Conciliação Financeira¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
A conciliação financeira na Integração Supplier corresponde no recebimento de registros de conciliação disponibilizados pela Supplier para baixa/movimentação dos "títulos Supplier" gerados ao longo dos processos de venda e pós-vendas. Como descrito nos processos anteriores na "Gestão de Vendas" são gerados os títulos Supplier correspondentes aos créditos que serão pagos pela Supplier e na "Gestão de Pós-Vendas" são gerados títulos correspondentes aos débitos que serão executados pela Supplier sobre os valores a receber da empresa.
Como funciona a Conciliação Financeira?¶
A Supplier disponibiliza todos os movimentos de conciliação financeira através de um serviço de integração, onde é possível realizar a busca de todos os movimentos de uma determinada data. Cada registro de conciliação é identificado pelo código da transação (gerado no envio da nota fiscal) e da solicitação de pós-vendas (gerado no envio de solicitações de pós-vendas), a partir destas informações é possível identificar qual é a nota fiscal e o título correspondente ao movimento da conciliação, para realização dos movimentos conforme as regras.
A consulta de conciliação é executada de forma automática uma vez ao dia, para a data atual, no horário configurado no parâmetro "5 - Horário Para Consulta De Conciliação Automática" da categoria "2 - PARÂMETROS DE INTEGRAÇÃO" junto aos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)". Além disso, é possível realizar a busca de movimentos de conciliação de forma manual, para a data desejada, na Console de Gestão de Vendas - Supplier, aba Conciliação.
Movimentos de Conciliação
Cada movimento de conciliação recebido, tem seu título do ERP identificado e pode ser conciliado. O ato de conciliar corresponde em realizar a(s) movimentação(ões) do título do ERP, conforme o tipo de evento e valores recebidos da Supplier.
A conciliação pode ser executada de forma automática quando um registro de conciliação for recebido pelo FoccoERP, conforme configuração realizada no parâmetro "1 - Realiza Processamento (Movimentação De Títulos) Da Conciliação De Forma Automática" da categoria "7 - PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)". Também é possível a conciliação manual na Console de Gestão de Vendas - Supplier, selecionando 1 ou vários registros de conciliação na listagem de registros de conciliação, aba Conciliação.
Cada registro de conciliação financeira é identificado com o seu Tipo de Lançamento (Débito ou Crédito) e o Tipo de Evento. A partir do Tipo de Evento que são determinados os movimentos que serão realizados sobre o título, conforme abaixo.
IMPL - Crédito por implantação de faturamento
Estes registros de conciliação são créditos correspondentes à implantação de transações (notas fiscais) na Supplier e através destes serão recebidas as baixas dos títulos Supplier gerados pelo calendário de pagamentos da transação, gerados no momento do faturamento da Nota Fiscal.
Para cada registro do tipo IMPL poderão ser gerados até 2 movimentos sendo eles:
Movimento de Lançamento: correspondente ao "Valor de Lançamento" do registro de conciliação, é gerado um movimento com tipo de movimento conforme o parâmetro "2 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de Título por "Crédito por implantação de faturamento"" e portador conforme o parâmetro "3 - Portador para Baixa de Título por "Crédito por implantação de faturamento"" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
Movimento de Taxa de Antecipação: correspondente ao "Valor de Custo de Antecipação" do registro de conciliação, é gerado um movimento com tipo de movimento conforme o parâmetro "4 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de Taxa de Antecipação de Créditos" e portador conforme o parâmetro "5 - Portador para Baixa de Taxa de Antecipação de Créditos" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
CANCE - Débito por cancelamento total e CANCEP - Débito por cancelamento parcial
Lançamentos com tipo de evento CANCE e CANCEP, são correspondentes à débitos por cancelamento e devolução, que foram realizados sobre títulos Supplier gerados pelo calendário de pagamentos de solicitações de pós-vendas de cancelamento e devoluções.
Para cada registro do tipo CANCE ou CANCEP poderão ser gerados até 2 movimentos sendo eles:
Movimento de Lançamento: correspondente ao "Valor de Lançamento" do registro de conciliação, é gerado um movimento com tipo de movimento conforme o parâmetro "6 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de Título por "Débito por cancelamento ou devolução"" e portador conforme o parâmetro "7 - Portador para Baixa de Título por "Débito por cancelamento e devolução" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
Movimento de Taxa de Antecipação: correspondente a diferença entre o "Valor de Lançamento" e o "Valor Devolução Solicitado Parcela" do registro de conciliação, é gerado um movimento com tipo de movimento conforme o parâmetro "8 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de Taxa de Antecipação de devoluções e cancelamentos" e portador conforme o parâmetro "9 - Portador para Baixa de Taxa de Antecipação de devoluções e cancelamentos." da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
BONIFI - Débito por lançamento de bonificação
Estes registros de conciliação são correspondentes à lançamentos de débito pot bonificação, que foram realizados sobre os títulos Supplier gerados pelo calendário de pagamento de solicitações de pós-vendas de bonificação (são registros de repasse de débitos por bonificação).
Para cada registro do tipo BONIFI será gerado um movimento no título do Conta a Receber correspondente ao "Valor do Lançamento" do registro de conciliação, utilizando o tipo de movimento configurado no parâmetro "10 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de "Débito por lançamento de bonificação" e o portador do parâmetro "11 - Portador para Baixa de Título por "Débito por lançamento de bonificação"" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
RPASSC -Taxa por Cancelamento de Contrato
Estes registros de conciliação são movimentos que podem ocorrer esporadicamente, quando existe um cancelamento de contrato por parte do cliente com a Supplier. Podendo ocorrer em qualquer título Supplier e deverá ser executado o movimento correspondente para registro/baixa do título.
Para cada registro do tipo RPASSC será gerado um movimento no título do Conta a Receber correspondente ao "Valor do Lançamento" do registro de conciliação, utilizando o tipo de movimento configurado no parâmetro "12 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de "Taxa por Cancelamento de Contrato"" e o portador do parâmetro "13 - Portador para Baixa de Título por "Taxa por Cancelamento de Contrato"" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
RPASSP - Taxa por Prorrogação de Vencimentos
Estes registros de conciliação são movimentos correspondentes à taxas que podem ocorrer por prorrogação de vencimentos, são sobre títulos de crédito gerados para o calendário de pagamentos da nota fiscal(transação).
Para cada registro do tipo RPASSP será gerado um movimento no título do Conta a Receber correspondente ao "Valor do Lançamento" do registro de conciliação, utilizando o tipo de movimento configurado no parâmetro "14 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de "Taxa por Prorrogação de Vencimentos"" e o portador do parâmetro "15 - Portador para Baixa de Título por "Taxa por Prorrogação de Vencimentos"" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
RPASSI - Repasse de IOF
Estes registros de conciliação são movimentos correspondente à taxa de IOF que podem ocorrer sobre títulos de crédito gerados para o calendário de pagamentos da nota fiscal(transação).
Para cada registro do tipo RPASSI será gerado um movimento no título do Conta a Receber correspondente ao "Valor do Lançamento" do registro de conciliação, utilizando o tipo de movimento configurado no parâmetro "16 - Tipo de Movimento do CR para Baixa de "Repasse de IOF"" e o portador do parâmetro "17 - Portador para Baixa de Título por "Repasse de IOF"" da categoria "7- PARÂMETROS DA CONCILIAÇÃO FINANCEIRA" dos "Parâmetros da Integração Supplier (FUTL0125 SUPPLIER SUPPLIER)".
Importante
Movimentos de conciliação com tipo de evento "DIVCOM – Divergência Comercial", "DEBNF - Débito referente a cobrança de Nota Fiscal emitida" e "BXSLDN - Baixa de saldo negativo por pagamento via nota de débito" são registros considerados Informativos, logo eles serão recebidos e listados juntos aos movimentos, mas não permitirão a execução da conciliação (movimentação de títulos), visto que estes não correspondem à movimentos de títulos "Supplier" existentes no FoccoERP.