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FCDD0250 - Console de Reembolsos de Despesas

Conhecer o Programa

Este programa permite visualizar as despesas recebidas das plataformas cadastradas pela Configuração de Reembolso de Despesas, no qual será possível visualizar todas as despesas e fazer um acompanhamento e gerenciamento das mesmas, os usuários poderão realizar a consulta e a ação de Processar Despesas.

Além disso, será possível realizar a consulta de Logs para visualizar o histórico da despesa e o status da mesma, podendo analisar o histórico de processamento da despesa.

Campo a Campo

Campo a Campo
Na aba de Despesas

Detalhes da aba de Despesas.

Data Inicial

Data inicial para consulta de despesas. É considerada a data de registro da despesa na plataforma.

Data Final

Data Final para consulta de despesas. É considerada a data de registro da despesa na plataforma.

Apenas Pendentes

Caso marcado a checkbox, irão ser listadas apenas as despesas pendentes de processamento.

Processar

Realiza o processo das despesas selecionadas, podendo realizar o processamento de uma ou mais despesas por execução.

Sincronizar

Executa o sincronismo / busca de despesas nas plataformas configuradas no momento da execução, possibilitando a consulta imediata de despesas sem aguardar a proxima execução automárica.

Grid

Grid que irá conter todas as despesas recebidas da plataforma. É possível visualizar dados de status, valor, data e histórico da despesa.

Na opção de histórico de Despesa

Detalhes da opções de histórico de despesa, representado pela última coluna da GRID.

Histórico

É possível visualizar o histórico da despesa, tais como as ações que ocorreram no FoccoERP, data de importação e logs de falha caso ocorrerem.

Processamento de Despesas

O processamento de despesas deve ser executado de forma manual na Console de Reembolso de Despesas (FCDD0250):

  • Inicialmente deve-se possuir nas Configurações de Reembolso de Despesas (FCDD0100) configuração válida para a plataforma e configuração de importação para a empresa conforme Tipo de Despesa/Categoria e Tipo de Pagamento. O tipo de lançamento usado será conforme o registro de configurações utilizado para a despesa.

  • Caso o Sistema não consiga identificar o registro de configurações para processamento da despesa (pelo Tipo/Categoria e Tipo de Pagamento da despesa), o status dela será alterada para "Falha" e será gerada mensagem de falha no histórico da despesa.

  • Ao ser executado o processamento de uma despesa com sucesso, o status da despesa é alterado para "Sucesso" e será incluído um registro de Sucesso no histórico da despesa, bem como é exibido o respectivo lançamento gerado pela mesma.

  • Caso durante o processamento não seja encontrada uma configuração com a combinação "Código Terceiro" + "Categoria Terceiro" + "Tipo de Pagamento" o Sistema buscará uma configuração coesa pela combinação "Categoria Terceiro" + "Tipo de Pagamento". Caso encontre mais de uma configuração com a mesma combinação ou não encontre nenhuma configuração o processamento não será realizado, acusando erro e exibindo no histórico da despesa da console os respectivos motivos.

Todos os tipos de lançamentos exigem que o usuário informe uma Conta Contábil na configuração. Caso a Conta Contábil exija Centro de Custo, o usuário pode escolher informar ou não o centro de custo para lançamento. Caso o centro de custo for informado, sempre será gerado lançamento para este centro de custo, caso não for informado o centro de custo, será considerado conforme o rateio de centro de custo, praticados na plataforma (neste caso o código do centro de custo cadastrado na plataforma deverá ser o mesmo código de centro de custo do FoccoERP).

Importante

  • Se a data base para lançamento for a "Data da Despesa", a data considerada para a geração da despesa será a data da despesa atualmente utilizada, acrescida do número de "Dias Adicionais" conforme o cadastro da configuração envolvida no lançamento.

  • Se a data base para lançamento for a "Data Atual", a data de lançamento será a data atual do sistema, acrescida do número de "Dias Adicionais" conforme o cadastro da configuração utilizada.

Desfazer processamento de Despesas
  • É possível desfazer o processamento de uma despesa através da Console de Reembolso de Despesas (FCDD0250). Ao ser desfeito um processamento, o status da despesa será retornar para "Pendente" e o lançamento correspondente será excluído.

  • Caso seja realizada a exclusão pelo FoccoERP do lançamento gerado pela despesa, a despesa irá permanecer com a situação inalterada (Sucesso). Essa situação pode ocorrer em casos onde é necessário algum tipo de ajuste no lançamento já processado para a despesa.