Ir para o conteúdo

Movimentações de Estoque no Atendimento e Desatendimento de Pedidos de Venda

Conhecer o Processo

O que é?

São as movimentações de estoque (entradas e saídas) relacionadas ao processo de atendimento e desatendimento de itens em pedidos de venda do módulo Comercial.

Requisitos

Para utilizar esse processo é necessário responder os parâmetros correspondentes nos "03 - Parâmetros do atendimento e desatendimento manual de pedidos", no módulo do FoccoSTART. Detalhamento dos parâmetros disponível neste link.

Passo a Passo

Para que seja possível movimentar estoque no processo de atendimento e desatendimento de pedidos de venda é necessário utilizar o programa FPDV0205 PDV juntamente com as opções "Atendimento" e "Desatendimento".

Caso a opção escolhida seja "Atendimento", o sistema irá movimentar o estoque do item no almoxarifado do pedido de venda, realizando movimento de SAÍDA para a quantidade que estiver sendo atendida.

Em contrapartida, caso a opção escolhida seja "Desatendimento", o sistema irá movimentar o estoque do item no almoxarifado do pedido de venda, realizando movimento de ENTRADA para a quantidade que estiver sendo desatendida.

Regras das movimentações

  • Caso o item do pedido de venda possua estrutura Comercial (indicador na Pasta Engenharia), a movimentação de estoque acontecerá para os itens (filhos) da estrutura comercial. Caso algum item da estrutura não possa ser movimentado, então nenhum item da estrutura será movimentado, garantindo assim que todos irão movimentar estoque ou todos não irão movimentar estoque (os motivos serão apresentados em tela).
  • A data do movimento de estoque será com base na data informada em tela para o processo de atendimento/desatendimento.
  • O tipo de movimento de estoque utilizado será o informado nos parâmetros 2 e 3, conforme tipo da movimentação (entrada ou saída).
  • Caso algum item não possa ser movimentado, o atendimento/desatendimento ocorrerá normalmente e os motivos serão apresentados em tela.
  • O "documento" dos movimentos de estoque gerados seguem o padrão "Número do Pedido" + "Número do item". Exemplo: 12345.1 (onde 12345 é o número do pedido de venda e 1 é o número do item no pedido). Isso facilitará a identificação desses movimentos e a rastreabilidade das informações.

Pedidos e itens que não serão movimentados

  • Itens que possuem controle por lote, série ou endereçamento (indicadores na Pasta Estoque).
  • Itens com almoxarifado de WMS.
  • Itens com tipo de nota cujo indicador "Estoque" seja igual à "Não Baixa".
  • Pedidos de venda cujo indicador "Baixa Estoque" esteja desmarcado (adicionais).