Ir para o conteúdo

Cálculo do Custo Padrão (Standard)

Conhecer o Processo

O que é?

Custo padrão ou custo standard é aquele determinado a priori como sendo o custo normal de um produto.

O valor padrão de custos é determinado como base em padrões técnicos de produção, que são definidos mediante a quantificação do consumo de materiais, mão de obra direta e outros gastos necessários à fabricação de uma unidade de produto.

Para que serve?

Este módulo permite calcular o custo padrão (standard) do produto, permitindo, a partir deste, formar o preço de venda, análises de resultados, valorizar estoque em processos, entre outros.

Como funciona?

O custo da produção, neste caso, desdobra-se em três componentes:

1) Materiais (MAT e MOT): Englobam todos os materiais necessários, como matéria prima direta, material de embalagem e ainda serviços e operações de terceiros.

2) Operações (MOD e MOI): A mão de obra é quantificada pelo tempo das operações produtivas. As taxas horárias aplicáveis aos padrões de mão de obra se baseiam na expectativa de horas-homens ou horas-máquinas de trabalhos normais, no período, por centro de custo. Existem dois tipos de taxas horárias:

  • Taxa horária de mão de obra direta por centro de custo produtivo, calculada a partir da distribuição primária dos custos, ou seja, aplicado diretamente ao centro de custo produtivo sobre o total de horas disponíveis;

  • Taxa horária de mão de obra indireta de fabricação, englobam os valores de mão de obra, aplicado aos centros de custo auxiliares ou apoio, sendo estes atribuídos por absorção, usualmente chamados de overhead;

3) Gastos Gerais de Fabricação (GGF): Englobam os valores gastos para a fabricação de produtos fora materiais diretos, embalagem, serviços de terceiros e mão de obras diretas e indiretas. Estes podem ser aplicados diretamente ao centro de custo produtivo ou aplicados aos centros de custos auxiliares/apoio, sendo distribuídos por absorção, usualmente chamados de overhead.

É possível também acrescentar valores de incidências administrativas que são aplicadas sobre o valor de mão de obra direta (MOD) e/ou mão de obra de terceiros (MOT), podendo ser:

  • Incidência administrativa geral (IAG);

  • Incidência administrativa de vendas (IAV);

  • Incidência administrativa de exportação (IAE).

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Não se aplica.

Cadastros Auxiliares

Cadastro dos Parâmetros do item para cálculo do custo (FCST0104).

Este programa possibilita personalizar para cada item ou item configurado os parâmetros de cálculo do custo. Estes parâmetros compreendem: Data da atualização, Prazo do uso do material, Indicador de financiamento do IPI, Prazo de ciclo de produção, seleção de utilização do ICMS com base no fornecedor principal, valor de reposição, prazo de reposição e moeda do valor de reposição, valor do frete.

Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105).

Este programa permite cadastrar o percentual de incidência administrativa de vendas, geral e de exportação.

Passo a Passo

Passo a Passo

Pré-requisitos:

Para efetuar o cálculo do custo standard alguns pré-requisitos deverão estar atendidos. São eles:

  • Processo de manufatura: cadastros de estrutura de produtos e roteiro de fabricação.

  • Processo de geração do valor de reposição: Os materiais deverão estar devidamente valorizados.

  • Processo de valorização da taxa hora: o valor da taxa hora deverá ser apurado, podendo ser informado manualmente ou apurado pelo processo do MLC (Mapa de Localização de Custos).

Efetuar o cálculo do custo standard (FCST0220)

Através deste programa será possível calcular os custos dos itens selecionados.

Observação

O cálculo do custo standard considera as quantidades fracionadas dos itens independentemente do parâmetro "Aceita Qtde. Fracionada", na pasta Estoque, do programa Cadastro de Itens (FITE0200).