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Pagamento Escritural

Conhecer o Processo

O pagamento escritural é a automatização do processo de pagamento de títulos diretamente com o banco.

Através do sistema é gerado um arquivo, de remessa, com todos os pagamentos que a empresa deve realizar. Este arquivo é enviado ao banco que irá realizar o pagamento dos títulos, assim que os títulos forem pagos o banco irá emitir um novo arquivo, de retorno. Este arquivo de retorno deve ser importado, através do sistema, para a realização da baixa destes títulos.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para o Pagamento Escritural encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetro do Financeiro >>

Parâmetros do Pagamento Escritural

1 - Obriga O Banco A Estar Cadastrado Para A Cidade

Indica se o banco deve ou não estar vinculado a cidade do Fornecedor.

Possíveis Respostas: S = SIM, N = NÃO

2 - Quitar Títulos De Adiantamento No Retorno Do Pagamento Escritural

Indica se os títulos que retornarem do pagamento escritural, cujo tipo de documento for Adiantamento a Fornecedores serão liquidados no sistema ou não.

Possíveis Respostas: S = SIM, N = NÃO

3 - Informa O Valor Para Diferenciação Das Transações Ted E Doc

Indica qual o valor que diferencia a transação TED e DOC.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Pagamento Escritural os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Bancos, Agências e Contas (FFIN0030)

Esse cadastro é usado para os módulos: Contas a Receber, a Pagar, Cobrança Escritural, Pagamento Escritural e Contabilidade.

Para integração contábil preencher a pasta Integração Contábil com as devidas contas e históricos.

Para geração de arquivo de cobrança escritural ou pagamento escritural preencher as pastas Cobrança Escritural e Pagamento Escritural.

Importante: nem todos os campos são obrigatórios na Cobrança Escritural e Pagamento Escritural, verificar o ’hint’, pois na explicação esclarece se o campo é específico de algum banco ou não.

Algumas das informações destes cadastros devem ser verificadas com a gerência da conta da empresa, pois é o banco que detém tais informações.

Cadastro de Tipos de Cobraça (FFIN0070)

Permite cadastrar os diversos tipos de cobrança, com informações para cobrança escritural e demais demonstrativos financeiros. Vincula todos os portadores que utilizam o mesmo tipo de cobrança.

Ex. 1- Cobrança Simples, 2- Cobrança Descontada.

Cadastro de Modas e Inclusão de Cotações (FFIN0010)

Possibilita cadastrar diferentes moedas e suas cotações, permitindo consultas on-line em diferentes moedas, independentemente da moeda originalmente usada no seu cadastro.

Importante

Não permite alterar ou excluir uma cotação.

Utilizada em conversões para pedidos de compra e de venda. Ex.: Dólar, Ufir.

A periodicidade define de quanto em quanto tempo a cotação é atualizada, opções: Diário, Anual ou Mensal;

  • Se for diferente de "Diário", será gerado automaticamente conforme o intervalo definido.

  • Quando for Semanal, o primeiro dia da cotação deverá ser o do primeiro dia da semana (Domingo);

  • Quando for Mensal, o primeiro dia da cotação deverá ser o primeiro dia do mês, assim sucessivamente para os demais intervalos de período.

Cadastro de Taxas de Juros (FFIN0157)

Permite cadastrar as taxas de juros mensais definidas pela empresa, cliente e estabelecimento e que são usadas em cálculos financeiros de atrasos de títulos, juros, etc.

Importante

Mesmo que a taxa em questão seja de um mês com mais ou menos de 30 dias, será sempre dividido por 30.

Cadastro de Taxas de Multas Mensal (FFIN0104)

Utilizado para que sejam cadastradas as taxas de multa mensal.

Cadastro de Portadores (FFIN0050)

É o cadastro das entidades financeiras cobradoras dos títulos. Pode estar ou não vinculado a um banco.

É no cadastro de Portadores que serão feitas definições de separação de operações financeiras para recebimento: À Vista, Cadastramento de Cheques a Receber, Operação Vendor, Limite de Crédito (Cadastro de Clientes), Consultas do Planejamento Financeiro, Emissão de Bloquetos e Cobrança Escritural.

Importante

Para as operações com Cheques e Depósito à Vista, poderá somente haver um ÚNICO portador com a opção marcada.

Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020)

Permite separar títulos em tipos de documentos específicos conforme sua aplicação.

Usado para vincular títulos a grupos de tipos de documentos definidos.

PAGAMENTO ESCRITURAL

As informações de Pagamento Escritural são solicitadas ao banco. Cada banco possui seu próprio layout e codificação específica.

Cadastro de Comandos de Remessa (FPAG0101)

Permite cadastrar os tipos de remessa conforme o banco com valor de emissão ou em aberto. São os comandos que identificam os títulos no banco.

Cadastro de Comandos de Retorno (FPAG0102)

Permite cadastrar a relação dos códigos de movimentação do arquivo de retorno para cada banco com a operação a ser realizada sobre o Contas a Pagar.

Cadastro de Tipos de Pagamento (FPAG0103)

Permite cadastrar os tipos de pagamentos.

Exemplo: Salários, Dividendos.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Pagamento Escritural do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Alteração de Informações para Cobrança (FPAG0200)

Permite alterar as informações para pagamento, cadastradas no momento do envio dos títulos ao banco, nas opções de remessa.

Passo 2: Redirecionamento de Títulos (FPAG0250)

Permite fazer a destinação bancária dos títulos a pagar podendo fazer a ordenação por número do título ou data de vencimento, e selecionando por tipo de documento.

Este redirecionamento irá alterar o portador do título.

Passo 3: Alteração da Formação do Código de Barras (FPAG0255)

Permite alterar o código de barras do título, clicando duas vezes no título.

Passo 4: Consulta Lista/Envio de Títulos (FPAG0210)

Agrupa os títulos selecionados para um portador para posterior envio do arquivo remessa.

Nesta consulta somente aparecerão os títulos que ainda não foram enviados ao banco. No momento do envio da remessa é gerado o número.

Permite consultar os títulos selecionados.

Gera o arquivo de remessa.

Passo 5: Processa Arquivo de Retorno (FPAG0230)

Processa arquivo retorno do banco com resumo dos títulos lidos, a baixar, recusados e confirmados.

Passo 6: Atualiza Contas a Pagar (FPAG0240)

A partir do arquivo de retorno processado irá realizar as baixas de títulos do Contas a Pagar.

Passo 7: Consulta Títulos Retorno (CPAG0410)

Este programa permite visualizar em tela os títulos de retorno.

Passo 8: Relatório de Títulos - Retorno (RPAG0310)

Este programa permite gerar relatório com as informações do retorno bancário.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.