Roteiro de Fabricação¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
Na engenharia podemos cadastrar a estrutura do produto e o roteiro de fabricação para os itens. Tais informações são importantes para o planejamento da produção, por isso, é importante que as mesmas estejam de acordo com a realidade para que o sistema não planeje itens desnecessários e/ou faltar material.
Para que Serve?¶
O roteiro de fabricação é utilizado no cálculo do CRP, cálculo do sequenciamento, cálculo de custos, no apontamento de produção e, também, é impresso nas ordens de fabricação que são enviadas para a produção, por isso, uma informação cadastrada equivocadamente impacta diretamente nestes processos. O roteiro de fabricação é impresso nas ordens de fabricação para guiar a produção.
O operador de produção ao receber uma ordem irá se basear no roteiro para realizar a produção da peça e se a empresa possuir apontamento de produção irá utilizar o roteiro para realizar o apontamento de produção.
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Os parâmetros necessários para o roteiro de fabricação encontram-se na seguinte pasta:
Parâmetros da Manufatura >> Parâmetros do Roteiro de Produção
Todos estes parâmetros devem ser verificados.
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização do processo de Roteiro de Fabricação os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Centro de Trabalhos (FENG0110)
O centro de trabalho é a unidade organizacional onde uma operação é executada. Um centro de trabalho especifica exatamente um centro de custo e diversos tipos de atividades ou um processo empresarial. O centro de trabalho liga as entradas na contabilidade através do centro de custos.
Exemplos de centros de trabalho:
-
Grupos de máquinas;
-
Células;
-
Linhas de produção.
Para cadastrar centros de trabalho é necessário, primeiramente, definir bem com a área de custos a que centro de custos os centros de trabalho serão ligados. Esta informação no futuro será parte importante da análise de custos da empresa.
Visões:
Custos: Centro de Custos -> Centro de Trabalho -> Máquina
Apontamentos: Operação -> Máquina -> Centro de Trabalho -> Centro de Custos
Cadastro de operações: Operação -> Centro de Trabalho
Código: É a identificação do centro de trabalho e este pode ou não ser estruturado.
Podemos ter diversos centros de trabalho subordinados a um Centro de Custo .
Capacidade: Utilizado no cálculo da ocupação de máquinas (CRP), indica a capacidade do centro de trabalho (conforme unidade utilizada como padrão da empresa (hora ou minuto)), por hierarquia o sistema utiliza esta informação da seguinte forma: Máquina -> Centro de Trabalho.
Cadastro de Recursos (FENG0111)
O Cadastro de recursos/máquinas reúne uma série de informações muito importantes, que por sua vez serão utilizadas para o cálculo do sequenciamento, ocupação, apontamentos de produção, manutenção industrial, custos, entre outros. Por este conjunto de fatores seu cadastro deve ser muito bem definido, porém as pastas podem ser preenchidas conforme a utilização dos recursos do sistema.
Dica
Se for utilizado o apontamento de produção, é considerado máquina não somente os recursos mecânicos (tornos, prensas, etc.), mas sim qualquer recurso que possa ser empregado no processo de manufatura (linhas de montagem, bancadas de montagem manual, etc.).
Uma máquina pode estar vinculada a somente um centro de trabalho.
Embora não seja obrigatório informar uma máquina no cadastro de roteiros, sem está informação a empresa não pode utilizar facilidades como sequenciamento de produção, ocupação de máquinas, apontamentos de produção ou detalhamento de custos por máquina.
Na pasta Serviços são cadastrados os planos de manutenção preventiva utilizado na manutenção industrial.
Na pasta Itens são cadastrados os itens que serão utilizados nos planos de manutenção preventiva, também para a manutenção industrial.
A pasta Dados Especiais é utilizada para informações adicionais da máquina, é de uso livre, porém deve estar cadastrada no cadastro de dados especiais da manutenção industrial (FMAN0105).
A pasta Responsável é utilizada para cadastrar o responsável pelo serviço também utilizado na manutenção industrial.
Cadastro de Ferramentas (FENG0112)
Serve para identificar qual a ferramenta que será utilizada em uma determinada máquina durante a execução de uma operação. Uma ferramenta pode estar vinculada a mais de uma máquina. Não é obrigatório para o cadastro de roteiros. Exemplos de ferramentas: Matrizes; Punções; Pinças.
A pasta de Máquinas é utilizada para criar o vínculo de uma determinada ferramenta com as máquinas em que ela é utilizada.
Cadastro de Operações (FENG0114)
Neste cadastro são criadas todas as operações (etapas do processo de transformação). Nesta etapa é fundamental definir muito bem quais são as operações que serão utilizadas, as mesmas podem ou não estar vinculadas a um centro de trabalho (conforme parâmetro 34 - Indica Se O Centro De Trabalho É Obrigatório Nas Operações):
Caso a empresa opte em informar o centro de trabalho neste cadastro a operação é exclusiva, caso não informe, pode ser utilizada por qualquer centro de trabalho:
Exemplo Operação sem CT: Cortar (operação realizada no CT1 e no CT2);
Exemplo Operação com CT: Cortar1 (realizada no CT1) e Cortar2 (realizada no CT2).
Origem: pode ser Interna (executada na própria empresa) ou Terceiro (executada por terceiros. Exemplo: Mão-de-obra, utilizado no processo de serviço de terceiros).
Retrabalho: Utilizada na manutenção de ordens de fabricação para identificar os retrabalhos ocorridos durante a execução.
Checkbox Dif.: É utilizado na valorização por fórmulas e indica o tipo de cálculo de custos que deverá ser realizado normal se tiver desmarcado e diferenciado caso esteja marcado.
Cadastro de Dados Especiais do Roteiro de Fabricação e do Roteiro Padrão (FENG0117)
Os Dados especiais servem para complementar informações peculiares de cada empresa e que não caracterizam como uma operação.
Exemplo: Na operação de pintura é possível criar um dado especial chamado Pintar Face e no Cadastro de Roteiros informar a resposta para este dado, Pintar lateral. O mesmo dado especial pode ser vinculado a mais de um CT.
Cadastro de Linhas de Produção (FENG0139)
Cadastro utilizado para o tipo de planejamento carro a carro.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Todo o processo do Roteiro de Fabricação do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:
Passo 1: Cadastro do Roteiro Padrão (FENG0115)
O roteiro padrão normalmente é utilizado para agilizar o cadastro dos roteiros de fabricação dos itens quando existe muita similaridade no processo fabril, este pode ser com ou sem vínculo.
Passo 2: Cadastro do Roteiro de Fabricação (FENG0202)
O Roteiro de Fabricação é o caminho que o material propriamente dito passa ao longo de sua produção ou do seu processo de fabricação. Especificando para cada processo (operação) o seguinte:
-
O centro de trabalho no qual a operação é executada.
-
Quais os valores propostos a serem usados para calcular as datas, as capacidades e os custos de fabricação (tempo).
-
Tempo de preparação (da máquina/equipamento).
-
Se os custos de uma operação são considerados para o cálculo de custos (o custo do centro de trabalho/centro de custo é definido no programa Cadastro do Custo Operacional (FCST0103) nos cadastros auxiliares de custos), caso não se queira que a operação seja considerada para custos, porém, a mesma deve aparecer no roteiro. Se deve colocar sua situação como fantasma.
-
Os componentes de material necessários para efetuar uma operação (consumo).
-
Recurso associado utilizado para produção da operação (utilizado no sequenciamento de produção).
Quando o item filho for fantasma e este possuir uma operação no roteiro de fabricação, o item pai herda esta operação.
Importante
Ao informar uma máscara para o item o roteiro será configurado e o título do programa será alterado para Roteiro de Fabricação - Configurado. O Roteiro de Fabricação - Configurado permite cadastrar um roteiro de fabricação específico para cada uma das máscaras dos itens. Este roteiro estará totalmente resolvido, sem necessidade de validações nas operações do roteiro. O Roteiro Configurado será bastante utilizado em clientes que possuem integrações com softwares de CAD3D, pois estes programas geram o roteiro de fabricação dos itens/máscaras e somente importam este roteiro pronto no FoccoERP.
Passo 3: Cópia do Roteiro de Fabricação (FENG0253)
Permite criar roteiros de fabricação a partir de roteiros similares já existentes, caso o item já possua um roteiro de fabricação, o sistema não permite, na cópia, sobrepor o roteiro existente.
Passo 4: Substituição/Inclusão de Operações no Roteiro de Fabricação (FENG0215)
Substitui e/ou inclui operações em roteiros de fabricação, copiando também as sub-pastas, tais como recursos, fornecedores cadastrados na operação. É um facilitador para eventuais manutenções ou ajustes de processo, principalmente quando envolvem um grande número de roteiros.
Passo 5: Atualização do Percentual de Consumo de Material (FENG0258)
O objetivo deste programa é permitir a atualização do percentual de consumos de materiais (itens filhos da estrutura) nas operações do roteiro de fabricação de um item (pai na estrutura).
Esta atualização é realizada tomando como base um outro material (item filho) da estrutura do item (item pai), que possua percentual de consumo maior do que zero informado nas operações do seu roteiro de fabricação
Passo 6: Consulta de Roteiro de Fabricação (CENG0402)
A consulta do roteiro de fabricação é utilizada para consultar as operações de determinado item. Na consulta não podemos alterar as informações do roteiro, somente no cadastro. Informar o item/ configurado (caso o item seja configurado) a ser consultado e executar.
Passo 7: Relatório de Roteiro de Fabricação (FENG0360)
Utilizado para conferência de cadastros.
Dica
Nos relatórios de Estrutura de Produto (FENG0350), Estrutura de Produto - Projetos (FENG0354) e Estrutura de Produtos com Custo (FENG0357) também temos a opção de listar o roteiro de fabricação.
Passo 8: Relatório de Implosão de Operações (FENG0361)
Relatório utilizado para verificar que itens pertencem ao centro de trabalho e operação.
Passo 9: Relatório de Operações por CT/CC (FENG0362)
Utilizado quando existe a necessidade de saber quais operações estão ligadas a determinado centro de trabalho/centro de custo.
Passo 10: Relatório do Tempo de Fabricação por Centro de Trabalho (FENG0363)
Utilizado quando existe a necessidade de saber qual é o tempo de fabricação e também o custo de determinado centro de trabalho.
Passo 11: Relatório de Consumos do Roteiro (FENG0358)
Relatório utilizado para conferência de consumos do roteiro de fabricação, conforme Cadastro do Roteiro de Fabricação - botão Consumo.