Ir para o conteúdo

Acesso ao Sistema

Para realizar o acesso ao sistema será necessário digitar em um navegador o endereço web do sistema fornecido pela Focco.

Sistemas Operacionais x Navegadores

Sistema Operacional Navegadores Homologados/Suportados
Windows Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox
macOS Google Chrome e Microsoft Edge
Linux Ubuntu Google Chrome e Microsoft Edge

Importante

A utilização nos sistemas operacionais macOS e Linux Ubuntu está disponível apenas para a versão do FoccoERP Cloud.

FoccoERP no Windows

Para a utilização do FoccoERP neste sistema operacional será necessária a instalação do Oracle Runtime e do Focco Webstart. O FoccoERP irá instruir o usuário no processo de instalação dos requisitos em seu primeiro acesso ao sistema.

FoccoERP Cloud no macOS e Linux Ubuntu

Para a utilização do FoccoERP Cloud nestes sistemas operacionais será necessária a instalação do Oracle Java, Focco Webstart e a extensão de navegadores do FoccoERP disponível para Google Chrome e Microsoft Edge. O FoccoERP Cloud irá instruir o usuário no processo de instalação dos requisitos em seu primeiro acesso ao sistema.

Importante

O instalador do Focco Webstart no macOS pode ser classificado como uma falha de segurança por esse sistema operacional dependendo das políticas de segurança aplicadas em seu computador. Neste caso a mensagem de alerta de deverá ser ignorada para que a instalação possa ser concluída com sucesso.

Observação

Alguns programas possuem sua execução bloqueada devido a recursos indisponíveis nestes sistemas operacionais, nestes casos uma mensagem informativa será exibida caso o usuário tente efetuar a execução.

FoccoERP com Versão Oracle XE

Para os clientes que utilizam a versão de banco Oracle Express Edition (Oracle XE), serão exibidos alertas de acordo com o crescimento do banco. Estes alertas servem para prevenir que o banco de dados chegue a seu limite de 11GB, impossibilitando seu uso. Os alertas serão exibidos no momento do login no sistema da seguinte maneira:

  • Quando o banco de dados atingir o tamanho de 8,50GB, todos os usuários vinculados a um grupo de Super Usuários passam a ser notificados.

  • Quando o banco de dados atingir o tamanho de 10GB, todos os usuários do sistema serão notificados.

  • Ao atingir 10,50GB, todos os usuários serão notificados e impossibilitados de acessar o sistema.

Importante

FoccoERP que não utilizam a versão Oracle XE não serão afetados.

Timeout Padrão do Sistema

O FoccoERP possui um timeout padrão, este timeout é de, no mínimo, 3 minutos. Ou seja, se não possuir nenhum timeout configurado, ou se o timeout configurado for inferior a 3 minutos, o FoccoERP irá assumir um timeout de 3 minutos.

É possível alterar o tempo de timeout através do cadastro de Exceções do Timeout (FTIM0200). Através deste cadastro é possível definir um tempo padrão de timeout, válido para todos os usuários, e também definir timeouts específicos por usuário e por programa.

Acesso para abertura de um programa por um atalho (acesso coletores)

É possível configurar a abertura de um programa do menu diretamente e com autenticação automática, através da configuração de um atalho. Essa funcionalidade pode ser utilizada para abrir um coletor ou um programa de apontamento com usuário operador.

Para realizar essa configuração é necessário criar um atalho e colocar a seguinte linha de comando:

Com Aplicativos Focco

C:\Focco\Launcher\Focco.Client.Initializer.exe -collector -ambientKey p_1=USUARIO/SENHA@ENTRADA_TNSNAMES p_programa=NOME_PROGRAMA_DO_MENU

Com Menu Web

Autenticação automática
%localappdata%\Focco\WebStart\Focco.WebStart.exe CHAMADA_EXTERNA -ENDERECO_WEB "http://ENDEREÇO_DO_MENU_WEB/" -PROGRAMA " NOME_PROGRAMA_DO_MENU" -USUARIO USUARIO -SENHA MINHA_SENHA

Sem autenticação
%localappdata%\Focco\WebStart\Focco.WebStart.exe CHAMADA_EXTERNA -ENDERECO_WEB "http://ENDEREÇO_DO_MENU_WEB/" -PROGRAMA " NOME_PROGRAMA_DO_MENU"