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Vendas Recorrentes

Conhecer o Processo

O que é?

O processo de Vendas Recorrentes é responsável por possibilitar o cadastro e controle de produtos/serviços com venda recorrente (mensal) por cliente/estabelecimento, realizando a geração de pedidos de venda com a recorrência para faturamento conforme as cobranças definidas.

Registrar cancelamento de produtos/serviços recorrentes e controlar pagamento de comissão de vendas recorrentes e realizar o pagamento das mesmas no FoccoERP (processo padrão de comissões).

Possibilitar o cálculo de reajuste de vendas recorrentes aplicando um percentual de reajuste (acréscimo ou desconto) e realizar a geração de pedidos de venda de reajustes com os novos valores.

Possibilitar o recálculo de reajustes de vendas recorrentes, informando um novo percentual para o reajuste que se deseja recalcular.

Como Funciona a Geração do Pedido de Venda

A geração do pedido do pedido de venda para uma venda recorrente segue algumas regras definidas abaixo:

  • Capa do Pedido de Venda

    • Utilizará os dados do cliente conforme cadastrado no sistema;

    • Caso esteja parametrizado, usará o cliente estatístico;

    • O representante será o que foi definido como “Principal” na venda recorrente;

    • O Plano de Venda será o definido na venda recorrente;

    • A numeração do pedido será sequencial;

    • A Data de Emissão será a Data da Venda definida na venda recorrente;

  • Itens do Pedido de Venda

    • Item/Máscara

      Utilizará o item definido da venda recorrente para todos os registros.

    • Quantidade

      • Vendas com vigência indeterminada: Será verificada a resposta do parâmetro que indica se deve agrupar as quantidades. Caso positivo, a quantidade será sempre 01 (um), caso contrário será utilizada a informada.

      • Vendas com vigência determinada: a quantidade do item será 01 (um).

    • Valor Unitário

      • Vendas com vigência indeterminada: Será verificada a resposta do parâmetro que indica se deve agrupar as quantidades. Caso positivo, o valor será o total da recorrência (Quantidade * Valor Unitário), caso contrário será utilizado o informado.

      • Vendas com vigência determinada: Valor informado no campo “Valor Pagamentos”.

    • Data de Entrega

      Importante

      parâmetro “2 - Considera Data De Entrega Por Pedido Ou Por Item” nos Parâmetros Gerais do Pedido de Venda deve estar respondido com “I”, caso contrário a regra definida aqui será desconsiderada.

      Será verificada a resposta do parâmetro que define o dia da data de entrega.

      Exemplo

      Parâmetro respondido com 10 (dez).

      Item 1 – Data de Entrega: 10/01/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 10/02/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 10/03/2020

      Exemplo

      Parâmetro respondido com 31 (trinta e um).

      Item 1 – Data de Entrega: 31/01/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 29/02/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 31/03/2020

      Será verificada a resposta do parâmetro que define o dia limite para cobrança no mês corrente.

      Exemplo

      Parâmetro respondido com 10 (dez) e venda realizada no dia 05/01/2020.

      Item 1 – Data de Entrega: 10/01/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 10/02/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 10/03/2020

      Exemplo

      Parâmetro respondido com 10 (dez) e venda realizada no dia 15/01/2020.

      Item 1 – Data de Entrega: 29/02/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 31/03/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 30/04/2020

    • Vigência Indeterminada (sem carência)

      Para pedidos de vendas com recorrência ilimitada será gerado um item para cada mês do ano até a data de reajuste definida. Caso não tenha sido informada uma data de reajuste na venda será utilizada a data de reajuste padrão cadastrada para o cliente/estabelecimento.

      Exemplo

      Data da Venda: 01/01/2020 e Data de Reajuste: 06/2020

      O pedido será gerado com 05 (cinco) registros de itens com as datas de entrega referente a cada mês.

      Item 1 – Data de Entrega: 01/01/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 01/02/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 01/03/2020

      Item 4 – Data de Entrega: 01/04/2020

      Item 5 – Data de Entrega: 01/05/2020

    • Vigência Determinada (sem carência)

      Para pedidos de vendas com recorrência determinada será gerado um item para cada mês do ano respeitando a “Quantidade de Pagamentos” definida na venda recorrente.

      Exemplo

      Data da Venda: 01/01/2020 e Quantidade de pagamentos: 3

      O pedido será gerado com 03 (três) registros de itens com as datas de entrega referente a cada mês.

      Item 1 – Data de Entrega: 01/01/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 01/02/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 01/03/2020

    • Carência

      A carência é responsável por alterar a data de entrega dos itens do pedido acrescentando meses conforme informado.

      Exemplo

      Data da Venda: 01/01/2020 e Meses de carência: 3

      O pedido será gerado com 03 (três) registros de itens com as datas de entrega referente a cada mês.

      Item 1 – Data de Entrega: 01/04/2020

      Item 2 – Data de Entrega: 01/05/2020

      Item 3 – Data de Entrega: 01/06/2020

    • Representantes

      • Base de Pagamento de Comissões

        Indica se o cálculo de comissão do representante utilizará a base original da venda ou utilizará a base reajustada caso a venda recorrente sofra um reajuste.

      • Quantidade de Parcelas Comissionadas

        A quantidade de parcelas pode ser informada caso determinado representante não possua comissão vitalícia sobre a venda. Neste caso, ele receberá o percentual definido pelas políticas de comissão apenas para a quantidade de parcelas informadas.

      • Representante Principal

        O representante marcado como principal será utilizado na capa do pedido de venda e os demais serão cadastrados como representantes secundários.

Parametrizações

Algumas parametrizações são requeridas para a geração dos pedidos de venda. No link abaixo encontra-se lista de parâmetros que devem ser avaliados e respondidos:

Parâmetros de Vendas Recorrentes (FUTL0125 VEND_RECOR)

Alteração do Pedido de Venda – Venda/Upgrade

A edição de vendas recorrentes que possuem pedidos de venda vinculados permite que altere a Quantidade e Preço Unitário. Caso essas informações sejam alteradas os itens do pedido que não tiveram atendimentos/cancelamentos serão alterados conforme dados informados e o pedido será recalculado.

Alteração do Pedido de Venda – Downgrade

Ao realizar um Downgrade de uma venda recorrente com pedido de venda vinculado, os itens do pedido que não tiveram atendimentos/cancelamentos sofrerão uma subtração na quantidade original pela quantidade informada no Downgrade a partir da data definida para Downgrade. Caso o valor unitário do Downgrade seja diferente do pedido, os itens terão seu valor alterado para o informado. Caso esteja parametrizado para agrupar as quantidades dos itens no pedido, a quantidade permanecerá 1 (um) e apenas o valor unitário será reajustado.

Alteração do Pedido de Venda – Cancelamento

Ao realizar um cancelamento de uma venda recorrente com pedido de venda vinculado, os itens do pedido que não tiveram atendimentos/cancelamentos sofrerão uma adição na quantidade cancelada pela quantidade informada no cancelamento a partir da data definida para cancelamento. Caso o valor unitário do cancelamento seja diferente do pedido, os itens terão seu valor alterado para o informado. Exclusão do Pedido de Venda

É permitido realizar a exclusão de um pedido de venda vinculado à uma venda recorrente apenas quando não houver atendimentos/cancelamentos.

Como Funciona o Cálculo e Recálculo do Reajuste

Como Funciona o Cálculo e Recálculo do Reajuste

O reajuste de vendas recorrentes analisa todos tipos de vendas recorrentes (Venda, Upgrade, Downgrade, Cancelamento) que foram geradas após o último reajuste (incluindo ele) para realizar a média de valor e acrescentar/diminuir um percentual conforme informado na tela de reajustes. Em um cenário no qual ainda não houve reajustes para determinado produto serão consideradas todas vendas recorrentes.

As condições para que uma venda seja considerada no cálculo são:

  • Possuir vigência indeterminada;

  • Possuir pedido de venda gerado e ele estiver com a situação “Pendente”;

  • Venda posterior ao último reajuste (Venda, Upgrade, Downgrade, Cancelamento);

  • Caso possua data de reajuste informada na venda, deve ser igual a informada na tela de recálculo.

  • Caso haja reajustes para o produto, ser posterior ao último registro de Reajuste.

  • Não ser uma venda realizada no mês do reajuste.

O recálculo somará as quantidades e valores de cada um dos itens considerados no reajuste, fará a média dos valores e aplicará o acréscimo/decréscimo neste valor, que será utilizado como o preço unitário para o item reajustado.

Ao salvar, será salvo um novo registro de venda recorrente com o tipo Reajuste e ele será vinculado à todas vendas envolvidas.

Um novo pedido de venda será gerado com o valor reajustado e todos os itens pendentes dos pedidos envolvidos no recálculo que possuem data posterior ao reajuste serão cancelados. Este novo pedido possuirá itens até a próxima data de reajuste (12 (doze) meses da data de reajuste atual).

Recálculo de Reajuste

O Recálculo permite que o percentual de um reajuste seja alterado. Será criado um novo registro do tipo Recálculo, vinculado ao original, e os itens que possuírem saldo no pedido de venda terão seu preço unitário atualizado.

Ao final do processo o pedido será recalculado e rodará as análises das seguintes políticas: Engenharia, Comercial e Processo para bloqueio de itens e, Comercial e Financeira para o pedido.

Fluxo

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