Cálculo do Custo Homem e Máquina¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O cálculo do custo máquina e homem consiste em tratar 2 centros de custo para cada centro de trabalho, sendo um o centro de custo máquina (obrigatório) e o segundo o centro de custo homem (opcional).
O valor do centro de custo máquina é definido com base na taxa operacional multiplicado pelo tempo da máquina na operação.
Já o centro de custo homem tem por base a multiplicação da taxa operacional, o tempo da máquina e a quantidade de homens da operação.
Para que serve?¶
Realizar análises gerenciais de custo máquina e homem identificando ociosidades e desperdícios para tomada de ação.
Facilidade na gestão e alocação de pessoas em função da flexibilidade para criar estruturas de centro de custo máquina e homem diferentes.
Cálculo de produtividade, com informações máquina e homem podendo ser tratadas de forma separadas.
Importante
Quando não existe informação para o centro de custo homem, o cálculo do custo é realizado com base na informação do centro de custo máquina somente.
Como funciona?¶
-
Através da informação do centro de custo homem no cadastro de centro de trabalho, além do centro de custo máquina já existente.
-
Informação da quantidade de homens no roteiro de fabricação.
-
Cálculo do custo standard considerando o tempo, quantidade de homens e taxas do centro de custo homem, além do centro de custo máquina.
-
Cálculo das horas trabalhadas para o centro de custo homem, além do centro de custo máquina.
-
Valorização das ordens de fabricação da mesma forma.
Observação
A quantidade de homens não é tratada pelo FoccoIntegrador e IntegraCAD.
Exemplo
Roteiro de Implantação¶
Cadastros Auxiliares
Cadastro de Centros de Trabalho (FENG0110)
Neste programa deve ser cadastrado o centro de custo homem, dessa forma é possível tratar de forma diferente os centros de custo máquina e homem.
O centro de custo homem por padrão será nulo.
Cadastro de Roteiro de Fabricação (FENG0202)
Neste programa pode ser cadastrada a quantidade de homens necessários para uma operação. Dessa forma o tempo homem será diferente do tempo máquina.
A unidade de medida dos tempos será a mesma, se o tempo máquina for minuto, será calculado o tempo homem em minuto, da mesma forma se for hora ou segundo, ficando o tempo máquina e homem na mesma unidade de medida.
Cadastro do Roteiro Padrão (FENG0115)
Neste programa pode ser cadastrada a quantidade de homens necessários para uma operação. Dessa forma o tempo homem será diferente do tempo máquina.
Cadastro do Custo Operacional (FCST0103)
Este programa possibilita cadastrar os valores da Taxa de Mão de Obra Direta (MOD) para centros de custo.
Só será permitido alterar este valor se o período estiver em aberto.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Cálculo do custo standard (FCST0220)
O cálculo do custo standard, quando informado o centro de custo homem no centro de trabalho e a quantidade de homens no roteiro de fabricação, fará o cálculo considerando:
-
Taxa operacional do centro de custo máquina x tempo do roteiro de fabricação
-
Taxa operacional do centro de custo homem x tempo do roteiro de fabricação x quantidade de homens
A unidade de medida do centro de custo homem será a mesma do centro de custo máquina, caso sejam diferentes será feita a conversão.
O mesmo critério será utilizado para os cálculos de MOD, MOI e GGF.
Relatório dos custos industriais dos itens (FCST0350)
Este cálculo é realizado da mesma forma que o cálculo do custo standard.
A apresentação do mesmo é a soma do custo máquina e custo homem, existindo a opção de visualizar o custo máquina e homem separados (checkbox Listar Custo Máquina / Homem).
Consulta custo do material (CCST0400)
A apresentação do custo é a soma do custo máquina e custo homem, existindo a opção de visualizar o custo máquina / homem (bloco Detalhamento, com opções Total e Máquina/Homem).
Consultas e relatórios do roteiro de fabricação
Onde apresentam o tempo do roteiro, apresenta uma nova coluna com a quantidade de homens informada no roteiro de fabricação.
Onde é calculado o tempo total do roteiro, o cálculo passou a contemplar o tempo do roteiro, mais o tempo do roteiro multiplicado pela quantidade de homens.
Ordem de fabricação, apontamento e entrega
As ordens de fabricação geradas pelo MRP, por lote/carga, requisição em cargas ou emitidas manualmente, serão geradas com a quantidade de homens existentes no roteiro de fabricação, podendo ser alterada.
No apontamento das ordens a quantidade de homens é a existente no roteiro da ordem, podendo ser alterado.
Da mesma forma, na entrega das ordens, a quantidade de homens é a existente no roteiro da ordem, porém neste caso não pode ser alterado.
Atualização horas trabalhadas (FCST0252)
Quando executado o cálculo das horas trabalhadas, é realizado o cálculo para o centro de custo máquina e o cálculo do centro de custo homem. Para ambos é utilizado o tempo apontado nas ordens de fabricação, sendo que no cálculo de horas homens é multiplicado pelo número de homens.
Observação
O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.
Valorização das ordens de fabricação (FCST0206)
A valorização das ordens de fabricação, quando informado o centro de custo homem no centro de trabalho e a quantidade de homens nas ordens de fabricação, fará o cálculo considerando:
-
Taxa operacional do centro de custo máquina x tempo apontado na ordem de fabricação
-
Taxa operacional do centro de custo homem x tempo apontado na ordem de fabricação x quantidade de homens apontada na ordem de fabricação
A unidade de medida do centro de custo homem será a mesma do centro de custo máquina, caso sejam diferentes será feita a conversão.
O mesmo critério será utilizado para os cálculos de MOD, MOI e GGF.
Observação
O cálculo considera a quantidade de homens informada quando o centro de custo homem no centro de trabalho for informado.
Relatório de valorização das ordens de fabricação (FCST0322)
Quando no cadastro de centro de trabalho, existir a informação do centro de custo homem, o relatório será apresentado com um detalhamento quanto ao custo máquina e custo homem.
Console de simulação de custos (FCST0262)
Em desenvolvimento.