Ir para o conteúdo

Renegociação de Títulos do Contas a Pagar

Conhecer o Processo

O que é?

O processo de Renegociação de Títulos do Contas a Pagar permite que os títulos de um determinado fornecedor sejam facilmente renegociados, ou seja, possibilita o ajuste das parcelas e seus vencimentos. Este processo pode ser realizado no programa de Renegociação de Títulos do contas a Pagar (FCTP0206).

Para que serve e como funciona?

A renegociação é utilizada para o parcelamento de títulos, como, por exemplo, títulos de impostos, ou ainda para o reparcelamento/agrupamento de parcelas de títulos negociados com fornecedores. Na prática, é como se fosse realizada uma reversão de N títulos para N títulos de um determinado fornecedor.

Para realizar uma Renegociação:

  1. Informe os filtros desejados para buscar o(s) título(s) que você deseja renegociar. Há possibilidade de informar um juro à ser calculado sobre o valor dos títulos.

  2. Execute a consulta.

  3. Selecione o(s) título(s) na listagem.

  4. Clique em “Avançar”, para avançar para a tela de cálculo e geração das parcelas.

  5. Informe os dados para baixa e emissão dos títulos por renegociação no grupo “Parametrização”. (Esses dados estarão pré-preenchidos conforme os Parâmetros do Contas a Pagar – Vide item Parametrização)

  6. Informe os dados no grupo “Calcular Parcelas”. Nessa etapa são definidas informações como: quantidade de parcelas, tipo de vencimento e juro mensal que será calculado para as parcelas.

  7. Clique em “Calcular” para que seja executado o cálculo das parcelas. Nesse momento, as parcelas (títulos) que serão geradas pelo processo de renegociação serão listadas no grupo “Parcelas”.

  8. Confira os dados das parcelas que serão geradas, realizando os ajustes necessários nos campos que permitem alterações. Detalhes da edição das parcelas:

    • Quando o percentual de juros na geração das parcelas for igual a 0 (zero), ao alterar o valor final das parcelas será feito o rateio do valor alterado, nas parcelas não alteradas, para sempre fechar o total delas com o total do valor presente.

    • Quando o percentual de juros na geração das parcelas for maior que 0 (zero), ao alterar o valor final das parcelas serão recalculados os juros das demais parcelas, conforme a regra do parâmetro (5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar) dos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).

  9. Clique em “Finalizar” para que seja executado o processo de renegociação. Nesse momento será realizada a baixa dos títulos selecionados na primeira etapa (Item 3), e gerados os novos títulos conforme vencimentos e valores do grupo “Parcelas”.

Como são calculados os juros?

O calculo de juros na renegociação pode ser calculado em 2 pontos:

  1. Cálculo de juros sobre o valor em aberto das parcelas. Esse é o juro calculado na consulta/seleção de títulos para renegociação, onde é aplicado o percentual, informado nos filtros, sobre o valor em aberto dos títulos. O percentual de juros aplicado ao valor em aberto do título será considerado como valor presente no cálculo das parcelas.

  2. Cálculo de juros por parcela destino. Esse é o juro calculado no cálculo/geração das parcelas, onde é possível informar um percentual de juros mensal, à ser considerado nas parcelas, aplicados sobre o vencimento. Os juros são calculados, sobre os valores das parcelas, conforme o parâmetro (5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar) dos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).

O Cálculo do juro por parcela é realizado conforme a fórmula abaixo:

((((Percentual) / 30) / 100) * (Número de Dias Vencimento)) * (Valor Presente)

Roteiro de Implantação

Parâmetros

O processo de Renegociação de Títulos permite algumas configurações para facilitar e agilizar a execução do processo.

É possível definir as informações padrão para emissão dos títulos de Renegociação (Tipo de Documento, Tipo de Movimento e Portador), além do Portador para baixa dos títulos. Ainda podemos configurar a forma de distribuição dos juros nas parcelas de Renegociação, com o juro sendo distribuído igualmente entre as parcelas, ou calculado, conforme a data de vencimento. Esses parâmetros, estão disponíveis nos Parâmetros do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).

PARÂMETROS GERAIS DO CONTAS A PAGAR

37 - Tipo De Cálculo Dos Juros

Indica a fórmula que será utilizada para gerar o valor dos juros devidos no pagamento de títulos com atraso.

1 – Simples pela taxa do mês de pagamento.

2 – Simples pela taxa do mês de referência.

3 – Capitalizado diário.

4 – Capitalizado Mensal.

PARÂMETROS DA RENEGOCIAÇÃO DO CONTAS A PAGAR

1 - Tipo De Documento Para Emissão Dos Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar

Indica o Tipo de Documento do Contas a Pagar padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.

2 - Tipo De Movimento Para Emissão Dos Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar

Indica o Tipo de Movimento do Contas a Pagar padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.

3 - Portador Para Emissão De Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar

Indica o Portador padrão à ser utilizado para emissão de títulos destino de Renegociação do Contas a Pagar.

4 - Portador Para Baixa De Títulos De Renegociação Do Contas A Pagar

Indica o Portador padrão à ser utilizado para baixa de títulos por Renegociação do Contas a Pagar.

5 - Forma De Distribuição De Juros Nas Parcelas De Renegociação Do Contas A Pagar

Indica a forma de distribuição de valores de juros nas parcelas destino de renegociação do Contas a Pagar.

  1. Calcula juros por parcela conforme dias/data de vencimento. (Padrão)

  2. Soma o valor de juros de todas as parcelas e distribui igualmente para todas as parcelas.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.