Ir para o conteúdo

Geração de Lançamentos Contábeis (FCTB0250)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita fazer a integração de itens com a contabilidade, tais como: Cheques, Comissões, Contas a Pagar, Contas a Receber, Controle Patrimonial, Custo Produtos Vendidos, Estoque, Conta Corrente, MLC, Notas Fiscais de Entrada, Notas Fiscais de Saída, Ordens de Fabricação e Recibos.

É possível realizar a geração de lançamentos contábeis por empresa e consolidada. Quando selecionada uma empresa consolidada são realizadas as validações e execução do processo de geração dos lançamentos, para todas as empresas do grupo.

No Cadastro de Históricos Contábeis (FCTB0101) é possível configurar a TAG <DOCUMENTO> para ser substituída pelo número do documento do movimento de estoque.

Observação

A integração de Notas Fiscais de Entrada utiliza todas as notas cadastradas no período informado. Assim, gera lançamentos contábeis, correspondente ao valor da Nota, ICMS, ICMS-ST, IPI, INSS, ISS, IR e Funrural conforme contas/parâmetros cadastrados no cadastro de tipos de notas fiscais de entradas.

O valor correspondente ao lançamento a débito da Nota será montado conforme o parâmetro "Tipo de Integração Contábil de NFEs". Este parâmetro poderá assumir os seguintes valores:

  • NÃO: utiliza o valor correspondente ao total da nota;

  • ICMS: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS deve possuir apenas a conta débito.

  • ICMS-ST: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS-ST. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS-ST deve possuir apenas a conta débito.

  • IPI: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao IPI deve possuir apenas a conta débito.

  • AMBOS: diminui do valor correspondente ao total da nota os valores do ICMS e IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS e IPI devem possuir apenas as contas débito.

Do valor correspondente ao lançamento a crédito da Nota poderão ser abatidos os impostos (IR, PIS/COFINS/CSLL, PIS retenção, COFINS retenção, CSLL retenção, ISSQN, INSS) conforme o parâmetro "Abate impostos das NFE de Entrada" para notas de prestação de serviço e FUNRURAL para qualquer Nota Fiscal de Entrada. Nesta situação os lançamentos correspondentes aos impostos devem possuir apenas a conta crédito.

A integração das Notas Fiscais de Entrada também conta com um processo que pode ser feito em função da integração do valor de ICMS. Existe a opção "Tributa NF/Outros Livros/Tributa Contabilidade" para o campo Tipo ICMS, no Cadastro de Tipos de Nota Fiscal de Entrada, em Cadastros Auxiliares / Suprimentos / Recebimento. Neste caso, o valor do ICMS das notas fiscais de entrada será integrado na Contabilidade apesar de aparecer em "Outras de ICMS" nos Livros Fiscais.

Para os itens das notas de entrada que possuem valor de SENAR o sistema irá gerar a integração contábil seguindo as regras:

  • O tipo de nota do item deve possuir contas de crédito, débito e histórico informados na aba Int. Contábil do programa Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101).

  • Se o checkbox Agrupa, deste mesmo cadastro, estiver desmarcado o sistema irá gerar um lançamento para cada tipo de nota da nota fiscal de entrada, totalizando o SENAR dos itens por tipo de nota. Se o checkbox estiver marcado somente um lançamento contábil será gerado para todas as notas com aquele tipo de nota com a mesma data de entrada.

Clique, sobre o link, para conhecer a forma de Geração do Número do Lote do Lançamento Contábil.

Importante

Ao executar a geração dos lançamentos contábeis o sistema irá verificar se a data informada para o lançamento no arquivo é valida para o período de vigência das contas contábeis e centros de custos informados. Caso não atenda a esta regra o sistema não irá realizar a geração.

Se existirem contas contábeis ou centro de custos que se enquadrem na regra citada a cima, a tela para visualizar as contas contábeis ou centro de custos será exibida.

Campo a Campo

Campo a Campo

Período

Informar um intervalo de datas em que será feita a integração.

Cheques

Checkbox: Selecionar se constarão todos os cheques cadastrados manualmente no período informado. Esse processo gerará lançamentos contábeis correspondentes ao valor do cheque conforme contas/parâmetros cadastrados nos bancos, agências e contas.

Comissões

Checkbox: Selecionar se será considerado o movimento referente à emissão dos títulos a pagar no período informado que possuem o tipo de documento cadastrado para comissões (parâmetro de comissões). Esse processo gera lançamentos contábeis correspondentes ao valor da Comissão e I.R. conforme contas informadas no cadastro de representantes.

Contas a Pagar

Checkbox: Selecionar se serão considerados os movimentos dos títulos a pagar efetuados no período informado que não são correspondentes às comissões e ao boletim de caixa. Esse processo gera lançamentos contábeis correspondentes ao valor do Movimento, Juro, Desconto e Outras Despesas conforme contas/parâmetros cadastrados no movimento e no portador do cadastro de tipos de movimentações - CP.

Contas a Receber

Checkbox: Marcar para integrar todos os movimentos dos títulos a receber efetuados no período informado que não são correspondentes ao boletim de caixa. Esse processo gera lançamentos contábeis correspondentes ao valor do Movimento, Juro, Desconto, Despesas de Cartório, Outras Despesas, Multas, IRPJ, PIS, COFINS, CSSL, ISSQN, Variação Cambial Ativa, Variação Cambial Passiva, Transferência e Depósito conforme contas/parâmetros cadastrados no movimento para o portador dos títulos no Cadastro de Movimentos do Contas a Receber (FCTR0101).

Quando esta opção for selecionada também serão contabilizados pela data de movimento todos os movimentos de depósitos dos cheques de terceiros, identificados pelo tipo de movimento, que ainda não foram integrados no período informado.

Os movimentos de depósitos de cheques serão integrados utilizando as informações do bloco Depósito, da pasta Int. Contábil, do programa Cadastro de Movimentos do Contas a Receber (FCTR0101). Caso as contas de débito ou de crédito não tenham sido informadas os movimentos de depósito dos cheques não serão integrados na contabilidade.

Os movimentos de depósito dos cheques somente serão contabilizados pela data contábil, utilizando as contas padrões informadas na pasta Int. Contábil do programa Cadastro de Movimentos do Contas a Receber (FCTR0101), após a compensação ou devolução dos cheques. Contudo, enquanto o cheque estiver com a situação igual a "Depositado", ele será integrado apenas pela data de movimento.

Controle Patrimonial

Checkbox: Selecionar se serão utilizados os lançamentos no período informado. Gerará lançamentos contábeis correspondentes ao valor da Aquisição, Depreciação, Correção Monetária, Correção da Depreciação, Baixa do Valor Original, Baixa da Depreciação e Baixa do Valor Comercial.

  • Irá considerar o parâmetro 5 - "Informar a Conta Débito da Depreciação No Bem" dos Parâmetros do Controle Patrimonial: quando = S a integração irá utilizar esta conta para depreciações.

  • Considera o parâmetro 13 - "Agrupa Int. Cont. Controle Patrimonial por C.Custo" dos Parâmetros do Controle Patrimonial.

Integração Contábil

Checkbox: Indica se os lançamentos contábeis feitos pela integração do controle patrimonial serão agrupados quando a diferença entre os mesmos forem apenas o centro de custo. Se Sim, a integração funcionará de forma semelhante à integração da nota fiscal de entrada onde se pode ter um lançamento contábil com um ou mais centros de custos.

A integração contábil do Controle Patrimonial agrupa os valores por dia + código do lançamento + conta contábil do cadastro de bens/Contas do Cadastro de Contas p/ Integração Contábil para integração em um único lançamento contábil.

Custo Produtos Vendidos

Checkbox: Selecionar se serão utilizados os movimentos de estoques realizados no período informado. Apenas serão integrados os movimentos cujo tipo esteja cadastrado no parâmetro de integração contábil do CPV.

Conta Corrente

Checkbox: Marcar para integrar na contabilidade todos os lançamentos de conta corrente cadastrados pelo programa Cadastro de Lançamentos Manuais de Conta Corrente (FCCR0201) e gerados pelo programa Importação de Arquivo para Conciliação Bancária (FBAN0200) que ainda não estejam integrados no período informado e que possuam tipo de movimento e histórico contábil. Ou seja, independente da resposta do campo Exige Conta Contábil do tipo de movimento do lançamento, o lançamento será integrado na contabilidade.

Caso o lançamento de conta corrente a ser integrado não possua contas contábeis ou centros de custo informados, então os mesmos serão buscados do tipo de movimento e portador do lançamento na pasta Int. Contábil do programa Cadastro de Tipos de Movimentos de Conta Corrente (FCCR0101).

Estoque

Checkbox: Selecionar se serão utilizados os movimentos de estoques realizados no período informado. Apenas serão integrados os movimentos cujo tipo não esteja cadastrado no parâmetro de integração contábil do CPV. Quando marcado este checkbox a integração do estoque irá seguir a hierarquia de agrupamento de lançamentos por contas conforme Cadastro Tipos de Movimento de Estoque (FEST0101).

Importante

Também serão integradas as diferenças de valor geradas no processo de desmontagem (FEST0151).

Mapa Localização de Custos

Checkbox: Selecionar se irá utilizar os valores dos rateios de absorção/overhead calculados no MLC no período informado. Esse processo gera lançamentos contábeis com as seguintes informações:

  • Data: último dia do mês do cálculo

  • Débito

Conta

Checkbox: Informada no parâmetro de integração do MLC.

Centro de Custo

Checkbox: Centro de custo destino do rateio do MLC.

  • Crédito

Conta

Checkbox: Informada no parâmetro de integração do MLC.

Centro de Custo

Checkbox: Centro de custo origem do rateio do MLC.

  • Valor: soma de todos os valores que utilizam a conta e o CC.

Quando o valor for negativo o lançamento será invertido.

Notas Fiscais de Entrada

Checkbox: Selecionar se serão utilizadas todas as notas cadastradas no período informado. Esse processo gerará lançamentos contábeis correspondentes ao valor da Nota, ICMS, IPI, INSS, ISS, IR e Funrural conforme contas/parâmetros cadastrados no cadastro de tipos de notas fiscais de entradas. O valor correspondente ao lançamento do débito da Nota será gerado conforme parâmetro "Tipo de Integração Contábil de NFE's". As opções são:

  • NÃO: utilizará o valor correspondente ao total da nota;

  • ICMS: diminuirá do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS deverá possuir apenas a conta débito.

  • IPI: diminuirá do valor correspondente ao total da nota o valor do IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao IPI deverá possuir apenas a conta débito.

  • AMBOS: diminuirá do valor correspondente ao total da nota os valores do ICMS e do IPI. Nesta situação os lançamentos correspondentes ao ICMS e IPI deverão possuir apenas as contas débito.

Do valor correspondente ao lançamento a crédito da Nota pode-se abater os impostos (IR, PIS/COFINS/CSLL, PIS retenção, COFINS retenção, CSLL retenção, ISSQN, INSS) conforme parâmetro "Abate impostos das NFE de Prestação de Serviço". Este cálculo será válido apenas para as notas de prestação de serviço. Nesta situação os lançamentos correspondentes aos impostos deverão possuir apenas a conta crédito.

Ao realizar a integração contábil, com este checkbox marcado, os lançamentos contábeis dos seguintes impostos serão gerados:

  • ICMS DIFAL para Origem

  • ICMS DIFAL para Destino

  • FCP sobre ICMS

  • FCP sobre ICMS ST

  • ICMS do Simples Nacional

  • IPI do Simples Nacional

  • DIFAL na Compra

Os lançamentos contábeis poderão ser visualizados através do programa Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104).

Observação

Para os lançamentos gerados a partir de notas fiscais de entrada, é importante ressaltar que os lançamentos podem ser rateados em mais de uma conta contábil, centro de custo, centro de trabalho ou máquina, na Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200).

Notas Fiscais de Saída

Checkbox: Selecionar se serão utilizadas todas as notas emitidas no período informado. Esse processo gerará lançamentos contábeis correspondentes ao valor da Nota, ICMS, IPI, ICMS Substituição, ISS e IR conforme contas/parâmetros cadastrados no cadastro de tipos de notas fiscais de saídas. O valor correspondente ao lançamento a crédito da Nota será gerado conforme parâmetro "Tipo de Integração Contábil das NFS". Este parâmetro pode assumir os seguintes valores:

  • NÃO: utilizará o valor correspondente ao total da nota;

  • ICMS: diminuirá do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS deverá possuir apenas a conta crédito.

  • IPI: diminuirá do valor correspondente ao total da nota o valor do IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao IPI deverá possuir apenas a conta crédito.

  • AMBOS: diminuirá do valor correspondente ao total da nota os valores do ICMS e IPI. Nesta situação os lançamentos correspondentes ao ICMS e IPI deverão possuir apenas as contas crédito.

Do valor correspondente ao lançamento a débito da Nota pode-se abater os impostos (IR retenção, PIS retenção, COFINS retenção, CSLL retenção, INSS retenção e ISSQN retenção) conforme parâmetro "Abate impostos das NFS de Prestação de Serviço". Este cálculo é válido apenas para notas de prestação de serviço cujo campo aonde (referente à retenção) for igual a TÍTULO. Nesta situação os lançamentos correspondentes aos impostos deverão possuir apenas a conta débito.

Ao realizar a integração contábil, com este checkbox marcado, os lançamentos contábeis dos seguintes impostos serão gerados:

  • ICMS DIFAL para Origem

  • ICMS DIFAL para Destino

  • FCP sobre ICMS

  • FCP sobre ICMS ST

  • ICMS do Simples Nacional

  • IPI do Simples Nacional

Os lançamentos contábeis poderão ser visualizados através do programa Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104).

Observação

No final da integração, caso haja alguma nota que não foi integrada (provavelmente por falta de contas) aparecerá uma mensagem de aviso. Esta mensagem é selecionada quando a resposta do parâmetro "Avisa quando alguma NFS não integrou" for Sim.

Ordens de Fabricação

Checkbox: Selecionar se serão utilizadas todas as Ordens de Fabricação realizadas no período informado.

Ao realizar a integração contábil com este checkbox marcado, os lançamentos contábeis dos seguintes valores serão gerados:

  • Consumo

  • Mão de Obra

  • Produto Recuperador

  • Produto em Elaboração

  • Produto Pronto

Os lançamentos contábeis poderão ser visualizados através do programa Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104).

Estorno

A integração contábil de Mão de Obra realiza o estorno dos lançamentos dos saldos de requisição, ou seja, lançamentos gerados a partir de apontamentos parciais em ordens de fabricação do mês anterior ao período informado para integração. Isso é necessário pois esses registros da valorização são transformados em valorizações de entrega no mês seguinte, o que causaria duplicidade nos lançamentos.

Assim, ao executar a integração contábil, se houverem registros de saldo de requisição no mês anterior ao período inicial informado, o sistema irá gerar um lançamento contábil de estorno desses registros.

Exemplos:

Período Integração Contábil Período de Estorno
01/12 a 02/12 Mês 11
01/12 a 31/12 Mês 11
14/11 a 20/12 Mês 10
10/07 a 31/07 Mês 6

O estorno é um lançamento igual ao anterior, invertendo as contas de crédito/débito e centros de custos.

Os lançamentos contábeis gerados com este checkbox marcado poderão ser identificados através do Tipo de Lançamento "OF - Ordem de Fabricação".

Recibos

Checkbox: Selecionar se serão utilizados todos os recibos emitidos no período informado. Esse processo gerará lançamentos contábeis correspondentes ao valor bruto, valor do ICMS, valor do IRPJ, valor do PIS/COFINS/CSLL, valor do INSS, valor do ISSQN e valor líquido conforme contas/parâmetros cadastrados no cadastro de contas para integração dos recibos.

Boletim de Caixa

Checkbox: Selecionar para integrar os lançamentos feitos no Boletim de Caixa com a Contabilidade. Ao integrar os lançamentos os mesmos não poderão ser modificados.

O Boletim de Caixa facilita o controle por parte da Empresa de todo o numerário que transita pelo Caixa e ao ser integrado na contabilidade o controle será ainda maior, pois irá permitir que as entradas e as saídas de caixa constem automaticamente nos Relatórios Contábeis da Empresa.

Os lançamentos contábeis gerados com este checkbox marcado poderão ser identificados através do Tipo de Lançamento "BOC - Boletim de Caixa".

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

MLC

Variação Cambial CP

Variação Cambial CR

Integração Contábil