Ir para o conteúdo

FoccoMAIL

Conhecer o Processo

O que é?

O FoccoMAIL é uma ferramenta de mensagens automáticas que auxilia nas rotinas diárias, semanais e mensais. Por ser amplamente configurável, o FoccoMAIL permite criar mensagens de qualquer situação no FoccoERP. Com isso, todos os responsáveis da empresa ganham uma ajuda para monitorar as tarefas críticas, acompanhar o desenvolvimento de tarefas e informações da empresa e assim, agilizar todos os processos ou descobrir onde estão os "gargalos".

Para que Serve?

O FoccoMAIL serve para configurar mensagens com informações do FoccoERP, diretamente para a pessoa responsável, conforme configuração, sempre que desejado.

Configurar as informações que serão enviadas, configurar o layout da mensagem que será enviada e configurar a forma de envio desta mensagem, para quem e quando esta será enviada. Feito isso o e-mail que foi cadastrado para receber a mensagem irá receber a mensagem conforme Cadastro de Informações (FMAI0200).

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Não se aplica.

Cadastros Auxiliares

Não se aplica.

Passo a Passo

Passo a Passo

Passo 1: Configuração dos Dados Para Mensagem

Gerador de Informações (FDIN0200)

Este programa é utilizado para montar o Relatório que será selecionado no programa Cadastro de Configurações (FMAI0200). Neste gerador estão disponíveis tabelas do FOCCOERP, onde pode-se selecionar campos de uma ou mais tabelas, gerando o Select que será executado nos jobs.

O identificador do histórico será sempre a primeira coluna do relatório.

Passo 2: Configuração do Layout da Mensagem

Cadastro de Templates (FMAI0100)

Após configurados os dados para o relatório no programa (FDIN0200) é necessário cadastrar o layout da mensagem no cadastro de templates (FMAI0100).

Este programa tem como objetivo configurar o corpo das mensagens utilizando os formatos HTML e XSL.

É nesta configuração que serão definidos os campos e textos que se deseja enviar nas mensagens. O conteúdo das colunas do e-mail e/ou mensagens será recebido das colunas com o número correspondente do relatório do Gerador de Informações.

Neste modelo:

Observação

O conteúdo da primeira coluna do select será usado como referência do registro. Cuidar para não utilizar um campo com conteúdos iguais.

Nota: Todos os comandos HTML e XSL poderão ser utilizados para configurar o corpo das mensagens. No modelo acima, foram utilizados apenas alguns comandos para ilustrar a flexibilidade de tais configurações.

Segue um e-mail e uma mensagem, respectivamente, recebidos utilizando o template acima.

Nota: Quando for enviado um e-mail através de um job cadastrado, o e-mail do remetente será o e-mail do usuário cadastrado no campo remetente no programa FMAI0200. Se for enviado um e-mail manual no F3iMail, o remetente será o e-mail do usuário logado. Caso não tenha informado no cadastro de usuários será foccoerp@focco.com.br.

Passo 3: Configuração do Envio da Mensagem

Cadastro de Informações (FMAI0200)

Este programa possibilita cadastrar configurações para a devida execução de envio de mensagens através de jobs (agendamentos automáticos). Permite configurar para quem e em que momento o usuário receberá as informações, após ter gerado o relatório no programa (FDIN0200) e cadastrado as templates no programa (FMAI0100).

Este programa permite definir se o envio das mensagens será interno no FoccoERP que usará o FoccoMAIL para o envio das mensagens e ou externo onde a mensagem será visualizada através de uma ferramenta de e-mail externa como o Outlook, Gmail, etc...

Repetição: Lista o intervalo de tempo que o job será executado. Como default indica "Por hora". Possui as opções: "Não repete", "Por minuto", "Por hora", "Por dia", "Por semana", "Por mês".

Intervalo: Indica o intervalo de tempo para a execução do job. Leva em consideração o campo "Repetição". Este campo não aceita decimais.

Exemplo

Repetição: Por hora

Intervalo: 2

A cada 2 horas o job será executado e caso houverem registros ainda não enviados, estes serão enviados para os e-mails e/ou usuários informados na configuração.

Usuários(s):O nome do(s) usuário(s) para os quais será enviada a mensagem/e-mail interno. Sua visualização será feita através do F3iMail. Quando for informado mais de um usuário, os mesmos devem ser separados por vírgula.

E-mail(s): Campo para os e-mails externos, ou seja, endereço(s) para onde será enviado o e-mail através de programas de e-mails (Outlook, Gmail, etc). Quando for informado mais de um endereço, os mesmos devem ser separados por vírgula.

Programa: O programa informado neste campo estará disponível para acesso no FoccoMAIL, através do botão FoccoMail, sempre que a mensagem tiver sido recebida através do job configurado neste programa.

Exemplo: Programa: FPDV0200 PDV.

Quando clicar no botão FoccoMail do programa FoccoMAIL desvia para o Cadastro de Pedidos de Vendas (FPDV0200 PDV).

Importante

Se em um determinado momento o programa for alterado para as mensagens recebidas, até a alteração o acesso continua sendo pelo programa anterior. Somente para as novas mensagens o acesso será pelo novo programa.

Dias: Marcar o número de dias desejados para manter salvo os históricos de e-mails enviados. Após o período de dias indicado neste campo, os históricos serão apagados automaticamente e os registros serão enviados novamente. Os históricos de envio não estão disponíveis para consulta.

Segue tabelas abaixo para exemplificar:

Neste exemplo o campo dias estava marcado como 0 e o relatório foi enviado nos dias conforme destacado em amarelo.

Neste exemplo o campo dias estava marcado como 1 e o relatório foi enviado nos dias conforme destacado em azul.

Neste exemplo o campo dias estava marcado como 2 e o relatório foi enviado nos dias conforme destacado em verde.

Neste exemplo o campo dias estava marcado como 9999 e o relatório foi enviado nos dias conforme destacado em laranja.

Botão Visualizar: Quando o job estiver Ativo, este botão permite a visualização do corpo da mensagem que será enviada.