Ir para o conteúdo

Item Comercial - Recebimento

Conhecer o Processo

O item comercial tem em sua estrutura todos os itens necessários para a montagem do produto pronto. Normalmente utilizado quando o produto é enviado desmontado na embalagem.

EXEMPLO Ao comprar um armário o mesmo virá desmontado e na sua embalagem irá conter as portas, laterais, prateleiras e o kit de ferragens necessários para a montagem. Todos estes itens que vem nesta embalagem formam o item comercial.

Ao lançar uma nota fiscal de entrada caso o sistema identifique que algum item é comercial, o sistema irá realizar a desmontagem automática deste item comercial, para evidenciar a procedência do estoque dos componentes e do item comercial da nota em função do SPED Fiscal - Bloco K.

O item comercial não tem controle de estoque, o mesmo é utilizado para emitir a nota fiscal de um conjunto de itens que representam um produto, por exemplo uma sala de jantar envolve mesa, cadeiras, aparador, etc.

Quando ocorre o retorno deste conjunto por algum motivo, por exemplo devolução, retorno de feiras, etc, é necessário dar entrada no estoque dos itens que compõem o conjunto, vinculando os mesmos ao item da nota.

O sistema movimenta o estoque dos filhos do item da nota fiscal de forma automática, e através deste processo irá realizar o vínculo com o item da nota, pois é uma exigência do fisco informar a origem dos estoques do item de venda e componentes, tanto na saída como entrada.

Para o processo de Faturamento, visualizar o processo de Item Comercial - Faturamento.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Parâmetros de Notas Fiscais de Entrada (FUTL0125 NFE NFE)

77 - Gera desmontagem automática para item comercial

Indica se deve ser gerada uma desmontagem automática de itens para cada item comercial da Nota Fiscal de Entrada.

Se o item está vinculado a uma Nota Fiscal de Saída, então ele é desmontado nos mesmos componentes movimentados na Nota Fiscal de Saída. Caso contrário, o item comercial é desmontado nos componentes presentes na estrutura de produto.

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Item Comercial - Recebimento os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Itens (FITE0200)

Na pasta engenharia o Tipo de Estrutura do item deve ser "Comercial".

Cadastro Tipos de Movimento de Estoque (FEST0101)

Devem existir os tipos de movimento de estoque "NFE", "DEE" e "DES", para que o sistema gere corretamente a desmontagem automática do item comercial.

Passo a Passo

Passo a Passo

Processo de' Item Comercial - Recebimento do FoccoERP será explicado a seguir:

Lançar Nota Fiscal de Entrada

Ao lançar a nota fiscal de entrada, se existir um item comercial e o parâmetro "77 - Gera desmontagem automática para item comercial" estiver respondido como sim, o sistema irá realizar a desmontagem deste item comercial.

Caso o sistema identificar que o item comercial está vinculado a uma Nota Fiscal de Saída irá trazer os componentes movimentados na Nota Fiscal de Saída (pela OFC).

Caso o sistema identificar que o item comercial não está vinculado a uma Nota Fiscal de Saída irá trazer os componentes da estrutura de produto do item comercial.

Movimentação do estoque

O movimento de estoque do item comercial terá uma entrada no estoque vinculada a nota fiscal de entrada e saída do estoque pelo processo de desmontagem.

O movimento de entrada, no estoque do item comercial, é realizado com o tipo de movimento cadastrado no tipo de nota fiscal de entrada.

Os movimentos de estoque dos componentes terão uma entrada no estoque vinculada ao processo de desmontagem.

Caso o almoxarifado do item comercial seja igual ao seu almoxarifado da pasta Estoque, então os componentes do item comercial são movimentados para os seus respectivos almoxarifados de Estoque.

Caso o almoxarifado do item comercial seja diferente do almoxarifado da pasta estoque, o movimento de estoque dos componentes do item comercial acontecem para o almoxarifado informado no item comercial.

O custo unitário do processo de desmontagem será o custo médio do dia, da mesma forma que num processo de desmontagem realizado manualmente.

Este processo gerado não pode ser alterado manualmente para manter a coerência com a nota fiscal de entrada.

Ao excluir a Nota fiscal de Entrada, o sistema exclui a desmontagem automática dos itens comerciais da nota fiscal de entrada.

Consultas

O programa Desmontagem de Itens (FEST0151) possibilita consultar a desmontagem realizada.

Na Consulta de Notas Fiscais de Entrad'a (CREC0401) é possível verificar o desmontagem realizada.