaticamente as notas de entrada ao processo caso a nota tiver sido lançada e tiver sido vinculada a um pedido de compra que está vinculado ao processo. Os valores considerados dessas notas vinculadas automaticamente ao processo serão proporcionais ao valor do pedido de compra que que está vinculado ao processo.

Aba Descontos e Acréscimos

Esta aba possibilita o cadastro e visualização de acréscimos e descontos, conforme a moeda informada no processo, para serem aplicados ao Processo de Exportação.

Quando selecionados os tipos Frete, Seguro ou Despesas DDP, o campo Operação por padrão assumirá o valor "Acréscimo", não permitindo alteração.

Incluir Descontos/Acréscimos na Nota Fiscal

Durante o cadastro de descontos/acréscimos, caso o indicador "Incluir na Nota Fiscal" seja marcado, o valor aplicado ao processo é convertido em Reais e levado para a Nota Fiscal de Saída.

Este indicador somente é habilitado quando selecionado para o campo "Tipo" as seguintes opções: Frete, Seguro e Despesas DDP. Caso já exista cadastrado um desconto/acréscimo de um tipo que já possua o indicador marcado, o Sistema não permitirá um novo registro que use este indicador.

Para o Tipo Despesas DDP, será permitido marcar o indicador somente se no Cadastro de Clientes (FCLI0200) o indicador "Despesas", dos Dados de Faturamento, estiver marcado.

Caso algum item de pedido vinculado ao processo já tenha sido faturado, o Sistema não permitirá incluir um desconto/acréscimo com o indicador marcado ou alterar um registro já existente.

Faturamento de Pedidos

Ao faturar pedidos pertencentes a um Processo de Exportação, caso na nota não tenha sido calculado valores referentes a frete, seguro e despesas acessórias, deverão ser buscados estes valores do Processo de Exportação desde que sejam do tipo acréscimo e possuam o indicador "Incluir na Nota Fiscal" marcado. Os valores acima não serão buscados quando o faturamento for parcial.

Aba Pedidos de Compra

Esta aba possibilita vincular um ou mais pedidos de compra ao processo. Não há restrição na listagem dos pedidos de compra, ou seja, serão listados todos os pedidos de compra incluídos.

Será possível alterar apenas o valor do pedido no processo, ou seja, o valor do pedido continuará o mesmo, porém, o valor dele para o processo poderá ser mudado.

Será possível vincular o mesmo pedido de compra em mais de um processo.

Aba Contas a Pagar

Na aba de Contas a Pagar é possível vincular títulos do contas a pagar relacionadas a mesma empresa do processo de exportação.

Será possível vincular o mesmo título do contas pagar em mais de um processo e informar um valor para ele dentro de cada processo de exportação. Os valores considerados nos processos não poderão ser maiores que o do Título do Contas a Pagar.

O sistema vinculará automaticamente os títulos do contas a pagar que tiveram as notas vinculadas automaticamente ao processo quando a nota de entrada for lançada e vinculada a um pedido de compra que está vinculado ao processo. Os valores considerados desses títulos vinculadas automaticamente ao processo serão proporcionais ao valor do pedido de compra que que está vinculado ao processo.

Fluxo

Fluxo