Ir para o conteúdo

Importação de Notas Fiscais de Saída Própria de Emissão Própria (FFAT0230)

Conhecer o Programa

O programa tem como finalidade realizar a importação de notas fiscais de saída própria de emissão própria, através do arquivo XML de autorização do SEFAZ.

Para a funcionalidade do programa, o XML deverá ser um XML válido e autorizado pela SEFAZ.

Também poderá ser importado os XMLs com protocolos de cancelamento das notas já importadas por esse processo.

A nota será importada na empresa em que o XML foi gerado, através do CNPJ do emissor.

A numeração e série da nota, seguirão a numeração enviada pelo XML.

Importante

As numerações e séries deverão estar disponíveis no FoccoERP.

Os códigos de itens do XML deverão bater com a informação do FoccoERP, considerando a seguinte máscara “<COD_ITEM>_<ID_MASCARA>“para itens configurados e “<COD_ITEM>“ para itens sem configuração.

As notas importadas por este programa, só poderão ser canceladas através da importação do XML com o protocolo de cancelamento, não sendo possível realizar o cancelamento pelo FoccoERP.

Ações disponíveis no ERP para as notas importadas por este processo:

  • Emissão de Carta de Correção;

  • Download do XML.

As informações para faturamento serão consideradas conforme cadastro do cliente modelo, com algumas ressalvas:

  • Condição de pagamento será conforme consta no XML importado. Caso o XML não possua essa informação, será utilizado conforme cadastro do cliente modelo.

  • Tipo de nota de revenda será considerado para os itens comprados e para os demais itens (fabricados e de terceiros), será considerado o tipo de nota padrão. Caso não tenha sido informado o tipo de nota de revenda no XML, será utilizado o tipo de nota padrão.

Os dados de Alíquota de IPI, Alíquota de ICMS, CST e CFOP devem coincidir com os valores do XML, ou seja, estes campos devem estar idênticos entre XML e Tipo de Nota, caso contrário não será possível realizar a importação do XML.

Demais impostos, tributações, não serão validados, desta forma o que irá ser considerado, serão os dados informados no tipo de nota utilizado para a importação.

Caso o cliente informado no XML da nota importada já exista no FoccoERP, as informações de faturamento serão atualizadas conforme o cadastro do cliente modelo informado no momento da importação.

Campo a Campo

Campo a Campo

Empresa

Mostra o código da empresa em que a nota foi importada.

Chave de Acesso

Mostra a chave de acesso utilizada na nota importada.

Número da Nota

Apresenta o número da nota importada.

Série

Apresenta o código da série da nota importada.

Data de Emissão

Mostra a data de emissão da nota importada.

Cliente

Mostra o nome do cliente que consta no XML.

Valor Total (R$)

Apresenta o valor total da nota importada.

Status da Importação

Apresenta o status da importação, podendo ser:

  • Na Fila de Importação: quando o arquivo XML está sendo processado;

  • Preparando para Importar: após a fila de importação;

  • Interpretando XML: o programa está lendo o XML;

  • Vinculando Cliente: após a interpretação do XML, o programa está criando e fazendo o vínculo da nota com o cliente informado;

  • Na Fila de Reprocessamento: quando um arquivo XML está sendo reprocessado;

  • Na Fila de Exclusão: quando o registro é excluído;

  • Na Fila de Cancelamento: quando o XML de cancelamento da nota é importado;

  • Gerando Nota Fiscal: após a fila de processamento ou reprocessamento de um XML;

  • Cancelando Nota Fiscal: após a fila de cancelamento;

  • Na fila de exclusão: após o usuário excluir um registro com erro;

  • Importação Concluída: após a geração da nota fiscal, nesse momento já é possível consultar a nota no FoccoERP;

  • Nota Fiscal cancelada: após o processamento completo do XML de cancelamento da nota;

  • Erro ao gerar Nota Fiscal;

  • Erro ao cancelar Nota Fiscal;

  • Erro ao vincular Cliente;

  • Erro ao interpretar XML;

Quando o status de erro aparece, basta colocar o mouse do computador em cima do status, este irá apresentar qual erro ocorreu.

Botões
  • Reprocessar:

    Antes de clicar nesse botão, um ou mais registros devem ser selecionados. Esse botão serve para reprocessar um registro que havia apresentado erro na importação. Após a correção do erro, clicar nesse botão irá fazer com que o registro seja enviado para a fila de reprocessamento. Esse botão fica bloqueado caso nenhum registro que esteja com status de erro seja selecionado.

  • Excluir:

    Antes de clicar nesse botão, um ou mais registros devem ser selecionados. Os registros com erro que estejam selecionados serão colocados em uma fila de exclusão. Notas fiscais que já foram importadas para o FoccoERP serão excluídas diretamente, sem utilização do processo de fila. Para notas importadas, serão realizadas todas as validações de exclusão, como os períodos abertos para movimentações (estoque, financeiro, contabilidade, entre outros). Caso não seja possível excluir, mensagens serão exibidas para o usuário.

  • Atualizar:

    Utiliza-se esse botão para atualizar o status de importação dos registros que constam na grade.

  • Importação Manual:

    Ao clicar nesse botão, duas opções aparecem: IMPORTAR NFS e IMPORTAR CANC. DE NFS. Selecionando uma das opções, temos acesso a tela de Importação Autorização/Cancelamento de NFS.

  • Agendamentos

    Ao clicar neste botão será aberto a tela para cadastro de agendamentos para importação das notas fiscais de saída automática.

Tela Importar Autorização de NFS

Seleção dos XMLs

Ao clicar dentro do retângulo pontilhado, abrirá uma janela para selecionar o arquivo (ou arquivos) XML a ser importado. Também é possível arrastar um ou mais arquivos XML para dentro desse retângulo.

Cliente Modelo p/ NFS Estaduais

Informe um cliente já cadastrado no FoccoERP que será utilizado como modelo para a criação dos clientes das NFS estaduais a serem importadas.

Cliente Modelo p/ NFS Interestaduais

Informe um cliente já cadastrado no FoccoERP que será utilizado como modelo para a criação dos clientes das NFS interestaduais a serem importadas.

Tipo de Nota p/ NFS Estaduais

Informe o tipo de nota que será utilizado para as NFS estaduais a serem importadas. Se este campo não for preenchido o tipo de nota será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Tipo de Nota p/ NFS Interestaduais

Informe o tipo de nota que será utilizado para as NFS interestaduais a serem importadas. Se este campo não for preenchido o tipo de nota será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista. Para notas que possuem o indicador de presença marcado como sim no XML o tipo de nota será carregado conforme o Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113) para a UF da empresa emitente.

Divisão de Venda

Informe a divisão de venda para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido a divisão de venda será buscada do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Portador

Informe o portador para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido o portador será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Almoxarifado

Informe o almoxarifado para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido o almoxarifado será buscado da pasta estoque do cadastro do item.

IMPORTAR NFS AUTORIZAÇÃO

Ao clicar nesse botão, Os XMLs das notas selecionados ou arrastados para o campo de seleção de XML serão encaminhados para a fila de importação.

Tela Importar Cancelamento de NFS

Seleção dos XMLs

Ao clicar dentro do retângulo pontilhado, abrirá uma janela para selecionar o arquivo (ou arquivos) XML de cancelamento a ser importado. Também é possível arrastar um ou mais arquivos XML de cancelamento para dentro desse retângulo.

IMPORTAR NFS CANCELAMENTO

Ao clicar nesse botão, os XMLs de cancelamento das notas selecionados ou arrastados para o campo de seleção de XML de cancelamento serão encaminhados para a fila de importação.

Tela Agendamentos da Importação de Notas Fiscais de Saída

Empresa

Mostra o código da empresa em que o agendamento foi cadastrado.

Código

Código do agendamento.

Data de Início

Data de início do agendamento, esta data é referente a primeira execução do agendamento.

Repetição

Tipo de repetição do agendamento.

Situação

Indica a situação do agendamento, ativo ou inativo.

Ações

  • Histórico: Abre a tela de histórico de execução dos agendamentos.

  • Editar: Abre a tela de cadastro do agendamento com os campos para edição.

  • Excluir: Exclui o agendamento em questão.

Tela novo agendamento

Esta tela é aberta ao clicar do botão “Novo” da tela principal e permite cadastrar um agendamento informando os campos conforme abaixo:

Ativo

Indica a situação do agendamento, ao ser ativado e caso a data de início seja menor do que a data atual, este agendamento irá iniciar o processamento.

Repetição

Indica a recorrência da repetição, podendo ser em minutos, horas, dias, semanas, meses ou anos. A frequência de execução será sempre de 1 em 1, ou seja, se selecionar a opção horas, por exemplo, o agendamento será executado uma vez a cada hora.

Cliente Modelo p/ NFS Estaduais

Informe um cliente já cadastrado no FoccoERP que será utilizado como modelo para a criação dos clientes das NFS estaduais a serem importadas.

Cliente Modelo p/ NFS Interestaduais

Informe um cliente já cadastrado no FoccoERP que será utilizado como modelo para a criação dos clientes das NFS interestaduais a serem importadas.

Tipo de Nota p/ NFS Estaduais

Informe o tipo de nota que será utilizado para as NFS estaduais a serem importadas. Se este campo não for preenchido o tipo de nota será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Tipo de Nota p/ NFS Interestaduais

Informe o tipo de nota que será utilizado para as NFS interestaduais a serem importadas. Se este campo não for preenchido o tipo de nota será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Divisão de Venda

Informe a divisão de venda para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido a divisão de venda será buscada do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Portador

Informe o portador para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido o portador será buscado do cliente base, se o cliente não existir no FoccoERP, ou do cliente que está sendo importado, caso este já exista.

Almoxarifado

Informe o almoxarifado para as notas fiscais de saída a serem importadas. Se este campo não for preenchido o almoxarifado será buscado da pasta estoque do cadastro do item.

Diretório

Informe o diretório da rede onde serão armazenados os arquivos XML para importação das notas. Para que a importação funcione corretamente, é necessário que o usuário da aplicação (IIS) tenha acesso e permissão para leitura e escrita neste diretório.

Última Execução

Última data e hora em que este agendamento foi executado. Este campo é somente leitura e só terá valor na edição do agendamento, caso já tenha ocorrido alguma execução

Próxima Execução

Próxima data e hora em que este agendamento será executado. Este campo é somente leitura e só terá valor na edição do agendamento.

Tela Históricos de Execução do Agendamento

Nesta tela estarão listados os históricos de execução do agendamento, indicando se houve algum erro no processo de execução do agendamento em si, como por exemplo, falha de acesso ao diretório. Caso ocorra alguma inconsistência de negócio que impediu o processo de ser executado, será exibido no campo do Status da Importação da tela principal de Importação de Notas Fiscais de Saída Própria de Emissão Própria.

Data de Execução

Data e hora da execução do agendamento.

Resultado

Mensagem de resultado da execução do agendamento.