Ir para o conteúdo

Formação de Preço de Venda

Conhecer o Processo

O que é?

A partir do cadastro da engenharia do produto é possível gerar o cálculo de custos standard, gerando as informações de custo: MAT - materiais, MOD - mão de obra direta, MOT - mão de obra de terceiros, MOI - mão de obra indireta, GGF - gastos gerais de fabricação, IAV - incidência administrativa de venda, IAG - Incidência administrativa geral e IAE - Incidência administrativa de exportação. Posteriormente será possível formar o preço de venda, utilizando os dados de custos levantados aplicando as DDV (Despesas Diretas de Venda).

Para que Serve?

A formação do preço de venda serve para calcular o preço do produto utilizando como base o Custo Direto (Marginal) ou Custo Integral*, aplicando as despesas diretas de venda somadas com o lucro desejado:

Preço de Venda = Custo / 1 - [ (% DDV + % Lucro) / 100 ]

*Custo Direto (Marginal): É a forma de custeio por absorção, ou seja, composto por MAT + MOD + MOT + MOI + GGF.

**Custo Integral: É o custo composto pelo custo direto (marginal) acrescido pelas incidências administrativas de venda, geral e exportação.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para a formação do preço de venda encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros da formação de preço de venda

1 - Custo a ser considerado no cálculo

Esse parâmetro determina o custo a ser considerado no cálculo da formação de preço, se é o custo direto ou o custo integral.

2 - Ddv’s a ser consideradas no cálculo de custo

Esse parâmetro determina quais as despesas diretas de vendas deverão ser usados no cálculo da formação do preço de venda, pode ser MI (mercado interno) ou ME (mercado externo).

Cadastros Auxiliares

Cadastro de Custos Diretos de Vendas (FCST0102)

Este programa possibilita cadastrar as despesas diretas de vendas, as quais serão utilizadas no cálculo do preço de venda.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Formação do Preço de Venda do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Cálculo do Custo Standard (FCST0220)

Através deste programa é possível calcular os custos dos itens selecionados. O cálculo do custo standard considera, também, quantidades fracionadas, quando estas estiverem definidas na estrutura do produto.

Exemplo: O item "lata de tinta" não permite estoque fracionado, porém na estrutura de um item ocupa-se somente de 400 ml da lata de tinta. No relatório da estrutura com custos, apresenta o custo correspondente a 400 ml da lata de tinta.

O fluxo principal das atividades deste programa é:

1) Obter dados auxiliares

2) Calcular custo material

3) Calcular custo operacional

4) Somar custo das estruturas

Calcula os custos do valor reposição utilizando o valor de reposição descontando os créditos (icms/pis/cofins) conforme parâmetro 23 de custos e debitando (frete).

Passo 2: Formação do Preço de Venda (FCST0205)

Esse programa considera todos os custos calculados dos itens fabricados no programa Cálculo do Custo Standard (FCST0220) e divide pela soma das despesas diretas de venda (markup) diminuídas de 100 e divididas por 100 (FCST0102) e formará seu preço de venda em uma tabela previamente cadastrada no programa Cadastro da Tabela de Vendas (FPRV0200).

Passo 3: Consulta Custo do Material (CCST0400)

A consulta do custo do material é utilizada para verificar a evolução dos valores de reposição e custo, bem como indicar o item cuja evolução dos valores de reposição e custos se deseja verificar.

Consulta custo reposição com as datas para manter um histórico.

Passo 4: Relatórios de Consistências de Itens sem Custos (FCST0314)

Este relatório informará todos os itens que estão sem custo.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.