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FoccoHub - Dropshipping

Conceito

Para que seja possível compreender todo o processo de Dropshipping, é fundamental compreender os conceitos abaixo, para que os mesmos estejam claro e sejam utilizados como referência ao se deparar com uma dúvida.

Fornecedor

O Fornecedor no processo Dropshipping é o responsável por realizar a entrega da mercadoria para o cliente final. No cenário aqui apresentado o Fornecedor é a empresa do FoccoERP, que será responsável por realizar o processamento e faturamento de uma Ordem de Compra recebida de uma venda de mercadoria feita pelo e-Commerce.

e-Commerce

O e-Commerce no processo de Dropshipping é quem faz a venda da mercadoria, ou seja, quem promove a comercialização de produtos em seu comercio eletrônico e ao realizar a venda de um produto do Fornecedor, dispara uma Ordem de Compra ao Fornecedor para atendimento da venda realizada ao Consumidor Final.

Consumidor Final

O Consumidor Final no processo de Dropshipping é a pessoa que fez a compra da mercadoria no e-Commerce e que terá a mercadoria entregue pelo Fornecedor responsável pelo fornecimento da mercadoria.

Ordem de Compra

A Ordem de Compra no processo Dropshipping é a requisição de compra enviada pelo e-Commerce para atendimento de uma venda realizada para um Consumidor Final. A Ordem de Compra possui todas as informações para realizar a entrega da mercadoria ao Consumidor tais como: Dados do Cliente, Endereços, Transportadora, Itens, e-Commerce, Fornecedor, etc.

A Ordem de Compra é o “documento” que centraliza todas as informações durante o processo que envolve troca de informações entre Fornecedor e e-Commerce e faturamento de 3(três) notas fiscais para configuração fiscal de uma venda Dropshipping, conforme detalhado nos itens a seguir.

Nota de Venda

A Nota de Venda no processo Dropshipping compreende na Nota Fiscal emitida do e-Commerce ao Consumidor Final, essa é a nota que terá as informações da venda do e-Commerce ao Consumidor com os valores e políticas comerciais praticadas pelo executor da venda.

Nota de Remessa

A Nota de Remessa no processo de Dropshipping compreende na nota emitida do Fornecedor (FoccoERP) para o Cliente Final, esta nota terá o valor praticado pelo e-Commerce e fará referência à Nota de Venda emitida pelo e-Commerce em seus Dados Adicionais.

Nota Simbólica

A Nota Simbólica no processo de Dropshipping corresponde à nota emitida do Fornecedor (FoccoERP) para o e-Commerce, esta nota terá valores conforme o acordo comercial entre Fornecedor e e-Commerce, desta forma, essa nota corresponde à cobrança do Fornecedor ao e-Commerce referente à mercadoria vendida na operação. Esta nota fará referência à Nota de Venda e à Nota de Remessa em seus Dados Adicionais para fechar o processo de Dropshipping.

Conhecer o Processo

O que é?

O processo Dropshipping ou também conhecido como “estoque na fonte” é uma técnica de gestão de cadeia de suprimentos onde o revendedor não mantém estoque de produtos, o revendedor (e-Commerce) oferta e comercializa os produtos que estão no estoque de seu Fornecedor. Quando o e-Commerce faz a venda do produto é enviada uma Ordem de Compra dessa venda para o Fornecedor e o Fornecedor é quem vai enviar a mercadoria para o Cliente Final em nome do e-Commerce. O envio da mercadoria é feito com as informações de venda realizadas no e-Commerce e a venda da mercadoria do Fornecedor para o e-Commerce (Nota Simbólica), contém os valores de acordos comerciais entre as partes.

Para que serve e como funciona?

A utilização do processo de Dropshipping garante alguns benefícios entre as partes envolvidas (Fornecedor e e-Commerce), tais como:

  • Traz ao Fornecedor um novo canal de vendas, sem a necessidade de investimento direto em marketing e prospecção de clientes, pois o responsável pela promoção e comercialização das mercadorias é o e-Commerce.

  • Baixos e até isento de custos fixos e despesas para manter os seus produtos à venda na plataforma (e-Commerce).

  • Proporciona ao Fornecedor escalabilidade do negócio, sem a necessidade de grandes investimentos.

  • Para o e-Commerce é possível a oferta de produtos de diferentes fornecedores e segmentos, sem a necessidade de manter estoque físico de mercadorias.

Como funciona?

O ciclo de vida de uma venda Dropshipping pode ser analisado com maiores detalhes no “Fluxo de operações entre ERP e e-Commerce no processo Dropshipping” disponível ao final desta página.

Todo ciclo de vida da venda Dropshippig é realizado sobre uma Ordem de Compra, detalhes da Ordem de Compra disponível em Ordem de Compra.

No ERP uma venda Dropshipping ocorre através das seguintes etapas:

  • Disponibilizar Estoque

  • Consulta de Ordens de Compra

  • Validação da Ordem de Compra

  • Processamento da Ordem de Compra

  • Autorização de Faturamento

  • Consulta de Faturamento do e-Commerce

  • Faturamento de Ordem de Compra

  • Geração de Etiquetas de Expedição

  • Envio de Notas Fiscais (XMLs)

  • Consulta de Resultados de Notas Fiscais

  • Envio de Informações de Etiquetas

  • Envio de Status de Expedição

1- Disponibilizar Estoque

O processo de disponibilizar estoque compreende em enviar para o fornecedor a informação de quantidade de produtos disponível para venda no e-Commerce, esse processo é configurado no FoccoERP, no cadastro de Plataformas de “Integração com Marketplaces e FoccoHUB”. Onde é definida a regra de cálculo da disponibilidade de estoque.

2- Consulta de Ordens de Compra

O processo de Consulta de Ordens de Compra consiste na busca de Ordens de Compra disponibilizadas pelo e-Commerce na aplicação centralizadora de operações Dropshipping, essa etapa é configurada no Cadastro de Plataformas – (Configuração).

3- Validação da Ordem de Compra

O processo de Validação de Ordem de Compra consiste na avaliação da Ordem de Compra recebida pelo e-Commerce para analisar se a mesma pode ser aceita e processada pelo FoccoERP, detalhes do processo de Validação disponíveis em Validação Ordem de Compra.

4- Processamento da Ordem de Compra

O Processamento da Ordem de Compra consiste na execução dos processos internos do FoccoERP para importar as informações da Ordem para estruturas do ERP com o objetivo de permitir dar andamento ao Fluxo de processamento da Ordem no ERP.

Detalhes do Processamento da Ordem de Compra disponíveis em Processamento de Ordem de Compra.

5- Autorização de Faturamento

O Autorização de Faturamento consiste em enviar para o e-Commerce a informação de que a Ordem de Compra pode ter a sua Nota Fiscal de Venda emitida, indicando que o Fornecedor está pronto para realizar o faturamento da mercadoria para o cliente Final. Esse processo pode ser executado de forma manual ou automática, conforme configuração da plataforma.

6- Consulta de Faturamento do e-Commerce

O Consulta de Faturamento do e-Ccmmerce, consiste no FoccoERP realizar a verificação se a Nota Fiscal de Venda, foi emitida pelo e-Commerce. Quando realizado o faturamento da Nota Fiscal de Venda as informações da mesma são disponibilizadas pelo e-Commerce, para que o Fornecedor prossiga com o faturamento das demais notas.

7- Faturamento de Ordem de Compra

O Faturamento de Ordem de Compra pelo Fornecedor (FoccoERP), consiste basicamente na emissão das Notas Fiscais de Remessa e Simbólica da Ordem de Compra correspondente. Estas notas são emitidas referenciando umas às outras, para configuração fiscal da venda Dropshipping.

Detalhes do Faturamento de Ordem de Compra disponíveis em Faturamento de Ordem de Compra.

8- Geração de Etiquetas de Expedição

A Geração de Etiquetas de Expedição é executada ao final do processo de Faturamento da Ordem de Compra, nesta etapa é executada a geração de etiquetas dos volumes que serão enviados para o cliente. Estas informações serão posteriormente enviadas para o e-commerce como forma de rastreio da mercadoria.

9- Envio de Notas Fiscais (XMLs)

O Envio de Notas Fiscais consiste no envio dos XMLs e informações de Notas Fiscais emitidas para a Ordem de Compra para o e-Commerce. Com estas informações o e-Commerce terá condições de avaliar se a venda está correta, retornando o resultado dessa validação para o Fornecedor (FoccoERP).

10- Consulta de Resultados de Notas Fiscais

Esse processo consiste em consultar o resultado da validação feita pelo e-Commerce sobre as Notas Emitidas para a Ordem de Compra.

11- Envio de Informações de Etiquetas

O Envio de Informações de Etiquetas é realizado pelo FoccoERP ao receber a confirmação de que o faturamento da ordem de compra foi validado pelo e-Commerce, neste momento, são enviadas as informações de etiquetas de volumes geradas no faturamento da Ordem de Compra.

12- Envio de Status de Expedição

O Envio do Status de Expedição tem por objetivo enviar ao Fornecedor, a informação de que a mercadoria foi efetivamente enviada para o Cliente neste momento é indicado ao e-Commerce que a mercadoria está a caminho do Cliente Final. Para maior detalhamento acessar Finalização da Ordem.

Roteiro de Implantação

Roteiro de Implementação

Para utilização do processo de Dropshipping, algumas configurações devem ser feitas, para configuração de comunicação com a plataforma (e-commerce) e para parametrização da execução do processo de Dropshipping no FoccoERP, sendo eles:

1 - Cadastro e Configuração da Plataforma – (Configuração)

2 - Configuração de operação Dropshipping da Plataforma – (Configuração)

3 - Cadastro do Cliente Correspondente ao e-Commerce no FoccoERP – (FCLI0200)

Fluxo

Fluxo

Os Fluxos abaixo estão se referindo como ERP sendo o FoccoERP e e-commerce como sendo a Plataforma que está sendo utilizada para integração, e o “FoccoHUB – Dropshipping” é a aplicação centralizadora de operações Dropshipping mantida pela Focco.

Os Fluxos abaixo estão se referindo como ERP sendo o FoccoERP e e-commerce como sendo a Plataforma que está sendo utilizada para integração, e o “FoccoHUB – Dropshipping” é a aplicação centralizadora de operações Dropshipping mantida pela Focco.