Ir para o conteúdo

Cadastro de Boletim de Caixa (FBOC0201)

Conhecer o Programa

O cadastro de boletim de caixa exibe todos os lançamentos efetuados no caixa da empresa. A interface principal do programa permite visualizar esses lançamentos filtrando por empresa, dia, usuário e demais informações.

Além disso, é possível analisar todos os créditos e débitos presentes no caixa, através de totalizadores presentes no rodapé da página. Esses totalizadores refletem a soma dos valores exibidos na listagem.

Posteriormente, os lançamentos presentes no boletim poderão ser integrados na contabilidade da empresa, através da opção “Boletim de Caixa” no programa de Geração de Lançamentos Contábeis (FCTB0250).

Filtros

Para visualização dos lançamentos gerados no caixa é possível filtrar a empresa, o dia e o usuário. Para habilitar o filtro por usuário, a empresa deve estar parametrizada para utilizar boletim de caixa por usuário (conceito de caixa individual) e o usuário logado deve ser definido como um usuário administrador do boletim de caixa. Para realizar esta parametrização:

Acessar o programa “Parâmetros do Boletim de Caixa (FUTL0125 BOLC)” no menu do FoccoERP e alterar a resposta dos parâmetros 7 e 8.

Caso a empresa selecionada não esteja parametrizada para utilizar boletim de caixa por usuário (parâmetro 7) o sistema não habilitará a opção de filtrar o usuário, pois desta forma a empresa não está utilizando o conceito de caixa individual.

Caso o usuário logado não esteja definido como administrador (parâmetro 8) o programa irá listar apenas lançamentos realizados pelo seu usuário e não habilitará o filtro por usuário.

A data é um filtro obrigatório para busca dos lançamentos. É possível avançar e retroceder datas utilizando as setas para direita e esquerda.

Listagem de Lançamentos

Os lançamentos exibidos no grid respeitam os filtros informados em tela.

Quando o usuário é administrador do boletim de caixa e a empresa utiliza caixa individual o sistema permite que usuários administradores alterem o usuário vinculado ao lançamento. Desta forma é possível “enviar” lançamentos de um caixa pra outro. Esta opção é habilitada quando registros são selecionados no grid.

Quando o lançamento foi originado de uma movimentação de Contas a Receber, Contas a Pagar ou Cheques, o sistema exibe informação na coluna “Documento”, indicando o tipo (CR, CP, CH) e o número do documento origem.

Ao lado direito do valor é exibido um círculo verde para lançamentos de crédito e um círculo vermelho para lançamentos de débito, indicando assim de forma visual ao usuário.

A coluna “Contabilizado” indica lançamentos que já foram integrados na contabilidade. Para estes, não é possível alterar ou excluir os dados. Para estes casos é necessário desfazer a integração contábil através do programa de Exclusão de Lançamentos Contábeis (FCTB0255) e posteriormente excluir os lançamentos no boletim.

A última coluna do grid exibe as ações disponíveis a serem realizadas com cada lançamento, como: Edição, Exclusão e Visualização do Rateio.

Novo Lançamento

É possível adicionar lançamentos de forma manual no boletim de caixa a partir do botão “Novo Lançamento”. Ao clicar nele, o sistema exibe uma interface com os campos obrigatórios e opcionais do lançamento.

Quando a conta contábil exige um centro de custo o sistema irá obrigar que o centro de custo seja informado. Assim como quando o histórico contábil exige um complemento.

O rateio do valor entre centros de custos é opcional.

A opção “Salvar e adicionar outro” permite incluir um lançamento sem fechar a tela de inclusão, permitindo cadastrar outro lançamento na sequência.

Por fim, o lançamento cadastrado utilizará como data base a data selecionada na interface principal.

Rateio por Centro de Trabalho e Máquinas

Quando a conta contábil selecionada possui um padrão de rateio cadastrado, conforme Cadastro de Rateios (FCTB0105), é possível lançar o valor total do lançamento em cada centro de custo vinculado à conta contábil. Mesma regra para as Máquinas, onde é possível lançar o valor total do Centro de Trabalho em múltiplas máquinas.

O rateio sempre deve fechar com o valor total do lançamento, onde a soma do total das máquinas seja igual ao total do Centro de Trabalho e a soma dos Centros de Trabalho seja igual ao Centro de Custo. Por fim, o total lançado em Centros de Custo deve fechar com o valor total do lançamento em questão.