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Prestação de Serviço (Industrialização)

Conhecer o Processo

O processo de Prestação de Serviço ocorre quado a empresa é contratada para industrializar ou prestar um serviço para um cliente.

A empresa recebe o material do cliente, executa o processo de industrialização e quando concluído, retorna para o cliente o material e realiza a cobrança do serviço ou a venda do produto.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros necessários para contratação de serviços encontram-se nas seguintes pastas:

Parâmetros do Estoque (FUTL0125 EQ EQ)

Parâmetros do Estoque

45 - Obrigar Controle de Estoque de Terceiros e em Terceiros

Parametrizar a obrigatoriedade do controle de estoque em relação ao envio de materiais da empresa para terceiros, em operações cuja a propriedade do produto continue sendo da empresa, e em relação ao recebimento de materiais de terceiros, em operações cuja a propriedade do produto continue sendo de terceiros.

Nos programas listados abaixo existem regras para a utilização deste parâmetro, quando o mesmo estiver respondido como "S":

1- Cadastro de Programas do Integrador (FINT0200);

2- Manutenção de Ordens de Fabricação (FPRD0200);

3- Liberação de Ordens de Fabricação (FPLA0201).

Parâmetros de Serviço de Terceiros (FUTL0125 TER TER)

Parâmetros de Serviço de Terceiros

Todos devem ser verificados.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Prestação de Serviço (Industrialização) os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Itens (FITE0200)

No cadastro do item o tipo do item, deve ser "Terceirizado".

Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101)

Cadastro de tipos de Nota Fiscal de Saída (FPDV0103)

Cadastro de Estrutura de Itens (FENG0210)

Na estrutura de produto o item terceirizado deve conter o item do cliente como demanda e devolução (demanda negativa).

Sendo que a demanda negativa deve possuir um almoxarifado especifico.

Cadastro do Roteiro de Fabricação (FENG0202)

Cadastro Cliente (FCLI0200)

Cadastro de Fornecedores (FFOR0200)

Cadastro de Almoxarifados (FITE0103)

Cadastrar um almoxarifado especifico para a demanda negativa, para diferenciar o estoque de matéria prima e o estoque de material industrializado.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Prestação de Serviço (Industrialização) do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1

O processo se inicia com o recebimento da mercadoria para industrialização, através de uma Nota Fiscal de Entrada, cadastrada na Manutenção de Notas Fiscais de Entrada (FREC0200).

Informar o fornecedor que solicitou o serviço, e o tipo de nota de "Entrada para Beneficiamento".

O item informado deve ser do tipo Terceirizado, específico do fornecedor, e para isso, podemos utilizar a LOV padrão de itens, ou então a funcionalidade de LOV de itens terceirizados, onde podemos informar o fornecedor e todos os itens terceirizados do mesmo serão exibidos.

O estoque ficará como material de terceiros em meu poder.

Exemplo

A empresa recebe o item PEÇA_BRUTA, e cria um item PEÇA_USINADA que possui o item recebido na sua estrutura.

O item PC_BRUTA possui o consumo de 1 quantidade, que será realizada no almoxarifado padrão do item.

E o mesmo item PC_BRUTA possui a devolução de 1 quantidade, a ser realizada no almoxarifado 999, que é um almoxarifado de Controle de Terceiros.

Utilizando esse almoxarifado, é possível para o SPED, especialmente para o BLOCO H, enviar as informações dos itens de terceiros em poder da empresa.

Passo 2

Após a entrada da nota fiscal, realizar a criação/liberação da ordem de fabricação do item a fabricar, para consumir o item terceirizado recebido.

A industrialização/prestação de serviço é realizada através de uma ordem de fabricação de um item "Fabricado" e na sua estrutura do produto deve constar o item do cliente como demanda e devolução (demanda negativa), sendo esta em almoxarifado específico para diferenciar o estoque de matéria prima e o estoque de material industrializado. A demanda e devolução devem ser realizadas na mesma operação.

Nota: A inclusão da demanda negativa não é obrigatória, o objetivo é auxiliar a empresa no controle do material de terceiros em posse da empresa.

Passo 3

Uma vez que a ordem de fabricação está cadastrada, realiza-se os apontamentos das operações da ordem, e consequentemente a entrega do item pronto no estoque.

O apontamento das operações da ordem deve ser realizada através do programa FPRD0201.

Exemplo

Seguindo o exemplo anterior

No roteiro de fabricação do item PEÇA_USINADA, possui a operação Interna USINAR.

Ao apontar a ordem de fabricação para 10 quantidades do item PC_USINADA. Serão consumidas 10 quantidades do item PC_BRUTA, e também 10 DEVOLUÇÕES do mesmo item PC_BRUTA para o almoxarifado 999.

Ao consultar o estoque, o item PC_BRUTA, recebido do fornecedor para usinagem, estará presente no estoque, só que em um almoxarifado diferente. E o item PC_USINADA foi fabricado e entregue no estoque normalmente.

Passo 4

Uma vez que a industrialização foi realizada, precisamos realizar a devolução dos componentes recebidos do fornecedor, e a cobrança do serviço prestado.

Através do FFAT0221, emitiremos uma nota fiscal de saída de retorno de beneficiamento.

Exemplo

Seguindo o exemplo: Informar o item PC_USINADA para realizar a devida cobrança, utilizando um tipo de nota de "Prestação de Serviços - Beneficiamento".

Para adicionar os componentes consumidos para a fabricação desse item, podemos utilizar a funcionalidade de Retorno de Componentes que exibe os itens da estrutura, sendo que as devoluções no estoque devem ser ignoradas.

Exemplo

Seguindo o exemplo: O item PC_BRUTA deve ser consumido do almoxarifado 999 de controle de Terceiros.

Fluxo

Fluxo