FoccoCRM¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O FoccoCRM é um sistema de gestão de relacionamentos com o cliente que permite criar e manter facilmente uma visão dos clientes, do primeiro contato até a pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing e serviço de atendimento ao cliente.
Com ele é possível ter sempre ao alcance, todas as informações históricas de todos os clientes ou mesmo dos suspects e prospects. Assim, fica mais fácil agir pró-ativamente, identificar oportunidades, organizar sua base e tornar o processo comercial mais rápido e confiável.
Para que Serve?¶
O FoccoCRM mantém um histórico das relações da empresa com os clientes e permite fidelizar os clientes, pois através dele temos o conhecimento das verdadeiras necessidades dos clientes, com o acesso ágil e seguro a todas informações do cliente, auxiliando na tomada de decisões e aumentando a conversão de orçamentos para pedidos de vendas. O que é possível fazer com o FoccoCRM:
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Acessar o histórico de contatos;
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Gerenciar oportunidades de clientes potenciais;
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Segmentar clientes;
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Extrair e selecionar dados;
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Elaborar análises e relatórios;
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Gerenciar contatos e contas;
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Analisar vendas e previsão;
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Gerenciar produtos e contratos;
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Acompanhar orçamentos;
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Consultar a pedidos;
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Analisar situação financeira;
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Consultar notas fiscais de saída;
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Apresentar estatísticas de compras, pagamentos e consumo médio;
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Encaminhar ações para outros usuários.
Roteiro de Implantação¶
Para implantar o FoccoCRM, sugere-se seguir os seguintes passos:
Parâmetros
Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.
Os parâmetros necessários para o FoccoCRM encontram-se na seguinte pasta:
Parâmetros do FoccoCRM (FUTL0125 CRM CRM)
As respostas para os mesmos devem ser respondidas conforme a necessidade da empresa.
Dica: caso o parâmetro 04 estiver respondido como "N", devem ser preenchidos os parâmetros 05 e 06.
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização do FoccoCRM os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Tipos/Motivos de Ocorrências (FERM0100)
Cadastrar os tipos e os motivos de ocorrências que serão utilizados no Cadastro de Ocorrências (FERM0200).
Exemplo de cadastro de tipos de ocorrências: prorrogação e motivos: atraso na entrega e atraso títulos. Tipo: troca e Motivo: produto com defeito.
Cadastro de Tipos e Motivos de Chamados (FCRM0100)
Cadastrar os tipos e seus respectivos motivos de chamados que serão utilizados no Cadastro de Chamados (FCRM0200).
Exemplo de tipo de chamado: cancelamento e motivo: Não recebimento da mercadoria.
Cadastro de Tipos de Contato (FCLI0103 REP)
Cadastrar as categorias de contato do representante. É utilizado no cadastro de representantes do FoccoERP (FREP0200).
Example
Para o cadastro de tipos de contato de representantes podem existir:
1 - Comprador
2 - Vendas
3 - Representante
4 - Secretaria
Cadastro de Consumidores (FERM0101)
Cadastrar os consumidores e as informações referentes aos consumidores. Os consumidores serão utilizados no cadastro de ocorrências (FERM0200).
Cadastro de Agrupadores de Perguntas (FERM0102)
Agrupar as perguntas "soltas" (não vinculadas a nenhum checklist) a fim de facilitar a escolha das mesmas na montagem do checklist. Este cadastro será utilizado no programa Cadastro de Perguntas para Checklists (FERM0104).
Example
1 - Entrega; 2 - Atraso; 3 - Defeito.
Cadastro de Tipos de Check-List (FERM0103)
Cadastrar os tipos de check-lists que serão utilizados no Cadastro de Checklist (FERM0105).
Example
1 - Defeito; 2 - Prazo entrega;
Cadastro de Perguntas para Check-Lists (FERM0104)
Este programa possibilita cadastrar perguntas e possíveis respostas que serão utilizadas no Cadastro de Checklist (FERM0105).
Example
Produto está riscado? Utilizar o agrupador 3 - Defeito, cadastrado em Cadastro de Agrupadores de Perguntas (FERM0102).
Cadastro de Check-Lists (FERM0105)
Este programa possibilita incluir check lists que estarão associados a uma estrutura de perguntas onde cada uma delas poderá estar associada a uma pergunta pai e estas terão uma seleção de repostas a serem definidas. O cadastro de check list é utilizado no Cadastro de Ocorrências (FERM0200).
Este checklist irá auxiliar no levantamento de informações para apoiar na resolução posterior da ocorrência. O checklist é configurável de acordo com a realidade da empresa e sua funcionalidade é semelhante ao configurador de produto.
Observação
Não esquecer de vincular a empresa no botão Empresa.
Example
Produto caneta, tipo: defeito e vincular a pergunta, Produto está riscado? cadastrada em Cadastro de Perguntas para Check-Lists (FERM0104).
Cadastro de Dados Adicionais das Pessoas (FERM0201)
Vincular os checklists cadastrados no programa Cadastro de Checklist (FERM0105) (ativos e cujo tipo seja "cadastro") às pessoas clientes, representantes, fornecedores, usuários e ou funcionários cadastrados no FoccoERP e ainda consumidores cadastrados no FoccoCRM no programa Cadastro de Consumidores (FERM0101).
Seleção Dinâmica (FERM0202)
Utilizado para gerar um conjunto de regras para a seleção de pessoas ou mesmo um conjunto de contatos de pessoas para posterior utilização. Também pode ser utilizado para gerar ocorrências para todas essas pessoas da seleção dinâmica.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Neste tópico é possível seguir com o máximo de detalhamento cada passo do processo.
Cadastro de Ocorrências (FERM0200)
Cadastrar as ocorrências ou eventos da empresa referente às pessoas clientes, representantes, fornecedores, usuários e ou funcionários cadastrados no FoccoERP e ainda consumidores cadastrados no FoccoCRM no programa Cadastro de Consumidores (FERM0101). Permite vincular o checklist cadastrado no cadastro de checklist (FERM0105).
Cadastro de Chamados (FCRM0200)
O cadastro de chamados é utilizado para cadastrar os chamados focando em ações a serem realizadas pela equipe de vendas juntamente ao cliente (permite cadastrar orçamentos e pedidos (só pode ser cadastrado um pedido ou um orçamento no chamado) e consultar as contas a receber, do cliente informado) e é dividido em três momentos:
Abertura do chamado: Nesta fase de abertura de chamado, cadastramos os chamados focando em ações a serem realizadas pela equipe de televendas juntamente ao cliente. Neste atendimento devemos cadastrar o motivo pelo qual do seu chamado. Podendo ser ativo ou passivo; Onde são cadastrados a situação do cliente podendo ser uma reclamação, um produto com problemas etc. Onde determina-se quem levará o procedimento adiante.
Execução do chamado: através de chamados agendados nesta fase após a informação vinda da abertura do chamado, é designado um responsável pelo atendimento, no sentido de resolução do problema e/ou simplesmente agendamento de tarefas futuras; Execução do chamado: aqui estão agendadas as tarefa para resolução do chamado ou continuidade dele, direcionadas a pessoa responsável determinada na faze anterior.
Encerramento do chamado: conclui-se nesta fase a abertura de chamado, com as respectivas soluções ou agendamentos.
Dica
Também é possível no cadastro de chamados cadastrar um agendamento marcando o campo Agendamento como sim.
Workflow de Chamados Agendados (FCRM0201)
Cadastrar o agendamento do envio de e-mails com os chamados novos e os chamados alterados para os seus respectivos responsáveis.
Consulta de Ocorrências (FERM0401)
Este programa possibilita consultar as ocorrências ou eventos a partir dos critérios de seleção informados.
Consulta de Chamados por Responsável (CCRM0400)
Este programa possibilita consultar os chamados tendo como campos de seleção a empresa e o responsável pelo chamado.
Fluxo¶
Fluxo
Em desenvolvimento.