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Integra NFC-e

Conhecer o Processo

O que é?

O Integra NFC-e é uma aplicação que permite a integração com sistemas terceiros especializados na emissão de notas fiscais eletrônicas de consumidor.

Quais são as aplicações homologadas?

Atualmente a Focco possui integração e homologação com duas plataformas

  • POS CONTROLE (https://www.ndd.com.br/varejo-brasileiro/pos-controle), uma aplicação da parceira NDDigital.

  • MICROVIX (https://www.linx.com.br/gestao-e-performance-para-varejo-fisico/linx-microvix/), uma aplicação da parceira Linx.

  • DEGUST (https://www.linx.com.br/degust-one), uma aplicação da parceira Linx .

Para que serve e como funciona?

A integração permite que os produtos, preços e alíquotas do FoccoERP sejam disponibilizadas e sincronizadas com as aplicações de terceiros, assim garantindo a confiabilidade e integridade dos dados.

Dependendo da configuração realizada na aplicação terceira, o FoccoERP está apto a importar notas fiscais de consumidor eletrônica, bem como seus cancelamentos, caso ocorram. Quando executada a integração de vendas para determinada plataforma, serão importadas e/ou canceladas as notas da mesma forma que estes processos são realizados na NFC-e do FoccoERP:

  • Importação NFC-e

    • Geração da NFC-e

    • Movimentação de Estoque

    • Movimentação Financeira

  • Importação de Cancelamento de NFC-e

    • Cancelamento da NFC-e

    • Exclusão da Movimentação de Estoque

    • Exclusão da Movimentação Financeira

Quais produtos são integrados?

São integrados todos os produtos que:

a) Estão vinculados à uma tabela de venda configurada para a plataforma selecionada (botão “Configurações”, aba “Tabelas de Preços” da Console de Integração do Integra NFC-e).

Observação

É permitido que exista múltiplas tabelas de venda configuradas para a plataforma desde que não possuam vigências sobrepostas.

b) O produto deve ter a sua classificação (pasta Comercial do Cadastro de Itens) vinculada com o grupo de produtos do Integra NFC-e (botão “Configurações”, aba “Grupos de Produtos” da Console de Integração do Integra NFC-e)*.

c) O produto deve ter a sua unidade de medida (pasta Comercial ou Estoque do Cadastro de Itens) vinculada à uma unidade de medida do Integra NFC-e (botão “Configurações”, aba “Unidades de Medida” da Console de Integração do Integra NFC-e)*.

Juntamente com os produtos e preços, é disponibilizada a CFOP e as alíquotas de impostos que serão aplicadas na NFC-e.

Para identificar a CFOP e as alíquotas, é aplicada a mesma regra de emissão da NFC-e do FoccoERP:

  • Empresa

  • Cliente e Estabelecimento (Consumidor Final)

  • Item e Máscara

  • Divisão de Venda (Cliente)

  • UF (Cliente)

  • Classificação Fiscal do Item

  • Cidade (cliente)

*Quando aplicável para a plataforma selecionada.

Como ocorre a importação da NFC-e?

Caso a plataforma de PDV (ex.: POS Controle) esteja parametrizada para emitir NFC-e, a integração está preparada para executar a importação.

Para que a emissão de NFC-e possa ocorrer, deverá existir uma série de nota fiscal específica para esta operação, visto que o controle da numeração da NFC-e ocorre pela plataforma de PDV e apenas é enviada para o FoccoERP.

A importação da NFC-e pode ocorrer de maneira automática ou manual, dependendo da configuração realizada no FoccoERP.

Automática: Quando a integração for executada, a NFC-e será importada automaticamente.

Manual: Quando a integração for executada, a NFC-e permanecerá pendente e aguardará intervenção de um usuário através da Console de Integração do Integra NFC-e.

Independentemente de como esta importação ocorrerá (manual ou automaticamente), o resultado final será o mesmo como se fosse emitida uma NFC-e pelo FoccoERP com os mesmos produtos. A situação de cada venda recebida da plataforma de PDV pode ser consultada na Console de Integração do Integra NFC-e.

Como a condição de pagamento é identificada?

Na importação da NFC-e, são disponibilizadas as informações de pagamentos utilizadas na venda, como a forma de pagamento (dinheiro ou cartão), bandeira do cartão e número de parcelas. Portanto, para identificar a condição de pagamento no FoccoERP, deve existir uma correspondência no Cadastro de Formas de Pagamento de Consumidor (FNFC0103) com a mesma forma de pagamento, bandeira e número de parcelas. Exemplo:

  • Venda na plataforma de PDV com um cartão de crédito, parcelada em 3 vezes, utilizando a bandeira VISA.

  • No FoccoERP, deve existir uma forma de pagamento que se enquadre nessa regra, caso contrário a nota não será importada e ficará aguardando intervenção do usuário, podendo ser:

    • Identificação da forma de pagamento manualmente na Console de Integração do Integra NFC-e (botão “Pagamentos”, ao selecionar a venda).

    • Adequação/cadastro da forma de pagamento no FoccoERP.

Observação

As NFC-e importadas não possuem o XML armazenado no FoccoERP.

Como ocorre o cancelamento da NFC-e?

O cancelamento da NFC-e pode ocorrer tanto no FoccoERP quanto na plataforma de PDV.

Caso realizada pelo FoccoERP, segue o processo padrão do sistema, porém não atualiza a situação na plataforma de PDV.

Caso realizada pela plataforma de PDV, a integração permite a importação do cancelamento, executando os mesmos processos do FoccoERP.

Observação

Assim como a importação da NFC-e, o cancelamento também tem a opção de importar o cancelamento de maneira manual ou automática.

Considerações sobre a Integração

A partir do momento em que o usuário, senha e chave de acesso à API estiverem configurados, a integração passará a ocorrer automaticamente a cada 30 minutos, exceto para Grupos de Produtos e Unidades de Medida, em que a integração ocorre diariamente, devido à menor frequência de alteração destas informações na plataforma de PDV.

Independente das programações de horários acima, é possível solicitar um sincronismo manual de cada uma das informações sincronizadas através das abas da Console de Integração do Integra NFC-e (Vendas e Produtos na tela principal e Grupos de Produtos e Unidades de Medida na tela de Configurações). Porém, é importante ressaltar que estes sincronismos devem ser realizados apenas em casos de urgência, pois o uso indevido destes sincronismos poderá bloquear a integração para o restante do dia, devido ao limite de requisições diário da plataforma de PDV, conforme contratação do serviço.

O que fazer quando alguma informação não for sincronizada no FoccoERP ou no PDV Móvel?

Geral: Se nenhum dos sincronismos está ocorrendo, verifique se o usuário, senha e chave de acesso à API da plataforma de PDV estão configurados nos Parâmetros de Integração do Integra NFC-e.

Para todos os sincronismos com a plataforma de PDV, a aba “Integração” da Console de Integração do Integra NFC-e pode ser consultada para verificar a situação de todas as comunicações entre o FoccoERP e a plataforma de PDV, possibilitando a identificação de possíveis problemas. Caso a descrição da falha não indique nenhuma ação a ser tomada, entre em contato com o Suporte da Focco. Caso a descrição da falha indique alguma ação a ser tomada (ex.: usuário, senha ou chave da API incorretos), realize os ajustes e solicite um sincronismo manual na aba referente à informação desejada (Vendas, Produtos, Grupos de Produtos e/ou Unidades de Medida).

Vendas: O sincronismo de vendas é realizado a cada 30 minutos, mantendo sempre a situação atualizada das vendas realizadas nas últimas 48 horas. Caso existam registros de falhas de comunicação na aba “Integração” para uma determinada data, o sincronismo manual para a data especificada pode ser solicitado através do botão de sincronismo da respectiva aba para tentar uma nova comunicação.

Produtos (Itens): O sincronismo de produtos é realizado a cada 30 minutos, enviando à plataforma de PDV apenas os itens que possuíram alguma modificação com relação ao último sincronismo. Verifique se todas as regras para sincronismo de produtos (citadas no tópico ”Quais produtos são integrados”) estão sendo atendidas para o respectivo produto.

Observação

Caso não haja nenhuma alteração ou cadastro de novo produto, nenhum registro de comunicação é gerado na aba “Integração”.

Grupos de Produtos e Unidades de Medida: Automaticamente, o sincronismo de grupos de produtos e unidades de medida ocorrem diariamente, habilitando os grupos de produtos e unidades de medida para relacionamento nas configurações do Integra NFC-e. Caso o sincronismo não esteja ocorrendo, verifique possíveis falhas na aba “Integração”.

Roteiro de Implantação

  1. Realizar a parametrização do Integra NFC-e.

  2. Configurar correspondências de Grupos de Produtos e Unidades de Medida da plataforma de PDV.

  3. Configurar as regras específicas (almoxarifado e representante) por terminal, caso necessário.

  4. Configurar a tabela de venda a ser utilizada pela plataforma de PDV com seus respectivos produtos.

  5. Cadastrar série utilizada para emissão de NFC-e na plataforma de PDV.

Parametrização

Para utilização do Integra NFC-e, deve ser avaliado se o processo ocorrerá de maneira automática ou manual.

Além disso, deve ser verificado com o responsável pela plataforma de PDV o usuário, senha e chave de acesso à API para que a integração possa ocorrer. Estas informações (exceto a chave de acesso) são fornecidas por CNPJ e devem estar cadastradas corretamente para que o acesso da integração ocorra na base de dados correspondente ao mesmo CNPJ.

No link abaixo encontra-se lista de parâmetros que devem ser avaliados e respondidos:

Parâmetros de Integração do Integra NFC-e (FUTL0125 PDV_MOVEL)

Configurações do Integra NFC-e (botão “Configurações” da Console de Integração do Integra NFC-e)

Grupos de Produtos*: A partir de uma relação de grupos de produtos da plataforma de PDV, devem ser vinculadas as respectivas classificações de itens do FoccoERP, permitindo qualquer nível de classificação. Estes Grupos de Produtos são utilizados no sincronismo de produtos do Integra NFC-e com a plataforma de PDV.

Unidades de Medidas*: A plataforma de PDV dispõe de unidades de medidas pré-estabelecidas, que podem ser diferentes do FoccoERP, portanto deve ser realizado um relacionamento entre as unidades de medida da plataforma de PDV e unidades de medida do FoccoERP.

Tabelas de Preços: Devem ser definidas as tabelas de venda que serão utilizadas no Integra NFC-e para de acordo com a plataforma de PDV selecionada. A partir desta definição, serão disponibilizados para a plataforma todos os itens presentes na tabela que possuírem correspondência de Grupo de Produtos e Unidade de Medida do Integra NFC-e.

Config. Terminal*: Cada terminal (dispositivo móvel) possui um identificador único (ID), que pode ser atrelado ao FoccoERP para definir o representante e almoxarifado de movimentação de estoque que serão utilizados durante a importação da NFC-e.

*Quando aplicável para a plataforma selecionada.