Importação de Pedidos de Venda - XML Builder¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
Este processo tem como objetivo facilitar a entrada de pedidos de venda no FoccoERP com base nos arquivos XML de projetos criados no Promob.
Para que Serve?¶
A importação de pedidos de venda via arquivo XML Builder realiza toda a geração do cliente, do pedido de venda e a execução dos processos de engenharia a partir de um arquivo XML importado, o qual foi exportado pelo Promob.
Esta importação agiliza a entrada de pedidos no FoccoERP garantindo a integridade dos dados do projeto, como itens, preços e quantidades, sem a necessidade de digitação manual pelos usuários.
Etapas da Importação¶
Seleção do arquivo
A primeira etapa da importação consiste na seleção do arquivo do projeto.
O programa permite a seleção de arquivos com extensão .XML
. É possível selecionar o arquivo clicando sobre o retângulo azul, ou utilizando a funcionalidade de "arrastar e soltar" o arquivo sobre o mesmo retângulo.
Somente é permitido seguir com a importação do pedido quando existir um arquivo selecionado.
Informações do cliente
Nesta etapa é possível definir os dados do cliente do pedido de venda, permitindo selecionar um cliente existente ou informando os dados manualmente para criação de um novo cliente no sistema.
Na importação do arquivo XML, caso o cliente exista no FoccoERP, o mesmo será carregado automaticamente, sem a necessidade de informar os dados manualmente. Esta verificação é feita a partir do CPF/CNPJ presente no arquivo de importação. Nesta situação não será possível editar as informações em tela, ou seja, as mesmas serão somente consulta/visualização.
Caso o cliente não exista no FoccoERP, o programa irá carregar os campos com as informações presentes no arquivo XML: CPF/CNPJ, nome, endereço, entre outros.
A opção "Carregar do Projeto" desfaz todas as alterações realizadas pelo usuário e carrega novamente os campos em tela com base nos dados presentes no arquivo de importação.
Importante
Para prosseguir com o processo de importação do pedido de venda é necessário que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos.
Correspondência/Identificação dos itens
A terceira etapa do processo de importação de pedidos de venda consiste em validar a existência de todos os itens do projeto que está sendo importado. Esta etapa é necessária para identificar os itens no FoccoERP correspondentes aos itens do arquivo XML, e assim garantir que os processos comerciais e de engenharia sejam executados com sucesso.
Nesta etapa serão exibidos os itens do arquivo XML numa lista e será permitido definir a correspondência de cada item. Esta correspondência consiste em identificar os itens do Promob com os itens do FoccoERP, fazendo um DE-PARA de cadastros de itens.
Este mesmo cadastro pode ser realizado pelo programa Cadastro de Vínculos de Itens Promob: FSTR0201.
Os itens que já possuírem correspondência serão exibidos com a coluna "Situação ERP" igual à "Localizado". Nesta situação não será permitida a edição da correspondência.
Os itens que não possuírem correspondência permitirão a edição da correspondência, fazendo o cadastro e a identificação do item do FoccoERP correspondente ao item que está sendo importado.
Na interface de edição/inclusão da correspondência, a opção "Atualizar cadastro de vínculos de itens Promob para o ID e referência" irá permitir definir se a correspondência deverá ser armazenada no sistema para importações futuras ou se será utilizada somente para a importação atual do pedido de venda. Por padrão, este indicador virá marcado, ou seja, irá armazenar o vínculo entre itens para utilizações futuras.
Divisão de venda
Nesta etapa o usuário também deverá selecionar a divisão de venda a ser utilizada na importação do pedido. Por padrão o sistema irá carregar automaticamente a divisão de venda de menor código cadastrada na empresa em questão.
As divisões de venda disponíveis para seleção irão respeitar o indicador de assistência técnica do projeto.
Quando o projeto for de assistência técnica, deverão ser selecionadas as informações de grupo e motivo de assistência. Essas informações serão consideradas nos itens do pedido de venda importado.
Importante
Ao realizar a identificação de todos os itens o programa irá permitir a importação do pedido de venda.
Os itens que serão gerados no pedido de venda serão os marcados com o tipo "Pedido" na listagem de itens. Os demais itens (estrutura) serão utilizados em processos da engenharia.
Os preços e as quantidades dos itens serão considerados conforme os valores presentes no arquivo XML de importação.
Resultado
Por fim, será exibido o resultado da importação do pedido de venda, indicando ao usuário se a importação ocorreu com sucesso ou se existem inconsistências.
Além do status de geração do pedido de venda, será exibido o resultado do processamento do arquivo XML Builder pelos processos da engenharia. Link para a documentação deste processo: Importação de Arquivos XML Promob Builder.
Observação
As inconsistências serão exibidas em formato de listagem, onde será possível visualizar qual foi o processo em que ocorreu erro e a falha correspondente a ele.
Atualização de Pedidos de Venda¶
O processo de importação de pedidos de venda permite que o mesmo projeto seja importado várias vezes, atualizando assim o pedido de venda no FoccoERP.
Processo de Atualização
Para executar o processo de atualização do pedido de venda no FoccoERP algumas regras são consideradas:
- O pedido de venda no FoccoERP vinculado ao projeto importado deve estar com situação Pendente.
- Os itens do pedido não podem ter sido movimentados (atendimentos e/ou cancelamentos).
- O pedido de venda não pode estar em produção.
Caso as regras acima sejam satisfatórias, o programa irá permitir re-importar o mesmo projeto no FoccoERP, fazendo uma atualização dos itens no pedido de venda. Ou seja, serão incluídos ou removidos itens no pedido, conforme os itens recebidos no arquivo XML.
O processo de atualização de pedidos não irá navegar para a etapa "Informações do cliente", pois o pedido já existe no FoccoERP e será feita apenas a atualização de itens.
Da mesma forma que a importação de um novo projeto, a atualização de pedidos irá validar se todos os itens possuem correspondência no FoccoERP, conforme citado anteriormente nesta documentação, na etapa "Correspondência/Identificação dos itens".