Ir para o conteúdo

Contagem para Inventário - Cadernos (FEST0265)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita cadastrar um código para o inventário, junto com o cadastro de cadernos para realização de contagens de materiais. As contagens para inventário são realizadas utilizando os cadernos impressos, os quais serão posteriormente digitados e conferidos com o objetivo de acertar o estoque dos materiais inventariados.

Um inventário, após ser cadastrado, não poderá ser excluído. Caso seja necessário abortar o processo, o mesmo deverá ser cancelado através da alteração do seu status para "Cancelado".

O sistema irá permitir a exclusão de inventários quando:

  • O status do inventário for igual a Aberto.

  • Não existir almoxarifado vinculado;

  • Não existir sequências de contagens.

Campo a Campo

Campo a Campo

Empresa

Mostra a empresa que está sendo acessada e possibilita alteração caso esta seja consolidada.

Cód. Inv.

Mostra o código da contagem para inventário por cadernos. Este código é gerado automaticamente pelo sistema e não é possível alterá-lo. Após cadastrar o inventário é possível dar um duplo clique de mouse sobre este campo para abrir a tela de dados gerais do inventário.

Cód. Resp.

Selecionar o funcionário responsável pelo inventário. O usuário é cadastrado no Cadastro de Funcionários (FADM0200).

Responsável

Mostra o nome do funcionário responsável pelo inventário.

Data Início

Data e hora de início do processo de inventário. Por padrão mostra a data e hora do cadastro do inventário.

Data Fim

Data e hora final do processo de inventário. Por padrão mostra a data e hora do acerto de estoque realizado no final do processo.

Status

Selecionar o status do inventário. No momento do cadastro do inventário, o status estará por default como "Aberto". Este campo será atualizado automaticamente pelo sistema durante o processo do inventário. Os possíveis status da contagem para inventário são: Aberto; Em digitação; Conferido; Em manutenção; Agrupado; Acertado; Fechado e Cancelado.

É possível alterar manualmente o status para "Cancelado" quando o status do inventário for: "Aberto", "Em digitação", "Conferido", "Em Manutenção" ou "Agrupado".

É possível alterar manualmente o status para "Fechado" quando o status do inventário for: "Acertado".

Não é possível alterar o status após o mesmo ter sido alterado manualmente para "Cancelado" ou "Fechado".

Botão Dados do Inventário

Botão Dados do Inventário

Após salvar o inventário cadastrado na tela inicial e clicar neste botão será exibida a tela com as informações do inventário. Esta tela é composta pelas informações do inventário na parte superior, com os seguintes campos:

Empresa

Mostra a empresa para qual o inventário foi cadastrado.

Cod. Inv.

Mostra o código do inventário selecionado.

Status Inv.

Mostra o status do inventário selecionado.

Na parte central é composta por cinco abas que conterão todos os dados do processo de inventário por cadernos e pelos botões de confirmação e cancelamento na parte inferior que retornarão para a tela inicial dos inventários. As abas desta tela estão detalhadas abaixo.

Esta tela também pode ser acessada com um duplo clique de mouse sobre o campo Cód. Inv..

As abas dos Dados do Inventário são:

Dados Gerais

Esta aba contém os dados gerais de uma contagem para inventário os campos desta aba são:

Cód. Inv.

Mostra o código do inventário, conforme campos da capa deste programa. Este código é gerado automaticamente pelo sistema e não é possível alterá-lo.

Status

Mostra o status do inventário, conforme campos da capa. No momento do cadastro do inventário, o status estará por default como "Aberto". Este campo será atualizado automaticamente pelo sistema durante o processo do inventário. Os possíveis status da contagem para inventário são: Aberto; Em digitação; Conferido; Em manutenção; Agrupado; Acertado; Fechado e Cancelado.

É possível alterar manualmente o status para "Cancelado" quando o status do inventário for: "Aberto", "Em digitação", "Conferido", "Em Manutenção" ou "Agrupado".

É possível alterar manualmente o status para "Fechado" quando o status do inventário for: "Acertado".

Não é possível alterar o status após o mesmo ter sido alterado manualmente para "Cancelado" ou "Fechado".

Cód. Resp.

Mostra o código e a descrição do funcionário responsável pelo inventário, conforme campos da capa.

Data Início

Mostra a data inicial do cadastro do inventário, conforme campos da capa.

Data Fim

Data e hora final do processo de inventário. Por padrão mostra a data e hora do acerto de estoque realizado no final do processo, conforme campos da capa.

Observações

Campo disponível para informar observações referente ao inventário, caso seja necessário.

Botão Histórico de Alterações

Ao clicar neste botão será aberta a tela com o histórico de alterações realizadas nos dados gerais do inventário. Todos os campos referentes a aba Dados Gerais do inventário possuem histórico, juntamente com as informações de número da sequência da alteração, modificado em e modificado por. As informações serão listadas em ordem decrescente de alteração, ou seja, o último registro alterado será o primeiro a ser exibido. Estes campos não poderão ser alterados, somente estarão disponíveis para consulta.

Almoxarifado

Através desta aba é possível vincular os almoxarifados ao inventário. Após escolher um almoxarifado e salvá-lo, não será possível alterá-lo, sendo necessário excluir o mesmo e incluir novamente. Também possibilita salvar uma imagem do saldo do estoque dos itens do almoxarifado.

O sistema irá bloquear a seleção de almoxarifados que estejam incluídos em outras Contagens para Inventário, cujo status seja diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado".

Os campos desta aba são:

Cód. Almox.

Informar o código do almoxarifado que se deseja inventariar. O almoxarifado poderá ser escolhido através de uma lista de valores, disponível ao lado deste campo, o mesmo é cadastrado no Cadastro de Almoxarifados (FITE0103).

Desc. Almox.

Mostra a descrição do almoxarifado informado.

Data Vínculo

Mostra a data em que o almoxarifado foi vinculado ao inventário, e não permite alteração.

Data Cópia Sld. Estq.

Mostra a data em que foi feita geração da imagem do saldo dos itens do almoxarifado, sem possibilidade de alterações manuais. A geração da imagem do saldo dos itens é feita através do botão Saldo do Estoque.

Qtde. Estoque

Mostra a soma das quantidades de estoque, indiferente da unidade de medida, de todos os itens da cópia do Saldo de Estoque realizado para o almoxarifado. Este campo somente estará com valor após a realização da cópia do saldo de estoque.

Valor Estoque

Mostra a soma dos valores de estoque de todos os itens da cópia do Saldo de Estoque realizado para o almoxarifado. Este campo somente estará com valor após a realização da cópia do saldo de estoque.

Botão Saldo do Estoque

Ao clicar neste botão será aberta uma tela que possibilita gerar uma imagem do saldo do estoque dos itens do almoxarifado ou, caso já gerado a imagem, com a lista dos itens e seu saldo de estoque.

Campos deste Botão

Cód. Almox.

Mostra o código e a descrição do almoxarifado.

Dt. Cópia Sld. Estq.

Mostra a data que ocorreu a cópia do saldo de estoque dos itens com movimentação no almoxarifado.

Cód. Item

Mostra o código do item, cujo saldo de estoque foi salvo.

Másc. Id

Mostra a identificação da máscara do item, cujo saldo de estoque foi salvo, caso este seja configurado.

Qtde. Estoque

Mostra a quantidade de itens no estoque.

UM

Mostra a unidade de medida de estoque do item.

Cst. Méd. Unit.

Mostra o custo médio unitário do item e máscara na data da cópia do saldo de estoque.

Valor Estoque

Mostra o valor total do estoque do item. Este valor é obtido multiplicando o campo "Qtde. Estoque" pelo campo "Cst. Méd. Unit." do registro da grade.

Endereço de Estoque

Mostra o endereço do item caso mesmo possua controle de endereçamento.

Lote

Mostra o lote do item caso o mesmo possua controle de lote.

Série

Mostra a série do item caso o mesmo possua controle de série.

Desc. Item

Mostra a descrição técnica do item, cujo saldo de estoque foi salvo.

Configuração

Mostra a configuração (máscara) do item, cujo saldo de estoque foi salvo, caso o item seja configurado.

Botão Gerar Cópia Sld. do Estq.

Ao clicar neste botão, o sistema irá salvar as quantidades de estoques de todos os itens que possuírem movimentos de estoque no almoxarifado com os seus respectivos lote, série, endereço e máscara, caso possuam. Ao gerar estas informações, o sistema irá atualizar os seguintes campos do almoxarifado: campo Dt. Cópia Sld. Estq. com a data do processamento, campo Qtde. Estoque com a soma de todas as quantidades dos itens da cópia, indiferente da unidade de medida e o campo Valor Estoque com a soma de todos os valores de estoque dos itens da cópia.

Botão Ok

Ao clicar neste botão, o sistema irá retornar para a tela dos almoxarifados e salvar as alterações realizadas.

Botão Cancelar

Ao clicar neste botão, o sistema irá retornar para a tela dos almoxarifados, sem salvar as alterações realizadas.

Botão Incluir Almoxarifados

Ao clicar neste botão será aberta a tela para seleção de um intervalo de almoxarifados.

Campos deste Botão

Almoxarifado(s)

Selecionar o intervalo de almoxarifados desejados a serem listados.

Botão Listar Almoxarifados

Ao clicar neste botão será aberta uma tela que possibilita selecionar os almoxarifados através de um checkbox, para posterior inclusão ao inventário.

___Botão Cancelar__

Ao clicar neste botão o sistema irá retornar para a aba de almoxarifados sem realizar alterações.

Seq. Contagem

As Sequências de Contagem são agrupadores de Cadernos, que permitem a contagem e recontagem de itens.

Ao clicar nesta aba as informações alteradas nas telas anteriores deverão estar salvas.

É possível incluir e alterar informações nesta aba quando:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • Todas as sequências existentes estiverem com status "Agrupado" ou "Cancelado";

  • Não existirem dados gerados na aba verificação.

Observação

Não será possível inserir nova sequência quando existir sequências em processo de contagem. O processo de contagem de uma sequência somente será finalizado quando esta for agrupada ou cancelada.

Ao inserir ou alterar uma sequência de contagem, o sistema irá gravar um histórico desta alteração com a data, hora e usuário, juntamente com as informações da sequência.

É possível excluir as informações da sequência quando:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • Não existirem cadernos ligados à mesma.

  • For a maior sequência de contagem do inventário;

  • Não existirem dados gerados na aba verificação.

Observação

Ao excluir uma sequência de contagem, o sistema irá excluir o histórico desta alteração da sequência. Não será possível rastrear quem excluiu a sequência.

Os campos desta aba são:

Seq.

Mostra o código da Sequência do Inventário e não permite alteração. Ao realizar duplo-clique de mouse sobre este campo será aberta a tela de cadastro de cadernos da sequência, mesma tela exibida ao clicar no botão Cadernos.

Cód. Resp.

Selecionar o funcionário que irá administrar a sequência de inventário. Este campo poderá ser alterado a qualquer momento.

Responsável

Mostra o nome do funcionário responsável, conforme o código selecionado.

Data Status

Este campo será preenchido automaticamente quando o status da sequência for alterado.

Status

Ao cadastrar uma nova sequência de contagem para o inventário este campo virá preenchido, com o status de "Aberto". O status será atualizado automaticamente, pelo sistema, durante o processo do inventário e, pode ser alterado manualmente para "Cancelado". Os status da contagem para inventário são: Aberto, Em digitação, Conferido, Em manutenção, Agrupado e Cancelado.

Somente será possível alterar, manualmente, o status da contagem para "Cancelado" quando o status da sequência não estiver como "Agrupado".

Botão Cadernos

Ao clicar neste botão ou realizar duplo clique no código da sequência de contagem abrirá a tela do cadastro de cadernos da sequência de contagem do inventário.

Antes de clicar neste botão ou pressionar duplo clique, as informações da sequencia de contagem deverão estar salvas.

Campos deste Botão

Cod. Inv.

Mostra o código do inventário que está sendo acessado.

Status Inv.

Mostra o status do inventário que está sendo acessado.

Seq. Contagem

Mostra a sequência da contagem do inventário que está sendo acessado.

Status Seq.

Mostra o status da sequência do inventário que está sendo acessado.

Nº Cad.

O campo Nº Cad. é o identificador do caderno dentro deste inventário. Os números são únicos por inventário e iniciam sempre do número 1. Não é possível alterar as informações deste campo. Ao pressionar duplo-clique, será exibida a tela de Páginas do Caderno, mesma que será exibida ao clicar no botão Páginas.

Cód. Resp.

Selecionar o responsável que será utilizado para nomear o funcionário que irá administra a contagem do caderno. Este campo não é obrigatório na inclusão do caderno, pois o responsável pode não estar definido neste momento, podendo ser escrito à mão no caderno no momento da contagem, mas se tornará obrigatório no momento da digitação do caderno.

Responsável

Mostra o nome do responsável, conforme código escolhido no campo Cód. Resp..

Cód. Almox.

Informar o código do almoxarifado. Os cadernos estarão ligados a um almoxarifado, o qual será inventariado.

Este campo não é obrigatório na inclusão do caderno, pois o almoxarifado pode não estar definido neste momento, podendo ser escrito à mão no caderno no momento da contagem, mas se tornará obrigatório no momento da digitação do caderno.

Caso o almoxarifado não estiver vinculado ao inventário, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: "O almoxarifado escolhido ainda não está vinculado ao Inventário. Você deseja que o sistema vincule o almoxarifado ao inventário no momento da geração do caderno?". Ao selecionar a opção Sim, o almoxarifado será vinculado ao inventário no momento da inclusão do caderno. Caso a opção escolhida seja não, o sistema voltará para o campo Cód. Almox, aguardando a digitação de um novo almoxarifado.

Ao alterar este campo, se o campo endereço estoque possuir valor, o sistema irá apagar o valor e emitir a seguinte mensagem: "Ao alterar o almoxarifado, o Endereço de Estoque vinculado a este caderno será apagado. Deseja continuar?". Ao selecionar a opção sim, o almoxarifado será vinculado ao caderno e o campo endereço estoque será apagado. Caso a opção escolhida for não, o sistema voltará para o campo Cód. Almox, aguardando a digitação do novo almoxarifado.

Desc. Almox.

Mostra a descrição do almoxarifado, conforme código escolhido no campo Cód. Almox.

Status

Ao cadastrar um novo caderno, este campo receberá o status de "Gerado". O status será atualizado automaticamente durante o processo do inventário. Os possíveis status do caderno são: Gerado, Impresso, Em digitação, Impresso para conferência, Conferido, Em manutenção e Descartado.

É possível alterar, manualmente, o status do caderno para descartado, quando o status do inventário for diferente de acertado, fechado ou cancelado e o status da sequência de contagem for diferente de agrupado ou cancelado.

Páginas

Mostra o número total de páginas do caderno.

Orientação

Selecionar o tipo de orientação desejada. As opções são: retrato ou paisagem. A orientação do caderno irá definir também a quantidade de linhas por página do caderno, onde:

  • Cadernos com orientação Retrato disponibilizam 40 linhas por página para digitação, porém com espaçamento menor das colunas.

  • Cadernos com orientação Paisagem disponibilizam 25 linhas por página para digitação, porém com maior espaçamento das colunas.

Após a geração do caderno, somente será possível alterar o campo orientação caso nenhum item estiver vinculado ao caderno.

Controle de Endereço

Selecionar a forma de controle de endereço de estoque para o caderno. As opções são:

Por Caderno - Indica que um endereço deverá ser selecionado para o caderno, seja no momento da geração ou na digitação do caderno. Ao selecionar esta opção, o sistema não irá apresentar a coluna para endereço nas linhas do caderno, e todos os itens inclusos ao caderno, que possuem controle de endereço, serão ligados automaticamente, ao endereço selecionado no campo endereço estoque.

Ao selecionar esta opção, o campo Endereço Estoque ficará disponível para seleção.

Por Linha - Indica que haverá uma coluna para informar o endereço de estoque nas linhas do caderno. Ao selecionar esta opção é obrigatório informar item a item, nos itens que controlam endereço de estoque, o endereço de estoque que está sendo inventariado, para posterior acerto de estoque.

Ao selecionar esta opção, o campo Endereço Estoque ficará desabilitado.

Não Controla - Indica que nenhum endereço será selecionado para o caderno e que não haverá coluna para endereço nas linhas do caderno, não sendo possível adicionar nenhum item que controla endereço ao caderno.

Ao selecionar esta opção o campo Endereço Estoque ficará desabilitado.

Após a geração do caderno, somente será possível alterar as informações deste campo caso nenhum item estiver vinculado ao caderno.

Endereço

Selecionar o endereço de estoque para o caderno. Este campo somente estará habilitado se o controle de endereço do caderno for "Por Caderno".

Controle de Lote

Selecionar a forma de controle de lote para o caderno. As opções são:

Por Linha - Indica que haverá uma coluna para informar o lote nas linhas do caderno, possibilitando a inclusão de itens que controlam lote ao caderno. A coluna será utilizada somente por itens que controlam lote, cuja identificação é obrigatória no momento do acerto de estoque.

Não Controla - Indica que não haverá coluna para informar, para itens que controlam lote, o lote dos itens. Não é possível adicionar nenhum item que controla lote ao caderno.

Após a geração do caderno, somente será possível alterar as informações deste campo caso nenhum item estiver vinculado ao caderno.

Controle de Série

Selecionar a forma de controle de série para o caderno. As opções são:

Por Linha - Indica que haverá uma coluna para informar a série nas linhas do caderno, possibilitando a inclusão de itens que controlam série ao caderno. A coluna será utilizada somente por itens que controlam Série, cuja identificação é obrigatória no momento do acerto de estoque.

Não Controla - Indica que não haverá coluna para informar, para itens que controlam série, a série dos itens. Com esta opção, não será possível adicionar nenhum item que controla série ao caderno.

Após a geração do caderno, somente será possível alterar as informações deste campo caso nenhum item estiver vinculado ao caderno.

Botão Páginas

Ao clicar no neste botão ou pressionar duplo clique no campo Nº Cad. abrirá a tela Páginas do Caderno. O objetivo desta tela é cadastrar e visualizar as páginas que o caderno possui. Antes de clicar no botão Páginas as informações inseridas ou alteradas devem ser salvas.

Campos deste Botão

Páginas dos Cadernos

Nº Caderno

Mostra o número do caderno o qual as páginas pertencem.

Responsável

Mostra o responsável pelo caderno o qual as páginas pertencem.

Status

Mostra o status do caderno o qual as páginas pertencem.

Almoxarifado

Mostra o almoxarifado do caderno o qual as páginas pertencem.

Endereço Estoque

Mostra o endereço de estoque do caderno o qual as páginas pertencem. Este campo é somente informativo e não estará disponível para alteração. Este campo somente estará disponível se o caderno possuir controle de endereço "por caderno".

Na Grade

Somente será permitido incluir itens na grade se:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • E o status da sequência de contagem for diferente de "Agrupado" ou "Cancelado";

  • E o status do caderno for "Gerado".

Observações de inclusão:

  • Ao incluir uma página, todas as linhas desta página serão incluídas, conforme orientação do caderno (Retrato ou Paisagem).

  • Será inserido um histórico de alteração com a data, hora e usuário, junto com os dados da página.

Somente será permitido alterar itens na grade se:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • E o status da sequência de contagem for diferente de "Agrupado" ou "Cancelado";

  • E o status do Caderno for "Gerado".

Observações de alteração:

  • Ao alterar uma página, será inserido um histórico de alteração com a data, hora e usuário, junto com os dados da página.

Exclusões das Páginas dos Cadernos somente serão permitidas se:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • E o status da sequência de contagem for diferente de "Agrupado" ou "Cancelado";

  • E o status do Caderno for "Gerado".

Observações da exclusão:

Ao excluir uma página que possui itens vinculados às linhas, a seguinte mensagem será exibida:

"Existem itens vinculados nas linhas deste caderno. Você tem certeza que deseja continuar e apagar a página juntamente com as linhas e seus itens?". Ao selecionar a opção "Sim", a página será excluída, juntamente com as linhas, seguindo as regras de exclusão.

Se um caderno possuir 5 páginas (1,2,3,4 e 5), e a página 2 for excluída. A página 3 será alterada para a página 2, a página 4 para a 3 e a página 5 para a 4. O caderno ficará com 4 páginas somente (1,2,3 e 4).

Ao excluir uma página, o histórico de alteração será excluído, perdendo a possibilidade de rastreio de quem excluiu a mesma.

Página

Mostra o número da página dentro do caderno. As páginas são únicas por caderno e iniciam sempre do número 1. O número da página será gerado automaticamente pelo sistema, sempre sequencial, buscando a maior página do caderno + 1. O número das páginas não poderão ser alterados, pois o controle de numeração das páginas ficará com o sistema. Ao pressionar duplo-clique de mouse sobre este campo a tela de linhas da página do caderno será exibida, mesma tela exibida ao clicar no botão Linhas.

Cód. Resp.

Selecionar o funcionário que irá administrar a contagem da página do caderno. Este campo não é obrigatório na inclusão da página, pois o responsável pode não estar definido neste momento, podendo ser escrito à mão na página do caderno no momento da contagem, mas se tornará obrigatório no momento da digitação do caderno.

Responsável

Mostra o número do funcionário conforme código escolhido no campo Cód. Resp..

Controle de Impressão

Mostra a quantidade de vezes que a página foi reimpressa.

Data Início Contagem

Mostra a data e hora início de contagem da página do caderno. Este campo pode ser alterado através do programa (FEST0266).

Data Fim Contagem

Mostra a data e hora final de contagem da página do caderno. Este campo pode ser alterado através do programa (FEST0266).

Cód. Resp. Digit.

Mostra qual o código do funcionário responsável pela digitação do caderno. Este campo pode ser alterado através do programa (FEST0266).

Responsável Digitação

Mostra o nome do funcionário responsável pela digitação do caderno, conforme selecionado no campo Cód. Resp. Digit..

Resp. Conf.

Selecionar o responsável pela conferência do caderno.

Responsável Conferência

Mostra o nome do responsável, conforme selecionado no campo Resp. Conf..

Botão Linhas

Possibilita visualizar as linhas que uma página possui, com os itens das mesmas. Ao clicar neste botão a tela de Linhas da Página será exibida. A tela de Linhas da Página também pode ser acessada pressionando duplo clique de mouse no campo Página.

Antes de clicar neste botão as informações da página do caderno devem ser salvas.

Campos deste Botão

Linhas da Página

Os itens das linha somente poderão ser alterados antes do caderno ser impresso.

Nº Caderno

Mostra o número do caderno o qual a página e as linhas pertencem. Este campo é somente informativo e não estará disponível para alteração.

Resp. Caderno

Mostra o Código e Nome do Responsável pelo caderno ao qual as páginas e as linhas pertencem.

Status

Mostra o status do caderno o qual a páginas e as linhas pertencem. Este campo é somente informativo e não estará disponível para alteração.

Almoxarifado

Mostra o código e a descrição do Almoxarifado do caderno o qual as páginas e as linhas pertencem.

Nº Página

Mostra o número da página e o total de páginas do caderno. Será utilizado como separador o caractere "/". Exemplo: "1/12", "2/12", "3/12"...

Resp. Página

Mostra o código e o nome do responsável pela página do caderno.

Na Grade

Não serão permitidas inclusões neste bloco, pois o número de linhas é definido pela orientação do caderno (Retrato ou Paisagem). As linhas serão inseridas no momento da geração da página do caderno.

Alterações somente serão permitidas se:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • E o status da sequência de contagem for diferente de "Agrupado" ou "Cancelado";

  • E o status do Caderno for "Gerado".

Observações de Alteração.

  • O número das linhas não poderá ser alterado;

  • Ao alterar uma linha, será inserido um histórico de alteração com a data, hora e usuário, junto com os dados da linha.

Não é permitida a exclusão da linha inteira, somente é permitido apagar os campos da linha. A exclusão somente será permitida se:

  • O status do inventário for diferente de "Acertado", "Fechado" ou "Cancelado";

  • E o status da sequência de contagem for diferente de "Agrupado" ou "Cancelado";

  • E o status do Caderno for "Gerado".

Observações de Exclusão.

Ao excluir uma linha, respeitando as regras descritas acima, seguinte mensagem será exibida: "Você tem certeza que deseja apagar todos os dados desta linha?". Ao responder "Sim", o sistema apagará todas as informações da linha. Será inserido um histórico de alteração com a data, hora e usuário, junto com as informações da linha, que estarão todos em branco.

Linha

Mostra o Número da Linha. A quantidade de linhas por página é definida pela orientação do caderno.

Cód. Item

Selecionar o item que será inventariado.

Másc. Id

Selecionar a identificação da máscara do item, caso este seja configurado.

Configuração

Mostra a máscara do configurado escolhido no campo Id Máscara.

Quantidade

Mostra a quantidade de itens digitada e somente estará preenchido após o caderno possuir digitações.

UM

Mostra a unidade de medida da pasta estoque do item. Se o item for configurado, será a pasta estoque configurada.

Lote

Selecionar o lote para o item. Este campo somente estará visível se o caderno possuir controle de lote por linha.

Série

Selecionar a série para o item. Este campo somente estará visível se o caderno possuir controle de série por linha.

Endereço Estoque

Selecionar o endereço de estoque do item. Este campo somente estará visível se o caderno possuir controle de endereço por linha. Somente poderão ser escolhidos endereços correspondentes ao almoxarifado escolhido no campo Cód. Almox. do caderno. Se o almoxarifado do caderno não for informado, nenhum endereço pode ser escolhido. Este campo não é de preenchimento obrigatório e pode ser preenchido no momento da digitação dos cadernos.

Desc. Item

Mostra a descrição técnica do item selecionado.

Configuração

Mostra a máscara do configurado informado no campo Id Máscara, caso o item seja configurado

Botão Histórico de Alterações

Ao clicar neste botão será exibida a tela com o histórico de alterações realizadas na Linha da Página do Caderno.

Campos deste Botão

Histórico de Alterações

Número da alteração, sempre começa em 1. A cada alteração da Página, um novo registro é inserido automaticamente com o maior "Nº" + 1.

Modificado em

Data e hora da alteração realizada na Linha.

Modificado por

Este campo conterá as informações do usuário que realizou a inclusão ou alteração da Linha.

Linha

Mostra a linha do item na página do caderno.

Cód. Item

Mostra o código do item.

Desc. Item

Mostra a descrição do item.

Máscara Id

Mostra a máscara e a identificação do item, caso o mesmo seja configurado.

Configuração

Mostra a configuração do item, caso o mesmo seja configurado.

Qtde

Mostra a quantidade do item.

UM

Mostra a unidade de medida do item.

Lote

Mostra o lote do item, caso o mesmo possua controle por lote.

Série

Mostra a série do item, caso o mesmo possua controle por série.

Endereço Estoque

Mostra o endereço do estoque do item.

Botão OK

Retorna para a tela de Linhas do Caderno.

Botão OK

Salva as alterações realizadas e retorna para a tela de Páginas do Caderno.

Botão Cancelar

Retorna para a tela de Páginas dos Cadernos, sem salvar as alterações.

Botão Digitação

Ao clicar neste botão o programa Impressão dos Cadernos para Conferência (FEST0266) será aberto. Caso seja possível acessar este botão, uma mensagem será exibida informando o motivo.

Botão Reimpressão

Possibilita reimprimir as páginas do caderno que não possuíram digitações. Ao clicar neste botão a tela de Reimpressão das Páginas do Caderno será exibida, somente se o status do caderno for: "Impresso", "Em digitação", "Impresso para Conferência" ou "Em Manutenção".

Antes de clicar neste botão as informações da página do caderno devem ser salvas.

Campos deste Botão

Reimpressão das Páginas do Caderno

Todas as páginas do caderno serão listadas na grade, porém será possível selecionar somente as páginas que não possuírem digitações, ou seja, que a data e hora início e fim da contagem da página estejam sem informações. Caso a página possuir digitações, a seguinte mensagem de bloqueio será exibida: "Não é permitido reimprimir páginas com digitações realizadas.".

As colunas deste grid serão descritas a seguir:

Checkbox Todos

Possibilita marcar ou desmarcar todos os cadernos na grade.

Checkbox Item

Possibilita marcar as páginas do caderno desejadas para reimpressão.

Caderno

Mostra o número do caderno cujas páginas serão reimpressas.

Página

Mostra o número da página do caderno que será reimpressa.

Cód. Resp.

Mostra o Código do responsável pela página do caderno que será reimpressa.

Responsável

Mostra o nome do responsável pela página do caderno que será reimpressa.

Controle de Reimpressão

Mostra o número de vezes que esta página já foi reimpressa.

Botão Reimprimir

O botão Reimprimir irá imprimir as páginas selecionadas.

Nestas páginas, será acrescido 1 ao campo Controle de Reimpressão antes da emissão do relatório, para que esta reimpressão possa ser identificada na página do caderno. O layout utilizado para esta impressão será o mesmo da impressão, com os itens que a página possuir. No cabeçalho da página será impresso o indicador de reimpresso juntamente com o número da página.

Ao reimprimir a página, será inserido um histórico de alteração com a data, hora e usuário, junto com os dados da página.

Botão Cancelar

Retorna para a tela de Páginas dos Cadernos sem realizar a reimpressão.

Botão Histórico de Alterações

Ao clicar neste botão a tela com o histórico de alterações realizadas na Página do Caderno da Sequência de Contagem, será exibida.

Campos deste Botão

Histórico de Alterações da Página do Caderno

Número da alteração, sempre começa em 1. A cada alteração da Página, um novo registro é inserido automaticamente com o maior "Nº" + 1.

Modificado em

Data e hora da alteração realizada na Página.

Modificado por

Este campo conterá as informações do usuário que realizou a inclusão ou alteração da Página.

Cód. Resp

Mostra o código do responsável informado nas páginas do caderno.

Responsável

Mostra o responsável informado nas páginas do caderno.

Controle de Reimpressão

Mostra a quantidades de vezes que a página foi reimpressa.

Data Início Contagem

Mostra a data de início da contagem de páginas do caderno.

Data Fim Contagem

Mostra a data fim da contagem de páginas do caderno.

Cód. Resp. Dig.

Mostra o código do responsável pela digitação da página do caderno.

Responsável Digitação

Mostra o responsável pela digitação da página do caderno.

Botão OK

Retorna para a tela de Páginas do Caderno.

Botão OK

Retorna para a tela dos Cadernos da Sequência de Contagem e salva as alterações realizadas.

Botão Cancelar

Retorna para a tela dos Cadernos da Sequência de Contagem sem realizar alterações.

Botão Agrupamento

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Agrupamento da Sequência de Contagem.

Campos deste Botão
Contagem para Inventário - Cadernos

Inventário

Mostra o código do Inventário.

Status Inv.

Mostra o Status do Inventário.

Seq. Contagem

Mostra o código da Sequência de Contagem.

Status Seq

Mostra o status da Sequência de Contagem.

Agrupamento da Sequência de Contagem

Este bloco somente possuirá valores se o agrupamento da sequência de contagem já estiver sido realizado.

Total de Digitações

Mostra o número de digitações nos cadernos desta sequência de contagem, ou seja, número de linhas nos cadernos com item informado.

Total de Registros Agrupados

Mostra o número de registros resultantes do agrupamento das digitações dos cadernos desta sequência de contagem.

Itens/Máscaras Agrupadas

Mostra o número de itens e máscaras agrupados que foram digitados nos cadernos desta sequência de contagem.

Registros Divergentes

Mostra o número de registros que apresentaram divergência entre a quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados.

Almoxarifados Agrupados

Mostra o número de almoxarifados agrupados que foram inventariados nos cadernos desta sequência de contagem.

Registros Corretos

Mostra o número de registros cuja quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados são iguais.

Registros Marcados para Recontagem

Mostra o número de registros mascados para recontagem.

Quantidades

Qtde. Contada

Mostra a soma de todas as quantidades contadas e agrupadas de estoques, indiferente da unidade de medida, dos itens agrupados na sequência de contagem.

Qtde. Estoque

Mostra a soma de todas as quantidades de estoque, indiferente da unidade de medida, dos itens salvos na cópia do saldo de estoque (aba almoxarifados) que foram agrupados nesta sequência de contagem.

Qtde. Entradas

Mostra a soma de todas as diferenças entre a quantidade contada e a quantidade de estoque dos itens agrupados, indiferente da unidade de medida, que irão gerar movimentos de entrada de estoque, ou seja, que a diferença entre a quantidade contada e a quantidade de estoque seja positiva ("Qtde. Contada" - "Qtde. Estoque" = "Qtde. Positiva").

Qtde. Saídas

Mostra a soma de todas as diferenças entre a quantidade contada e a quantidade de estoque dos itens agrupados, indiferente da unidade de medida, que irão gerar movimentos de saída de estoque, ou seja, que a diferença entre a quantidade contada e a quantidade de estoque seja negativa ("Qtde. Contada" - "Qtde. Estoque" = "Qtde. Negativa").

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre o campo “Qtde. Contada" e o campo "Qtde. Estoque", ou seja os campos "Qtde. Contada" desta tela menos o campo "Qtde. Estoque". Este campo também mostra a soma dos campo "Qtde. Entradas" e o campo "Qtde. Saídas", ou seja, a soma das quantidades de entrada e saída de estoque, que é a diferença entre a quantidade contada e a quantidade de estoque.

% Diferença Qtde.

Mostra o percentual que o campo "Diferença Qtde." representa sobre o campo "Qtde. Estoque".

Valores

Valor Contado

Mostra a soma de todos os valores, referente às quantidade contadas e agrupadas dos itens na sequência de contagem. O valor monetário de cada agrupamento será calculado pela quantidade contada, multiplicado pelo custo médio unitário do item salvo na cópia do saldo de estoque dos itens na aba Almoxarifados.

Valor Estoque

Mostra a soma dos valores de todas as quantidades de estoque, dos itens salvos na cópia do saldo de estoque (aba almoxarifados) que foram agrupados nesta sequência de contagem.

Valor Entradas

Mostra a soma de todas as diferenças entre o Valor Contado e o Valor de Estoque dos itens agrupados que irão aumentar o valor do estoque, ou seja, onde a diferença entre o valor contado e o valor de estoque seja positiva ("Valor. Contado" - "Valor Estoque" = "Valor Positivo").

Valor Saídas

Mostra a soma de todas as diferenças entre o Valor Contado e o Valor de Estoque dos itens agrupados que irão diminuir o valor do estoque, ou seja, onde a diferença entre o valor contado e o valor de estoque seja negativa ("Valor. Contado' - "Valor Estoque" = "Valor Negativo").

Diferença Valor

Mostra a diferença entre o campo "Valor Contado" e o campo "Valor Estoque", ou seja os campos "Valor Contado" desta tela menos o campo “Valor Estoque”. Este campo também mostra a soma dos campo "Valor Entradas" e o campo "Valor Saídas", ou seja, a soma dos valores de entrada e saída do estoque, que é a diferença entre valor contado e o valor do estoque.

Diferença Valor

Mostra o percentual que o campo "Diferença Valor" representa sobre o campo "Valor Estoque".

Botão Agrupar

Este botão ficará habilitando se a sequência de contagem estiver desagrupada. Ao clicar neste botão, o sistema irá realizar o agrupamento da sequência de contagem. Após realizar o agrupamento, este botão não será mais exibido, e no lugar deste, irá aparecer o botão “Desagrupar”.

Somente será possível agrupar uma sequência de contagem quando:

  • O status do inventário for "Conferido".

  • O Status da sequência de contagem for "Conferido".

O botão Agrupar irá gerar três agrupamentos das quantidades digitadas nos cadernos da sequência de contagem, os agrupamentos são:

1° Este agrupamento é o principal, onde todos os itens contados nos cadernos da sequência de contagem serão agrupados por item/máscara, almoxarifado, endereço de estoque, lote/série e unidade de medida, somando suas quantidades. Todos registros gerados estarão desmarcados para recontagem. Os valores gerados neste agrupamento, poderão ser visualizado na tela do Agrupamento Detalhado.

2° O segundo agrupamento será por sequência de contagem, onde será possível verificar as quantidades e valores totais contados na sequência de contagem. Os valores gerados neste agrupamento podem ser visualizados na tela Agrupamento da sequência de Contagem.

3° O terceiro agrupamento será por item, máscara e unidade de medida, somando as quantidades e valores. Todos registros gerados estarão desmarcados para recontagem. Os valores gerados neste agrupamento, serão visualizado na tela Agrupamento por Item e Máscara.

Após o agrupamento, o status da sequência de contagem e do inventário serão alterados para "Agrupado".

Botão Desagrupar

Este botão ficará visível após a sequência de contagem estar agrupada. Ao clicar neste botão, o sistema irá exibir a seguinte mensagem, com as opções Sim e Não, "Ao desagrupar, todos os dados do agrupamento, incluindo a marcação dos itens para recontagem, desta sequência de contagem serão apagados. Deseja continuar?". Caso a opção escolhida seja “Sim”, todos os dados do agrupamento desta sequência de contagem serão apagados. Se a opção selecionada for “Não”, o sistema não irá realizar nenhuma ação. Após, a exibição da mensagem, o sistema irá realizar a exclusão do agrupamento da sequência de contagem.

Ao desagrupar uma sequência de contagem, os status da sequência de contagem e do inventário voltarão para "Conferido".

Somente será possível desagrupar uma sequência de contagem quando:

  • O status do inventário for Agrupado.

  • O status da sequência de contagem for Agrupado e a mesma for a maior sequência de contagem, desconsiderando as sequências canceladas.

  • As informações da aba Verificação não estarem geradas. Caso exista informações na aba Verificação, o sistema irá exibir a seguinte mensagem: "Não é permitido desagrupar esta sequência de contagem, pois existem informações geradas na aba Verificação."

Botão Agrupamento Detalhado

Este botão ficará habilitado quando o agrupamento da sequência de contagem estiver realizado e salvo. Ao clicar neste botão abrirá a tela Agrupamento Detalhado.

Campos deste Botão

Esta tela exibe todos os registros agrupados por item/máscara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série

É possível marcar os itens para serem recontados quando:

  • O status do inventário for igual a "Agrupado".

  • O status da sequência de contagem for igual a "Agrupado".

Botões Ordenação “A Z” – “Z A”

Botões Ordenação “A Z” – “Z A”

Estes botões ordenam as informações da grade. A ordenação é realizada pela coluna que o cursor estiver posicionado. Ao clicar na ordenação, o sistema irá colocar a seta indicativa da ordenação no início do título da coluna.

Alguns campos numéricos possuirão uma ordenação especial, indiferente do sinal que o precede. Estes campos normalmente serão campos indicadores de diferenças, e uma diferença de +10 ou -10, por exemplo, (seja quantidade, valor ou percentual), tem o mesmo peso neste projeto para estes campos.

Exemplos das ordenações:

Na Grade

Check-box Todos

Marcar ou desmarcar todos os checkbox dos registros da grade.

Check-box Item

Marcar ou desmarcar para indicar que o registro agrupado está marcado para ser recontado em uma sequência de contagem posterior.

Cód Item

Mostra o código do Item agrupado.

Másc. Id

Mostra o Id da máscara do item, caso o item for configurado.

Qtde. Contada

Mostra a quantidade agrupada das contagens deste item (item/mácara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série) de todos os cadernos desta sequência de contagem. É possível pressionar duplo clique e navegar para a tela Origem do Agrupamento, mesma funcionalidade do botão Origem do Agrupamento.

UM

Mostra a unidade de medida do item.

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre a quantidade contada e o saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Qtde. Contada - Qtde. Estoque = Diferença Qtde.).

% Diferença Qtde.

Mostra o percentual de diferença da quantidade contada e a quantidade do estoque [(Diferença Qtde. / Qtde. Estoque) * 100 = % Diferença Qtde.]

Caso a “Qtde. Estoque” for zero e a “Diferença Qtde.” for maior que zero, o campo “% Diferença” receberá o valor de "+100 %".

Diferença Vlr.

Mostra a diferença entre o valor da quantidade contada e o valor do saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Vlr. Contada - Vlr. Estoque = Diferença Vlr.).

% Diferença Vlr.

Mostra o percentual de diferença do valor contado e o valor do estoque [(Diferença Vlr. / Vlr. Estoque) * 100 = % Diferença Vlr.].

Caso a "Qtde. Estoque" for zero e a "Diferença Qtde." for maior que zero, o campo "% Diferença" receberá o valor de " + 100%".

Cód. Almox.

Mostra o código do Almoxarifado do item agrupado.

Desc. Almox.

Mostra a descrição do Almoxarifado do item agrupado.

Endereço Estoque

Mostra o endereço de estoque do Almoxarifado do item agrupado.

Lote

Mostra o lote do item agrupado.

Série

Mostra a série do item agrupado.

Qtde. Estoque

Mostra a quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Data Estoque

Mostra a data da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Cst. Méd. Unit.

Mostra o custo médio unitário salvo para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Vlr. Estoque

Mostra o valor da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados (Qtde. Estoque * Cst. Méd. Unit.).

Vlr. Contado

Mostra o valor da quantidade agrupada das contagens deste item de todos os cadernos desta sequência de contagem (Qtde. Contada * Cst. Méd. Unit.).

Classificação Estoque

Mostra a classificação do item na pasta estoque do cadastro do item.

Desc. Classificação

Mostra a descrição da classificação do item na pasta estoque do cadastro do item.

Grupo Inventário

Mostra o código do grupo de inventário do item na pasta Contábil do cadastro do item.

Desc. Grupo Inventário

Mostra a descrição do grupo de inventário do item na pasta Contábil do cadastro do item.

Tipo do Item

Mostra o tipo do Item na pasta Engenharia do cadastro do item. Se o item for configurado, o tipo do item será o cadastrado na pasta engenharia configurada para máscara do item.

Campos Complementares da Grade

Desc. Item

Mostra a descrição técnica do item, complementando o campo Cód. Item.

Configuração

Mostra a descrição do id da máscara do item, complementando o campo "Id Máscara".

Almoxarifado

Mostra o código e descrição do Almoxarifado.

Ender. Estq.

Este campo ficará visível se o item possuir controle de endereço de estoque e se o almoxarifado controlar endereço. Mostra o mesmo valor do campo Ender. Estoque.

Lote/Série

Este campo ficará visível se o item possuir controle de lote ou série.

Mostra o lote quando o item possuir controle de Lote e possuirá o mesmo valor do campo Lote.

Mostra a série quando o item possuir controle de Série e possuirá o mesmo valor do campo Série .

Data Estoque

Mostra a data da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Data Estoque da grade.

Cst. Médio Unit.

Mostra o custo médio unitário salvo para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Cst. Méd. Unit. da grade.

Qtde. Contada

Mostra a quantidade agrupada das contagens deste item (item/mácara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série) de todos os cadernos desta sequência de contagem. Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Qtde. Contada da grade.

Qtde. Estoque

Mostra a quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Qtde. Estoque da grade.

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre a quantidade contada e o saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Qtde. Contada - Qtde. Estoque = Diferença Qtde.). Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Diferença Estoque da grade.

Vlr. Contado

Mostra o valor da quantidade agrupada das contagens deste item de todos os cadernos desta sequência de contagem (Qtde. Contada * Cst. Méd. Unit.). Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Vlr. Contado da grade.

Vlr. Estoque

Mostra o valor da quantidade agrupada das contagens deste item de todos os cadernos desta sequência de contagem (Qtde. Contada * Cst. Méd. Unit.). Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Vlr. Estoque da grade.

Diferença Vlr.

Mostra a diferença entre o valor da quantidade contada e o valor do saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Vlr. Contada - Vlr. Estoque = Diferença Vlr.). Este campo irá possuir o mesmo valor do campo Diferença Vlr. da grade.

Botão Origem do Agrupamento

Ao clicar neste botão abrirá a tela Origem do Agrupamento.

Campos deste Botão
Origem do Agrupamento

Esta tela mostrará quais os cadernos, páginas e linhas, junto com as quantidades digitadas, que foram agrupadas para formar a quantidade do agrupamento.

Item

Mostra o código e descrição técnica do item agrupado.

Qtde. Agrup.

Mostra a quantidade agrupada que é a Qtde. Contada do item agrupado.

UM

Mostra a Unidade de medida do item agrupado.

Configuração

Mostra a máscara do item agrupado.

Almoxarifado

Mostra o almoxarifado do item agrupado.

Ender. Estq.

Mostra o endereço de estoque do item agrupado.

Lote/Série

Mostra o lote quando o item possuir controle de Lote.

Mostra a série quando o item possuir controle de Série.

Linhas do Caderno

Seq. Contagem

Mostra o número da sequência de contagem o qual o caderno refere-se.

Caderno

Mostra o número do caderno o qual a página refere-se. É possível pressionar duplo-clique e navegar para tela Dados do Caderno. Esta tela contém todas as informações do caderno e não é possível alterar nenhum dos campos. É possível clicar no botão Histórico de Alteração do Caderno e navegar para a tela de Histórico de Alteração do caderno.

Página

Mostra o número da página do caderno o qual a linha refere-se. Campo não disponível para alteração. É possível pressionar duplo-clique e navegar para tela Dados da Página. Esta tela contém todas as informações da página do caderno e não é possível alterar nenhum dos campos. É possível clicar no botão Histórico de Alteração da Página e navegar para a tela de Histórico de Alteração da página.

Linha

Mostra o número da linha da página do caderno, o qual a digitação refere-se.

Quantidade

Mostra a quantidade digitada na linha do caderno.

Botão Histórico de Alteração da Linha

Ao clicar neste botão, o sistema irá direcionara para tela Histórico de Alteração da Linha.

Botão Ok

Ao clicar neste botão, o sistema irá retornar para a tela anterior, que chamou a Origem do Agrupamento.

Botão Totais

Ao clicar neste botão abrirá a tela Totais de Seleção com o somatório das quantidades e valores dos itens pesquisados da tela do agrupamento detalhado.

Campos deste Botão

Itens/Máscaras Agrupados

Mostra o número de itens e máscaras agrupados, dentre os registros da seleção.

Total de Registros Agrupados

Mostra o número total de registros da seleção.

Almoxarifados Agrupados

Mostra o número de almoxarifados agrupados, dentre os registros da seleção.

Registros Divergentes

Mostra o número de registros que apresentaram divergência entre a quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados, dentre os registros da seleção.

Registros Corretos

Mostra o número de registros cuja quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados são iguais da seleção, dentre os registros da seleção.

Registros Marcados p/ Recontagem

Mostra o número de registros mascados para recontagem, dentre os registros da seleção.

Quantidades

Qtde. Contada

Mostra a soma das quantidades contadas da seleção.

Qtde. Estoque

Mostra a soma das quantidades de estoque da seleção.

Qtde. Entradas

Mostra a soma das quantidades de entrada da seleção.

Qtde. Saídas

Mostra a soma das quantidades de saídas da seleção.

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre o campo "Qtde. Contada" e o campo "Qtde. Estoque" (Qtde. Contada - Qtde. Estoque = Diferença Qtde.).

% Diferença Qtde.

Mostra o percentual de diferença da quantidade contada e a quantidade do estoque [(Diferença Qtde. / Qtde. Estoque) * 100 = % Diferença Qtde.].

Caso a "Qtde. Estoque" for zero e a "Diferença Qtde." for maior que zero, o campo "% Diferença Qtde." receberá o valor de " +100 %".

Valores

Valor Contado

Mostra a soma dos valores das quantidades contadas da seleção.

Valor Estoque

Mostra a soma dos valores das quantidades de estoque da seleção.

Valor Entradas

Mostra a soma dos valores das quantidades de entrada da seleção.

Valor Saídas

Mostra a soma dos valores das quantidades de saída da seleção.

Diferença Valor

Mostra a diferença entre o campo "Valor Contado" e o campo "Valor Estoque" (Valor Contado - Valor Estoque = Diferença Valor).

Diferença Valor

Mostra o percentual de diferença do valor da quantidade contada e o valor da quantidade do estoque [(Diferença Valor / Valor Estoque) * 100 = % Diferença Valor].

Caso o "Valor Estoque" for zero e a "Diferença Valor" for maior que zero, o campo "% Diferença Valor" receberá o valor de " + 100 %".

Botão Imprimir

Ao clicar neste botão abrirá a tela de relatório agrupamento Detalhado. Nesta tela é possível imprimir a seleção de itens realizada na tela Agrupamento detalhado. O relatório sempre irá respeitar a pesquisa e a ordenação realizada na tela do agrupamento detalhado.

Botão OK

Ao clicar neste botão, o sistema irá confirmar as alterações no agrupamento por item e máscara, retornando para a tela do Agrupamento da Sequência de Contagem.

Botão Cancelar

Ao clicar neste botão, o sistema irá descartar as alterações no agrupamento por item e máscara, retornando para a tela do Agrupamento da Sequência de Contagem.

Botão Voltar

Ao clicar neste botão, o sistema irá voltar para a aba principal da Sequência de Contagem.

Botão Histórico de Alterações

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Histórico de alterações da sequência de contagem do inventário que possibilita visualizar um histórico de alterações realizadas na Sequência de Contagem.

As informações serão exibidas na grade em ordem decrescente de alteração, sendo que o último registro do histórico é o registro corrente da Sequência de Contagem. As informações do histórico de alteração são inseridas, automaticamente, pelo sistema a cada alteração da Sequência de Contagem. Não é possível alterar, inserir ou excluir registros manualmente.

Campos deste Botão

Mostra o número da alteração.

Modificado em

Mostra a data e hora da alteração realizada na sequência de contagem.

Modificado por

Mostra o nome do usuário que realizou a inclusão ou alteração da sequência de contagem.

Seq.

Mostra a sequencia da contagem de acordo com a sequência de contagem do inventário.

Status

Mostra o status de acordo com a sequência de contagem do inventário.

Data Status

Mostra a data status de acordo com a sequência de contagem do inventário.

Cód. Resp.

Mostra o cód. Resp. de acordo com a sequência de contagem do inventário.

Responsável

Mostra o responsável de acordo com a sequência de contagem do inventário.

Botão Ok

Ao clicar neste botão, retorna para a tela de sequência de contagem do inventário.

Verificação

A tela Verificação é composta por duas abas, que divide as informações de todos os itens, e somente os itens marcados para acerto de estoque.

As abas contém os mesmos campos, na aba Todos Itens serão somados as quantidades e valores de todos os itens do inventário. Na aba Itens Marcados p/ Acerto, somente serão somados as quantidades e valores dos itens que foram selecionados para acerto de estoque na verificação detalhada.

As informações das abas são:

Registros Totais

Mostra o número total de registros da verificação detalhada que compõem a soma das quantidades e valores.

Registros Corretos

Mostra o número de registros da verificação detalhada cuja quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados são iguais, dentre os registros que compõem a soma das quantidades e valores.

Itens/Máscaras

Mostra o número total de itens e máscaras que compõem a soma das quantidades e valores.

Registros Divergentes

Mostra o número de registros da verificação detalhada cuja quantidade agrupada e a quantidade de saldo de estoque salvo na aba Almoxarifados são diferente, dentre os registros que compõem a soma das quantidades e valores.

Almoxarifados

Mostra o número total de almoxarifados que compõem a soma das quantidades e valores.

% Acuracidade

Mostra o percentual de acuracidade dos registros que compõem a soma das quantidades e valores. [(Registros Corretos / registros) * 100 = % Acuracidade].

Quantidade

Qtde. Contada:

Mostra a soma das quantidades contadas no inventário.

Qtde. Estoque

Mostra a soma das quantidades de estoque no inventário.

Qtde. Entradas:

Mostra a soma das quantidades de entrada no inventário.

Qtde. Saídas:

Mostra a soma das quantidades de saídas no inventário.

Diferença Qtde.:

Mostra a diferença entre o campo "Qtde. Contada" e o campo "Qtde. Estoque" (Qtde. Contada - Qtde. Estoque = Diferença Qtde.)..

% Diferença Qtde.

Mostra o percentual de diferença da quantidade contada e a quantidade do estoque [(Diferença Qtde. / Qtde. Estoque) * 100 = % Diferença Qtde.].

Caso a "Qtde. Estoque" for zero e a "Diferença Qtde." for maior que zero, o campo " % Diferença Qtde." receberá o valor de "+100 %".

Valores

Valor Contado

Mostra a soma dos valores das quantidades contadas no inventário.

Valor Estoque

Mostra a soma dos valores das quantidades de estoque no inventário.

Valor Entradas

Mostra a soma dos valores das quantidades de entrada no inventário.

Valor Saídas

Mostra a soma dos valores das quantidades de saída no inventário.

Diferença Valor

Mostra a diferença entre o campo "Valor Contado" e o campo "Valor Estoque" (Valor Contado - Valor Estoque = Diferença Valor).

% Diferença Valor

Mostra o percentual de diferença do valor da quantidade contada e o valor da quantidade do estoque [(Diferença Valor /Valor Estoque) * 100 = % Diferença Valor].

Caso o "Valor Estoque" for zero e a "Diferença Valor" for maior que zero, o campo "% Diferença Valor" receberá o valor de "+100 %".

Botão Verif. Detalhada

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Verificação Detalhada.

Campos deste Botão

Esta tela mostra todos os registros gerados para a verificação. Estes registros estarão agrupados por item/máscara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série. É possível verificar, além de todos os itens, os itens juntos contados nas sequências de contagem separadamente dos itens não contados em sequências de contagem.

Esta tela possui três abas. Todas as abas contém os mesmos campos e botões, porém diferenciam os itens exibidos

As abas são:

Todos Itens: exibe todos os itens contados e não contados em sequências de contagens. É o agrupamento das abas Itens Contados e Itens Não Contados.

Itens Contados: exibe somente os itens contados em sequências de contagens. É possível verificar de qual sequência de contagem o registro originou-se, através da coluna Seq. Contagem.

Itens Não Contados: exibe somente os itens não contados em sequências de contagens. É possível verificar que a coluna Seq. Contagem estará sempre nula. Os itens não contados são os itens que possuem estoque positivo ou negativo na cópia do saldo de estoque do almoxarifado, na aba Almoxarifados. Estes itens, por não terem sidos contados, não apresentam nenhuma quantidade no almoxarifado e deverão ter seu saldo de estoque zerado no acerto de estoque, por isso sempre terão a quantidade contada igual a zero.

Botão Ordenação “A Z” – “Z A”:

Estes botões ordenam as informações da grade. A ordenação é realizada pela coluna que o cursor estiver posicionado. Ao clicar na ordenação, o sistema irá colocar a seta indicativa da ordenação no início do título da coluna.

Alguns campos numéricos possuirão uma ordenação especial, indiferente do sinal que o precede. Estes campos normalmente serão campos indicadores de diferenças, e uma diferença de +10 ou -10, por exemplo, (seja quantidade, valor ou percentual), tem o mesmo peso neste projeto para estes campos.

Exemplos das ordenações:

Check-box Todos

Marcar ou desmarcar todos os checkbox dos registros da grade.

Check-box Item

Marcar ou desmarcar para indicar que o registro de verificação está marcado para acerto de estoque.

Cód Item:

Mostra o código do Item da verificação.

Másc. Id:

Mostra o Id da máscara do item, caso o item for configurado.

Qtde. Contada

Mostra a quantidade da contagem deste item (item/mácara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série) no inventário. Esta quantidade será a quantidade de estoque após o acerto de estoque. É possível pressionar duplo-clique e navegar para a tela Origem do Agrupamento, mesma funcionalidade do botão "Origem do Agrupamento".

UM:

Mostra a unidade de medida do item.

Seq. Contagem:

Mostra o número da sequência de contagem que originou o registro da verificação. Caso este campo estiver sem informações, indica que este registro não teve origem de uma contagem nos cadernos. Neste caso, a origem será o do saldo positivo ou negativo do item na cópia do saldo de estoque do almoxarifado, na aba Almoxarifados. Sua quantidade contada será zero, quando o campo Seq. Contagem estiver sem informações.

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre a quantidade contada e o saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Qtde. Contada - Qtde. Estoque = Diferença Qtde.).

% Diferença Qtde.

Mostra o percentual de diferença da quantidade contada e a quantidade do estoque [(Diferença Qtde. / Qtde. Estoque) * 100 = % Diferença Qtde.].

Caso a "Qtde. Estoque" for zero e a "Diferença Qtde." for maior que zero, o campo "%Diferença" receberá o valor de "+100 %".

Diferença Vlr.

Mostra a diferença entre o valor da quantidade contada e o valor do saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Vlr. Contado - Vlr. Estoque = Diferença Vlr.).

% Diferença Vlr.

Mostra o percentual de diferença do valor contado e o valor do estoque [(Diferença Vlr. / Vlr. Estoque) * 100 = % Diferença Vlr.].

Caso a "Qtde. Estoque "for zero e a "Diferença Qtde." for maior que zero, o campo "% Diferença" receberá o valor de " +100 %" para não gerar erro de divisão por zero.

Cód. Almox.

Mostra o código do Almoxarifado do item na verificação.

Desc. Almox.

Mostra a descrição do Almoxarifado do item na verificação.

Endereço Estoque

Mostra o endereço de estoque do Almoxarifado do registro na verificação.

Lote

Mostra o Lote do item na verificação.

Série

Mostra a série do item na verificação.

Qtde. Estoque

Mostra a quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Data Estoque

Mostra a data da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Cst. Méd. Unit.

Mostra o custo médio unitário salvo para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados.

Vlr. Estoque

Mostra o valor da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados (Qtde. Estoque * Cst. Méd. Unit.).

Vlr. Contado

Mostra o valor da quantidade contada deste item no inventário (Qtde. Contada * Cst. Méd. Unit.).

Classificação Estoque

Mostra a classificação do item na pasta estoque do cadastro do item.

Desc. Classificação

Mostra a descrição da classificação do item na pasta estoque do cadastro do item.

Grupo Inventário

Mostra o código do grupo de inventário do item na pasta Contábil do cadastro do item.

Desc. Grupo Inventário

Mostra a descrição do grupo de inventário do item na pasta Contábil do cadastro do item.

Tipo do Item

Mostra o tipo do Item na pasta Engenharia do cadastro do item. Se o item for configurado, o tipo do item será o cadastrado na pasta engenharia configurada para máscara do item.

Campos Complementares da Grade

Desc. Item

Mostra a descrição técnica do item, complementando o campo Cód. Item.

Configuração

Mostra a descrição do id da máscara do item, complementando o campo Id Máscara. Este campo somente estará visível se o item for configurado.

Cód. Almox.

Mostra o código e a descrição do Almoxarifado do item na verificação.

Endereço de Estoque

Mostra o endereço de estoque. Este campo somente estará visível se o item possuir controle de endereço de estoque e se o almoxarifado controlar endereço. este campo irá possuir o mesmo valor do campo Endereço de Estoque da grade.

Lote/Série

Mostra o lote ou a série na verificação. este campo irá possuir o mesmo valor do campo Lote da grade se o item controlar lote ou o mesmo valor do campo Série da grade se o item controlar série. Este campo somente estará visível se o item possuir controle de lote ou série.

Data Estoque

Mostra a data da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo possuirá o mesmo valor do campo Data Estoque da grade.

Cst. Médio Unit.

Mostra o custo médio unitário salvo para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo possuirá o mesmo valor do campo Cst. Méd. Unit. da grade.

Qtde. Contada

Mostra a quantidade da contagem deste item (item/mácara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e lote/série) no inventário. Esta quantidade será a quantidade de estoque após o acerto de estoque. É possível pressionar duplo-clique e navegar para a tela Origem do Agrupamento, mesma funcionalidade do botão "Origem do Agrupamento". Este campo possuirá o mesmo valor do campo Qtde. Contada da grade.

Qtde. Estoque

Mostra a quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados. Este campo possuirá o mesmo valor do campo Qtde. Estoque da grade.

Diferença Qtde.

Mostra a diferença entre o valor da quantidade contada e o valor do saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Vlr. Contado - Vlr. Estoque = Diferença Vlr.). Este campo possuirá o mesmo valor do campo Diferença Qtde. da grade.

Vlr. Contado

Mostra o valor da quantidade contada deste item no inventário (Qtde. Contada * Cst. Méd. Unit.). Este campo possuirá o mesmo valor do campo Vlr. Contado da grade.

Vlr. Estoque

Mostra o valor da quantidade salva para o item na cópia do saldo de estoque, na aba Almoxarifados (Qtde. Estoque * Cst. Méd. Unit.). Este campo possuirá o mesmo valor do campo Vlr. Estoque da grade.

Diferença Vlr.

Mostra a diferença entre o valor da quantidade contada e o valor do saldo de estoque deste item salvo na aba Almoxarifado (Vlr. Contado - Vlr. Estoque = Diferença Vlr.). Este campo possuirá o mesmo valor do campo Diferença Qtde. da grade.

Botão Origem do Agrupamento

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Origem do Agrupamento. As informações exibidas nesta tela serão as linhas dos cadernos que compõem o agrupamento do item/máscara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e Lote/série na sequência de contagem definida no campo "Seq. Contagem".

Campos deste Botão

Nesta tela é possível visualizar quais os cadernos, páginas e linhas, juno com as quantidades digitadas, que foram agrupadas para formar a quantidade do agrupamento.

Item

Mostra o código e descrição técnica do item agrupado.

Qtde. Agrup.

Mostra a quantidade agrupada que é a Qtde. Contada do item agrupado.

UM

Mostra a Unidade de Medida do item agrupado.

Configuração

Mostra a máscara do item agrupado.

Almoxarifado

Mostra o almoxarifado do item agrupado.

Ender. Estq.

Mostra o endereço de estoque do item agrupado.

Lote/Série

Mostra o lote quando o item possuir controle de Lote.

Mostra a série quando o item possuir controle de Série.

Linhas do Caderno

Seq. Contagem

Mostra o número da sequência de contagem o qual o caderno refere-se.

Caderno

Mostra o número do caderno o qual a página refere-se. É possível pressionar duplo-clique e navegar para tela Dados do Caderno. Esta tela contém todas as informações do caderno e não é possível alterar nenhum dos campos. É possível clicar no botão Histórico de Alteração do Caderno e navegar para a tela de Histórico de Alteração do caderno.

Página

Mostra o número da página do caderno o qual a linha refere-se. Campo não disponível para alteração. É possível pressionar duplo-clique e navegar para tela Dados da Página. Esta tela contém todas as informações da página do caderno e não é possível alterar nenhum dos campos. É possível clicar no botão Histórico de Alteração da Página e navegar para a tela de Histórico de Alteração da página.

Linha

Mostra o número da linha da página do caderno, o qual a digitação refere-se.

Quantidade

Mostra a quantidade digitada na linha do caderno.

Botão Histórico de Alteração da Linha

Ao clicar neste botão, o sistema irá direcionara para tela Histórico de Alteração da Linha.

Botão Ok

Ao clicar neste botão, o sistema irá retornar para a tela anterior, que chamou a Origem do Agrupamento.

Botão Lista de Contagens

Ao clicar neste botão abrirá a tela Lista de Contagens do Item.

Campos deste Botão

Esta tela mostra todas as sequências de contagem em ordem decrescente, onde houve agrupamento do item, máscara, almoxarifado, endereço de estoque, lote/série e unidade de medida para comparação das quantidades contadas.

Cód. Item

Mostra o código do Item da verificação.

Configuração

Mostra a máscara do item da verificação. Este campo somente estará visível se o item for configurado.

Almoxarifado

Mostra o código e descrição do Almoxarifado da verificação.

End. Estoque

Mostra o endereço de estoque do almoxarifado da verificação. Este campo somente estará visível se o item possuir controle de endereço de estoque e se o almoxarifado controlar endereço.

Lote/Série

Mostra o lote ou série da verificação. Este campo somente estará visível se o item possuir controle de lote ou série.

Mostra o lote quando o item possuir controle de Lote

Mostra a série quando o item possuir controle de Série

Na Grade

Seq. Contagem

Mostra a sequência de contagem onde o item foi agrupado.

Data. Status

Mostra a data do status da sequência de contagem.

Status

Mostra o status da sequência de contagem.

Qtde. Contada

Mostra a quantidade contada na sequência de contagem. É possível pressionar duplo-clique e navegar para a origem do agrupamento, mesma funcionalidade do botão Origem do Agrupamento.

UM

Mostra a unidade de medida do campo Qtde. Contada.

Botão Origem do Agrupamento

Ao clicar neste botão abrirá a tela de Origem do Agrupamento. Os registros exibidos nesta tela serão as linhas dos cadernos que compõem o agrupamento do item/máscara, unidade de medida, almoxarifado, endereço de estoque e Lote/série na sequência de contagem definida no campo "Seq. Contagem".

Botão Totais

Ao clicar neste botão abrirá a tela Totais da Seleção com o somatório das quantidades e valores dos itens pesquisados na tela da verificação detalhada.

Campos deste Botão

A tela de Totais da Seleção exibe as informações de totais de registros da seleção, totais em quantidade e totais de valores. É possível verificar, além dos totais de todos os registros da seleção realizada, somente os totais dos registros marcados para acerto de estoque. Esta tela está dividida em duas abas, estas, contém os mesmos campos e botões, porém diferenciam os itens exibidos

As abas são:

  • Todos Itens: exibe os totais de todos os registros da seleção realizada.

  • Itens Contados: exibe os totais somente dos registros marcados para acerto de estoque dentre os registros da seleção realizada.

Registros Totais

Mostra o número total de registros pesquisados na tela da verificação detalhada.

Itens/Máscaras Inventariado