Ir para o conteúdo

Valorização das Ordens de Fabricação (FCST0206)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita reunir todas as Ordens de Fabricação que tiveram movimentação no mês ou em específico as ordens pesquisadas nos campos da tela de seleção como: Número da Ordem, Código de Item ou Classificação por Pasta.

A movimentação da Ordem, que é considerada para a Valorização, é Requisição de Demandas/Consumos, Apontamentos de Operações, Entregas/Estornos de Produção.

Após selecionadas as Ordens, o sistema percorre uma a uma buscando a quantidade requisitada e/ou apontada; multiplica pelo custo médio do item da demanda ou do consumo ou pelo valor da taxa hora do centro de custo. Esse valor calculado é gerado para cada entrega de produção desta Ordem, para que no final, quando toda a ordem for entregue, possa ser calculado o Custo Médio do Item da Ordem.

Quando a operação é externa, o sistema considera a nota fiscal de entrada vinculada a esta operação, mais o valor/percentual de frete informado em Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200).

O objetivo da Valorização de Ordens é Calcular o Custo Material e o Custo Operacional da Ordem para gerar um Custo Médio de Fabricação para o Item da Ordem.

No Final do Cálculo é Gerado um relatório informando se aconteceram erros na Geração da Valorização para que o usuário possa verificar e corrigir os erros a fim de garantir o cálculo correto do Custo Médio.

O Cálculo da Valorização de Ordens tem início desde a primeira movimentação da ordem, até sua última entrega de produção. Quando não houver movimentos em algum mês, mas a ordem continuar aberta, o sistema gerará o saldo da ordem que deverá ser carregado até que a EPP (Entrega de Produção) correspondente seja realizada.

Uma referência circular é um item de uma demanda que tem como nova demanda um item pai já referenciado anteriormente.

Exemplo

A

⠀----|-B

⠀⠀⠀----|-C

⠀⠀⠀⠀⠀⠀----|-A

Taxas para Cálculo de Valorização

O custo operacional utilizado para calcular o valor das operações na valorização de ordens de fabricação será buscado conforme parâmetro "24 - Valoriza EPPS pelo custo da taxa informada" dos parâmetros gerais de custos (FUTL0125 CST CST). ​Estas taxas podem ser consultadas/alteradas através do programa Cadastro do Custo Operacional (FCST0103).

Observações

No Relatório de Valorização das Ordens de Fabricação II (FCST0322) será possível consultar o histórico dos refugos realizados nos apontamentos. A valorização integra os tempos apontados como refugo nas operações e a quantidade refugada das demandas ao custo da ordem.

Para a valorização existem quatro tipos de lançamentos:

VEN - Entregas do período;

SLD - Saldo do período;

IMP - Implantação da valorização;

REF - Refugos do período. Este lançamento serve apenas como informação para o Relatório de Valorização das Ordens de Fabricação II (FCST0322).

No Relatório de Erros de valorização que é emitido no final do cálculo são apresentadas as seguintes informações:

  • Geração de Saldos

  • Ordens Entregue sem Proporção das Demandas

  • Custo Médio Zerado

  • Valor do Centro de Custo Não Informado

  • Conversão de Unidades de Medida Não Cadastrado

  • Unidades de Medidas usadas no Cadastro do Item sem Conversão

  • Apontamentos com Quantidade Zerada

  • Ordens com Item Pai/Filho Iguais (pode distorcer o custo médio)

Todos estes Erros, exceto a Geração de Saldos, devem ser corrigidos para depois rodar a Valorização Novamente a fim de garantir a acuracidade do Resultado do Cálculo e do Fechamento correto do Mês.

Para o Cálculo da Proporção das Demandas existe um parâmetro que se localiza em Parâmetros do Sistema >> Parâmetros de Manufatura >> Parâmetros Planejamento >> Parâmetro "18". Quando este parâmetro estiver zerado, o sistema não verifica a proporção das demandas, se este parâmetro possuir algum valor, o sistema calcula o percentual de distorção que pode haver considerando o valor informado.

Campo a Campo

Campo a Campo

Ação

Indica se as ordens serão valorizadas ou se as valorizações das ordens serão excluídas. Se for selecionada a opção “Exclusão”, na busca serão exibidas somente as ordens já valorizadas. Já na opção “Valorização”, serão exibidas tanto as valorizadas quanto as não valorizadas.

Ordem

Selecionar uma ordem para realizar o Filtro de Ordens de Fabricação. Se nenhuma ordem for selecionada o sistema levará todas as ordens disponíveis no mês.

Item

Selecionar um item para realizar um Filtro através dos itens pais das Ordens de Fabricação.

Tipo

Selecionar se a seleção do item será feita pelo Código ou pela Descrição Técnica.

Classificação

Selecionar uma pasta do cadastro do item que será utilizada.

Class. Item

Selecionar uma classificação do item para realizar um Filtro pela Classificação do Item.

Mês

Informar um mês para realizar a Valorização de Ordens. O sistema só permitirá que meses abertos sejam valorizados.

Execução Oficial da Valorização

Checkbox. Selecionar para validar se a data para execução do cálculo não está dentro dos intervalos dos parâmetros "1 - INTERVALO DE MOVIMENTAÇÃO DAS NOTAS FISCAIS DE SAÍDA", "2 - INTERVALO DE MOVIMENTAÇÃO DAS NOTAS FISCAIS DE ENTRADA" e "5 - INTERVALO DE MOVIMENTAÇÃO DO ESTOQUE" dos Parâmetros de Intervalo de Movimentações (FUTL0125 INTC INTC).

Marca Todos

Checkbox. Selecionar para que a Ordem Atual seja Valorizada. Obs.: Quando for efetuada uma Pesquisa das Ordens este campo vem marcado.

Ordem

Mostra o número da Ordem de Fabricação.

Tp

Mostra o Tipo Atual da Ordem, que pode ser: (OFE) Ordem Encerrada, (OFA) Ordem Liberada do MRP, (OFM) Ordem Manual Liberada, (OFF) Ordem Firme.

Item

Mostra o código do item pai da Ordem de Fabricação.

Descrição

Mostra a descrição técnica do item pai da ordem.

Quantidade

Mostra a quantidade da ordem de fabricação.

Pendente

Mostra a quantidade pendente da ordem. Se a ordem for do tipo OFE (Ordem Encerrada) a quantidade pendente será sempre Zero (0).

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte do processo:

Registro de Inventário