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Dropshipping – Processamento Ordem de Compra

Definição de Negócio

O processamento da ordem de compra consiste na importação do cliente final da OC, Importação da Transportadora, Geração do Pedido de Venda para o E-commerce e Avaliação de Estoque.

O processamento de uma ordem de compra é executado após a etapa Aceite/Validação pelo fornecedor (FoccoERP) e após ter enviado o status de “Aceite” para o E-commerce.

O processo pode ser executado em duas situações distintas. A primeira é executar automaticamente após o aceite da ordem de compra e a segunda é executar manualmente através da tela de listagem de ordens de compra.

O processo manual é disponibilizado pois caso ocorra algum erro na importação/processamento da ordem de compra haverá a possibilidade de reprocessar a ordem de compra.

Etapas do processamento da Ordem de Compra

  • Importação do Cliente Final e Transportadora.

  • Geração do Pedido de Venda para o E-commerce.

  • Avaliação de Estoque.

  • Reserva de Estoque.

Etapas do Processamento da Ordem de Compra

Importação do Cliente Final e Transportadora

Na etapa de importação do cliente final e da transportadora é realizado o cadastro conforme os dados da ordem de compra.

Além dos dados da ordem de compra, na importação do cliente final é realizada a busca de uma série de dados do cliente base conforme informado nos parâmetros de configuração do Dropshipping da plataforma (e-commerce) correspondente. Este procedimento é realizado também para a importação da transportadora da ordem de compra, que é considerada um fornecedor no FoccoERP.

Caso o cliente final ou a transportadora já possuam cadastros no sistema, os dados enviados na ordem de compra serão utilizados para a atualização dos cadastros.

Geração do Pedido de Venda para o E-commerce

Na etapa de geração do pedido de venda para o E-commerce é realizada a geração do pedido simbólico conforme os dados da ordem de compra.

A geração do pedido utiliza parâmetros específicos do Dropshipping conforme o tipo de pedido que está sendo gerado. Esta condição é responsável por utilizar dados de assistência técnica quando for necessário.

O almoxarifado que será utilizado no pedido será um dos almoxarifados de reserva (Assistência Técnica/Normal) cadastrados na Configuração Dropshipping para a plataforma/e-commerce correspondente.

A busca do preço que será utilizado no pedido possui diferentes origens, dependendo da Configuração.

  • Caso não utilize tabela de venda, irá buscar o preço unitário de venda dos dados da ordem de compra.

  • Caso utilize tabela de venda e não bloqueie, irá buscar o preço da tabela de venda e caso não encontre utilizará o preço unitário de venda dos dados da ordem de compra.

  • Caso utilize e bloqueie, irá utilizar o preço da tabela de venda, parando o processo caso ele não esteja cadastrado.

As demais informações necessárias para a geração do pedido são buscadas dos parâmetros ou cadastros padrões.

Sempre que o pedido é gerado com sucesso um vínculo com a ordem de compra será salvo para posterior faturamento do pedido.

Avaliação de Estoque

Na etapa de avaliação de estoque é realizado processo de avaliação do saldo dos itens da ordem de compra na empresa para verificar se há a quantidade desejada disponível.

O processo pode ser executado de forma manual, bem como automaticamente, conforme definido na configuração da plataforma.

A avaliação observa o parâmetro específico do Dropshipping que indica se “Avalia Estoque por Carga”. Quando este parâmetro estiver marcado será realizada a avaliação somente de ordens de compra/pedido de venda em carga e que ainda não possuírem o status “Em Estoque”. Quando o parâmetro estiver desmarcado a análise de estoque não será executada automaticamente, sendo necessário o usuário selecionar quais ordens de compra ele fará a análise de estoque.

Reserva de Estoque

Na etapa de reserva de estoque executada pela Avaliação de Estoque é realizado o processo de transferência dos itens da ordem de compra do almoxarifado de reserva para o almoxarifado de expedição.

A transferência dos itens apenas será realizada se todos os itens possuírem saldo em estoque suficiente para atender a quantidade solicitada na ordem de compra.

A regra para busca do almoxarifado de Expedição é a seguinte:

  • Caso a ordem de compra seja de Assistência Técnica, será verificado se existe almoxarifado de Expedição informado para Assistência Técnica, nas configurações específicas do Dropshipping.

  • Caso não possuir (ou não for de assistência), buscará o almoxarifado de Expedição geral da configuração específica do Dropshipping.

  • Caso não tenha almoxarifado geral informado será utilizado o almoxarifado da pasta estoque do item.

Quando o processo de reserva de estoque é concluído com sucesso o status da ordem de compra será alterado para “Em estoque”.