Integração FoccoPDV¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O processo de Integração FoccoPDV é utilizado para importar e exportar os dados entre FoccoERP e o FoccoPDV através dos parâmetros e cadastros auxiliares a seguir citados. Esta transmissão de dados é realizada automaticamente através de arquivos XML a partir do cadastro de uma tarefa pré agendada no banco (JOB).
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Verificar todos os Parâmetros de Integração FOCCOERP X FOCCOPDV (FUTL0125 ERPD ERPD).
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização da integração com o FoccoPDV os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Série de NFs (FFAT0100)
Este programa possibilita cadastrar as séries de nota e cupom fiscal.
Cadastrar uma série única para ser utilizada no FoccoPDV. A mesma deve estar com o checkbox Cupom marcado e deve ser utilizada somente para emissão de cupom fiscal.
Cadastro de Formas de Pagamento (FFAT0114)
Este programa realiza adaptações de formas de pagamentos para a integração com o FoccoPDV.
Cadastro de Impressoras (FINP0201)
Neste programa é possível cadastrar apenas a série de emissão dos cupons fiscais (a mesma série cadastrada no programa Cadastro de Série de NFs) os demais campos serão importados automaticamente do FoccoPDV.
Cadastro de JOB de Integração (FINP0200)
Caso o parâmetro que identifica se a empresa utiliza integração com o FoccoPDV tiver resposta igual a "N", não será permitido acessar este programa.
Este programa tem por objetivo configurar um Job para exportação e um para importação para a integração do FoccoERP com o FoccoPDV.
Este Job é um recurso de banco que verifica se houve alterações em ambos os sistemas e manda e buscas os arquivos automaticamente no período de tempo cadastrado.
O Job de exportação verifica as alterações, gera o arquivo XML e envia do FoccoERP para o FoccoPDV. Caso ocorrer algum erro nesta operação, o mesmo será gravado na tabela para na próxima execução do JOB ser feito uma nova tentativa de envio.
O Job de importação cadastrado tem a função de ler os arquivos em formato XML gerados pelo FoccoPDV, além de incluir Cupom Fiscal e Redução Z no FoccoERP. Caso ocorrer algum erro nesta operação, o mesmo será gravado em uma tabela de importações.
Os registros das tabelas de importação e exportação ficarão disponíveis para consulta por 15 dias. Após este período, os mesmos serão apagados automaticamente.
Os erros de importação devem ser consultados no programa Relatório de Importações com Erro (FINP0300) no FoccoERP.
Exportação de Dados para o FoccoPDV (FINP0250)
Na primeira configuração do FoccoPDV com o FoccoERP se deve dar uma carga inicial para sincronizar os dados, passar as informações do FoccoERP para o FoccoPDV.
Caso o parâmetro que identifica se a empresa utiliza integração com o FoccoPDV tiver resposta igual a "N", não será permitido acessar o programa.
Cancelamento/Atendimento de Pedidos de Venda (FPDV0205 PDV)
Não será permitido o cancelamento/atendimento de pedidos de venda que foram utilizados pelo FoccoPDV.
Emissão de Notas Fiscais (FFAT0221)
Ao selecionar um pedido que já está faturado no FoccoPDV, não será permitido o faturamento.
Emissão de Notas Fiscais por Carga (FFAT0220)
Não permitirá selecionar um pedido que foi faturado pelo FoccoPDV.
Montagem de cargas (FPLC0200)
Não será permitido incluir na carga um pedido já faturado pelo FoccoPDV.
Manutenção de Cargas (FPLC0201)
Não será permitido incluir na carga um pedido já faturado pelo FoccoPDV.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Existe a possibilidade da integração ser realizada após o FoccoERP já estar em uso. Neste caso, após o cadastro dos parâmetros, deve ser executado o programa Exportação de Dados para FoccoPDV (FINP0250), o qual dará a carga inicial de todos os dados cadastrados no FoccoERP que foram selecionados e devem ser enviados para o FoccoPDV. Após esta carga inicial o Job fará automaticamente a importação e exportação das demais alterações em ambos os sistemas.
A exportação segue as mesmas regras citadas no programa Exportação de Dados para o FoccoPDV (FINP0250) para exportar os dados ao FoccoPDV através do Job:
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UF's
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Cidades
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Formas de pagamento
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Unidades de medida
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Clientes
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Itens - apenas itens com código de barra e não tributados de IPI
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Tabela de venda - apenas a tabela do cliente consumidor
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Redução e substituição
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Tipo de nota fiscal
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Tipo de nota default
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% ICMS x Uf´s - apenas a UF do cliente consumidor
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Pedidos de venda - apenas pedidos com condição de pagamento à vista, com todos os itens não tributados de IPI e com todos os itens na unidade de medida de venda (pasta comercial / estoque).
Caso ocorra ao menos um pagamento TEF no cupom fiscal emitido, serão enviadas as informações referentes a este pagamento para o FoccoERP:
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CNPJ da credenciadora de cartão de crédito/débito.
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Bandeira da operadora de cartão de crédito/débito.
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Número de autorização da operação cartão de crédito/débito.
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Demais informações que forem retornadas pelo gerenciador padrão TEF.
O FoccoPDV irá enviar, para o FoccoERP, a confirmação de recebimento dos DAV ou documentos de pré-vendas no momento do recebimento dos mesmos.
Caso passadas seis horas do envio do documento, e o FoccoPDV ainda não tiver respondido o seu recebimento, o FoccoERP deverá reenviar o documento.
Através da exportação dos itens do FoccoERP para o FoccoPDV o sistema irá enviar as informações de alíquotas de IBPT nacional, estadual e municipal, também será enviada a informação da fonte geradora da alíquota e a chave de importação da tabela de IBPT.
Para que a exortação das novas alíquotas sejam ativadas, é necessário mudar a versão de utilização através do parâmetro "VERSÃO INT_FOCCOPDV", através do programa de Parametrização do Sistema (Uso restrito) >> Parametrização (Uso restrito) >> Cadastro de Parametrização c/ Arvore.
Dica
Cuidado com alterações no cadastro de tipo de nota e redução e substituição, pois para estes que envolvem situações com os itens, a exportação apaga todos os itens do PDV e os gera novamente. Isto acarreta em demora no FoccoPDV, o qual permanece indisponível durante a geração, portanto, aconselha-se fazer estas alterações fora do horário de trabalho.
Observação
No cadastro do pedido de venda no FoccoERP existe o botão Converter unidade de medida para que quando o pedido de venda cadastrado no FoccoERP possuir uma unidade de medida informada diferente da unidade de medida padrão do item, nas pastas Comercial e Estoque, se deve clicar neste botão para que o sistema realize a conversão desta unidade de medida. Do contrário, o pedido não será exportado para o FoccoPDV até este ajuste não ser realizado.
Passo 1: Importar Dados
A Importação de Cupons realiza os seguintes processos no FoccoERP:
1- Pedidos Faturados
2- Cupons Fiscais
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Inclusão de uma nota fiscal de saída com série informada na impressora.
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Atendimento do pedido de venda correspondente e/ou itens de pedido correspondente. Se o cupom estiver cancelado, será inserida a nota fiscal com status de cancelada e o pedido também será cancelado.
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Baixa do estoque conforme parametrização. Caso o estoque fique negativo realiza um acerto automático para garantir que o estoque não fique negativo conforme parâmetro "04 - Tipo de movimento de estoque para ajuste automático da categoria INT_FOCCOPDV".
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Gera títulos do contas a receber.
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Gera dados para poder emitir uma nota de destaque de IPI diariamente.
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Controla pedidos com diferencial (DIF).
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Cupons cancelados também serão incluídos e ficarão com status cancelado.
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Pedidos ligados a cupons cancelados serão cancelados.
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Para cupons sem pedidos, será utilizado o cliente consumidor.
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Para cupons cancelados e sem itens, a nota fiscal será inserida com status de cancelada e com o item genérico informado no parâmetro "05 - Item genérico para cupom fiscal cancelado".
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Para cupons emitidos sem pedido e sem informar o cliente, a nota será inserida com os dados do consumidor final, conforme parâmetro "02 - Cliente Default para Nota fiscal ao consumidor", das Notas Fiscais de Saída.
3- Redução Z
Realiza validação entre os valores das alíquotas da redução com o valor do ICMS dos cupons na base (exceto os cupons cancelados).
Importante
Os valores apresentados no documento Redução Z não podem ser alterados pelo processo de importação do FoccoERP. Os ajustes de valores, quando necessários, deverão ser feitos nas notas fiscais de saída (cupons fiscais) e seus itens.
4- Cadastro de Impressoras
Observação
Ao ser inserida uma nota fiscal referente a um cupom emitido sem pedido em que o cliente tenha mais de um estabelecimento de cobrança e entrega, a nota será inserida com o estabelecimento de cobrança e entrega padrão do Cadastro do Cliente.
Importante
Ao importar documentos não fiscais gerados pelo FoccoPDV, ou seja, pagamentos antecipados e utilização de pagamentos antecipados, estes ficarão como forma de adiantamentos nos títulos do FoccoERP.
Quando o documento que está sendo integrado for um pagamento não fiscal, será criado um título de ADT no FoccoERP vinculado ao orçamento (DAV) que originou o mesmo.
Quando for recebido alguma movimentação do adiantamento, será efetuada a baixa do valor utilizado no FoccoERP, a utilização do documento não fiscal será realizada quando um cupom fiscal for pago com uma forma de pagamento do tipo ADT.
Quando um título de ADT originado do FoccoPDV for utilizado pelo FoccoERP, deverá ser enviada ao FoccoPDV informando a utilização do mesmo.
Após a geração de um DAV, não é mais permitido efetuar exclusões e nem alterações nos itens enviados, dessa forma os itens que já estão inclusos no orçamento, deverão ter suas quantidades canceladas para que no momento da emissão do cupom fiscal os itens que possuem quantidades canceladas, sejam cancelados. Por isso é necessário solicitar a exclusão do documento gerado através do botão Documentos disponível no Cadastro de Orçamentos (FPDV0200 ORC).
Ao realizar a exclusão de um documento o sistema irá verificar se o mesmo possuir algum pedido de vendas gerado, caso possua irá exibir uma mensagem informando que o orçamento DAV possui pedido e vendas gerado e que o pedido deve ser excluído antes para que seja possível efetuar a exclusão ou alteração do documento.
Mesmo que o orçamento DAV gerado possua pagamentos antecipados, será permitido efetuar a alteração, desde que não existam pedidos vinculados ao orçamento.
Não é permitido efetuar alterações, cancelamentos e exclusões de pedidos de venda faturado.
Passo 2: Monitorar Erros
Relatório de Importações com Erro (FINP0300)
Por meio de relatório, este programa mostra os erros que ocorreram nas importações dos dados do FoccoPDV.
Caso o parâmetro que identifica se a empresa utiliza integração com o FoccoPDV tiver resposta igual a "N", não será permitido acessar o programa.
Importante
Com o objetivo de manter os registros de erros ocorridos, mesmo depois de corrigidos, estes são apresentados no relatório se a seleção de datas coincidir com a data em que o erro ocorreu.
Enquanto existirem erros de importação não corrigidos, ao acessar o programa Emissão de Notas Fiscais (FFAT0221), será apresentada a mensagem "Atenção: existem erros referente a integração com o FoccoPDV que devem ser verificados e corrigidos".
Observação
1- Se o pedido estiver bloqueado ou tiver sido alterado o conteúdo dos campos: Quantidade, Valor Total Líquido, Item ou Máscara, a nota fiscal não será inserida e a descrição do erro poderá ser verificada neste relatório.
2- Para os pedidos que forem gerados no FoccoERP e faturados no FoccoPDV com quantidade menor, a quantidade de itens que não foi faturada será cancelada no FoccoERP e se possuir itens que não forem faturados no FoccoPDV os mesmos também serão cancelados no FoccoERP. Ou seja, nunca as quantidades ficarão pendentes no FoccoERP.