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Promessa de Entrega

Conhecer o Processo

O que é?

A Promessa de Entrega é utilizada para gerar a data de entrega dos itens do pedido de venda. Conforme capacidade de produção definida para o tanque (entende-se tanque como uma linha de produção ou setor onde o item é fabricado) o sistema aloca os itens do pedido de venda no tanque informado no Cadastro do Item, respeitando a UR (Unidade de Referência) até que o tanque esteja cheio, passando assim para o dia seguinte. Com isso, tem-se a data de entrega do item/pedido. Caso a quantidade seja maior que a capacidade do tanque o sistema quebra a demanda e programa as datas e as ordens de fabricação com base nesta demanda quebrada.

Para que Serve?

A promessa de entrega assegura ao cliente que seu pedido será atendido em datas e quantidades definidas. Esta é uma técnica que permite ter informações mais dinâmicas de prazos realistas de entrega.

A Promessa de entrega é responsável pela:

  • Reserva de datas.

  • Geração da data de entrega dos itens/pedido.

  • Acompanhamento gerencial da alocação de pedidos na fábrica.

  • Reprogramação de pedidos.

  • Previsão de faturamento.

Para todos os itens que possuem UR informada em seu cadastro, quando gerado um pedido de venda, estes irão alocar um espaço no tanque.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para a Promessa de Entrega se encontram nas seguintes pastas:

Parâmetros da Promessa de Entrega (FUTL0125 PME)

Parâmetros da Promessa de Entrega

1 - Utiliza A Promessa De Entrega No Pedido De Venda.

Se a resposta for igual a "S" o sistema gera a data de entrega do pedido de venda.

Se a resposta for igual a "N" o sistema lança o item no tanque, porém não informa a data no pedido de venda.

2 - Pedidos Bloqueados (Fin/Com) Entram Na Promessa De Entrega

Indica se a promessa de entrega considera ou não os pedidos de venda bloqueados no financeiro/comercial. Se a resposta for igual a "S" o sistema considera todos os pedidos independente se o mesmo estiver bloqueado no financeiro/comercial.

Se a resposta for "N" o sistema considera somente os pedidos que estiverem liberados no financeiro/comercial.

3 - Default Para Ordenar Pedidos

Ordenação em que os pedidos irão aparecer no programa Manutenção da Promessa de Entrega (FPME0200). As opções podem ser:

NUM_PEDIDO: número do pedido de venda.

DT_LIBERACAO: data que o pedido de venda foi liberado no financeiro.

DT_EMIS: data de emissão do pedido de venda.

5 - Mostrar Valores Dos Pedidos

Indica como serão mostrados os valores dos pedidos no programa Manutenção da Promessa de Entrega (FPME0200. As opções são:

1 - COM IPI E COM ICMS

2 - COM IPI E SEM ICMS

3 - SEM IPI E COM ICMS

4 - SEM IPI E SEM ICMS

6 - Pedidos Bloqueados Por Cliente Exportação Entram Na P.E.

Indica se os pedidos bloqueados pelo motivo de o cliente ser exportação serão considerados na promessa de entrega.

Se a resposta for igual a "S" os pedidos bloqueados por cliente exportação serão considerados.

Se a resposta for igual a "N" os pedidos bloqueados por cliente exportação não serão considerados na promessa de entrega.

7 - Quebra Ocupação Do Tanque

Indica se o sistema deve ocupar a capacidade dos tanques quando um pedido exceder a capacidade do mesmo.

Se a resposta for igual a "S" o sistema quebra a quantidade do pedido alocando no tanque os itens, respeitando a capacidade e o período firme.

Se a resposta for igual a "N" não será feita a quebra de ocupação no tanque, isso é, o sistema aloca todos os itens do pedido para uma única data de entrega, mesmo se a capacidade do tanque exceder.

Se a resposta deste parâmetro for alterada no meio do processo o sistema não recalcula/realoca as quantidades/datas de entregas.

8 - Recalcula A Data De Entrega Após A Primeira Liberação Do Pedido?

Indica se a data de entrega do pedido de venda será recalculada quando o pedido de venda for liberado no financeiro/comercial pela segunda vez. A regra do sistema é só alocar no tanque pedidos/itens que estiverem liberados no financeiro/comercial, portanto, quando é liberado a primeira vez no comercial/financeiro o sistema aloca no tanque.

Se a resposta for igual a "S" o sistema recalcula esta data quando o pedido após ter sido liberado for novamente bloqueado e liberado.

Se a resposta for igual a "N" a data de entrega do pedido não é recalculada quando feito liberação de pedidos no comercial/financeiro pela segunda vez.

9 - Reprograma Data De Entrega De Pedidos Em Carga (FPME0201)

Indica se os pedidos que estiverem em carga, conforme resposta do parâmetro "41 - permite alterar pedido de venda que estão em carga, dos pedidos de venda. Se a resposta for igual a "S" e a data de entrega for por pedido, altera a data de entrega no programa Reprogramação de datas da Promessa de Entrega (FPME0201).

Se a resposta for igual a "S" os pedidos terão a data de entrega alterada, sempre respeitando o parâmetro 41 dos pedidos de venda.

Se a resposta for "N" os pedidos que estiverem em carga não terão a data de entrega alterada.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização da Promessa de Entrega os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Tanques (FPME0101)

Este programa possibilita cadastrar os tanques da promessa de entrega de acordo com a empresa permitindo cadastrar os recursos críticos de produção. Assim, os tanques são utilizados para a definição das datas de entrega dos pedidos de venda conforme a disponibilidade para cada dia.

Exemplo

Uma máquina tem uma capacidade de 12000 UR por dia, ou seja, podem ser alocados itens para este tanque até o limite de 12000 UR.

Calendário da Promessa por Tanque (FPME0102 TAN)

O calendário para a promessa de entrega pode ser definido de diversas formas, uma delas é por tanque. Ao gerar o calendário por tanque o sistema considera para cada tanque informado o seu calendário, sendo assim, é possível definir dias úteis, não úteis e dias de produção para cada tanque.

Exemplo

É possível dizer que o tanque A é produzido segunda e terça e o tanque B quarta, quinta e sexta. Considerando sábado, domingo e dias não úteis.

Se todos os calendários tiverem sido gerados a hierarquia que o sistema segue e a seguinte:

1º - Calendário do Item

2º - Calendário da Classificação

3º - Calendário do Tanque

4° - Calendário Industrial

Se alterado um dia útil para não útil no calendário e existirem pedido cadastrados com data de entrega para este dia o sistema abre uma janela com a seguinte informação e recalcula as datas de entrega para estes itens/pedidos.

Calendário da Promessa por Item (FPME0102 ITE)

Ao gerar o calendário por item o sistema considera para cada item informado o seu calendário, sendo assim, é possível definir dias úteis, não úteis e dias de produção para cada item.

Exemplo

É possível dizer que o item A é produzido segunda e terça e o item B quarta, quinta e sexta. Considerando sábado e domingo dias não úteis.

Se todos os calendários tiverem sido gerados a hierarquia que o sistema segue e a seguinte:

1º - Calendário do Item;

2º - Calendário da Classificação;

3º - Calendário do Tanque;

4° - Calendário Industrial.

Se alterado um dia útil para não útil no calendário e existirem pedido cadastrados com data de entrega para este dia o sistema abre uma janela com a seguinte informação e recalcula as datas de entrega para estes itens/pedidos.

Calendário da Promessa por Classificação (FPME0102 CLAS)

Ao gerar o calendário por classificação de itens o sistema considera para cada classificação informada o seu calendário, sendo assim, é possível definir dias úteis, não úteis e dias de produção para cada classificação.

Exemplo

É possível dizer que a classificação A é produzida segunda e terça e a classificação B quarta, quinta e sexta. Considerando sábado e domingo dias não úteis. Se nenhum dos calendários acima for gerado o sistema considera o calendário Industrial localizado em Utilitários> Calendário Industrial.

Se todos os calendários tiverem sido gerados a hierarquia que o sistema segue e a seguinte:

1º - Calendário do Item

2º - Calendário da Classificação

3º - Calendário do Tanque

4° - Calendário Industrial

Se alterado um dia útil para não útil no calendário e existirem pedido cadastrados com data de entrega para este dia o sistema abre uma janela com a seguinte informação e recalcula as datas de entrega para estes itens/pedidos.

Cadastro de Itens (FITE0200)

No Cadastro do Item, pasta Planejamento, deve-se definir a que tanque o item pertence e a quantidade de UR que o item equivale.

Exemplo

Se a resposta for 1 a quantidade considerada no tanque será 1. Se for 2, cada item equivale a 2 quantidades no tanque e se for 0,5 a quantidade alocada será meio item. O item pode estar vinculado a apenas um tanque.

O checkbox Exclusivo serve para marcar o item como exclusivo para a promessa de entrega e será utilizado se for cadastrado um tanque específico para a divisão de vendas. Se estiver marcado o sistema não considera para este item o tanque da divisão de venda e sim o do item, caso não esteja marcado o sistema considera o tanque da divisão de vendas.

O Tanque também pode ser cadastrado por configurado se clicado no botão . É possível, ainda, definir uma regra para as configurações no programa Cadastro de Regras de Itens Configurados (FITE0118 MAN)

Selecionar a tabela dados do planejamento do Item configurado, referenciar ao tanque e cadastrar a regra.

Exemplo

O tanque 1 MOVELEIRO, só será utilizado quando a cor na configuração do item for igual a preto.

Cadastro de Divisões de Venda (FPDV0106)

Neste cadastro se o checkbox Considera na Promessa de Entrega estiver desmarcado significa que o pedido/item que pertencer a esta divisão de venda não será considerado na promessa de entrega.

No campo Dias Mín Entrega no Cadastro da Divisão de Venda e no Cadastro do Cliente, este campo quando preenchido ira calcular a data de entrega para o item/pedido da seguinte forma: data de emissão mais (+) a quantidade de dias informados neste campo, desconsiderando a promessa de entrega. Porém, somente desconsidera e altera a data de entrega que foi calculada na promessa se a mesma for menor que a data de entrega calculada no processo de dias mínimos de entrega.

A hierarquia que o sistema segue para fazer o cálculo dias mínimo de entrega é: primeiramente utiliza a informação na divisão de venda, se não houver esta informação busca a informação no cadastro do item, se em nenhum dos dois houver informações segue o cálculo normal da promessa de entrega.

No cadastro da divisão de vendas também é possível definir um tanque específico para a divisão de venda, com isso, o sistema considera para todos os itens dos pedidos que forem cadastrados com esta divisão de venda, o tanque associado desconsiderado, o tanque informado no cadastro do item. Isto se o item não possuir o checkbox Exclusivo marcado no Cadastro do Item.

Exemplo de utilização deste processo para itens de assistência técnica: caso exista um setor específico de assistências e a empresa queira identifica-lo separadamente, pode-se cadastrar um tanque específico e todos os pedidos/itens do mesmo vão para este tanque e não utilizam a capacidade dos outros tanques.

Cadastros de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV)

Campo data entrega firme na capa do pedido de venda.

Campo data firme nos itens do pedido de venda.

O checkbox Firme, tanto nos itens quanto na capa do pedido, tem a funcionalidade de firmar o pedido para aquela data de entrega sendo que a mesma não pode ser alterada na reprogramação das datas, se o mesmo tiver marcado. É possível marcar este campo no pedido/itens do pedido, manualmente.

Dicas

Para itens de revenda (pasta Comercial, do Cadastro de Item) a promessa de entrega funciona da seguinte forma:

  • O item e o tanque devem ter o tempo de reposição informado na pasta Planejamento. A quantidade de UR deve ser igual a zero.

  • O sistema não aloca estes itens no tanque (a empresa não tem capacidade, só recebimento, pois compra e revende), porém calcula uma data de entrega para os pedidos com base no tempo de reposição e, se o checkbox Verifica Saldo no Estoque estiver marcado, o sistema verifica a quantidade de estoque para o item mais (+) a quantidade de pedidos de compra em aberto menos (-) pedidos de venda e menos (-) reservas.

  • O sistema não considera o firme do tanque, pois neste caso o mesmo não existe, somente é considerado o tempo de reposição que é a quantidade de dias que o fornecedor leva para atender, a partir da necessidade.

  • O tempo de reposição é o período firme.

  • Os itens de Revenda nunca terão sua data de entrega calculada para um dia não útil. Caso a data de entrega caia em um dia não útil, Sistema irá considerar o próximo dia útil válido para a entrega.

  • Caso o tanque ao qual o item esteja configurado possua o indicador “Verifica saldo estoque” marcado e o este item possuir estoque, a data de entrega calculada será sempre data de emissão do pedido mais um, levando em conta sempre se o dia seguinte é dia útil ou não.

Exemplo

O pedido foi emitido no dia 17/09/2019, possui item de revenda e o calendário industrial tem cadastrado como dias não úteis os dias 21/09 e 22/09. Sendo assim:

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Promessa de Entrega do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Manutenção da Promessa de Entrega (FPME0200)

Quantidade demandada pelo pedido do cliente e que vai comprometer capacidade do recurso (tanque) associado. Se a quantidade for maior que capacidade diária do tanque, o sistema quebra a demanda para trás e atualiza a demanda quebrada do item do pedido (conforme resposta do parâmetro 7 da promessa de entrega). Caso a quantidade do item seja quebrada em demandas menor, o sistema considera a maior data como a data de entrega do item do pedido.

A demanda quebrada do item do pedido é o total de itens do pedido distribuído em dias para trás, sempre que a quantidade de itens for maior que a capacidade do tanque. É essa quantidade e data que será base de cálculo do MRP, sem, no entanto, mudar a data de entrega do item no pedido. O MRP gera as ordens de fabricação com as quantidades quebradas e data final igual a data de entrega conforme a promessa.

O parâmetro "12 - Considerar As Datas Dos Tanques No Cálculo Do Mrp, do planejamento, deve estar como "S" para o MRP enxergar as datas de entrega e gerar corretamente as ordens e o campo Agrupamento, da pasta Planejamento, do Cadastro do Item, deve estar em branco.

Importante

Quando o parâmetro de data de entrega é por PEDIDO, o sistema calcula a data de entrega de cada item individualmente e utiliza a maior data calculada para o pedido e para os itens.

Exemplo

Item 1: data de entrega 09/02 ; Item 2: data de entrega 11/02. A data dos itens e do pedido ficará 11/02 (maior data calculada).

Passo 2: Comprometimento de Tanque (FPME0203)

Esta consulta é utilizada pelo comercial para poder consultar uma provável data de entrega para uma futura venda (futuro pedido de venda) através da informação de cliente e itens necessários. O sistema aloca essa reserva de data para o item.

A quantidade de dias que a reserva será mantida no tanque depende do período firme da reserva informado no Cadastro do Tanque. A reserva de datas faz quebra de itens/demanda, a quantidade da reserva não ira como demanda para o cálculo do MRP. Quando a reserva chegar na data limite a mesma será cancelada pelo sistema automaticamente, sobrando assim capacidade no tanque, cabe ao planejador fazer a apropriação dessas quantidades por pedidos manualmente.

A reserva considera o estoque do item caso o checkbox Verifica Saldo em Estoque, no Cadastro do Tanque, estiver marcado.

As reservas podem ser canceladas.

É possível alterar a quantidade da reserva e, se a mesma for alterada, o sistema realoca as datas.

Passo 3: Reprogramação de Datas de Promessa de Entrega (FPME0201)

Este programa é utilizado para reprogramar a data de entrega de alguns pedidos e itens de pedidos, conforme filtro selecionado. O sistema altera a data de todos estes pedidos/itens para a nova data informada no campo Nova Data, seguindo as restrições abaixo relacionadas:

  • Se a resposta do parâmetro "2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item", dos Pedidos de Venda, for por pedido a data de entrega para o item não será alterada na reprogramação das datas de entrega do pedido.

  • Se o pedido/item esta com data firme, pois o sistema não altera a data no momento da reprogramação.

  • Se a resposta do parâmetro "9 - Reprograma Data De Entrega De Pedidos Em Carga" (FPME0201), para pedidos que estão em carga.

  • Se a resposta do parâmetro "59 - Permite Alterar A Data De Entrega Da Capa Mesmo Quando Por Item", do comercial, pedidos de venda, for INDICA SE É PERMITIDO ALTERAR A DATA DE ENTREGA DA CAPA DO PEDIDO, MESMO QUANDO A DATA DE ENTREGA FOR POR ITEM, CONFORME PARÂMETRO 2 DESTA MESMA CATEGORIA.

Passo 4: Cadastro de Divisões de Venda (FPDV0106)

Neste cadastro se o checkbox Considera na Promessa de Entrega estiver desmarcado significa que o pedido/item que pertencer a esta divisão de venda não será considerado na promessa de entrega.

No campo Dias Mín Entrega no Cadastro da Divisão de Venda e no Cadastro do Cliente, este campo quando preenchido ira calcular a data de entrega para o item/pedido da seguinte forma: data de emissão mais (+) a quantidade de dias informados neste campo, desconsiderando a promessa de entrega. Porém, somente desconsidera e altera a data de entrega que foi calculada na promessa se a mesma for menor que a data de entrega calculada no processo de dias mínimos de entrega.

A hierarquia que o sistema segue para fazer o cálculo dias mínimo de entrega é: primeiramente utiliza a informação na divisão de venda, se não houver esta informação busca a informação no cadastro do item, se em nenhum dos dois houver informações segue o cálculo normal da promessa de entrega.

No cadastro da divisão de vendas também é possível definir um tanque específico para a divisão de venda, com isso, o sistema considera para todos os itens dos pedidos que forem cadastrados com esta divisão de venda, o tanque associado desconsiderado, o tanque informado no cadastro do item. Isto se o item não possuir o checkbox Exclusivo marcado no Cadastro do Item.

Exemplo de utilização deste processo para itens de assistência técnica: caso exista um setor específico de assistências e a empresa queira identifica-lo separadamente, pode-se cadastrar um tanque específico e todos os pedidos/itens do mesmo vão para este tanque e não utilizam a capacidade dos outros tanques.

Passo 5: Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV)

Campo data entrega firme na capa do pedido de venda.

Campo data firme nos itens do pedido de venda.

O checkbox Firme, tanto nos itens quanto na capa do pedido, tem a funcionalidade de firmar o pedido para aquela data de entrega sendo que a mesma não pode ser alterada na reprogramação das datas, se o mesmo tiver marcado. É possível marcar este campo no pedido/itens do pedido, manualmente.

Dicas

Para itens de revenda (pasta Comercial, do Cadastro de Item) a promessa de entrega funciona da seguinte forma:

O item e o tanque devem ter o tempo de reposição informado na pasta Planejamento. A quantidade de UR deve ser igual a zero.

O sistema não aloca estes itens no tanque (a empresa não tem capacidade, só recebimento, pois compra e revende), porém calcula uma data de entrega para os pedidos com base no tempo de reposição e, se o checkbox Verifica Saldo no Estoque estiver marcado, o sistema verifica a quantidade de estoque para o item mais (+) a quantidade de pedidos de compra em aberto menos (-) pedidos de venda e menos (-) reservas.

O sistema não considera o firme do tanque, pois neste caso o mesmo não existe, somente é considerado o tempo de reposição que é a quantidade de dias que o fornecedor leva para atender, a partir da necessidade.

O tempo de reposição é o período firme.

Fluxo

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