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Cobrança Escritural

Conhecer o Processo

O que é?

Com grande agilidade e segurança, permite o agendamento, envio e controle do recebimento de títulos a receber. O retorno, além de atualizar as informações bancárias dentro da organização, também pode liquidar o recebível, eliminando serviços operacionais.

Para que Serve?

A cobrança escritural pode ser gerada através da empresa consolidada, desde que o portador seja o mesmo. Para isso selecionar os títulos das empresas filhas, pertencentes ao portador selecionado.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para a Cobrança Escritural encontram-se nas seguintes pastas:

Parâmetro do Financeiro >> Parâmetros do Contas a Receber

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Cobrança Escritural os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Bancos, Agências e Contas (FFIN0030)

Esse cadastro é usado para os módulos: Contas a Receber, a Pagar, Cobrança Escritural, Pagamento Escritural e Contabilidade.

Para integração contábil preencher a pasta Int. Contábil com as devidas contas e históricos.

Para geração de arquivo de cobrança escritural ou pagamento escritural preencher as pastas Cobrança Escritural e Pagamento Escritural.

Importante

Nem todos os campos são obrigatórios na Cobrança Escritural e Pagamento Escritural verificar 'hint', pois na explicação esclarece se o campo é específico de algum banco ou não. Algumas das informações destes cadastros devem ser verificadas com a gerência da conta da empresa, pois é o banco que detém tais informações.

Cadastro de Tipos de Cobrança (FFIN0070)

Permite cadastrar os diversos tipos de cobrança, com informações para cobrança escritural e demais demonstrativos financeiros. Vincula todos os portadores que utilizam o mesmo tipo de cobrança.

Exemplo

1- Cobrança Simples, 2- Cobrança Descontada

Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010)

Possibilita cadastrar diferentes moedas e suas cotações, permitindo consultas on-line em diferentes moedas, independentemente da moeda originalmente usada no seu cadastro.

Importante

Não permite alterar ou excluir uma cotação. Utilizada em conversões para pedidos de compra e de venda.

Exemplo

Dólar, Ufir.

A periodicidade define de quanto em quanto tempo a cotação é atualizada, opções: Diário, Anual ou Mensal;

• Se for diferente de "Diário", será gerado automaticamente conforme o intervalo definido.

• Quando for Semanal, o primeiro dia da cotação deverá ser o do primeiro dia da semana (Domingo);

• Quando for Mensal, o primeiro dia da cotação deverá ser o primeiro dia do mês, assim sucessivamente para os demais intervalos de período.

Cadastro de Taxas de Juros (FFIN0157)

Permite cadastrar as taxas de juros mensais definidas pela empresa, cliente e estabelecimento e que são usadas em cálculos financeiros de atrasos de títulos, juros, etc.

Importante

Mesmo que a taxa em questão seja de um mês com mais ou menos de 30 dias, será sempre dividido por 30.

Cadastro de Taxas de Multas Mensal (FFIN0104)

Cadastrar as taxas de multa mensal.

Cadastro de Portadores (FFIN0050)

É o cadastro das entidades financeiras cobradoras dos títulos. Pode estar ou não vinculado a um banco.

É no cadastro de Portadores que serão feitas definições de separação de operações financeiras para recebimento: À Vista, Cadastramento de Cheques a Receber, Operação Vendor, Limite de Crédito (Cadastro de Clientes), Consultas do Planejamento Financeiro, Emissão de Bloquetos e Cobrança Escritural.

Importante

Para as operações com Cheques e Depósito à Vista, poderá somente haver um ÚNICO portador com a opção marcada. Para utilização do processo de cobrança escritural os dados da pasta bloqueto não podem estar informados, devem estar em branco.

A informação do campo Cód. Carteira será utilizada no programa Consulta/Lista e Envia Títulos (FCOB0210) para o layout CNAB 240 do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020)

Permite separar títulos em tipos de documentos específicos conforme sua aplicação. Usado para vincular títulos a grupos de tipos de documentos definidos.

Cadastro de Comandos de Remessa (FCOB0101)

Permite cadastrar os tipos de remessa conforme o banco com valor de emissão ou em aberto. São os comandos que identificam os títulos no banco.

Cadastro de Comandos de Retorno (FCOB0102)

Permite cadastrar a relação dos códigos de movimentação do arquivo de retorno para cada banco com a operação a ser realizada sobre o Contas a Receber.

Cadastro de Instruções de Cobrança (FCOB0103)

Permite cadastrar as instruções de cobrança para o banco com a informação da obrigatoriedade ou não de dias.

Cadastro de Críticas de Remessa (FCOB0104)

Permite cadastrar as críticas de remessa para o banco.

Cadastro de Motivos Entrada/Baixa/Recusa (FCOB0105)

Permite cadastrar os motivos de entrada/ baixa e recusa conforme layout de cada banco.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Cobrança Escritural do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Importante

A cobrança escritural pode ser gerada pela empresa consolidada, desde que os portadores sejam os mesmos.

Passo 1: Alteração de Informações para Cobrança (FCOB0200)

Permite alterar as informações para cobrança cadastradas nos portadores para determinados títulos.

Passo 2: Redirecionamento de Títulos (FCOB0250)

Permite fazer a destinação bancária dos títulos a receber podendo fazer a ordenação por número do título ou data de vencimento, e selecionando por tipo de documento. Este redirecionamento irá alterar o portador do título.

Passo 3: Consulta Lista/Envio de Títulos (FCOB0210)

Agrupa os títulos selecionados para um portador para posterior envio do arquivo remessa.

Nesta consulta somente aparecerão os títulos que ainda não foram enviados a banco.

No momento do envio da remessa é gerado o número.

Passo 4: Consulta Listagem Situação Remessa (FCOB0220)

Permite consultar os títulos selecionados.

Passo 5: Processa Arquivo de Retorno (FCOB0230)

Processa arquivo retorno do banco com resumo dos títulos lidos, a baixar, recusados e confirmados.

Passo 6: Atualiza Contas a Receber (FCOB0240)

A partir do arquivo de retorno processado irá realizar as baixas de títulos do Contas a Receber ou as atualizações (entrada confirmada atualiza o número do título do banco).

Passo 7: Consulta Títulos Retorno (CCOB0410)

Este programa permite visualizar em tela os títulos de retorno.

Passo 8: Relatório de Títulos - Retorno (RCOB0310)

Este programa permite gerar relatório com as informações do retorno bancário.

Passo 9: Relatório de Saldo de Portadores (RCOB0312)

Este programa permite gerar o relatório com os saldos dos Portadores.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.