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Console de Vendas Recorrentes (FVRE0200)

Console de Vendas Recorrentes

Console de Vendas Recorrentes

A console de vendas recorrentes tem por objetivo mostrar o histórico de recorrências ativas e inativas para um determinado cliente/estabelecimento. Caso a empresa selecionada no menu do FoccoERP seja uma consolidada, será listado todas as recorrências das empresas filhas da consolidada que estejam vinculadas ao cliente/estabelecimento filtrados em tela.

Filtros da tela

É possível filtrar o tipo de movimento (Upgrade, Downgrade, Reajuste, Venda e Cancelamento).

O botão “Somente ativos” quando marcado irá filtrar na lista de recorrências, somente àquelas que possuírem pedido de venda gerado e pendente.

Botões da tela
  • O botão “Novo” no campo superior direito, permite criar um novo registro de recorrência (Venda e Upgrade).

  • O botão “Data Reajuste” com um símbolo de calendário, ao lado do botão “Novo”, permite cadastrar as datas de reajuste do cliente/estabelecimento. Se o usuário estiver na empresa consolidada (selecionada no menu superior do FoccoERP) será listado dentro desta tela todas as empresas filhas da consolidada vinculadas ao cliente/estabelecimento selecionados. Caso o usuário esteja em uma empresa filha, será possível cadastrar a data de reajuste somente da empresa filha, sem opção de seleção de empresa.

  • Na listagem de recorrências, ao selecionar uma recorrência (marcar checkbox na listagem), ficará disponível os botões de geração de pedido de venda, exclusão de pedido de venda, exclusão de recorrência, recálculo da recorrência, edição da recorrência, cancelamento e Downgrade. Os mesmos estarão disponíveis de acordo com o tipo de movimento da recorrência selecionada, obedecendo às seguintes regras:

    • Gerar pedido: Somente para os tipos de movimento venda e upgrade que não possuem pedido gerado.

    • Exclusão de pedido: Somente para venda e upgrade que possuem pedido gerado sem atendimento e sem cancelamento. Não é possível excluir um pedido que tenha sido considerado no cálculo de um reajuste.

    • Exclusão de recorrência: Permite excluir recorrências do tipo venda e upgrade, somente se as mesmas não possuírem pedido de venda e se não tiverem sido consideradas no cálculo de um reajuste gerado. A opção de exclusão estará habilitada para os demais tipos de recorrência com exceção do tipo reajuste.

    • Recálculo: Somente para o tipo de movimento reajuste.

    • Edição: Para todos os tipos de movimento, exceto reajuste, cancelamento e Downgrade.

    • Cancelamento: É possível executar o cancelamento para recorrências do tipo venda, upgrade e reajuste que possuírem pedido gerado e que não tenham sido consideradas no cálculo de um reajuste.

    • Downgrade: É possível executar o cancelamento para recorrências do tipo venda, upgrade e reajuste que possuírem pedido gerado e que não tenham sido consideradas no cálculo de um reajuste.

  • Na coluna “Número do pedido”, na listagem de recorrências, o número listado aparece em azul. Quando clicado o mesmo abrirá uma tela de detalhes do pedido, que mostrará todos os itens do pedido bem como a situação de cada um, tais como atendido ou não atendido.

Cadastrar Nova Venda Recorrente

Cadastrar Nova Venda Recorrente

Tem por objetivo permitir cadastrar uma nova venda recorrente. Somente é possível cadastrar uma nova recorrência do tipo Venda ou Upgrade. Os demais tipos de recorrência são gerados pelos processos descritos anteriormente no help da console. Nesta tela é possível determinar se a vigência da recorrência será do tipo determinada ou indeterminada. Caso seja indeterminada será necessário informar uma data para o próximo reajuste da recorrência. Caso seja determinada, será preciso informar:

  • Quantidade de meses: Campo informativo, nele deve ser informado a quantidade de meses que o produto estará disponível para o cliente comprador.

  • Quantidade de pagamentos: Quantidade de parcelas em que a venda será paga. Caso seja cadastrado carência a mesma será considerada no cálculo de parcelas. Exemplo: Foi cadastro 6 parcelas no campo quantidade de pagamentos, porém foi informado 1 mês no campo carência. Neste exemplo será gerado 5 parcelas, visto que uma foi desconsiderada devido a carência.

  • Valor pagamentos: Valor de cada parcela gerada. No caso da vigência determinada, o valor unitário cadastrado para o item bem como a quantidade de itens será desconsiderado para o cálculo de valores das parcelas, sendo considerado apenas o valor do pagamento informado, bem como a quantidade de parcelas.

Também é possível vincular um ou mais representantes de venda ao cadastro, sendo sempre necessário cadastrar um deles como representante principal. É possível informar se a comissão do representante é vitalícia ou se possui um determinado número de parcelas.

Calcular Reajuste

Calcular Reajuste

Nesta tela é possível executar o reajuste das vendas recorrentes. Este processo consiste em calcular um percentual de reajuste, que utiliza como base todas as vendas até o último reajuste, que tenham tipo de vigência indeterminada. Ao finalizar o processo será gerado um novo reajuste que estará disponível na console. É possível filtrar a execução do processo de acordo com os seguintes filtros: cliente, estabelecimento, item, máscara do item (em caso de item configurado). Caso não seja escolhido um item em específico para execução, o processo será executado para todos os itens com recorrência cadastrada. Neste caso a geração de um novo reajuste será feita por empresa, cliente, estabelecimento, item, máscara e plano de venda. Sendo assim, caso o processo fosse executado neste cenário apresentado, ao finalizar a execução não seria gerado apenas uma recorrência, mas sim N recorrências do tipo reajuste, variando de acordo com a quantidade de itens cadastrados, planos de venda e etc.

Antes de executar o processo é necessário informar três campos obrigatórios, sendo eles:

  • Data de reajuste: Deve ser informado a data de reajuste (previamente cadastrada nas recorrências) que será filtrada na execução do processo. O processo somente será executado para recorrências que possuírem a mesma data de reajuste informada no filtro desta tela.

  • Percentual: Percentual que será considerado ao calcular o reajuste sobre a média das vendas anteriores.

  • Motivo: Informar o motivo pelo qual o reajuste está sendo executado. O motivo informado neste campo poderá ser visualizado na listagem de recorrências da console, na coluna “Tp. Mov”, ao colocar o mouse sobre o título “Reajuste”.

Ao executar o processo, antes da finalização da execução será apresentado ao usuário uma tela de impacto do reajuste. Esta tela tem por objetivo mostrar as recorrências do tipo reajuste que serão geradas (bem como seus respectivos valores). Ao clicar em confirmar, no canto inferior direito da tela de impacto, será apresentado uma pergunta de confirmação, e caso confirmado o processo será executado.

Recalcular Reajuste

Recalcular Reajuste

Permite recalcular os valores de uma recorrência do tipo reajuste. Ao executar este processo não será gerado uma nova recorrência, apenas serão ajustados os valores de acordo com o percentual informado no recálculo. Nesta tela também é possível informar o motivo do recálculo. O motivo informado neste campo poderá ser visualizado na listagem de recorrências da console, na coluna “Tp. Mov”, ao colocar o mouse sobre o título “Reajuste”.