Renegociação de Títulos do Contas a Pagar¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O processo de Renegociação de Títulos do Contas a Pagar permite que os títulos de um determinado fornecedor sejam facilmente renegociados, ou seja, possibilita o ajuste das parcelas e seus vencimentos. Este processo pode ser realizado no programa de Renegociação de Títulos do contas a Pagar (FCTP0206).
Para que serve e como funciona?¶
A renegociação é utilizada para o parcelamento de títulos, como, por exemplo, títulos de impostos, ou ainda para o reparcelamento/agrupamento de parcelas de títulos negociados com fornecedores. Na prática, é como se fosse realizada uma reversão de N títulos para N títulos de um determinado fornecedor.
Para realizar uma Renegociação:
-
Informe os filtros desejados para buscar o(s) título(s) que você deseja renegociar. Há possibilidade de informar um juro à ser calculado sobre o valor dos títulos.
-
Execute a consulta.
-
Selecione o(s) título(s) na listagem.
-
Clique em “Avançar”, para avançar para a tela de cálculo e geração das parcelas.
-
Informe os dados para baixa e emissão dos títulos por renegociação no grupo “Parametrização”. (Esses dados estarão pré-preenchidos conforme os Parâmetros do Contas a Pagar – Vide item Parametrização)
-
Informe os dados no grupo “Calcular Parcelas”. Nessa etapa são definidas informações como: quantidade de parcelas, tipo de vencimento e juro mensal que será calculado para as parcelas.
-
Clique em “Calcular” para que seja executado o cálculo das parcelas. Nesse momento, as parcelas (títulos) que serão geradas pelo processo de renegociação serão listadas no grupo “Parcelas”.
-
Confira os dados das parcelas que serão geradas, realizando os ajustes necessários nos campos que permitem alterações. Detalhes da edição das parcelas:
-
Quando o percentual de juros na geração das parcelas for igual a 0 (zero), ao alterar o valor final das parcelas será feito o rateio do valor alterado, nas parcelas não alteradas, para sempre fechar o total delas com o total do valor presente.
-
Quando o percentual de juros na geração das parcelas for maior que 0 (zero), ao alterar o valor final das parcelas serão recalculados os juros das demais parcelas, conforme a regra do parâmetro (5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar) dos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).
-
-
Clique em “Finalizar” para que seja executado o processo de renegociação. Nesse momento será realizada a baixa dos títulos selecionados na primeira etapa (Item 3), e gerados os novos títulos conforme vencimentos e valores do grupo “Parcelas”.
Como são calculados os juros?¶
O calculo de juros na renegociação pode ser calculado em 2 pontos:
-
Cálculo de juros sobre o valor em aberto das parcelas. Esse é o juro calculado na consulta/seleção de títulos para renegociação, onde é aplicado o percentual, informado nos filtros, sobre o valor em aberto dos títulos. O percentual de juros aplicado ao valor em aberto do título será considerado como valor presente no cálculo das parcelas.
-
Cálculo de juros por parcela destino. Esse é o juro calculado no cálculo/geração das parcelas, onde é possível informar um percentual de juros mensal, à ser considerado nas parcelas, aplicados sobre o vencimento. Os juros são calculados, sobre os valores das parcelas, conforme o parâmetro (5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar) dos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).
O Cálculo do juro por parcela é realizado conforme a fórmula abaixo:
((((Percentual) / 30) / 100) * (Número de Dias Vencimento)) * (Valor Presente)
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
O processo de Renegociação de Títulos permite algumas configurações para facilitar e agilizar a execução do processo.
É possível definir as informações padrão para emissão dos títulos de Renegociação (Tipo de Documento, Tipo de Movimento e Portador), além do Portador para baixa dos títulos. Ainda podemos configurar a forma de distribuição dos juros nas parcelas de Renegociação, com o juro sendo distribuído igualmente entre as parcelas, ou calculado, conforme a data de vencimento. Esses parâmetros, estão disponíveis nos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).
PARÂMETROS GERAIS DO CONTAS A PAGAR
37 - Tipo De Cálculo Dos Juros
Indica a fórmula que será utilizada para gerar o valor dos juros devidos no pagamento de títulos com atraso.
1 – Simples pela taxa do mês de pagamento.
2 – Simples pela taxa do mês de referência.
3 – Capitalizado diário.
4 – Capitalizado Mensal.
PARÂMETROS DA RENEGOCIAÇÃO DO CONTAS A PAGAR
1 - Tipo De Documento Para Emissão Dos Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar
Indica o Tipo de Documento do Contas a Pagar padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.
2 - Tipo De Movimento Para Emissão Dos Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar
Indica o Tipo de Movimento do Contas a Pagar padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.
3 - Portador Para Emissão De Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar
Indica o Portador padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.
4 - Portador Para Baixa De Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar
Indica o Portador padrão à ser utilizado para baixa de títulos por Renegociação do Contas a Pagar.
5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar
Indica a forma de distribuição de valores de juros nas parcelas destino de renegociação do Contas a Pagar.
-
Calcula juros por parcela conforme dias/data de vencimento. (Padrão)
-
Soma o valor de juros de todas as parcelas e distribui igualmente para todas as parcelas.
Fluxo¶
Fluxo
Em desenvolvimento.