Ir para o conteúdo

Cálculo do Custo Médio

Conhecer o Processo

O calculo do custo médio irá atualizar no extrato do item o valor do custo médio sempre que este possuir um lançamento no estoque com valor como entrada de nota fiscal de entrada.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para o Cálculo do Custo Médio encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros do Estoque

3 - Considerar Valorização De Entrega De Produção No Cálc Custo Médio

Considerar valorização de entrega de produção no cálculo do custo médio.

Possíveis Respostas: S - N

6 - Número De Meses Para O Consumo Médio

Indica o número de meses, retroativo em relação a data do sistema, que serão considerados para o cálculo do consumo médio na consulta e listagem da situação do item. O consumo médio é mensal sendo que é considerado também o mês corrente observando a proporcionalidade dos dias decorridos.

Possíveis Respostas: 01- 99

7 - Forma De Retroagimento Do Cálculo De Saldo Dos Itens

É a maneira que será realizada o retroagimento do saldo de estoque.

Possíveis Respostas:

0: Parte do último mês fechado e vem retroagindo até a data específica.

1: Sai do mês da data passada como parâmetro e mostra o saldo.

12 - Ordem De Cálculo Do Custo Médio Ponderado

Indica qual será a ordenação dos lançamentos de estoque para o cálculo do custo médio.

Possíveis Respostas:

1: Data e número do lançamento.

2: No dia dos lançamentos, primeiro as entradas e depois as saídas.

3: No mês dos lançamentos, conforme ordenação do cadastro de tipos de movimentos de estoque (FEST0101).

4: No dia dos lançamentos, conforme ordenação do cadastro de tipos de movimentos de estoque (FEST0101).

13 - Tipo De Valor Default Para Consulta De Extrato De Itens

Este parâmetro serve para informar um tipo de valor default para a consulta de extrato de itens, com base no qual será executada a consulta.

Possíveis Respostas:

CM: Custo médio

CC: Custo da compra/venda

VC: Valor da compra/venda

33 - Cálculo Do Custo Médio Realizado Em Tempo Real

Indica se o cálculo do custo médio dos movimentos é calculado em tempo real ou manualmente através de um programa.

Possíveis Respostas: S - N.

Importante

No passo a passo o parâmetro "12" possui uma explicação mais detalhada.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo do Cálculo do Custo Médio os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Tipos de Agrup. de Custo Médio (FEST0125)

Este programa possibilita cadastrar agrupadores para o cálculo do custo médio.

Cadastro do Tipo de Nota de Entrada (FREC0101)

O cálculo do custo médio será realizado conforme parametrização do tipo de nota, bloco custo médio, na manutenção da nota de entrada.

Cadastro do Tipo de Nota de Saída (FPDV0103)

O cálculo do custo médio será realizado conforme parametrização do tipo de nota, bloco custo médio, na emissão de nota de saída.

Importante

No passo a passo estão detalhados os cadastros necessários e em que momento estes serão utilizados.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo do Cálculo do Custo Médio do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Primeira Etapa

O cálculo do custo médio no FoccoERP tem a sua geração definida primeiramente pela ordenação dos lançamentos do Extrato do Item (FEST0401), esta ordenação é definida no parâmetro "12" dos Parâmetros do Estoque (FUTL0125 EQ EQ) que é quem define toda a geração do cálculo do custo médio.

Primeira opção data e número de lançamento - O sistema irá ordenar por dia e número de lançamentos. Neste caso é possível ordenar o custo médio baseado no saldo, multiplicado pelo valor de saldo do estoque.

Segunda opção ordenação de entradas e posteriormente saídas - O sistema irá ordenar por dia, porém primeiramente as entradas e depois as saídas. Neste caso o cálculo irá acumular todas as entradas.

Terceira opção ordenação dentro do mês conforme ordenação do cadastro de tipos de movimentos de estoque - O sistema irá ordenar por mês conforme a ordem informada no cadastro de tipos de movimento de estoque (FEST0101). Os tipos sem ordenação serão considerados por último. Em caso de ordenações iguais, o desempate será pelo número do lançamento.

Quarta opção ordenação do dia conforme ordenação do cadastro de tipos de movimentos de estoque – Funcionalidade igual a terceira opção, porém agrupando os movimentos por dia.

Segunda Etapa

A segunda etapa é definir os tipos de movimentos que irão atualizar o custo médio do item, através do tipo de nota de entrada (FREC0101) e do cadastro de tipos de movimento de estoque (FEST0101).

No cadastro do tipo de nota de entrada (FREC0101) os campos Estoque deve estar como Atualiza e o checkbox Atualiza Custo médio deve estar marcado.

Para os tipos de nota que atualizam custo médio é necessário definir no bloco Custo médio deste cadastro a composição do custo médio do item no momento de sua entrada no estoque. O custo médio na lançamento de uma nota fiscal (FREC0200) é calculado a partir do valor da mercadoria.

Exemplo

Se o valor do produto for de 100 reais este possuir mais 10 reais de IPI o valor total da nota será 110 reais e o calculo do custo médio será baseado em 100 reais, caso no campo Valor IPI esteja marcado como "Desconsidera".

Para verificar o valor do custo médio é necessário lançar a nota de entrada utilizando este tipo de nota no (FREC0200) e verificar no programa extrato do item (FEST0401) como ficou o custo médio.

Importante

Verificar no cadastro do tipo de nota o tipo de tributação da empresa, se ela é lucro real ou presumido, para saber se existe crédito de PI e COFINS. Se a empresa for lucro presumido não irá existir crédito de PIS e COFINS.

Terceira Etapa

No cadastro de tipos de movimento de estoque (FEST0101) deve-se definir os movimentos que irão atualizar o custo médio, através do checkbox Cst Méd?.

Normalmente a Entrega de produção planejada (EPP), a Implantação de estoque (IMP), a Desmontagem de entrada (DEE) e a Nota fiscal de entrada (NFE) irão atualizar o custo médio.

Lembrando que para a (NFE) além deste cadastro estar marcado o tipo de nota deve estar parametrizado conforme visto anteriormente.

Sendo que a hierarquia que o sistema segue é primeiro o cadastro do tipo de movimento e posteriormente o cadastro do tipo de nota.

Importante

As notas fiscais de saída e movimentos de saída não podem atualizar o custo médio.

O custo médio é formando então pelo valor do estoque dividido pela quantidade.

Exemplo

Veja exemplo ilustrando a simulação do extrato de um item:

O conhecimento de frete também agrega valor no custo médio do item, porém de uma forma diferente, agregando o custo do frete ao custo médio do item, quando ao lançar o conhecimento de frete o mesmo for vinculado a nota de entrada que originou o conhecimento.

O tipo de nota do conhecimento também deve estar marcado para atsualizar estoque e custo médio.

Cálculo Custo Médio na Devolução de Venda

Cálculo do Custo Médio Manual (FEST0256)

Este programa possibilita recalcular o custo médio mensal (em meses abertos) quando houver alguma divergência ou quando o cálculo do custo médio for feito manualmente (via parâmetro). Após o recalculo é possível calcular a valorização de ordens, gerar inventários e fechar o mês.

Cálculo do Custo das Desmontagens (FEST0260)

Este programa possibilita o cálculo do custo específico de materiais que passaram pelo processo de desmontagem.

Manutenção do Custo das Desmontagens (FEST0261)

Este programa possibilita manter os custos gerados pelo programa de Cálculo do Custo das Desmontagens (FEST0260).

Atualiza Transferências, Desmontagens e Devoluções (FEST0261)

Este programa possibilita a atualização dos custos de transferências, desmontagens e devoluções. Nele é possível fazer a atualização por item ou por classificação. A Atualização é feita por período (Mês/Ano).

Consulta Extrato do Item (FEST0401)

Este programa possibilita exibir todos os movimentos que foram realizados do item informado no estoque. Poderão ser usados vários itens, mas na tela será mostrado apenas um item por vez. Para visualizar os demais itens é necessário usar a barra de rolagem.

Consulta Situação do Item (FEST0404)

Este programa possibilita a análise por item, de quantidades em estoque, quantidades vendidas e quantidades comprometidas. A consulta pode ser feita de forma global ou por almoxarifado. Neste programa também é demonstrada a quantidade de vendas do mês atual e do mês anterior.

Relatório do Extrato do Item (FEST0302)

Este programa possibilita exibir os movimentos no estoque. Na análise das informações do extrato do item são exibidas as entradas e saída do item analisado, nos almoxarifados selecionados. O saldo anterior e o saldo atual referem-se ao período utilizado na seleção.

Relatório de Comparação de Custos (FEST0309)

Este programa possibilita comparar os dados de estoque por item de duas datas distintas para conferir e acompanhar o registro de inventário.

A diferença considerada será a partir de uma margem mínima de diferença informada na tela de seleção. Se a diferença for igual ou superior à margem informada lista os itens com divergência. A diferença de margem será sempre da data dois, em relação à data um, conforme a seleção do campo de comparação.

Relatório do Controle de Variação do Custo Médio (FEST0311)

Este programa possibilita a verificação da variação do custo médio de um determinado produto. Ele lista o custo médio inicial do período, além de demonstrar o valor adicionado ao item.

Relatório de Saldo dos Itens (FEST0330)

Este programa possibilita gerar relatório de saldo de itens, com saldo (qtde) e endereço. Pode ser agrupado por almoxarifado ou itens. Também permite o agrupamento por endereços.