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Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita cadastrar Pedidos de Venda e receber pedidos importados de outros programas.

Importante

Pedidos gerados a partir de um orçamento não permitem que sejam inclusos itens novos. Além disso as políticas dos itens deste pedido não são recalculadas, pois as mesmas devem permanecer idênticas às políticas utilizadas no orçamento.

Observações

Ao excluir um item do pedido ou alterar os campos: UM de venda, quantidade, lote, código do item, máscara, almoxarifado, tipo de nota fiscal (somente se alterar o indicador de movimentação), o sistema irá verificar se o item está em separação no FoccoWMS, caso estiver o sistema irá bloquear a alteração deste item exibindo a seguinte mensagem: "Não será permitido realizar alterações em itens que estejam em processo de separação no FoccoWMS."

Não será permitido alterar e/ou apagar pedidos que já foram faturados pelo FoccoPDV.

Não será permitido apagar pedidos que estão vinculados a uma Caixa Master.

A exclusão ou alteração da quantidade de itens que estejam vinculados a uma Caixa Master não será permitida.

Ao alterar um item de pedido que estiver vinculado a uma carga o sistema não irá permitir alterar o almoxarifado quando:

  • O almoxarifado informado for do tipo WMS;

  • O almoxarifado informado for do tipo normal e for alterado para um almoxarifado do tipo WMS.

Campo a Campo

Campo a Campo

Status

Mostra a situação do pedido.

As opções são:

  • (R) Rascunho;

  • (P) Pedido FoccoWeb/Lojas;

  • (A) Pedido em análise;

  • (OA) Orçamento em análise;

  • (F) Pedido FoccoERP;

  • (OF) Orçamento FoccoERP.

Liberação

Identifica se o pedido ou os itens do pedido estão liberados e ou bloqueados em algum processo do FoccoERP. Ao passar o mouse sobre a descrição do campo o sistema irá exibir a situação.

Pedido/Item bloqueado.

Pedido/Item liberado manualmente.

Pedido/Item liberado.

Ao utilizar a funcionalidade de clique do mouse sobre este campo, será aberta a tela de motivos de bloqueio do pedido.

Os motivos de bloqueio estão ordenados por data de liberação e data de bloqueio, na ordem decrescente, ou seja, do mais novo para o mais antigo.

Pedido

Informar o número do pedido de venda. Se for deixado em branco o sistema calculará automaticamente o próximo número conforme os parâmetros do sistema. Esta numeração é diferente para cada empresa e este campo só estará habilitado para ser informado se o parâmetro "40 - Permite Alterar/Informar O Número Do Pedido" estiver respondido como "S".

Origem

Selecionar a origem do pedido de venda. Ao cadastrar um novo pedido a origem default será NORMAL e ao copiar um pedido (utilizando à tecla de função F4) à origem padrão será cópia. As demais origens são provenientes dos pedidos originados por outras funções do sistema.

As opções do campo são:

  • Assistência: Pedidos de assistência técnica cadastrados no programa Gera Pedido de Assistência Técnica (FASS0202).

  • API Terceiros: Cadastro por sistemas de terceiros.

  • Cópia: F6 e F4 copia e cola.

  • Dependente: Um único pedido de venda é dividido em vários pedidos dependentes deste pedido, quando seus itens são produzidos por empresas distintas, conforme cadastro no programa Desmembra Pedidos (FPDV0235). Também é utilizado para desmembrar o pedido em dois, quando o pedido tiver itens com ICMS ST e itens sem ICMS ST, dividindo em dois pedidos, um com os itens que possuem e outro com os itens que não possuem ICMS ST. Este último ficará com o campo Origem igual a dependente.

  • EDI: Gerados a partir de um EDI.

  • Exportação: Pedidos cadastrados no módulo de Exportação.

  • FoccoLojas: Cadastrado no FoccoLojas.

  • FoccoMobile: Cadastrado no FoccoMobile.

  • FoccoPortal: Cadastrado no FoccoPortal.

  • FoccoWeb: Cadastrado no FoccoWeb.

  • Importado: Pedido importado pelo programa Importação de Pedidos (layout configurável) (FPDV0237 PDV) ou pelo programa Importação de Pedidos via arquivo (FPDV0221).

  • Inter-Fábrica: Pedido gerado pelo processo Inter Fábrica.

  • Negociação: Pedidos originados de uma negociação do programa Console de Negociação Comercial (FPDV0248). Para os pedidos com origem igual a Negociação, não serão recalculadas as políticas comerciais caso o parâmetro "36 - Considera Politicas De Desconto/Acrescimo Na Importacao" dos parâmetros do pedido de venda (FUTL0125 PDV PDV) esteja respondido como "N".

  • Normal: Pedido normal cadastrado no FoccoERP.

  • Reserva: É utilizada para fazer uma reserva de estoque para o pedido. Utiliza o programa reserva de Estoque para Pedidos (FPDV0242).

  • Precificação: É utilizada para pedidos gerados através da Precificação de Produtos (FCST0262 PREC). Ao alterar a origem o sistema irá excluir o vinculo com a precificação. As políticas de descontos/acréscimos não serão incluídas no pedido de venda. Os itens do pedido de venda com origem precificação não podem ser alterados/incluídos/excluídos.

Emissão

Informar a data de emissão do pedido. Esta data poderá ser informada conforme desejado, porém, se não for informada trará como default a data do dia de inclusão.

Observação

Esta data não poderá ser superior a data informada no parâmetro "3 - Horizonte Para A Data De Emissão Dos Pedidos De Venda".

Pedido Rep.

Informar o número do pedido do representante. Este campo se destina ao controle de pedidos quando cada representante pode ter sua numeração. Normalmente, isto ocorre quando é utilizado o PALMS ou outros sistemas similares para a inclusão de pedidos no sistema FoccoERP.

No parâmetro "18 - Prompt Para O Campo: Pedido Do Representante" dos parâmetros do pedido de venda (FUTL0125 PDV PDV) é possível definir o nome deste campo.

Data Entrega

Informar a data de entrega do pedido. Esta data poderá ser incluída manualmente ou calculada pelo módulo de Promessa de Entrega.

Quando um pedido for alocado em um tanque a data não poderá ser alterada no cadastro de pedidos, só poderá sofrer alterações no módulo de Promessa de Entrega.

Quando não é usada a Promessa de entrega, na cópia de pedidos a data de entrega do novo pedido é calculada de acordo com a diferença entre a Data Digitação e Data Entrega do pedido de origem.

Exemplo

Pedido de origem: Data Digitação: 26/07/2012 Data Entrega: 03/08/2012 (diferença: 7 dias)

Novo pedido: Data Digitação: 02/08/2012 Data Entrega: 10/08/2012 (diferença: 7 dias)

A data de entrega também pode ser calculada com base no campo Dias Mín. Entrega informado na pasta Dados do Faturamento no Cadastro do Cliente (FCLI0200), tendo como base a data de emissão dos pedidos mais a quantidade de dias informados neste campo, respeitando o calendário industrial se a resposta do parâmetro "11 - Considerar Data De Entrega Como Dia Útil (Industrial)" dos pedidos de venda for igual a "S".

Para os itens do pedido de venda que fazem parte do processo de CKD, a data de entrega pode ser alterada através do programa Manutenção de Datas de Entrega (FPDV0272).

É possível alterar este campo para pedidos que já foram faturados antecipadamente e que estão aguardando a emissão da nota fiscal de remessa.

Firme

Checkbox. Selecionar para que a data de entrega não seja alterada no cálculo da Promessa de Entrega, mesmo que o sistema entenda que esta data não é viável devido à capacidade dos tanques.

É possível alterar este campo para pedidos que já foram faturados antecipadamente e que estão aguardando a emissão da nota fiscal de remessa.

NFC-e

Checkbox. A resposta deste campo será conforme o parâmetro "28 - Valor padrão do checkbox "NFC-e" no pedido de venda".

Caso o parâmetro "27 - Permite itens de serviço em pedidos de NFC-e" esteja marcado como "S" e o item possuir o checkbox Entrega com Cupom marcado será possível incluir itens de serviço para gerar uma NFC-e.

Importante

Quando os checkboxes NFC-e e Entrega com Cupom estiverem marcados, o IPI dos itens, que estão marcados para calcular, não será calculado.

Data Dig.

Informar a data da digitação do pedido. Esta data deverá ser por item ou por pedido, conforme o parâmetro "22" dos pedidos de venda.

Ordem Compra

Informar o número da ordem de compra para controlar os pedidos, quando estes forem importados. Isto ocorre quando é utilizado PALMS ou outros sistemas similares para a inclusão de pedidos no FoccoERP. Esta informação, porém, pode ser utilizada para outros fins conforme as necessidades da empresa.

Observação

1) Verifique o parâmetro 39 dos pedidos de venda para conferir se um cliente pode ter mais de um pedido com a mesma ordem de compra.

2) No parâmetro "17 - Prompt Para O Campo: Ordem De Compra" nos parâmetros do pedido de venda (FUTL0125 PDV PDV), é possível definir o nome deste campo.

Cliente

Selecionar o código do cliente do pedido de venda. Ao realizar esta seleção serão recuperadas as seguintes informações do cadastro do cliente (FCLI0200):

  • Cliente estatístico (quando existir);

  • Estabelecimentos de entrega, faturamento e cobrança;

  • Representante (conforme o parâmetro "24" dos pedidos de venda, o qual avisa se também deve ser informado um representante secundário para o pedido);

  • Divisão de venda;

  • Tipo de imposto;

  • Tipo de nota 1;

  • Tabela de venda;

  • Condição de pagamento;

  • Portador.

Ao carregar cada um destes campos poderá desencadear a carga automática de outros campos. Para compreender melhor leia os helps de cada um dos campos citados acima. Durante a modificação de um pedido já cadastrado o cliente só poderá ser alterado se o parâmetro "32" dos pedidos de venda estiver como "S".

Ao trocar um cliente, além de recuperar os novos dados, o programa solicita que seja feito o recálculo das políticas de acréscimo e desconto, pois pode existir alguma política diferente para o novo cliente.

Logradouro

Este campo somente será exibido quando informado um cliente consumidor final.

O cliente consumidor final é informado no parâmetro "2 - Cliente Default Para Nota Fiscal Ao Consumidor" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS).

Mostra o endereço conforme cadastro do cliente (FCLI0200).

Ao salvar o pedido, os campos logradouro e Nro serão concatenados com uma separação de vírgula entre o logradouro e o número no campo Endereço.

Nro.

Este campo somente será exibido quando informado um cliente consumidor final.

O cliente consumidor final é informado no parâmetro "2 - Cliente Default Para Nota Fiscal Ao Consumidor" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS).

Mostra o número conforme cadastro do cliente (FCLI0200).

Ao salvar o pedido, os campos logradouro e Nro serão concatenados com uma separação de vírgula entre o logradouro e o número no campo Endereço.

Doc. Est.

Informar o documento estrangeiro.

Este campo estará disponível quando o checkbox NFC-e estiver marcado e o cliente for consumidor final (cliente genérico).

O documento estrangeiro será utilizado na geração da NFC-e quando for informado um orçamento.

Estab. Fatura

Selecionar o estabelecimento de faturamento do cliente. Trará como default o que foi cadastrado para o cliente, mas poderá ser escolhido qualquer um dentre os marcados como "Faturamento" no Cadastro do Cliente.

Exibe o endereço, a cidade e a UF de faturamento do cliente.

O parâmetro "46 - Mostrar o endereço dos estabelecimentos no pedido", dos pedidos de venda permite ao usuário selecionar se deseja mostrar a descrição do estabelecimento ou o endereço. Caso optar por mostrar o endereço, este será apresentado no seguinte formato: <ENDERECO> <COMPLEMENTO> <BAIRRO> CEP-<CEP> <CIDADE> <UF>

Estab. Cobrança

Selecionar o estabelecimento de cobrança para este pedido. Como default, possui o estabelecimento de cobrança do cadastro do cliente, porém, pode ser informado qualquer um que esteja marcado como "Cobrança" e esteja ligado ao estabelecimento de faturamento escolhido.

Exibe o endereço, a cidade e a UF de cobrança do cliente.

O parâmetro "46 - Mostrar o endereço dos estabelecimentos no pedido", dos pedidos de venda permite ao usuário selecionar se deseja mostrar a descrição do estabelecimento ou o endereço. Caso optar por mostrar o endereço, este será apresentado no seguinte formato: <ENDERECO> <COMPLEMENTO> <BAIRRO> CEP-<CEP> <CIDADE> <UF>

Estab. Entrega

Selecionar o estabelecimento de entrega para este pedido. Traz como default o estabelecimento de entrega do cadastro do cliente, porém, pode ser informado qualquer um que esteja marcado como "Entrega" ou "Canteiro de Obra" e esteja ligado ao estabelecimento de faturamento escolhido.

Exibe o endereço, a cidade e a UF de entrega do cliente.

O parâmetro "46 - Mostrar o endereço dos estabelecimentos no pedido", dos pedidos de venda permite ao usuário selecionar se deseja mostrar a descrição do estabelecimento ou o endereço. Caso optar por mostrar o endereço, este será apresentado no seguinte formato: <ENDERECO> <COMPLEMENTO> <BAIRRO> CEP-<CEP> <CIDADE> <UF>

É possível alterar este campo para pedidos que já foram faturados antecipadamente e que estão aguardando a emissão da nota fiscal de remessa.

Representante

Selecionar o representante do pedido. Traz como default o representante cadastrado para o cliente conforme o parâmetro "24" dos pedidos de venda.

Ao clicar duas vezes neste campo, abre a janela onde se pode informar os representantes secundários, o sistema irá realizar a busca para os representantes secundários da seguinte forma:

  1. Buscar os representantes do cadastro do cliente, colocando o de menor ranking na capa e os demais como secundários;

  2. Buscar os representantes que estão acima do representante na hierarquia e colocando-os como representantes secundários;

  3. Respeitar o parâmetro 24 colocando o número máximo de representantes permitidos dando prioridade aos do cadastro do cliente.

Não será permitido informar mais de um representante de nível superior caso o parâmetro "99-Carrega todos os representantes da categoria superior ao representante principal" dos Parâmetros de Pedidos de Venda (FUTL0125 PDV PDV) estiver respondido como "Sim".

Durante a alteração de um pedido já cadastrado o representante só pode ser alterado se o parâmetro "26" dos pedidos de venda estiver como "S". Após alterar o representante o sistema solicita o recálculo das políticas de acréscimo e desconto, pois pode haver diferentes políticas para este novo representante.

Observação

Caso o representante tenha Planos de Venda ligados a ele, o campo do plano será habilitado na mesma linha do representante.

Plano

Selecionar o plano de venda ligado ao representante. Quando for alterado, caso já existam itens no pedido, o programa solicita se deseja alterar o plano em relação a todos os itens do pedido que o utilizam. Além da troca do plano de venda nos itens, ao trocar o plano também serão recalculadas as políticas comerciais de acréscimo e desconto do pedido, pois podem existir diferentes políticas cadastradas para o novo plano.

Campo habilitado somente se o representante possuir Planos de Venda ligados a ele.

As tabelas de venda vinculadas ao plano terão o seguinte comportamento:

  • Caso exista apenas uma tabela de venda vinculada ao plano, ela será carregada automaticamente ao pedido;

  • Caso exista mais de uma tabela de venda vinculada ao plano, o sistema irá verificar se alguma dessas é a mesma tabela vinculada ao estabelecimento do cliente ou à divisão de venda (nessa ordem hierárquica). Nesse caso, irá retornar essa tabela de venda ao pedido. Do contrário, o campo ficará em branco e deverá ser selecionado a partir da lista de valores.

Divisão Venda

Selecionar a divisão de venda do pedido. Vem como default o que estiver no cadastro do cliente. As opções que aparecem para seleção da divisão de venda é conforme o Cadastro de Condições de Pagamento (FPDV0107).

Ao alterar a divisão de venda o sistema pergunta se desejado trocar a divisão de venda nos itens do pedido que a utilizam e recalcular todas as políticas de acréscimo e desconto, pois pode existir uma política para esta nova divisão de venda.

Observação

Caso seja trocada uma divisão de venda normal por uma divisão de venda de assistência técnica o programa vai automaticamente para a tela de itens para que seja informado o motivo da assistência em cada item do pedido.

Comissão

Informar o percentual médio de comissão dos itens do pedido. Esta informação só será recalculada ao salvar o pedido de venda após incluir seus itens.

Tipo Imposto

Selecionar o tipo de imposto do pedido. Completa o campo automaticamente com o tipo de imposto do cadastro do cliente. Este tipo de imposto é utilizado para cálculos de ICMS e IPI no pedido. Este campo só poderá ser alterado se o parâmetro "29" dos pedidos de venda estiver com "S".

Ind. Presença

Selecionar o identificador de presença. Este indicador visa definir como foi efetuada a compra pelo cliente. As opções são:

  • Não se aplica;

  • Operação presencial;

  • Operação não presencial, pela Internet;

  • Operação não presencial, Teleatendimento;

  • NFC-e em operação com entrega em domicílio;

  • Operação presencial, fora do estabelecimento;

  • Operação não presencial, outros.

O indicador pode ser carregado automaticamente conforme o parâmetro 17 - Informar o Valor Default do Indicador de Presença nos Pedidos e Notas Fiscais, da categoria dos Parâmetros em Comum entre Nota e o Pedido.

Ao selecionar a opção “Operação presencial”, será possível criar pedidos de venda para clientes (e estabelecimentos) de fora do estado utilizando CFOPs de natureza interna. Nessa situação, todos os itens do pedido de venda deverão utilizar um tipo de nota de natureza interna.

No entanto, para que seja considerado, de fato, uma “Operação Presencial”, uma das seguintes regras devem ser considerada além do indicador:

  • O código do cliente informado deve ser o cliente consumidor final (definido no parâmetro “2 - CLIENTE DEFAULT PARA NOTA FISCAL AO CONSUMIDOR” da categoria de parâmetros gerais da nota fiscal de saída);

  • O cliente informado é uma pessoa jurídica não contribuinte de ICMS;

  • O cliente informado é uma pessoa física.

Exemplo

Um cliente que mora no RS vai até SC fazer compras. Neste caso, ele mesmo irá levar a mercadoria para casa, esta operação será considerada como interna, dentro do estado de SC e será utilizada uma CFOP interna iniciada por 5xxx. Porém, na DANFE e XML da Nota Fiscal o endereço do cliente irá permanecer com a UF do RS, pois é efetivamente o endereço do cliente.

Além disso, ao selecionar a opção “Operação presencial”, os tipos de frete informados na tela de “Transporte” do pedido serão limpos e ficarão em branco. Será necessário informar esses dados manualmente, se desejado. Os únicos tipos de frete disponíveis serão “Sem Frete” e “Retira”.

Canal de Venda

Informar o canal de origem do pedido de venda, podendo ser editado livremente. Alguns pedidos são importados via marketplace e sua origem é identificada pelo canal de venda, por exemplo: Magalu, Mercado Livre, Americanas.

Tipo NF Padrão

O tipo de nota padrão pode ser preenchido automaticamente conforme o cadastro do cliente (FCLI0200), pasta dados do faturamento campo Tipo de Nota, seguindo as seguintes validações:.

  • Verifica se o tipo de nota é de dentro ou fora do estado conforme a empresa e o cliente;

  • Verifica o percentual de desconto da zona franca e data suframa;

  • Valida as naturezas de operação;

  • Valida a condição de pagamento;

  • Valida se o tipo de nota é de faturamento antecipado, caso seja, somente será permitido um tipo de nota.

O parâmetro "13 - Hierarquia De Busca Do Tipo De Nota", dos parâmetros comum entre nota e pedidos (FUTL0125 PDNF PDNF), possibilita definir a hierarquia de busca do tipo de nota para o preenchimento do tipo de nota dos itens do pedido. Caso o tipo de nota não tenha sido informada em nenhum dos programas da hierarquia o item herdará automaticamente o tipo de nota padrão informado neste campo. Caso o tipo de nota informado como padrão seja do tipo preferencial, ou seja, desmarcado o parâmetro "busca tipo NF" no cadastro de tipos de notas fiscais de saída (FPDV0103), não será respeitada a hierarquia de busca do tipo de nota nos itens do pedido de venda, o item herdará automaticamente o tipo de nota padrão informado. Caso o indicador de presença do pedido seja “Operação presencial” e o tipo de nota buscado pela hierarquia não seja válido, será necessário informar manualmente, nos itens, o tipo de nota desejado.

Importante

Nas operações onde o destinatário é o próprio emissor da nota fiscal, é possível utilizar um tipo de nota com CFOP interestadual (6xxx), conforme NT 2013/005.

Ao lado do campo com a descrição do tipo de nota é exibida a informação se o tipo de nota é preferencial, ou seja, se o checkbox busca tipo NF, do cadastro de tipos de notas fiscais de saída (FPDV0103), estiver desmarcado.

Ao alterar o tipo de nota padrão, o sistema irá exibir uma mensagem, solicitando se desejado:

  • Alterar todos os tipos de notas dos itens do pedido. Se selecionada esta opção o sistema irá alterar o tipo de nota de todos os itens do pedido de venda que não foram faturados.

  • Alterar apenas os itens que possuam o tipo de nota igual ao anterior. Se selecionada esta opção o sistema irá alterar os itens cujo o tipo de nota seja igual ao tipo de nota padrão anterior do pedido de venda que não foram faturados.

  • Não alterar os tipos de notas dos itens.

O parâmetro "16 - Permite Misturar Tipos De Nota De Fatur. Antec. Com Outros Tipos " dos Parâmetros em Comum Entre a Nota e o Pedido (FUTL0125 PDNF PDNF) possibilita configurar se será permitido misturar tipos de nota de faturamento antecipado com outros tipos de nota.

Importante

Quando o campo % Red. ICMS ZF for informado no Cadastro do Tipo de Nota Fiscal de Saída (FPDV0103), este percentual será reduzido da base para o cálculo do desconto de ICMS ZF.

Exemplo

Base de cálculo: R$ 1.000,00

% Red. ICMS ZF: 20%

% Desc. ICMS ZF: 7%

Base com redução: R$ 1.000,00 - 20% da base = R$ 800,00.

Valor de desconto: R$ 800,00 * 7% = R$ 56,00.

Botão Resumo Tipo NF

Possibilita consultar, de forma resumida, os tipos de notas fiscais utilizados nos itens do pedido de venda, mostrando código, descrição, informação de receita, quantos itens (linhas do pedido e não quantidade) estão utilizando o tipo de nota fiscal e valor total por tipo de nota (sem IPI).

Tabela Venda

Selecionar a tabela de venda padrão para o pedido. Mostra por padrão a tabela de venda cadastrada no cliente ou, caso não possua, mostra a tabela cadastrada na divisão de venda.

Esta tabela é utilizada para procurar o preço de cada item novo informado no pedido.

Ao alterar a tabela de venda o sistema irá perguntar se desejado trocar a tabela de venda de todos os itens do pedido que a utilizam. Em caso afirmativo, todos os itens que utilizam a tabela de venda anterior serão recalculados com a nova tabela de venda. Caso algum item não tenha valor na nova tabela uma mensagem avisa e a tabela anterior retorna ao pedido. Além da troca nos itens serão recalculadas as políticas de acréscimo e desconto, pois podem existir diferentes políticas para a nova tabela de venda.

Caso o pedido possua plano de venda e a tabela de venda vinculada ao estabelecimento do cliente esteja também vinculada ao plano de venda, essa será a retornada ao pedido. No entanto, isso só ocorrerá caso haja mais de uma tabela de venda vinculada ao plano de venda, caso só exista uma tabela de venda vinculada ao plano de venda, essa será a tabela retornada. A mesma validação também é realizada caso não exista tabela de venda vinculada ao estabelecimento do cliente porém exista tabela de venda informada na divisão de venda usada.

Durante a digitação dos itens dois parâmetros são importantes no que se refere à tabela de venda:

  • Pedidos de Venda - parâmetro 10.

  • Comuns entre Pedido e Nota - parâmetro 8.

Importante

Quando existir cliente vinculado no pedido de vendas, serão selecionadas as tabelas de venda do cliente estatístico se houver informação de cliente na tabela de vendas.

Moeda

Selecionar a moeda ligada à tabela de venda escolhida. Os valores do pedido serão exibidos de acordo com a moeda deste campo. Caso este campo esteja desabilitado os valores estarão em Reais.

C. Pagto

Selecionar a condição de pagamento que será utilizada no pedido para a geração das parcelas quando faturado. Vem como default a condição informada no cliente.

Existem alguns cadastros que fazem restrições de uso das condições de pagamento:

  • Tabela de venda (FPRV0200): Só podem ser utilizadas as condições de pagamento informadas neste programa no que se refere a tabela de venda informada no pedido.

  • Divisão de Venda (FPDV0106): Só podem ser utilizadas as condições de pagamento informadas neste programa no que se refere a divisão de venda informada no pedido.

  • Cliente (FCLI0200): Na pasta de dados do faturamento há o campo Cond. Pagamento com as opções Vinculadas a ele e a nenhum e Somente vinculado a ele. Aliado a isto, no cadastro da condição de pagamento (FPDV0107), na pasta Cliente, tem-se a condição de EXCLUSIVO que está combinada com o cadastro do cliente e tem o seguinte efeito: se optar por "Vinculadas a ele e a nenhum", traz para o pedido todas as condições de pagamento que estão ligadas ao cliente do pedido e que não estão ligadas a nenhum outro cliente de forma exclusiva. Se optar por "Somente vinculadas a ele" traz para o pedido todas as condições de pagamento ligadas ao cliente mesmo que existam outros clientes inclusive como exclusivos.

  • Tipo de nota (FPDV0103): O indicador de RECEITA deve ser o mesmo no tipo de nota e na condição de pagamento a ser utilizada. Quando a condição de pagamento for do tipo especial, ao lado do código fica habilitado o campo para se informar:

  • Uma data, quando o checkbox Vencimento Fixo também estiver marcado.

  • Dia das parcelas, quando o checkbox Vencimento Fixo não estiver marcado.

Estas informações são utilizadas para gerar o(s) vencimento(s) do(s) título(s) no momento do faturamento. Quando uma condição de pagamento for alterada, o programa pergunta se deseja recalcular as políticas de acréscimo e desconto, pois pode existir uma política para a nova condição informada.

Importante

Quando existir cliente vinculado no pedido de vendas, serão selecionadas as condições de pagamento do cliente estatístico.

+Dias

Informar quantos dias (seguidos) a mais o sistema deverá acrescentar na data calculada para o vencimento de cada parcela do pedido.

Este campo não será considerado quando o checkbox Agrupa Fatura do Cadastro de Clientes (FCLI0200) pasta dados do faturamento, estiver marcado.

Portador

Selecionar o portador do pedido. Traz como default o que foi informado no cadastro do cliente. Caso não exista informação no cadastro, traz como default o que foi informado na condição de pagamento. O portador só poderá ser alterado em um pedido já cadastrado quando o parâmetro "49" dos pedidos de venda estiver como "S".

Venda

Data de venda do pedido, campo utilizado quando o pedido tiver o portador com o tipo Cartão de Crédito ou Débito, permitindo editar as datas apenas quando o portador for de Crédito.

Item(ns)

Informa a quantidade de itens cadastrados na pasta Itens. Considera itens principais, complementares e de embarque.

Peso Líquido

Mostra o somatório do peso líquido dos itens do pedido multiplicado pela quantidade. Esta informação vem da pasta Engenharia do Cadastro de Itens (FITE0200).

Peso Bruto

Mostra o somatório do peso bruto dos itens do pedido multiplicado pela quantidade. Esta informação vem da pasta Engenharia do Cadastro de Itens (FITE0200).

Totais

Bruto

Mostra o somatório do valor unitário dos itens multiplicado pela quantidade. Este valor é arredondado conforme o parâmetro de precisão de valores para pedidos.

Líquido

Mostra o somatório do valor líquido dos itens multiplicado pela quantidade. Este valor é arredondado conforme o parâmetro de precisão de valores para pedidos.

Líquido s/ ST

Mostra o valor líquido do ICMS sem Substituição Tributária.

C/IPI C/ST

Mostra o valor líquido do pedido somado ao valor do IPI de todos os itens que possuem alíquotas de IPI. Este valor sempre é arredondado em duas casas decimais para não dar divergência com a nota fiscal, pois na nota o valor impresso do IPI é total e no pedido é unitário.

Observação

Caso existam informações cadastradas no programa (FFAT0126) Cadastro de Pauta para PIS/COFINS/IPI, o valor do IPI poderá ser ajustado conforme o valor da pauta cadastrada.

Botão FoccoWMS

Ao clicar neste botão o sistema irá enviar o pedido consultado para o FoccoWMS.

Este botão ficará visível e habilitado caso exista ao menos um item informado no pedido de venda com o almoxarifado do tipo WMS.

O sistema irá exibir a seguinte mensagem para confirmação do envio: "Existem XX itens para envio ao FoccoWMS conforme almoxarifado selecionado, confirmar o envio?”. Ao confirmar, todos os itens selecionados deverão ser enviados ao FoccoWMS, sempre validando:

  • Se o pedido está salvo. Caso não estiver o sistema irá solicitar que este seja salvo antes de realizar o envio.

  • Se o pedido está analisado e liberado no financeiro, comercial e engenharia.

  • Se os tipos de nota dos itens que possuam o almoxarifado do tipo WMS estão com o indicador de estoque configurado para "BAIXA".

    • Caso existam itens que não possuam e itens que possuam esta situação, o sistema irá exibir a seguinte mensagem: "Os itens número [ITENS] estão selecionados para a solicitação de separação, conforme almoxarifado de WMS informado porém, o seu tipo de nota está configurado para não movimentar estoque. Estes itens não serão incluídos na solicitação de separação para o FoccoWMS. Deseja continuar?". Caso confirme o sistema irá continuar o processo sem estes itens, caso contrário o processo será abortado.

    • Caso existam apenas itens que possuam esta situação o sistema irá exibir a seguinte mensagem: "Todos os itens selecionados para a separação possuem tipos de notas que não movimentam estoque. Para solicitar a separação os itens deverão movimentar estoque." e, abortar o processo.

  • Se o pedido de venda está liberado no comercial, financeiro e manufatura.

  • Se existe quantidade pendente de envio da solicitação, ou seja, o sistema irá permitir o envio da solicitação para os itens que possuam saldo de pedido pendente e que possuam saldo de separação.

    • Caso não haja saldo em algum item o sistema irá exibir a seguinte mensagem: “Os itens [ITENS] não possuem saldo pendente para envio da solicitação de separação. Estes itens não serão incluídos na solicitação de separação, deseja continuar?”. Caso confirme o sistema irá continuar o processo sem estes itens, caso contrário, o envio será cancelado.

    • Caso não haja saldo em todos os itens o sistema irá exibir a seguinte mensagem: "Este pedido de venda não possui saldo pendente para envio da solicitação de separação ao FoccoWMS.” e, abortar o processo.

Após realizar a validação o sistema irá:

  • Criar o registro de envio da solicitação com o status "Enviado para WMS".

  • Gravar o histórico do envio contendo a data/hora da solicitação, o usuário que solicitou e a quantidade solicitada.

  • Ao concluir o envio da solicitação, irá exibir a tela de resumo da solicitação, apresentando o número da solicitação gerada, o total de itens selecionados, total de itens enviados e total de itens não enviados. Caso exista itens não enviados, o sistema irá habilitar o botão Visualizar Inconsistências. Ao selecionar o botão Visualizar Inconsistências será exibida a tela de Inconsistências no envio da solicitação de separação contendo os itens dos pedidos não enviados para a separação no FoccoWMS.

Campos do botão Visualizar Inconsistências

Num. Pedido

Mostra o número do pedido de venda.

Item

Código do item.

Desc. Item

Mostra a Descrição do item.

Configurado

Mostra a configuração do item, caso este seja configurado.

QTDE Solicitado

Mostra a quantidade solicitada

Mensagem

Mostra a mensagem detalhando o motivo da inconsistência.

Observação

Ao alterar o tipo de nota padrão da capa do pedido de venda, o sistema irá validar se existem itens no pedido enviados ao FoccoWMS. Caso exista, é possível alterar o tipo de nota destes itens se o novo tipo de nota possuir o mesmo indicador do tipo de movimentação de estoque.

Botão Envia p/ BLU

Este botão ficará visível e habilitado para pedidos de venda do tipo “PDV” e que possuam o portador informado vinculado a um tipo de cobrança de administradora de pagamentos.

Ao clicar neste botão o sistema exibirá a seguinte mensagem para confirmação: “Confirma o envio da cobrança para aprovação do lojista no portal da Administradora de Pagamentos?”.

Ao confirmar o pedido será adicionado a fila de envio do FoccoSMF onde posteriormente será enviado para a administradora de pagamentos, desde que o mesmo já não se encontre enviado ou aguardando envio. O pedido de venda poderá ser enviado novamente caso tenha sido rejeitado na administradora de pagamentos.

Pastas do Programa

Pastas do Programa

As pastas deste Programa são:

Carga

Quando o pedido estiver em carga esta pasta será habilitada. Nela serão exibidas as cargas em que se encontra o pedido consultado.

Transporte

Nesta pasta preencher as informações referentes ao transporte do veículo (Informações de transporte/frete do pedido de venda).

A transportadora será preenchida automaticamente quando esta constar no Cadastro do Cliente (FCLI0200), pasta Transport.. Se o tipo de Fornecedor na pasta Empresas, no Cadastro de Fornecedores (FFOR0200), for "Transp./Redesp.", esta Transportadora será também a Transportadora de Redespacho.

Importante

nos Dados para Transporte quando o campo Tp. Frete estiver como "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio", o valor informado no campo Valor do Frete será somado ao total do pedido.

Nos Dados para Redespacho o valor informado no campo Valor do Frete não será somado ao total do pedido, independente da informação selecionada no campo Tp. Frete

Exemplo

Ao informar o tipo de frete "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio" nos dados de transporte e "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio" nos dados de redespacho, o valor do frete de 550,00 nos dados de transporte e um valor de frete de R$ 150,00 nos dados de redespacho. No pedido será somado somente R$ 550,00 ("CIF Contrat." ou "CIF - Próprio"), o valor de R$ 150,00 do redespacho será somente informativo.

Se o conhecimento de frete for pago pela empresa (Dados do transporte "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio" e dados do redespacho "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio") o valor do transporte redespacho, conforme exemplo R$ 150,00, deve estar contemplado no valor de R$ 550,00 informado nos dados do transporte.

Exemplo

Ao informar o tipo de frete "CIF Contrat." ou "CIF - Próprio" nos dados de transporte e "FOB Contrat." ou "FOB Próprio" nos dados de redespacho, o valor do frete de 550,00 nos dados de transporte, pago pelo emitente e um valor de frete de R$ 150,00 nos dados de redespacho. O sistema irá considerar na nota os 550,00, pois o valor de 150,00 de redespacho é somente informativo. Esse valor de 150,00 será cobrado diretamente ao cliente pela transportadora do redespacho.

Exemplo

Ao informar o tipo de frete "FOB Contrat." ou "FOB Próprio" nos dados de transporte e "FOB Contrat." ou "FOB Próprio" nos dados de redespacho, o valor do frete de 550,00 nos dados de transporte e um valor de frete de R$ 150,00 nos dados de redespacho. O sistema não irá considerar os valores de frete na nota.

Tipo de Frete

Selecionar o tipo de frete. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.

Clique aqui para conhecer os Tipos de Frete.

Após o usuário informar o Estabelecimento de Fatura o sistema faz a seguinte consistência:

Se o indicador de frete estiver marcado e o valor do frete do pedido for igual a zero, o sistema carrega como valor de frete o valor mínimo do frete informado no parâmetro "1 - Valor mínimo do frete quando CIF" dos Parâmetros em Comum entre a Nota e o Pedido.

O sistema faz as seguintes consistências em relação ao campo do tipo de frete do transporte:

  • Se o tipo de frete informado for 'Fob Contrat.', 'Fob Próprio', 'Cortesia' ou 'Retira', o sistema zera os valores de frete e seguro. Caso contrário: Se o tipo de frete for 'Convenio' e o usuário havia informado anteriormente outro tipo de frete (tipo de frete está sendo alterado) então: Se o indicador de frete estiver marcado e o valor do frete do pedido for igual a zero, o sistema coloca nulo no campo do valor do frete.

  • Se o tipo de frete não for Cif Contrat.', 'Cif Próprio' ou 'Daf' e o usuário havia informado anteriormente outro tipo de frete (tipo de frete está sendo alterado) então o sistema zera o valor do frete. Caso Contrário: Se o tipo de frete for 'Sem Frete' ou 'Terceiros' então o sistema zera o valor de frete e de seguro.

  • Se o tipo de frete for Cif Contrat.', 'Cif Próprio' ou 'Daf' e o usuário havia informado anteriormente outro tipo de frete (tipo de frete está sendo alterado), o indicador estiver marcado e o valor de frete do pedido estiver zerado então o sistema carrega como valor de frete o maior valor entre o parâmetro "1 - VALOR MÍNIMO DO FRETE QUANDO CIF" e o valor de frete calculado pela política de frete.

O sistema faz as seguintes consistências em relação ao campo do valor de frete do transporte:

  • Se o tipo de frete informado for 'Cif Contrat.', 'Cif Próprio' ou 'Daf', o valor de frete informado for menor do que o informado no parâmetro "1 - Valor mínimo do frete quando CIF", Parâmetros em Comum entre a Nota e o Pedido, e o indicador Verificar Frete estiver marcado então, o valor mínimo de frete será o informado no parâmetro.

  • Se o parâmetro "98 - Soma valor do redspacho no valor de frete" dos Parâmetros de Pedidos de Venda (FUTL0125 PDV PDV) estiver respondido como "S" e o tipo de frete do transporte e do redespacho forem 'Cif Contrat.', 'Cif Próprio', 'Daf' ou 'Convenio' então: Se o valor do frete informado for igual ao valor do frete calculado pelas políticas de frete e o valor do redespacho for maior do que zero, o sistema irá exibir uma mensagem questionando que se o valor do frete ficará igual ao frete sugerido para que as políticas de frete possam ser recalculadas? Caso pressione "Não", o valor de frete de redespacho será somado ao valor de frete. Caso contrário, o sistema soma o valor de frete do redespacho ao valor do frete do transporte quando o valor do frete informado for diferente do frete calculado pelas políticas de frete.

Frete proporcional

O sistema permite que os pedidos de venda, cuja política de frete já está calculada, sejam faturados com um valor de frete proporcional à quantidade do pedido sendo atendida.

Alguns clientes trabalham com negociações de compras semestrais, sendo as entregas realizadas mensalmente.

Como padrão, o sistema cobra o valor do frete informado em cada entrega, ou existe uma parametrização para recalcular o frete no momento do faturamento.

Nas duas situações, para os fretes por peso, os valores podem ficar discrepantes do que foi negociado.

O Sistema irá exibir uma mensagem quando for alterado o frete/seguro do pedido em situações onde o parâmetro "111 - Cálculo de valor de frete promocional ao valor faturado do pedido" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS) estiver respondido como "2" e o pedido já tiver quantidades atendidas ou canceladas, informando que será calculado o frete e o seguro a partir da proporção da quantidade. Desta forma, uma quantidade dos valores de frete e seguro não será considerada nos próximos atendimentos do pedido.

Redespacho

Redespacho

O parâmetro "98 - Soma Valor Do Redespacho No Valor De Frete" dos Parâmetros de Pedidos de Venda (FUTL0125 PDV PDV) possibilita informar que o valor do frete de redespacho seja somado ao valor do frete. Para que esse processo ocorra, além do parâmetro habilitado, o tipo do frete e do redespacho devem ser "CIF Contrat.", "CIF - Próprio", "DAF" ou "Convênio". E o valor do redespacho deve ser informado no seu respectivo campo. A política de frete somente será recalculada se o valor do frete for igual ao valor do frete sugerido.

Tp. Frete

Selecionar o tipo de frete redespacho. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.

Valor do Frete

Valor do frete de redespacho.

Via de Transporte

Selecionar o tipo de transporte utilizado para redespacho.

CEP de Coleta

CEP onde a transportadora de redespacho fará a coleta.

Transportadora

Selecionar a transportadora para o transporte de redespacho.

Desc./Acrésc.

Nesta pasta podem ser visualizados os descontos e acréscimos do pedido de venda. Estas informações são carregadas pelo programa toda vez que for aberta esta pasta e ao sair da tela de descontos quando o pedido será recalculado.

Interfere na política de comissões - Acessar este link para entender o comportamento do sistema ao marcar este checkbox.

Abate da Base de Cálculo de Comissões - Acessar este link para entender o comportamento do sistema ao marcar este checkbox.

Importante

Não é possível informar/alterar descontos de capa caso já exista algum item com quantidade atendida no pedido, pois ao alterar podem ser causadas inconsistências no rateio destes descontos. Neste caso, será permitido informar/alterar apenas os descontos de itens que não tenham atendimento. Esta regra não se aplica caso os itens atendidos sejam de terceiros.

Retenções

Permite visualizar o valor de retenções de impostos cálculados para o pedido de venda. O cálculo de retenções é realizado conforme a configuração de "Retenção de Impostos" do tipo de nota fiscal de saída, sendo possível realizar a retenção dos impostos IR, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISSQN. A retenção será realizada conforme o percentual informado no tipo de nota, quando o indicador de onde será retido o imposto estiver selecionado como "Nota", impactando diretamente no valor final do pedido.

Descontos de Verba

Descontos de verba podem ter o seu percentual alterado quando o parâmetro "04 - PERMITE ALTERAR O PERCENTUAL DE DESCONTO DA VERBA DOS PEDIDOS DE VENDA" da categoria "05 - PARÂMETROS DE VERBAS COMERCIAIS DO PEDIDO DE VENDAS" estiver habilitado.

No entanto, o percentual máximo que pode ser informado será o definido no cadastro da verba ou o percentual máximo de forma que o saldo da verba não fique negativo. Caso for informado um percentual que deixaria a verba com saldo negativo, o sistema irá notificar o usuário.

Quando o percentual do desconto de verba é alterado manualmente, isso irá alterar o saldo de crédito consumido da verba.

Observações

Nesta pasta informar as observações do pedido, da etiqueta e as observações para a nota fiscal.

É possível alterar as observações do pedido e da nota fiscal, para pedidos que já foram faturados antecipadamente e que estão aguardando a emissão da nota fiscal de remessa.

Obs./Cliente

Esta pasta exibe as observações ligadas ao cliente e ao estabelecimento utilizados no pedido.

Observação do Cliente: Mostra a observação cadastrada na capa do cadastro do Cliente (FCLI0200).

Obs. dos Dados do faturamento do Estabelecimento: Mostra a observação cadastrada na aba Dados Fatur. do Cadastro do Cliente (FCLI0200).

Sit. Cliente

Nesta pasta é possível executar a consulta financeira (CFIN0401) para o cliente do pedido.

Bloqueio

Nesta pasta é possível bloquear manualmente um pedido ou apenas consultar o motivo de bloqueio manual quando já existente.

É possível o bloqueio para pedidos que já foram faturados antecipadamente e que estão aguardando a emissão da nota fiscal de remessa.

Adicionais

Nesta pasta informar os dados adicionais do pedido.

Autorização de Entr.

O nome deste campo é definido no parâmetro "19 - Prompt Para O Campo: Autorização Entrega" dos Parâmetros de Pedidos de Venda (FUTL0125 PDV PDV).

A resposta padrão é Autorização de Entr..

Classificação Fiscal

Mostra a Classificação Fiscal que foi vinculada ao item, pela seguinte hierarquia: 1º: Cadastro do Idioma, 2º: Configuração do Item e 3º: Cadastro do Item.

Para os itens que terão Classificação Fiscal por idioma, este campo trará a informação do “Código de Item por Países”, que é vinculada no Cadastro de Itens (FITE0200) na pasta Países, através do cadastro realizado no campo “Class. Fisc.”.

Para os itens configurados, este campo trará a informação da classificação fiscal da máscara deste item, que é vinculada no Cadastro de Itens (FITE0200) na pasta Contábil, clicando no botão “Parâmetros Configurados da Contabilidade”.

Para os demais itens, o campo irá mostrar a classificação fiscal que é vinculada no Cadastro de Itens (FITE0200) na pasta Contábil, através do cadastro no campo “Classif. Fisc. Venda”.

Utiliza Verba Comercial

Atenção

Esse indicador só é utilizado quando o parâmetro "01 - Indica Qual O É Fluxo De Negócio De Verba Utilizado" estiver respondido como "2 - A EMPRESA DEFINE SE A VERBA É CALCULADA INICIALMENTE PARA OS PEDIDOS OU NÃO, PODENDO ALTERAR O INDICADOR NOS PEDIDOS DE VENDA."

Indica se o pedido de venda consumirá verba comercial ou não.

Quando marcado, o pedido receberá — se os cadastros necessários para uso da verba comercial estiverem corretos e se a verba tiver saldo — um desconto de capa referente à verba.

Este indicador inicia com o valor informado no parâmetro "03 - OPÇÃO PADRÃO PARA O CAMPO UTILIZA VERBA COMERCIAL NOS PEDIDOS DE VENDA" da categoria de parâmetros "05 - PARÂMETROS DE VERBAS COMERCIAIS DO PEDIDO DE VENDAS".

Além disso, o parâmetro "02 - PERMITE ALTERAR O CAMPO UTILIZA VERBA COMERCIAL DOS PEDIDOS DE VENDA" da mesma categoria define se esse indicador pode ser alterado ou não.

Importante

Quando o valor do pedido é alterado, o saldo consumido da verba não é afetado, mas sim o percentual do desconto que é adequado de forma que fique equivalente ao quanto o saldo de crédito representa em relação ao novo valor líquido do pedido.

Documentos

Permite realizar a Geração de Pré-Venda a partir de um pedido de venda. Toda vez que um pré-venda for criado os itens enviados neste pré-venda não poderão ser alterados.

Todo o pré-venda deverá ser emitido a partir de um cupom fiscal. Caso a venda não seja concretizada o FoccoPDV emitirá um cupom fiscal automaticamente e cancelará o mesmo em um prazo máximo de 2 dias após a data de envio.

Para determinar quais itens irão para o pré-venda, existe o indicador Entrega com Cupom na tela de itens do pedido de venda que deverá estar marcado.

Toda vez que for marcado o indicador de Entrega com Cupom no item, o sistema irá assumir o preço da tabela de venda existente no Cliente (Consumidor Final - Pasta Dados do Faturamento) dependendo da resposta do parâmetro FOCCOERP X FOCCPDV "12-Troca Tabela de Venda quando Marcado Entrega Cupom".

Se estiver marcado com:

"I" - Somente troca se o Item tiver IPI;

"S" - Troca Sempre

"N" - Não troca a tabela de venda do item para a tabela do consumidor final.

Será permitido gerar somente um pré-venda por pedido.

O botão Pré-Venda poderá gerar pedidos com indicadores Entrega com Cupom, independentemente da data de digitação do pedido.

Importante

Após a geração do documento DAV/Pré-Venda, não será permitida a emissão de qualquer documento que não seja o relatório estabelecido no Ato Cotepe. Por este motivo os botões de impressão de Cupom Fiscal, Imprimir Pedido de Vendas e o botão de Enviar por E-mail existente ficarão desabilitados após a geração do documento.

Pré-Venda

Permite realizar a Geração de Pré-Venda a partir de um pedido de venda. Toda vez que um pré-venda for criado os itens enviados neste pré-venda não poderão ser alterados.

Todo o pré-venda deverá ser emitido a partir de um cupom fiscal. Caso a venda não seja concretizada o FoccoPDV emitirá um cupom fiscal automaticamente e cancelará o mesmo em um prazo máximo de 2 dias após a data de envio.

Para determinar quais itens irão para o pré-venda, existe o indicador Entrega com Cupom na tela de itens do pedido de venda que deverá estar marcado.

Toda vez que for marcado o indicador de Entrega com Cupom no item, o sistema irá assumir o preço da tabela de venda existente no Cliente (Consumidor Final - Pasta Dados do Faturamento) dependendo da resposta do parâmetro FOCCOERP X FOCCPDV "12-Troca Tabela de Venda quando Marcado Entrega Cupom".

Se estiver marcado com:

"I" - Somente troca se o Item tiver IPI;

"S" - Troca Sempre

"N" - Não troca a tabela de venda do item para a tabela do consumidor final.

Será permitido gerar somente um pré-venda por pedido.

O botão Pré-Venda poderá gerar pedidos com indicadores Entrega com Cupom, independentemente da data de digitação do pedido.

Importante

Após a geração do documento DAV/Pré-Venda, não será permitida a emissão de qualquer documento que não seja o relatório estabelecido no Ato Cotepe. Por este motivo os botões de impressão de Cupom Fiscal, Imprimir Pedido de Vendas e o botão de Enviar por E-mail existente ficarão desabilitados após a geração do documento.

Forma de Pagamento

Permite selecionar a forma de pagamento e informar o valor da forma de pagamento dos pedidos de venda.

Para operações com cartão crédito/débito permite informar NSU e Cód. Autorização, também possibilita gerar ou excluir títulos de pedidos de venda com operações de cartão e visualizar as informações dos títulos gerados.

Abaixo da frase acima fazer a listagem dos campos conforme segue abaixo:

  • Forma de Pagamento: Informar a forma de pagamento.

  • NSU: Informar o número sequencial único

  • Cód. Autorização: Informar código da autorização.

  • Valor: Informar o valor do pagamento.

  • Total de Pagamento: Mostra o valor total das formas de pagamento.

  • Total do Pedido: Mostra o valor total do pedido.

  • Título: Mostra o número do título.

  • Parc.: Mostra a parcela do título.

  • Data Emissão: Mostra a data de emissão do título.

  • Data Vencimento: Mostra a data de vencimento do título.

  • Valor Aberto: Mostra o valor em aberto do título.

  • Valor Título: Mostra o valor do título.

  • Totais: Mostra a soma dos valores em aberto e a soma dos valores dos títulos.

  • Botão OK: Confirma as informações e fecha a tela.

  • Botão Cancelar: Fecha a tela.

  • Botão Gerar Títulos / Excluir Títulos: Ao clicar gera ou exclui os títulos de cartão.

Dados Projeto

Dados chave para identificação do projeto e ambiente vindo de software externo (disponível apenas para visualização). Além de ser possível visualizar os dados na aba "Dados Projeto", os dados também estão amostra na Central de Vendas nos dados adicionais do pedido.

  • GUID do Projeto

  • Descrição do Projeto

  • GUID do Ambiente

  • Descrição do Ambiente

  • Chave de Importação

  • Número de série

  • Identificador Sistema

  • Versão

  • Identificador Opção

Desoneração
Motivos de Desoneração de ICMS

Nesta aba não será possível inserir ou excluir tipos de nota, apenas é possível alterar o motivo de desoneração dos tipos de notas existentes.

Observação

Não será possível realizar alterações dos motivos de desoneração de ICMS quando o pedido estiver cancelado, atendido ou parcialmente cancelado/atendido.

Tipo de Nota

Mostra o código e a descrição do Tipo de Nota..

CST

Mostra o código e a descrição do CST de ICMS conforme:

Se o cliente informado for contribuinte: Mostra o CST de ICMS informado no campo CST ICMS Contrib. do Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113).

Para identificar se o cliente do pedido é contribuinte de ICMS o sistema verifica se o campo Contrib. ICMS está marcado, na aba Estabelecimentos do Cadastro de Clientes (FCLI0200).

Se o cliente informado não for contribuinte: Mostra o CST de ICMS informado no campo CST ICMS Não Contrib..

A hierarquia de busca do CST de ICMS para apuração do motivo de desoneração de ICMS será realizada no Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113).

Caso o CST de ICMS não for encontrado no Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113), o sistema irá buscar do Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Saída (FPDV0103) no campo CST ICMS, na aba NF Eletrônica.

Importante

Um tipo de nota fiscal de saída poderá ter mais de um CST de ICMS vinculado e, consequentemente, ter motivos de desoneração de ICMS diferentes.

Motivo de Desoneração

Mostra o motivo de desoneração conforme regras:

CST 20, 70 e 90:

Quando o cliente for Produtor Rural, o motivo padrão será "3 - Produtor Agropecuário";

Caso contrário, o motivo será "9 - Outros".

CST 30:

Quando o cliente possuir SUFRAMA cadastrado com uma data válida, o motivo padrão será "7 - SUFRAMA";

Caso contrário, o motivo será "9 - Outros".

CST 40, 41 e 50:

Quando o cliente for Produtor Rural, o motivo padrão será "3 - Produtor Agropecuário";

Quando o cliente possuir SUFRAMA cadastrado com uma data válida, o motivo padrão será "7 - SUFRAMA";

Quando o cliente for Órgão Público, o motivo padrão será "8 - Venda a Órgão Público";

Caso contrário, o motivo será "9 - Outros".

Gera Ambiente

Esta funcionalidade faz parte do Processo de Transformação de Itens de Pedido.

Nesta aba, exibida quando os itens possui grupo de ambiente informado, será possível transformar os itens dos Pedidos de Venda digitados manualmente em itens Ambiente.

Itens

Empresa

Mostra a empresa que esta sendo acessada.

Pedido

Mostra o código do pedido que está cadastrado.

Origem

Mostra a origem do pedido.

Emissão

Mostra a data de emissão do pedido de venda.

Pedido Repr.

Mostra o código do pedido do representante.

Botão AZ

Altera a ordenação dos itens, por código e ou por ordem de digitação.

Botão Imagem

Mostra a imagem do item.

Liberado na Engenharia

Mostra se o item está liberado na engenharia se não estiver o mesmo deve passar pela análise de itens da engenharia.

Liberado no Processo

Mostra se o item está liberado no processo se não estiver o mesmo deve passar pela análise de itens processo.

Liberado no Comercial

Mostra se o item está liberado no comercial se não estiver o mesmo deve passar pela análise comercial de itens.

Item

Informar o código do item e ou selecionar na lista de valores.

Não será possível alterar o item quando possuir quantidades em separação ou separadas no FoccoWMS.

Data de digitação

Traz por default a data que está sendo lançado o pedido de venda. Porém está poderá ser alterada.

Tipo Nota Fiscal

Informar o tipo de nota fiscal para o item do pedido de venda.

Item Cliente

Informar o código do item para o cliente conforme cadastro de descrições de itens por cliente (FCLI0105).

Botão Configuração

Este botão abre a tela de configuração do item, permitindo selecionar a configuração do mesmo.

A

Checkbox: Ao ser marcado este campo, o sistema não irá aplicar os acréscimos da política para este item.

D

Checkbox: Ao ser marcado este campo, o sistema não irá aplicar os descontos da política para este item.

Descrição

Descrição do item conforme cadastro (FITE0200).

Mascára

Permite informar a máscara do item caso este seja configurado e a mascará, desejada já esteja gerada.

Divisão Venda

Divisão de venda informada na capa, porém a mesma pode ser alterada para o item.

UM Venda

A unidade de medida do item vem primeiramente do cadastro de descrições de itens por cliente (FCLI0105), se não for informado, vendo cadastro de itens (FITE0200) pasta comercial e se não for informada a unidade de medida na pasta comercial a unidade de medida utilizada será a do cadastro do item (FITE0200) pasta estoque.

Não será possível alterar a unidade de medida quando possuir quantidades em separação ou separadas no FoccoWMS.

Almoxarifado

É a partir deste almoxarifado que o sistema irá realizar o movimento de baixa do estoque (requisição) no momento da emissão da nota fiscal de saída. Este campo permite alteração.

O sistema segue a seguinte hierarquia de busca para este campo:

1) Se cliente do pedido estiver parametrizado como o cliente consumidor, busca o almoxarifado parametrizado para o cliente consumidor (parâmetro 63 - categoria Notas Fiscais de Saída). Se tipo de nota for de venda, o almoxarifado deve estar disponível para venda;

2) Almoxarifado de Assistência Técnica encontrado na pasta comercial do item que somente será buscado se a divisão de venda for de Assistência Técnica.

3) Almoxarifado de expedição ligado ao almoxarifado do item (FITE0103);

4) Almoxarifado padrão parametrizado para a empresa (parâmetro 83 - categoria Pedidos de Venda);

5) Almoxarifado ligado a UF do estabelecimento de faturamento do pedido (FITE0103). Se tipo de nota for de venda, o almoxarifado deve estar disponível para venda;

6) Almoxarifado ligado ao item (FITE0200 - pasta estoque). Se tipo de nota for de venda, o almoxarifado deve estar disponível para venda.

Não será possível alterar o almoxarifado quando possuir quantidades em separação ou separadas no FoccoWMS.

Quando a divisão de venda for alterada e o parâmetro "45 - OBRIGAR CONTROLE DE ESTOQUE DE TERCEIROS E EM TERCEIROS" dos parâmetros de estoque estiver respondido como "S", não será possível alterar o almoxarifado do item do pedido, caso existam quantidades sendo processadas no FoccoWMS.

Tabela de Venda

O sistema irá trazer por default a tabela de venda informada na capa do pedido, se não for informada a tabela na capa do pedido e o parâmetro: 94 - sugerir a tabela de venda do cliente nos itens do pedido de venda, dos parâmetros gerais dos pedidos de venda, estiver respondido como sim o sistema irá trazer a informação do cadastro do cliente.

Qtde. Solicitada

Informar a quantidade de itens solicitada pelo cliente.

Não será possível alterar a quantidade quando possuir quantidades em separação ou separadas no FoccoWMS.

Valor Unitário

Informar o valor unitário do item, caso a tabela de venda tenha sido informada o preço vira da tabela de venda informada (FPRV0201). Porem o sistema só irá permitir alterar o valor do item se o parâmetro 28 - Permite Alterar O Valor Líquido Do Item, dos parâmetros gerais do pedido de venda estiver respondido como sim.

% Comissão

Mostra o percentual de comissão referente ao item, conforme cadastro de política de comissão.

Atendida

Mostra a quantidade deste item já atendida no pedido de venda.

Cancelada

Mostra a quantidade deste item cancelada no pedido de venda.

Saldo

Mostra a quantidade deste item que está pendente.

Data Entrega

Calcula a data de entrega para o item conforme cadastro de tanques da promessa de entrega. Quando utilizado o processo de promessa de entrega.

Firme

Checkbox: Ao marcar este checkbox indica que a data de entrega está firmada para este dia e não poderá ser alterada.

Entrega Cli.

Informar uma data de previsão de entrega do item ao cliente. Após o pedido ser faturado pode-se gerar um relatório comparativo entre data de entrega prevista e data entrega realizada. Este campo não pode ser alterado após o pedido ser faturado.

Lote

Selecionar apenas um lote para cada item do pedido. Este campo somente ficará habilitado caso o item possua o controle por lote, conforme parametrização e se o almoxarifado informado for do tipo WMS. É possível informar apenas um lote por item do pedido de venda. Caso seja necessário informar mais de um lote para o item, o mesmo deverá ser informado mais de uma vez no pedido de venda. Caso o pedido de venda seja incluído em uma carga o lote informado será enviado também para a carga.

Entrega Cupom

Checkbox. Ao marcar este checkbox indica que os itens serão entregues juntamente com o cupom fiscal ou NFC-e que será emitido.

Paga no Caixa

Checkbox. Ao marcar este checkbox indica que os itens serão pagos no caixa (somente para NFC-e).

Este checkbox sempre estará marcado e desabilitado caso os checkboxes NFC-e e Entrega Cupom estiverem marcados.

Valor Líquido

Mostra o valor líquido do item.

Total Líquido

Mostra o total líquido deste item, (Valor unitário * Qtde. Solicitada).

Líquido c/ IPI

Mostra o valor unitário deste item adicionado de IPI.

Total c/ IPI

Mostra o total líquido c/IPI deste item multiplicado pela quantidade solicitada.

Líq c/ IPI c/ST

Mostra o valor líquido do item adicionado de IPI e com substituição tributária.

Total c/IPI c/ST

Mostra o valor líquido do item adicionado de IPI e com substituição tributária multiplicada pela quantidade solicitada.

Alterado

Checkbox: Este deve ser marcado manualmente, quando o valor unitário do item for alterado.

Botão Desc./Acrésc.

Através deste botão podem ser visualizados/informados os descontos e acréscimos do pedido de venda.

Botão Adicionais

Ao marcar o checkbox Faturamento direto o valor de desconto do Pis e Cofins Zona Franca será zerado.

Os pedidos importados (FoccoWeb, FoccoLojas, FoccoIntegrador) possuem a mesma funcionalidade.

Processo para utilização do desconto PIS/COFINS Zona Franca:

  1. O parâmetro "88 - Utilização de Funcionalidade do Fornecedor Preferencial" dos Parâmetros do Pedido de Venda (FUTL0125 PDV PDV) estiver respondido como "1".

  2. Na Manutenção de Tipos de Representantes (FREP0101) deve ser informado se o tipo de representante vai considerar ou não o faturamento direto.

  3. Os itens devem ser do tipo de venda "Revenda".

  4. No Cadastro de descrições de Itens por Fornecedor (FFOR0201), o item deve possuir um fornecedor preferencial e o indicador de Fat.Direto respondido como "Sim".

  5. Caso esses cadastros estejam corretos e mesmo assim, os sistema estiver calculando o valor de Pis e Cofins, verificar o cadastro dos tipos de representantes, pois o mesmo deve considerar o faturamento direto. Caso esteja desconsiderando, é possível marcar manualmente o checkbox nos dados adicionais do item para zerar os valores.

Botão OK

Retorna para a capa do pedido.

Demais Informações

Demais Informações

Alterar a data do pedido de venda, totalmente ou parcialmente faturado?

Acréscimo na alíquota de ICMS e ICMS ST

Como configurar a redução do IPI

Regras do Parâmetro 45 Estoque de Terceiros

ICMS Diferencial ou ICMS Interestadual

Validação de Motivo de Assistência Técnica

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Ajuste Sinief

Cálculo Pauta ICMS e ICMS ST

Faturamento Direto pelo Fornecedor

Integração FoccoMOBILE

Promessa de Entrega

Variação Cambial CR

Validação Suframa