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Cadastro de Pedidos de Venda - Televendas (FPDV0200 CRM)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita cadastrar os pedidos CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) realizado pela equipe de televendas juntamente ao cliente.

Campo a Campo

Campo a Campo

Pedido

Informar o número do pedido de venda. Se for deixado em branco o sistema calcula automaticamente o próximo número conforme os parâmetros do sistema. Esta numeração é diferente para cada empresa e este campo só estará habilitado para ser informado se o parâmetro 41 dos pedidos de venda estiver com "S".

Origem

Selecionar a origem do pedido de venda. Ao cadastrar um novo pedido a origem default será NORMAL e ao copiar um pedido (utilizando a tecla de função F4) a origem default será CÓPIA. As demais origens são provenientes dos pedidos originados por outras funções do sistema.

Emissão

Informar a data de emissão do pedido. Esta data poderá ser informada conforme desejado, porém, se não for informada trará como default a data do dia de inclusão.

Observação

Esta data não poderá ser superior à data informada no parâmetro 3 dos pedidos de venda.

Repre

Informar o número do pedido do representante. Este campo se destina ao controle de pedidos quando cada representante pode ter sua numeração. Normalmente, isto ocorre quando é utilizado o PALMS ou outros sistemas similares para a inclusão de pedidos no FoccoERP.

Data Entrega

Informar a data de entrega do pedido. Esta data poderá ser incluída manualmente ou calculada pelo módulo de promessa de entrega. Quando um pedido for alocado em um tanque a data não poderá ser alterada no cadastro de pedidos, só poderá sofrer alterações no módulo de promessa de entrega. Quando a data for informada deverá respeitar o horizonte cadastrado no parâmetro 4 dos pedidos de venda. Pode ou não ser um dia útil, mas deve seguir o parâmetro 11 dos pedidos de venda.

Firme

Selecionar para que a data de entrega não seja alterada no cálculo da promessa de entrega mesmo que o sistema entenda que esta data não é viável devido a capacidade dos tanques.

Data Digitação

Informar a data da digitação do pedido. Esta data deverá ser por item ou por pedido conforme o parâmetro 22 dos pedidos de venda.

Ordem Compra

Informar o número da ordem de compra para controlar os pedidos quando estes forem importados. Isto ocorre quando é utilizado PALMS ou outros sistemas similares para a inclusão de pedidos no FoccoERP. Esta informação, porém, pode ser utilizada para outros fins conforme as necessidades da empresa.

Observação

Verifique o parâmetro 39 dos pedidos de venda para conferir se um cliente pode ter mais de um pedido com a mesma ordem de compra.

Cliente

Selecionar o código do cliente do pedido de venda. Ao realizar esta seleção serão recuperadas as seguintes informações do cadastro:

  • Cliente estatístico (quando existir)

  • Estabelecimentos de entrega, faturamento e cobrança

  • Representante (conforme o parâmetro 24 dos pedidos de venda que avisa se também deve ser informado um representante secundário para o pedido)

  • Divisão de venda

  • Tipo de imposto

  • Tipo de nota 1

  • Tabela de venda

  • Condição de pagamento

  • Portador

Ao carregar cada um destes campos poderá desencadear a carga automática de outros campos. Para compreender melhor leia os helps de cada um dos campos citados acima. Durante a modificação de um pedido já cadastrado o cliente só poderá ser alterado se o parâmetro 32 dos pedidos de venda estiver como "S".

Ao trocar um cliente, além de recuperar os novos dados, o programa irá solicitar que seja feito o recálculo das políticas de acréscimo e desconto, pois poderá existir alguma política diferente para o novo cliente.

Estab. Fatura

Selecionar o estabelecimento de faturamento do cliente. Trará como default o que foi cadastrado para o cliente, mas poderá ser escolhido qualquer um dentre os marcados como "Faturamento" no Cadastro do Cliente.

Estab. Cobrança

Selecionar o estabelecimento de cobrança para este pedido. Trará como default o estabelecimento de cobrança do cadastro do cliente, porém, poderá ser informado qualquer um que esteja marcado como "Cobrança" e esteja ligado ao estabelecimento de faturamento escolhido.

Estab. Entrega

Selecionar o estabelecimento de entrega para este pedido. Trará como default o estabelecimento de entrega do Cadastro do Cliente, porém, poderá ser informado qualquer um que esteja marcado como "Entrega" e esteja ligado ao estabelecimento de faturamento escolhido.

Representante

Selecionar o representante do pedido. Virá como default o representante cadastrado para o cliente conforme o parâmetro 24 dos pedidos de venda. Ao clicar duas vezes neste campo, abrirá a janela onde se pode informar os representantes secundários para o pedido, os quais também podem ser carregados automaticamente conforme o parâmetro 24.

Durante a alteração de um pedido já cadastrado o representante só poderá ser alterado se o parâmetro 26 dos pedidos de venda estiver como "S". Após alterar o representante o sistema irá solicitar o recálculo das políticas de acréscimo e desconto, pois pode haver diferentes políticas para este novo representante.

Observação

Caso o representante tenha Planos de Venda ligados a ele, o campo do plano será habilitado na mesma linha do representante.

Plano

Selecionar o plano de venda ligado ao representante. Quando for alterado, caso já existam itens no pedido, o programa irá solicitar ao usuário se este deseja alterar o plano em relação a todos os itens do pedido que o utilizam. Além da troca do plano de venda nos itens, ao trocar o plano também serão recalculadas as políticas comerciais de acréscimo e desconto do pedido, pois podem existir diferentes políticas cadastradas para o novo plano.

Divisão Venda

Selecionar a divisão de venda do pedido. Virá como default o que estiver no cadastro do cliente.

Ao alterar a divisão de venda o sistema irá perguntar se deseja trocar a divisão de venda nos itens do pedido que a utilizam e recalcular todas as políticas de acréscimo e desconto, pois pode existir uma política para esta nova divisão de venda.

Observação

Caso seja trocada uma divisão de venda normal por uma divisão de venda de assistência técnica o programa automaticamente irá para a tela de itens para que seja informado o motivo da assistência em cada item do pedido.

Comissão

Informar o percentual médio de comissão dos itens do pedido. Esta informação só será recalculada ao salvar o pedido de venda após incluir seus itens.

Tipo Imposto

Selecionar o tipo de imposto do pedido. Virá como default para o campo o tipo de imposto do Cadastro do Cliente. Este tipo de imposto é utilizado para cálculos de ICMS e IPI no pedido. Este campo só poderá ser alterado se o parâmetro 29 dos pedidos de venda estiver com "S".

Tp Nota Fiscal

Selecionar os três tipos possíveis a serem utilizados neste pedido. A quantidade máxima será a informada no parâmetro 7 dos parâmetros comuns entre pedido e nota.

O primeiro campo será preenchido automaticamente com o que foi informado no Cadastro do Cliente e este é utilizado como default para todos os itens do pedido. Após informar todos os itens o programa atualiza automaticamente estes campos com os tipos de nota utilizadas nos mesmos, ou seja, caso seja informado algum tipo que não é usado em nenhum item do pedido este será desconsiderado. Caso seja utilizado nos itens algum tipo de nota que não tenha sido informada na capa esta será automaticamente carregada.

Ao alterar um tipo de nota o sistema irá perguntar se deseja trocar o tipo de nota nos itens que o utilizavam (e se a troca não for aceita retornará ao tipo anterior). Este campo só poderá ser alterado se o parâmetro 29 dos pedidos de venda estiver com "S".

Tabela Venda

Selecionar a tabela de venda padrão para o pedido. Virá como default a tabela de venda cadastrada no cliente.

Esta tabela é utilizada para procurar o preço de cada item novo informado no pedido.

Ao alterar a tabela de venda o programa irá perguntar se deseja trocar a tabela de venda em todos os itens do pedido que a utilizam. Em caso afirmativo, todos os itens que utilizam a tabela de venda anterior serão recalculados com a nova tabela de venda. Caso algum item não tenha valor na nova tabela uma mensagem avisará e a tabela anterior retornará ao pedido. Além da troca nos itens serão recalculadas as políticas de acréscimo e desconto, pois pode existir diferentes políticas para a nova tabela de venda.

Durante a digitação dos itens dois parâmetros são importantes no que se refere a tabela de venda:

  • Pedidos de Venda - parâmetro 10

  • Comuns entre Pedido e Nota - parâmetro 8