Contas a Receber¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O módulo de Contas a Receber possui um completo gerenciamento de todos os movimentos, tanto de títulos vencidos como a vencer, controle de adiantamentos, devoluções e cobranças em atraso. De forma simples e bastante abrangente, aliado à forte integração contábil e fiscal, a variedade de consultas e relatórios recursivos facilita e agiliza o dia a dia com um controle eficaz e eficiente dos recebimentos.
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.
Os parâmetros necessários para o Contas a Receber encontram-se na seguinte pasta:
Parâmetro do Financeiro >>
Parâmetros do Contas a Receber
Parâmetros de Juros e Notas de Débito
Parâmetros da Negociação de Pedidos/Títulos
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização do processo de Contas a Receber os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Bancos, Cadastro de Bancos, Agências e Contas (FFIN0030)
Esse cadastro é usado para os módulos: Contas a Receber, a Pagar, Cobrança Escritural, Pasgamento Escritural e Contabilidade.
Programa para fazer manutenção: incluir, alterar, excluir bancos.
Para integração contábil preencher a pasta Int. Contábil com as devidas contas e históricos.
Para geração de arquivo de cobrança escritural ou pagamento escritural preencher as pastas Cob. e Pgto. Escritural.
Importante: nem todos os campos são obrigatórios na Cob. e Pgto. Escritural, verificar 'hint', pois na explicação esclarece se o campo é específico de algum banco ou não. Algumas das informações destes cadastros devem ser verificadas com a gerência da conta da empresa, pois é o banco que detém tais informações.
Cadastro de Tipos de Cobrança (FFIN0070)
Permite cadastrar os diversos tipos de cobrança com informações para cobrança escritural e demais demonstrativos financeiros. Vincula todos os portadores que utilizam o mesmo tipo de cobrança.
Ex. 1- Cobrança Simples, 2- Cobrança Descontada.
Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010)
Possibilita cadastrar diferentes moedas e suas cotações, permitindo consultas on-line em diferentes moedas, independentemente da moeda originalmente usada no seu cadastro.
Importante: Não permite alterar ou excluir uma cotação.
Utilizada em conversões para pedidos de compra e de venda. Ex.: Dólar, Ufir.
A periodicidade define de quanto em quanto tempo a cotação é atualizada. Opções: Diário, Anual ou Mensal;
-
Se for diferente de "Diário", será gerado automaticamente conforme o intervalo definido.
-
Quando for Semanal, o primeiro dia da cotação deverá ser o primeiro dia da semana (Domingo);
-
Quando for Mensal, o primeiro dia da cotação deverá ser o primeiro dia do mês, assim sucessivamente para os demais intervalos de período.
Cadastro de Taxas de Juros (FFIN0157)
Permite cadastrar as taxas de juros mensais definidas pela empresa, cliente e estabelecimento e que são usadas em cálculos financeiros de atrasos de títulos, juros, etc.
IMPORTANTE Mesmo que a taxa em questão seja de um mês com mais ou menos de 30 dias, será sempre dividido por 30.
Cadastro de Taxas de Multas Mensal (FFIN0104)
Cadastrar as taxas de multa mensal.
Cadastro de Portadores (FFIN0050)
É o cadastro das entidades financeiras cobradoras dos títulos. Pode estar ou não vinculado a um banco.
É no cadastro de Portadores que serão feitas definições de separação de operações financeiras para recebimento: À Vista, Cadastramento de Cheques a Receber, Operação Vendor, Limite de Crédito (Cadastro de Clientes), Consultas do Planejamento Financeiro, Emissão de Bloquetos e Cobrança Escritural.
IMPORTANTE Para as operações com Cheques e Depósito à Vista, poderá somente haver um ÚNICO portador com a opção marcada.
Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020)
Permite separar títulos em tipos de documentos específicos conforme sua aplicação.
Usado para vincular títulos a grupos de tipos de documentos definidos.
Cadastro de Tipos de Movimentações Contas a Receber (FCTR0101)
É o cadastro de todas as possíveis movimentações de títulos do contas a receber pela sua natureza, inclusão ou baixa.
Para cada movimento um ou mais documentos deverão estar atrelados, bem como a empresa que estará apta a usar esse tipo de movimento.
Alguns movimentos poderão ser parametrizados para realizar a Integração Contábil e o Conta Corrente.
Cadastro de Motivos de Devolução de Cheques (FUTL0130 CHQ)
Utilizado no Programa de Controle de Cheques. Indica quais são os motivos de devoluções de cheques.
Cadastro de Informações para Borderô (FCTR0104)
Utilizado para controlar a geração dos borderôs de cheques por Banco/Empresa.
Não poderá haver duas empresas iguais cadastradas para o mesmo banco.
Layout para Relatório de Notas de Débito (FJRS0013)
O layout do relatório de notas de débito permite que o usuário defina seu formato baseado num modelo existente.
Usado para agrupar os juros pendentes em uma nota de débito.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Todo o processo de Conta Corrente do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:
Passo 1: Cadastro de Títulos Contas a Receber (FCTR0200)
Utilizado para que a empresa mantenha um controle sobre o que ela tem a receber de seus clientes.
Permite manutenção sobre os títulos gerados no faturamento possibilitando alterar o Portador (ver Parâmetros 1 e 2 Contas a Receber).
Pode-se, ainda, cadastrar outros tipos de títulos que não sejam gerados pelo faturamento. Para isso as informações serão preenchidas manualmente e atualizado o cadastro para gravar o título inserido.
Importante: Na capa do cadastro irá gravar o Portador e Tipo de Movimento de Emissão do Título. No botão Histórico ficará gravada a informação do Portador e Tipo de Movimento de Baixa.
Parametrizar o Cadastro de Série de NFs (FFAT0100) com a série de emissão da nota fiscal, tipo de documento e movimento de emissão, para que o título seja gerado com as informações corretas.
Passo 2: Cadastro de Depósito à Vista (FCTR0204)
Utilizado para inserção de depósitos realizados à vista para negociação com pedidos ou títulos.
Acessar Parâmetros Financeiro - Par. Negociação/Titulos - Par. "2 - Tipo De Documento Utilizado Para Depósitos A Vista", informar o tipo de documento que será utilizado para depósitos à vista.
Passo 3: Baixa/Estorno de Títulos Contas a Receber (FCTR0250)
Neste procedimento deve-se ter o cuidado de utilizar o tipo de movimentação correto, porque a partir dele serão geradas as comissões, o controle de juros, a listagem do diário auxiliar de clientes e os lançamentos na contabilidade. O mesmo cuidado se deve ter com a data e portador informado.
Para iniciar a baixa de qualquer titulo deverá ser feita uma seleção de tela com algumas informações. Nem todos os campos tem preenchimento obrigatório, a seleção de tela será feita de acordo com a informação que o usuário tiver. Ex. nome do cliente ou número do titulo. Após informar a seleção de tela e executar, o sistema abrirá uma nova tela com as informações do(s) título(s), os quais serão conferidas e ajustadas se necessário (Ex.: baixa parcial/ aplicação de desconto). Para efetuar a baixa depois de selecionados os títulos e verificadas as informações, atualizar é nesse momento, pois o título será quitado.
O programa permite fazer estornos de títulos já baixados, para isso deverá ser cadastrado um tipo de movimento específico de estorno e utilizado o mesmo na seleção de tela para execução do processo.
Outra funcionalidade do programa é o cruzamento de títulos de Adiantamento e Devoluções com Duplicatas em aberto. Para isso deverão ser cadastrados os movimentos específicos para as baixas de ADT e DEV que serão usadas nesse cruzamento. Quando o cliente estiver no sistema algum título de ADT ou DEV em aberto no sistema o programa de baixa irá acusar através de mensagem se o usuário deseja fazer baixa de ADT ou DEV contra duplicata.
Parâmetros do Contas a Receber utilizados nessa funcionalidade (ADT/DEV x DUP):
12 - Informe A Observação Default P/Título Origem Adiantamento;
13 - Informe A Observação Default P/Título Destino Adiantamento;
14 - Tipo De Documento Identificador Para Adiantamentos;
15 - Tipo De Movimento P/Quitação Automática Dos Adiantamentos (parâmetro para baixar o ADT);
18 - Tipo De Documento Para Devoluções;
19 - Tipo De Movimentação Para Devolução De Títulos;
35 - Tipo De Movimento Para Baixa Automática De Titulos De Devolução (parâmetro para baixar o DEV);
36 - Tipo Movimento Para Baixa Aut De Títulos Para Pagto. De Devolução (parâmetro para baixar a DUP que será usada contra o DEV);
Passo 4: Reversão de Títulos contas a Receber (FCTR0201)
Permite a inclusão de títulos a partir de um já existente ou o agrupamento de títulos para geração de um único.
Ex.: Negociação com cliente dos títulos em atraso com parcelamento, desmembramento de títulos. Negociação com o cliente para saldar a dívida de vários títulos com antecipação e desconto, agrupamento de títulos.
Parâmetros a serem preenchidos:
9 - Tipo De Movimentação Para Reversão De Título
10 - Informe A Observação Default P/Título Origem Da Reversao
11 - Informe A Observação Default P/Título Destino Da Reversao
65 - Informe O(S) Tipo(S) De Documento(S) Que Permitem Reversão (se for mais de um informar da seguinte maneira: DUP,IMP,ADT - sem espaço e com virgula.
Quando for realizada a Reversão de Títulos, tanto o valor nominal quanto os valores de Impostos pendentes/em aberto no título origem serão transportados para os títulos destino, devendo a sua soma ser exatamente igual aos valores origem. Por exemplo, caso um título de R$ 20,00, com R$ 8,00 em aberto seja revertido em dois títulos, esses dois títulos, juntos, devem ter o valor de exatamente R$ 8,00. O mesmo ocorre com os impostos. 9 - Tipo De Movimentação Para Reversão De Título
10 - Informe A Observação Default P/Título Origem Da Reversao
11 - Informe A Observação Default P/Título Destino Da Reversao
65 - Informe O(S) Tipo(S) De Documento(S) Que Permitem Reversão (se for mais de um informar da seguinte maneira: DUP,IMP,ADT - sem espaço e com virgula.
Passo 5: Prorrogação de Títulos (FCTR0202)
Permite a prorrogação da data de vencimento do titulo. Selecionar o título através da função F7 e informar o numero do titulo F8, pela Lupa do Menu, ou pela lista de Valores do Menu.
Os campos título do contas a receber preencherá automaticamente com os valores default do título.
Clicar dentro do campo Vcto Novo e informar a nova data, informar uma observação se necessário e Atualizar.
Os campos Seq., Vcto Antigo e Prorrogação serão preenchidos automaticamente.
Posterior a prorrogação conferir a informação dando duplo clique em cima do campo Prorrogação no Cadastro de Título Contas a Receber.
Passo 6: Geração de Dados SCI (FFIN0102)
Programa monta arquivo com informações dos clientes para envio ao SCI.
Parametrizar no Cadastro do Cliente, Pasta Dados Fat. o checkbox Enviar Informações Cadastrais.
Passo 7: Geração /Importação de Dados - SERASA (FFIN0103)
Programa monta arquivo com informações dos clientes para envio ao SERASA.
Parametrizar no Cadastro do Cliente, pasta Dados Fat. o checkbox Enviar Informações Cadastrais.
Negociação
Passo 8: Negociação de Pedidos x Títulos (FCTR0203)
Programa permite negociar pedidos com títulos.
Parametrização: ver Parâmetros do Financeiro - Parâmetros da Negociação de Pedidos x Títulos
Passo 9: Negociação de Títulos x Documentos (FCTR0209)
Programa permite negociar títulos com documentos.
Parametrização: ver Parâmetros do Financeiro - Parâmetros da Negociação de Pedidos x Títulos
CDCI
Passo 10: Cadastro de Acréscimos Bancários (FCDC0100)
O cadastro de acréscimos bancários serve para definirmos as regras para geração de títulos por CDCI (Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência)
É uma linha de crédito concedida às empresas para que financiem seus clientes, consumidores finais de seus clientes, consumidores finais de seus produtos e serviços, ficando a própria empresa responsável pela liquidação junto ao Banco.
Vantagens para o Cliente:
-
Financiar suas vendas e receber à vista sem comprometer o capital de giro da Empresa;
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Reduzir a carga tributária, pois a nota fiscal é emitida pelo valor à vista.
Parametrização:
Parâmetros Contas a Receber
20 - Tipo De Documento Para O CDCI
21 - Tipo De Movimentação Para O CDCI
Passo 11: Cadastro de Taxas Bancárias (FVEN0200)
O cadastro de taxas bancárias serve para inclusão das taxas de juros MENSAIS que cada banco utiliza para operações de vendor.
Neste cadastro é informado a quantidade de (até) dias a fim de indicar o número máximo de dias ao qual esta taxa será aplicada.
O campo taxa informa a taxa mensal que será utilizada para remessas de títulos na modalidade vendor pela cobrança no dia.
No cadastro de portadores deverá ser marcado o check box Utiliza Vendor, pois na geração do arquivo de remessa da cobrança escritural, os títulos serão enviados como vendor, também devem ser informados de forma correta pois geralmente são de extrema importância dos processos futuros tais como cálculos, tomadas de decisões e logística em geral do sistema.
Fluxo¶
Fluxo
Em desenvolvimento.