Dropshipping – Processamento Ordem de Compra¶
Definição de Negócio¶
O processamento da ordem de compra consiste na importação do cliente final da OC, Importação da Transportadora, Geração do Pedido de Venda para o E-commerce e Avaliação de Estoque.
O processamento de uma ordem de compra é executado após a etapa Aceite/Validação pelo fornecedor (FoccoERP) e após ter enviado o status de “Aceite” para o E-commerce.
O processo pode ser executado em duas situações distintas. A primeira é executar automaticamente após o aceite da ordem de compra e a segunda é executar manualmente através da tela de listagem de ordens de compra.
O processo manual é disponibilizado pois caso ocorra algum erro na importação/processamento da ordem de compra haverá a possibilidade de reprocessar a ordem de compra.
Etapas do processamento da Ordem de Compra
-
Importação do Cliente Final e Transportadora.
-
Geração do Pedido de Venda para o E-commerce.
-
Avaliação de Estoque.
-
Reserva de Estoque.
Etapas do Processamento da Ordem de Compra¶
Importação do Cliente Final e Transportadora
Na etapa de importação do cliente final e da transportadora é realizado o cadastro conforme os dados da ordem de compra.
Além dos dados da ordem de compra, na importação do cliente final é realizada a busca de uma série de dados do cliente base conforme informado nos parâmetros de configuração do Dropshipping da plataforma (e-commerce) correspondente. Este procedimento é realizado também para a importação da transportadora da ordem de compra, que é considerada um fornecedor no FoccoERP.
Caso o cliente final ou a transportadora já possuam cadastros no sistema, os dados enviados na ordem de compra serão utilizados para a atualização dos cadastros.
Geração do Pedido de Venda para o E-commerce
Na etapa de geração do pedido de venda para o E-commerce é realizada a geração do pedido simbólico conforme os dados da ordem de compra.
A geração do pedido utiliza parâmetros específicos do Dropshipping conforme o tipo de pedido que está sendo gerado. Esta condição é responsável por utilizar dados de assistência técnica quando for necessário.
O almoxarifado que será utilizado no pedido será um dos almoxarifados de reserva (Assistência Técnica/Normal) cadastrados na Configuração Dropshipping para a plataforma/e-commerce correspondente.
A busca do preço que será utilizado no pedido possui diferentes origens, dependendo da Configuração.
-
Caso não utilize tabela de venda, irá buscar o preço unitário de venda dos dados da ordem de compra.
-
Caso utilize tabela de venda e não bloqueie, irá buscar o preço da tabela de venda e caso não encontre utilizará o preço unitário de venda dos dados da ordem de compra.
-
Caso utilize e bloqueie, irá utilizar o preço da tabela de venda, parando o processo caso ele não esteja cadastrado.
As demais informações necessárias para a geração do pedido são buscadas dos parâmetros ou cadastros padrões.
Sempre que o pedido é gerado com sucesso um vínculo com a ordem de compra será salvo para posterior faturamento do pedido.
Avaliação de Estoque
Na etapa de avaliação de estoque é realizado processo de avaliação do saldo dos itens da ordem de compra na empresa para verificar se há a quantidade desejada disponível.
O processo pode ser executado de forma manual, bem como automaticamente, conforme definido na configuração da plataforma.
A avaliação observa o parâmetro específico do Dropshipping que indica se “Avalia Estoque por Carga”. Quando este parâmetro estiver marcado será realizada a avaliação somente de ordens de compra/pedido de venda em carga e que ainda não possuírem o status “Em Estoque”. Quando o parâmetro estiver desmarcado a análise de estoque não será executada automaticamente, sendo necessário o usuário selecionar quais ordens de compra ele fará a análise de estoque.
Reserva de Estoque
Na etapa de reserva de estoque executada pela Avaliação de Estoque é realizado o processo de transferência dos itens da ordem de compra do almoxarifado de reserva para o almoxarifado de expedição.
A transferência dos itens apenas será realizada se todos os itens possuírem saldo em estoque suficiente para atender a quantidade solicitada na ordem de compra.
A regra para busca do almoxarifado de Expedição é a seguinte:
-
Caso a ordem de compra seja de Assistência Técnica, será verificado se existe almoxarifado de Expedição informado para Assistência Técnica, nas configurações específicas do Dropshipping.
-
Caso não possuir (ou não for de assistência), buscará o almoxarifado de Expedição geral da configuração específica do Dropshipping.
-
Caso não tenha almoxarifado geral informado será utilizado o almoxarifado da pasta estoque do item.
Quando o processo de reserva de estoque é concluído com sucesso o status da ordem de compra será alterado para “Em estoque”.