Ir para o conteúdo

Conciliação Bancária

Conhecer o Processo

O que é?

O processo de conciliação bancária é uma conferência de valores entre o extrato fornecido pelo banco e as movimentações contidas no financeiro do FoccoERP.

Para que Serve?

A Conciliação Bancária realiza a conciliação das informações bancárias enviadas pelos bancos com as informações dos módulos de Conta Corrente, Contas a Pagar e Contas a Receber mostrando as divergências de cada Portador/Banco.

A conciliação dos valores é feita para verificar se não existem movimentações indevidas, realizadas pelo banco, fazendo com que o financeiro tenha de forma aberta e explícita as movimentações das contas.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para Conciliação Bancária encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros da Conciliação Bancária (FUTL0125 BAN BAN)

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização da Conciliação Bancária os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Layouts de Extrato Bancário (FBAN0100)

Cadastrar um layout de extrato para a conciliação bancária. O cadastro de layouts é realizado por portador, cada portador pode conter somente um layout cadastrado, porém, o mesmo layout pode ser associado a mais de um portador.

Layouts de arquivos que possuem as informações por linha e delimitados por posição (layout semelhante ao da cobrança escritural, formado por header, detalhe e trailer) deverão ser cadastrados por posição de acordo com o campo da informação a ser importada.

Layouts delimitados por tags deverão ser cadastrados com o campo da informação a ser importada e sua respectiva tag.

Cadastro de Ocorrências para Conciliação Bancária (FBAN0101)

Cadastrar os códigos de ocorrências bancárias (tipos de lançamento do extrato) e realizar o vínculo do código com o Contas a Pagar, Contas a Receber ou Conta Corrente. Além disso, é necessário que os bancos que utilizam os respectivos códigos de ocorrência estejam marcados na aba Bancos.

Também é possível definir, através da aba Geração Aut. Conta Corrente, quais empresas e/ou portadores estarão habilitadas para gerar os lançamentos do conta corrente automaticamente durante a importação do arquivo da conciliação bancária.

Cadastro de Tipos de Movimentações de Conta Corrente (FCCR0101)

Cadastrar os tipos de lançamentos de Conta Corrente para que seja possível realizar a integração contábil e o planejamento financeiro, além de permitir que sejam realizadas movimentações automáticas através do processo de geração automática do conta corrente (caso parametrizado no Cadastro de Ocorrências para Conciliação Bancária – (FBAN0101).

Passo a Passo

Passo a Passo

Neste tópico é possível seguir com o máximo de detalhamento cada passo do processo.

Importação/Manutenção de Extrato para Conciliação

No programa Importação/Manutenção de Extrato para Conciliação (FBAN0200), selecionar o banco e o arquivo a ser importado. O sistema irá realizar a conciliação bancária automaticamente ao clicar no botão Executar.

A conciliação pode ser realizada manualmente quando:

  • Existir informações no arquivo que não foram conciliadas automaticamente;

  • Informado na tela principal um período referente a um arquivo anteriormente importado, que possua algum título que ainda não foi conciliado.

Caso o parâmetro 6 – Realiza A Exclusão Automática Dos Lançamentos Duplicados Do Extrato Bancário esteja ativa (S – SIM), ao realizar a importação de um novo arquivo de extrato do banco, os lançamentos duplicados (documento, banco, agência e conta iguais) serão desconsiderados e apenas um deles constará no extrato (o mais antigo, desde que não esteja conciliado).

Caso as ocorrências que estão sendo importadas estão parametrizadas para geração automática do conta corrente (Cadastro de Ocorrências para Conciliação Bancária – FBAN0101/Aba Geração Aut. Conta Corrente), será gerado um lançamento no conta corrente de acordo com o lançamento do extrato, buscando o tipo de movimento do conta corrente através da ocorrência vinculada ao seu cadastro. Estes novos lançamentos gerados serão automaticamente conciliados com a sua origem.

Após a importação do arquivo ou filtro de intervalos de data, caso existam lançamentos ainda não conciliados referentes ao arquivo/período, a tela de conciliação manual será aberta para que o usuário possa relacionar manualmente os lançamentos cuja correspondência não foi automaticamente encontrada. Ainda no programa de conciliação manual, é possível gerar movimentações e baixas juntamente com a própria conciliação, automatizando o processo de geração de movimentos sem a necessidade de abrir outros programas para realizar esta tarefa.

Lançamento Manual

O programa Cadastro de Lançamentos Conta Corrente (FCCR0201) permite cadastrar lançamentos manuais de despesas e receitas nos portadores, não necessitando de títulos para os mesmos. É o caso de valores a serem pagos para impostos, manutenção de conta corrente, restituição de algum valor ou uma nota de pagamento de combustível, dentre outros.

Integração

Após cadastrados os lançamentos de conta corrente pode-se gerar a integração contábil através do programa Geração de Lançamentos Contábeis (FCTB0250), este programa possibilita fazer a integração de itens (tais como: Cheques, Comissões, Contas a Pagar, Contas a Receber, Controle Patrimonial, Custo Produtos Vendidos, Estoque, MLC, Notas Fiscais de Entrada, Notas Fiscais de Saída, Ordens de Fabricação e Recibos) com a Contabilidade.

O Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104) permite cadastrar lançamentos de forma manual na contabilidade.

O programa Exclusão de Lançamentos Contábeis (FCTB0255) possibilita fazer a "Desintegração" entre lançamentos contábeis com a Contabilidade. Esta desintegração é realizada através da exclusão de lançamentos contábeis. Somente será permitido realizar a desintegração para período que não estejam fechados.

Controle/Consultas

O programa Cadastro de Títulos Contas a Receber (FCTR0200) possibilita manter o controle do que a empresa tem a receber de seus clientes.

O programa Consulta/Manutenção de Dados Conciliados (FBAN0400) possibilita consultar os dados conciliados e excluir uma conciliação ou alterar o indicador de lançamentos indevidos.

O Cadastro da Previsão Financeira (FPLF0200) possibilita informar as previsões de Recebimento/Pagamento que ainda não foram efetivadas. Neste programa existem facilitadores para o cadastramento de previsões que se repetem em períodos predeterminados.

Relatórios

Relatório do Planejamento Financeiro (FPLF0301)

Este programa possibilita emitir o fluxo financeiro (recebimentos/pagamentos previstos e/ou efetivos) agrupados por conta financeira ou detalhado, documento a documento. Considera os valores cadastrados na previsão financeira (FPLF0200) e no Cadastro de Lançamentos de Conta Corrente (FCCR0201).

Relatório de Conciliação Bancária (FBAN0300)

Este programa possibilita emitir relatórios com informação importadas através da conciliação bancária (movimentos conciliados e não conciliados).

Fluxo

Fluxo