Ir para o conteúdo

Inspeção no Processo

Conhecer o Processo

O que é?

É uma ferramenta que permite decidir se um determinado produto ou material produzido deve ser aprovado ou rejeitado, com base nos padrões de qualidade estabelecidos (roteiro de inspeção), oriundo de uma ordem de fabricação. Aprovações com restrição também são permitidas neste submódulo.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para a Inspeção no Processo encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros do Sistema >> Parâmetros da Manufatura

Parâmetros do Sistema >> Parâmetros da Manufatura

9 - Inspetor Da Inspeção Do Processo

Obriga a seleção do inspetor no cadastro da inspeção do processo.

Possíveis respostas (S e N)

S – Obrigatório

N – Não Obrigatório

18 – Verifica Inspeção No Processo Nas Entregas

Indica se a entrega de itens planejada e o apontamento de operações deverão verificar a inspeção no processo

Possíveis respostas (E,A,T,N)

E – Só a entrega de itens deve verificar.

A – Só o apontamento de operações deve verificar.

T – Todos devem verificar.

N – Não verifica em nenhum programa.

30 - Particionar A Inspeção Em Lotes Informados Pelo Usuário

O operador informa ao sistema, no momento da inspeção, quantas peças serão inspecionadas para uma operação da ordem de fabricação.

Possíveis respostas (S e N)

S – Particionar

N – Não Particionar

31 – Inspecionar A Quantidade Da Of Ou A Quantidade Apontada Na Operações.

Indica se o centro de trabalho será obrigatório nas operações

Possíveis respostas (1 e 2)

1 – Inspecionar a quantidade da ordem de fabricação.

2 – Inspecionar a quantidade apontada na operação, se o parâmetro tiver para marcar se pode inspecionar sem ter o apontamento vale a quantidade da OF, senão vale a quantidade apontada na operação a ser inspecionada. Se o apontamento da OF passar da ordem vale o saldo do apontamento.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Inspeção no Processo os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Funcionários (Pasta Funções) (FADM0200)

Incluir no cadastro de funcionários a função inspetor para os Operadores que realizarão as inspeções, pois é este atributo que libera o apontamento no FoccoERP.

Cadastro de Itens (Pasta Engenharia) (FITE0200)

Inspeção (Check marcado "x" determina inspeção).

Cadastro de Grupos de Instrumentos (FENG0121)

Este programa possibilita cadastrar os grupos de instrumentos que serão utilizados no roteiro de inspeção de processo e de recebimento. Estes grupos também são informados no cadastro de inspeção.

Cadastro de Instrumentos (FENG0118 MAN)

Cadastrar os instrumentos que serão utilizados para inspecionar o recebimento das mercadorias, por grupos definidos no Cadastro de Grupos de Instrumentos indicando a localização do mesmo (setor em que o instrumento se encontra).

Cadastro de Tipos de Amostra (FENG0120 MAN)

Este programa possibilita definir a quantidade de itens a serem inspecionados e o critério de aprovação (rejeição). A quantidade final não pode ser igual a quantidade inicial, portanto, se deve cadastrar como exemplo a amostra inicial com quantidade 0 e a quantidade final 0,99 para a próxima amostra ter quantidade inicial 1. Será utilizado no Cadastro do Roteiro de Inspeção de Recebimento.

Exemplo para o cadastro de amostra: quantidade inicial igual a 0,01 e final igual a 10, amostra com quantidade igual a 3 é critico, 2 reprova. Significa que se o aviso de recebimento ou nota tiverem quantidade entre 0,01 e 10 e serão inspecionadas 3 peças, se duas tiverem em desacordo será reprovado o lote.

A Unidade de Medida cadastrada neste programa deve ser a mesma do Cadastro do Item (FITE0200), pasta Estoque, para que o item seja adicionado a Inspeção de Processo.

Cadastro de Normas (FENG0122 MAN)

Cadastrar os tipos de normas que a empresa possui, exemplo ISO9001.

Recomendação de Inspeção (FENG0123)

Este programa possibilita cadastrar o tipo de inspeção no processo ou recebimento.

Cadastro de Tipos de Inspeção (FENG0119 MAN)

Este programa possibilita cadastrar o tipo de inspeção no processo ou recebimento.

Cadastro de Roteiro de Fabricação (Inspeção) (FENG0202)

É possível vincular uma inspeção de processo para cada operação do roteiro de fabricação, obrigando ou não o apontamento da mesma. Este tipo de inspeção é chamado de Inspeção de Processo, podendo ser utilizada do início ao fim do ciclo de fabricação do item (para itens comprados se utiliza a inspeção de recebimento).

As inspeções podem ser definidas por atributo (através da utilização de perguntas específicas, cuja resposta esperada seja somente Aprovado ou Reprovado, no momento da inspeção) ou por variável (através de questões técnicas que requerem análise dimensional).

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Inspeção no Processo do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Apontamento de Inspeção (FPRD0202)

Existem dois parâmetros que são tratados neste programa. O primeiro indica se é permitido alterar a forma de apontamento durante o apontamento da inspeção. Se permite alterar, não pode existir apontamentos realizados. O segundo indica se o mesmo usuário pode alterar os apontamentos realizados por ele enquanto a inspeção ainda não fora finalizada.

Passo 2: Relatório dos Resultados da Inspeção (FINS0303)

Este programa possibilita analisar os dados encontrados na inspeção dos itens.

Permite escolher se se deseja listar os apontamentos (resultados) ou somente o roteiro de inspeção a ser realizado. Com essa segunda opção é possível comparar o roteiro atual do item com o roteiro a ser inspecionado. O resultado de inspeção sempre será por item, pois é analisado um item da nota de entrada.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.