Ir para o conteúdo

Sistema de Gerenciamento de Trans

Conhecer o Processo

O que é?

O TMS é um sistema de Gerenciamento de Transporte. A Focco em parceria com a Transpobrasil realizará a integração do seu produto FoccoERP com esta ferramenta de TMS.

Para que Serve?

Esta Integração possui dois objetivos distintos:

O primeiro é permitir selecionar pedidos de venda ou notas fiscais de saída com o objetivo de simular a melhor transportadora para efetuar o serviço de transporte.

O Gestor de Logística poderá escolher qual o critério que será utilizado para retornar a melhor transportadora.

Os critérios a serem selecionados são:

  • Melhor Valor

  • Melhor Prazo

  • Classificação

A partir do retorno da melhor transportadora, será possível ao Gestor de Logística atualizar as informações nos respectivos pedidos de venda ou as notas de saída do FoccoERP.

Todas as simulações realizadas ficarão armazenadas no FoccoERP para futura consulta.

O segundo objetivo, é verificar se o que está sendo cobrado pela transportadora é compatível com o serviço que foi prestado pela empresa, evitando desta forma pagamentos indevidos.

A ferramenta de TMS receberá do FoccoERP todos os XMLs das notas fiscais de saída e os XMLs dos Conhecimentos de Transporte (pré-requisito que a empresa possua os produtos IntegraNFe e FoccoXML). Com base nestes XMLs, os valores de frete serão recalculados e estas informações serão disponibilizadas ao FoccoERP.

O FoccoERP por sua vez, irá comparar os títulos do Contas a Pagar (fretes) com os valores calculados pela ferramenta de TMS apontando divergências.

É possível ratear o valor do frete, para notas/pedidos que possuam a mesma cidade, CNPJ Emitente e CNPJ Destinatário. Neste caso, ao selecionar um documento e clicar no botão Enviar Agrupado, serão selecionadas todos os documentos que se enquadram na situação supracitada e serão gerados os rateios conforme o selecionado.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa possibilita realizar simulações/atualizações de fretes a partir de pedidos ou notas.

Informações importantes:

1 - O parâmetro de utilização da calculadora ao invés de informar se utiliza (S/N) deve-se informar o endereço webservice da calculadora.

2 - O envio da cotação, irá utilizar processo se simulação (1 retorno) ou calculadora (vários retornos).

3 - O programa FTMS0200 não permite alterar a transportadora e o frete quando um pedido está em carga quando o parâmetro 41 - PERMITE ALTERAR PEDIDOS DE VENDA QUE ESTÃO EM CARGA estiver com a resposta for igual a "Não"

5 - Quando o sistema estiver parametrizado para utilizar calculadora (parâmetro 15 do programa integração focco x TMS), não deverá ser possível "Enviar Agrupado", pois a calculadora precisa que o usuário escolha a transportadora a cada pedido.

6 - Quando não utilizar calculadora, selecionar vários pedidos e utilizar a funcionalidade "Enviar Agrupado", não está fazendo a simulação para todos os pedidos selecionados. Está realizando a simulação apenas para o primeiro.

Roteiro de Implantação

Para implantar a Integração entre o FoccoERP e o TMS da Transpobrasil, sugere-se seguir os seguintes passos:

Parâmetros

As informações dos parâmetros 02, 03, 04, 08, 09, 10 deverão ser fornecidos pela Transpobrasil.

01 - Possui Integração Com o Transpobrasil

Indica se a integração com a Transpobrasil está ativa ou não

02 - Endereço Do Webservice

03 - Usuário Para Autenticação No Webservice

04 - Senha Para Autenticação No Webservice

05 - Critério De Cálculo Padrão

Indica qual o critério default que será mostrado no programa FTMS0200.

06 - Tipo De Carga Padrão

Indica qual o critério default que será mostrado no programa FTMS0200.

07 - Bloquear Alteração Da Transportadora Se Possuir Etiquetas Geradas

Para as empresas que emitem etiquetas de expedição e nestas etiquetas seja impressa a Transportadora, o parâmetro permitirá bloquear as alterações da transportadora no pedido para evitar inconsistências.

08 - Endereço Da Fila Para Integração Das Faturas

09 - Usuário Da Fila Para Integração Das Faturas

10 - Senha Da Fila Para Integração Das Faturas

11 - Máximo De Dias Retroativos Para Envio De Documentos

Indica a data de início para envio dos XMLs de Notas de Saída e Conhecimento de Transporte do FoccoERP para a Transpobrasil.

Os parâmetros abaixo permitem gerar previsões financeiras de frete no momento do envio de notas fiscais para a plataforma TMS.

17 - Gerar Previsão Financeira De Pagamentos De Frete No Envio De Notas Fiscais.

18 - Conta Financeira Para Previsões Financeiras De Pagamento De Fretes.

Passo a Passo

Passo a Passo

Gerenciamento de Transporte

O primeiro passo é o Gestor de Logística selecionar os pedidos de vendas ou as notas fiscais de saída que deseja realizar a simulação para avaliar a contratação de frete.

Para isto deverá utilizar o programa (FTMS0200).

Após realizar a simulação (será possível realizar várias simulações para o mesmo pedido ou nota) o Gestor avaliará as informações da transportadora atual (se existir) com a transportadora indicada na simulação. Com base nestas informações o usuário poderá atualizar a transportadora no respectivo pedido de venda ou na nota de saída (através de carta de correção).

Caso o parâmetro (17 - Gerar Previsão Financeira De Pagamentos De Frete No Envio De Notas Fiscais) dos “Parâmetros de Integração FOCCOERP X TMS” esteja ativo (respondido com “S”), no momento do envio de notas fiscais para a plataforma TMS será gerado uma previsão financeira (FPLF0200), com as parcelas calculadas com base nos vencimentos cadastrado para a transportadora no Cadastro de Fornecedores (FFOR0200).

As previsões de frete geradas ficarão disponíveis até o momento que ocorrer a baixa dos títulos de contas a pagar gerados para o frete. Nesse momento, ao ser enviada a confirmação de pagamento para a plataforma de TMS, serão excluídas também as previsões de frete previamente geradas.

Auditoria dos Fretes a serem pagos

A Gestor de Logística ou o Gestor Financeiro poderá realizar auditorias entre o que a empresa deveria pagar sobre fretes contratados versus os títulos do contas a pagar sobre conhecimentos de transporte que se encontram cadastrados no FoccoERP.

Para isto deverão ser preenchidos os parâmetros:

  • 08 - Endereço Da Fila Para Integração Das Faturas;

  • 09 - Usuário Da Fila Para Integração Das Faturas;

  • 10 - Senha Da Fila Para Integração Das Faturas;

que permitirão que o FoccoERP receba as informações das faturas que poderão ser consultadas através do programa (FTMS0201).

Envio dos XMLS de Notas Fiscais de Saída e Conhecimento de Transporte

Para que a ferramenta da Transpobrasil possa realizar os cálculos do valor de serviço devido a cada transportadora, é necessário que o FoccoERP envie para a ferramenta de TMS os XMLS das Notas Fiscais de Saída e os XMLs dos Conhecimento de transporte.

Para ativar este envio é necessário que o parâmetro “11 - Máximo De Dias Retroativos Para Envio De Documentos” esteja preenchido, então a partir deste momento os serviços de integração irão enviar automaticamente os XMLs para a base da Transpobrasil.